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 Título: Re: Hb20, Turbo
MensagemEnviado: 08 Ago 2016 11:34 
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barbacinza escreveu:
O pessoal é passional quando fala de carro. Chamar de lixo vai muito além do bom senso.

O motor do UP TSI é superior ao HB20 turbo. No entanto o UP não é um carro nada atraente em termos de design e conforto.

O público do HB20, salvo algumas excessões, não o troca pelo UP. Mesmo que seu motor seja um pouco melhor.


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Parabéns pelo comentário!

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 Título: Re: Hb20, Turbo
MensagemEnviado: 08 Ago 2016 11:37 
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ianisgreek escreveu:
Felipe, essas médias de consumo que vc tem conseguido com esse HB20 turbo estão ótimas e até comparáveis com o consumo dos UP TSI, embora todos sabemos das vantagens técnicas da mecânica do UP TSI quando comparado com o HB20 1.0 turbo o que obviamente favorece um melhor consumo médio desse veículo da VW em relação ao da Hyundai.

Mas os HB20 1.0 turbo, em ambas as suas versões, ainda mostram algumas vantagens em relação ao UP TSI e de fato, o que se tem comprovado na prática por aí é que quem gosta do estilo, do conforto e até do maior espaço interno de um HB20 não opta em comprar esse veículo da VW ...


Sim, de fato o motor TSI é superior tecnicamente, além de mais econômico sem dúvida alguma.
Não quero comparar os dois motores nos aspectos técnicos, mas apenas mostrar que o consumo do HB20 Turbo, dada a sua defasagem em relação ao TSI, está me surpreendendo positivamente.

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 Título: Re: Hb20, Turbo
MensagemEnviado: 08 Ago 2016 11:51 
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filipeamc3 escreveu:
hugodj182 escreveu:
filipeamc3 escreveu:
Fiz uma viagem curta até o litoral de Santa Catarina nesse fds. Mantendo uma velocidade em torno de 80 a 110 km/h, obtive uma média de 14,5 km/L com etanol. Carro com 2 pessoas + bagagem para 2 dias. Talvez conseguisse média um pouco melhor se não tivesse ficado preso num maldito engarrafamento, num anda e pára de uma hora e meia aproximadamente.

Retomadas, mesmo em 6ª marcha, são relativamente tranquilas.
Em subida de serra com trânsito fluindo bem na maior parte do caminho, a 6ª marcha da conta do recado. As vezes foi preciso reduzir para 4ª por conta de ultrapassagens de ônibus e caminhões, mas era só a faixa liberar e pisar que o motor respondia bem. Carros aspirados de potência equivalente ficavam facilmente pra trás por conta da rápida retomada.
Não senti insegurança na estrada por conta da direção hidráulica macia. Na verdade só lembrei dessa característica do carro quando minha esposa perguntou sobre essa questão, pois havia comentado com ela sobre isso, quando li aqui no fórum. Fizemos a descida da serra tranquilamente sem sustos ou insegurança.
O som do motor quase não se ouve, mas o pneu Good Year é meio barulhento. Se pudesse agora, colocaria logo uns Kumho.


Boa média com Etanol...

Abraço...


Andei "fuçando" o VWUPCLUBE e tenho visto que o pessoal consegue média rodoviária de 15km/L com etanol. Dependendo do caso, alguns conseguem 16 a 18 com etanol!
Achei estranho outros dizendo que fazem 13 km/L na rodovia, com etanol, andando a 110 km/h

É impressão minha ou o consumo que consegui, de 14,5 Km/L no etanol está acima das expectativas pra esse motor? Vejo comentários no Youtube de fãs do Up falarem muito mal do consumo e da potência do HB20 Turbo, simplesmente colocam o termo lixo para se referir ao carro.
Minha última média dentro da cidade com etanol foi de 9 km/L, o que não considero ruim também já que foi em horários de pico.
Há relatos de pessoas fazendo 7,5 a 8 km/L no TSI.
Se for assim, não está muito diferente das médias que alguns estão fazendo com o Up!


Eu não consigo mais do que 13 km/l com etanol não. O meu é um comfort plus 1.0 13/14. Para conseguir mais do que 12 somente se eu andar a no máximo 100km/h.

[]´s


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 Título: Re: Hb20, Turbo
MensagemEnviado: 08 Ago 2016 12:04 
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Até esses 13 kms/l de consumo médio conseguidos com etanol num HB20 1.0 turbo eu já consideraria um dado excelente, pq me lembro que nas 2 viagens curtas que eu fiz com o HB20 sedan turbo da CCS Hyundai local, ele estava abastecido com etanol puro, eu mantive nele uma velocidade bem regular e constante entre 110 kms/h a 120 kms/h o percurso todo com o ar cond. sempre ligado e o veículo vazio e ele mostrou um consumo médio de apenas 11,3 kms/l no comp. de bordo.

