ianisgreek escreveu:
hugodj182 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Hugo, eu acredito que andando apenas dentro das cidades, no transito urbano que os HB20 1.0 aspirados podem até mesmo ser um pouco mais econômicos do que os HB20 1.0 turbo devido ao seu motor de elevada taxa de compressão aliado ao câmbio mais curto e esses são fatores que nessa situação de uso, isso favorece um leve menor consumo dos HB20 1.0 aspirados em relação ao modelo turbo.
Mas são nas rodovias que esse novo HB20 turbo certamente se mostra superior em consumo médio pq ele tem um câmbio melhor escalonado e com 6 marchas contra apenas 5 marchas do modelo 1.0 e ainda dispõe de muito mais torque, o que faz com que vc o conduza em rodovias com maiores velocidades e com esse motor turbo girando com menores rotações e ainda com o acelerador bem mais pouco acionado e a soma de todos esses fatores juntos faz esse modelo turbo se mostrar de fato mais econômico do que um HB20 1.0 aspirado.
Vc quer uma prova bem prática e curiosa disso ?
Basta que 2 amigos, um com um HB20 1.0 aspirado e o outro com um HB20 turbo resolvam viajar juntos para o mesmo destino e combinem de viajarem trafegando sempre entre 110 kms/h a 120 kms/h sem nunca passarem disso e que o amigo do HB20 1.0 aspirado deve sempre que lhe for permitido, de acompanhar o máximo próximo possível o modelo turbo, e depois, no final dos primeiros 400 kms assim viajados, reabastecerem juntos novamente somente para se ver como vão aparecer as grandes diferenças no consumo médio entre esses 2 modelos ...
Vlw pela explicação Ianis, como sempre dando aula... Vc é mestre...rs
Mas assim eu já me conformei e acho até o consumo do meu HB20 interessante, tá um pouco superior em relação ao Gol G5 que eu tinha... Como o André e outros membros disseram se você pisar menos a média vai lá pra cima, mas numa rodovia onde dá para vc andar em 100 - 120km/h é dificil você ficar andando em 80km/h, se brincar essa velocidade em alguns trechos da Fernão Dias por exemplo acho que as carretas passam por cima...rs...
Acho que existe uma certa decepção pq se faz a analogia sempre do motor do HB20 com o motor do Up como o outro amigo disse antes, pq ambos são 3 cilindros... O UP tem relatos que a pessoa andando no pau faz quase 20km/l ou mais na Gasolina, isso é quase média de Biz...rs... Claro q pelo lado da estética o HB20 é mais atraente que o UP, mas na tendência atual de carros pequenos acho que é uma boa opção no segmento...
Abraço...
Hugo, agradeço pelo seu apoio e peço-lhe que não acredite que apesar da alta tecnologia dos motores VW/Audi TFSI, que um UP TSI "andando no pau" mesmo que abastecido apenas com gasolina que ele faz 20 kms/l pq isso é uma baita de uma mentira ... rsrsrsrs!
Tente apertar o acelerador de um UP TSI até o fundo e mantenha ele nessa posição numa rodovia o máximo de tempo que vc puder e vc vai ver só o consumo médio dele indo lá nas alturas seja com etanol ou com gasolinas, afinal, já sabemos que isso é o óbvio ... kkkkkkkkkkk !
Valeu colega, abrç !
De fato não existe milagre. Andar chutado, mesmo num motor moderno, vai consumir.
No mais, acho que o "segredo" é saber andar de forma a economizar e de certa forma saber interpretar as necessidades do motor no momento.
Por exemplo: durante o trajeto onde fiz a média de 14,5 no etanol, em alguns momentos tive que desacelerar e em outros, acelerar, isso é óbvio. Em pequenos aclives na estrada, prevendo que teria que ganhar mais velocidade para mantê-la, já procurava acelerar aos poucos antes de chegar nesse aclive, assim, o carro conseguia vencer esse trecho com o embalo que já havia ganhado antes, sem a necessidade de acelerar ou reduzir marcha logo no início ou durante o aclive. Isso sem dúvidas contribuiu para essa média que obtive já que não precisei de muita força extra do motor.
Em declives, usar do benefício do "cut off" também ajuda.
Em ultrapassagens, com a segurança de se estar em pista dupla, deixar os carros mais rápidos que vem atrás passarem antes pra não precisar reduzir drasticamente a marcha e consequentemente, acelerar na mesma medida. É esperar eles passarem e quando surgir a oportunidade, ganhar velocidade aos poucos mas de modo seguro de forma a vencer o carro a ser ultrapassado e ao mesmo tempo não atrapalhar quem vem atrás e que quer andar com mais velocidade.
Prestando a atenção nesses em outros detalhes (como calibragem dos pneus por exemplo) ajuda na economia de combustível.
Com tudo isso, não foi difícil manter a velocidade entre 80 e 110 km/h, ou seja, velocidade segura e permitida nas rodovias. O importante é chegar bem, não chegar antes.