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 Título: Re: Hb20, Turbo
MensagemEnviado: 08 Ago 2016 12:07 
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andretiton escreveu:

Eu não consigo mais do que 13 km/l com etanol não. O meu é um comfort plus 1.0 13/14. Para conseguir mais do que 12 somente se eu andar a no máximo 100km/h.

[]´s


O meu é isso também... Comfort Plus 1.0 15/15... Só chega em pouco mais de 14 km/l se estiver com a mistura mágica...

Mas o Turbo dizem que é mais econômico mesmo, acho que o nosso o melhor é essa média mesmo..

Abraço...

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 Título: Re: Hb20, Turbo
MensagemEnviado: 08 Ago 2016 12:34 
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Hugo, eu acredito que andando apenas dentro das cidades, no transito urbano que os HB20 1.0 aspirados podem até mesmo ser um pouco mais econômicos do que os HB20 1.0 turbo devido ao seu motor de elevada taxa de compressão aliado ao câmbio mais curto e esses são fatores que nessa situação de uso, isso favorece um leve menor consumo dos HB20 1.0 aspirados em relação ao modelo turbo.

Mas são nas rodovias que esse novo HB20 turbo certamente se mostra superior em consumo médio pq ele tem um câmbio melhor escalonado e com 6 marchas contra apenas 5 marchas do modelo 1.0 e ainda dispõe de muito mais torque, o que faz com que vc o conduza em rodovias com maiores velocidades e com esse motor turbo girando com menores rotações e ainda com o acelerador bem mais pouco acionado e a soma de todos esses fatores juntos faz esse modelo turbo se mostrar de fato mais econômico do que um HB20 1.0 aspirado.

Vc quer uma prova bem prática e curiosa disso ?

Basta que 2 amigos, um com um HB20 1.0 aspirado e o outro com um HB20 turbo resolvam viajar juntos para o mesmo destino e combinem de viajarem trafegando sempre entre 110 kms/h a 120 kms/h sem nunca passarem disso e que o amigo do HB20 1.0 aspirado deve sempre que lhe for permitido, de acompanhar o máximo próximo possível o modelo turbo, e depois, no final dos primeiros 400 kms assim viajados, reabastecerem juntos novamente somente para se ver como vão aparecer as grandes diferenças no consumo médio entre esses 2 modelos ...

Obs : Lógico que se o amigo do HB20 1.0 aspirado for deixando o seu amigo do HB20 turbo se distanciar cada vez mais, falseia-se todo o objetivo desse suposto teste e dessa forma, é obvio que o HB20 1.0 aspirado mostraria uma média de consumo até um pouco melhor ...

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 Título: Re: Hb20, Turbo
MensagemEnviado: 08 Ago 2016 12:44 
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ianisgreek escreveu:
Hugo, eu acredito que andando apenas dentro das cidades, no transito urbano que os HB20 1.0 aspirados podem até mesmo ser um pouco mais econômicos do que os HB20 1.0 turbo devido ao seu motor de elevada taxa de compressão aliado ao câmbio mais curto e esses são fatores que nessa situação de uso, isso favorece um leve menor consumo dos HB20 1.0 aspirados em relação ao modelo turbo.

Mas são nas rodovias que esse novo HB20 turbo certamente se mostra superior em consumo médio pq ele tem um câmbio melhor escalonado e com 6 marchas contra apenas 5 marchas do modelo 1.0 e ainda dispõe de muito mais torque, o que faz com que vc o conduza em rodovias com maiores velocidades e com esse motor turbo girando com menores rotações e ainda com o acelerador bem mais pouco acionado e a soma de todos esses fatores juntos faz esse modelo turbo se mostrar de fato mais econômico do que um HB20 1.0 aspirado.

Vc quer uma prova bem prática e curiosa disso ?

Basta que 2 amigos, um com um HB20 1.0 aspirado e o outro com um HB20 turbo resolvam viajar juntos para o mesmo destino e combinem de viajarem trafegando sempre entre 110 kms/h a 120 kms/h sem nunca passarem disso e que o amigo do HB20 1.0 aspirado deve sempre que lhe for permitido, de acompanhar o máximo próximo possível o modelo turbo, e depois, no final dos primeiros 400 kms assim viajados, reabastecerem juntos novamente somente para se ver como vão aparecer as grandes diferenças no consumo médio entre esses 2 modelos ...


Vlw pela explicação Ianis, como sempre dando aula... Vc é mestre...rs

Mas assim eu já me conformei e acho até o consumo do meu HB20 interessante, tá um pouco superior em relação ao Gol G5 que eu tinha... Como o André e outros membros disseram se você pisar menos a média vai lá pra cima, mas numa rodovia onde dá para vc andar em 100 - 120km/h é dificil você ficar andando em 80km/h, se brincar essa velocidade em alguns trechos da Fernão Dias por exemplo acho que as carretas passam por cima...rs...

Acho que existe uma certa decepção pq se faz a analogia sempre do motor do HB20 com o motor do Up como o outro amigo disse antes, pq ambos são 3 cilindros... O UP tem relatos que a pessoa andando no pau faz quase 20km/l ou mais na Gasolina, isso é quase média de Biz...rs... Claro q pelo lado da estética o HB20 é mais atraente que o UP, mas na tendência atual de carros pequenos acho que é uma boa opção no segmento...

Abraço...

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 Título: Re: Hb20, Turbo
MensagemEnviado: 08 Ago 2016 13:48 
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hugodj182 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Hugo, eu acredito que andando apenas dentro das cidades, no transito urbano que os HB20 1.0 aspirados podem até mesmo ser um pouco mais econômicos do que os HB20 1.0 turbo devido ao seu motor de elevada taxa de compressão aliado ao câmbio mais curto e esses são fatores que nessa situação de uso, isso favorece um leve menor consumo dos HB20 1.0 aspirados em relação ao modelo turbo.

Mas são nas rodovias que esse novo HB20 turbo certamente se mostra superior em consumo médio pq ele tem um câmbio melhor escalonado e com 6 marchas contra apenas 5 marchas do modelo 1.0 e ainda dispõe de muito mais torque, o que faz com que vc o conduza em rodovias com maiores velocidades e com esse motor turbo girando com menores rotações e ainda com o acelerador bem mais pouco acionado e a soma de todos esses fatores juntos faz esse modelo turbo se mostrar de fato mais econômico do que um HB20 1.0 aspirado.

Vc quer uma prova bem prática e curiosa disso ?

Basta que 2 amigos, um com um HB20 1.0 aspirado e o outro com um HB20 turbo resolvam viajar juntos para o mesmo destino e combinem de viajarem trafegando sempre entre 110 kms/h a 120 kms/h sem nunca passarem disso e que o amigo do HB20 1.0 aspirado deve sempre que lhe for permitido, de acompanhar o máximo próximo possível o modelo turbo, e depois, no final dos primeiros 400 kms assim viajados, reabastecerem juntos novamente somente para se ver como vão aparecer as grandes diferenças no consumo médio entre esses 2 modelos ...


Vlw pela explicação Ianis, como sempre dando aula... Vc é mestre...rs

Mas assim eu já me conformei e acho até o consumo do meu HB20 interessante, tá um pouco superior em relação ao Gol G5 que eu tinha... Como o André e outros membros disseram se você pisar menos a média vai lá pra cima, mas numa rodovia onde dá para vc andar em 100 - 120km/h é dificil você ficar andando em 80km/h, se brincar essa velocidade em alguns trechos da Fernão Dias por exemplo acho que as carretas passam por cima...rs...

Acho que existe uma certa decepção pq se faz a analogia sempre do motor do HB20 com o motor do Up como o outro amigo disse antes, pq ambos são 3 cilindros... O UP tem relatos que a pessoa andando no pau faz quase 20km/l ou mais na Gasolina, isso é quase média de Biz...rs... Claro q pelo lado da estética o HB20 é mais atraente que o UP, mas na tendência atual de carros pequenos acho que é uma boa opção no segmento...

Abraço...



Hugo, agradeço pelo seu apoio e peço-lhe que não acredite que apesar da alta tecnologia dos motores VW/Audi TFSI, que um UP TSI "andando no pau" mesmo que abastecido apenas com gasolina que ele faz 20 kms/l pq isso é uma baita de uma mentira ... rsrsrsrs!

Tente apertar o acelerador de um UP TSI até o fundo e mantenha ele nessa posição numa rodovia o máximo de tempo que vc puder e vc vai ver só o consumo médio dele indo lá nas alturas seja com etanol ou com gasolinas, afinal, já sabemos que isso é o óbvio ... kkkkkkkkkkk !

Valeu colega, abrç !

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 Título: Re: Hb20, Turbo
MensagemEnviado: 08 Ago 2016 14:16 
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ianisgreek escreveu:
hugodj182 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Hugo, eu acredito que andando apenas dentro das cidades, no transito urbano que os HB20 1.0 aspirados podem até mesmo ser um pouco mais econômicos do que os HB20 1.0 turbo devido ao seu motor de elevada taxa de compressão aliado ao câmbio mais curto e esses são fatores que nessa situação de uso, isso favorece um leve menor consumo dos HB20 1.0 aspirados em relação ao modelo turbo.

Mas são nas rodovias que esse novo HB20 turbo certamente se mostra superior em consumo médio pq ele tem um câmbio melhor escalonado e com 6 marchas contra apenas 5 marchas do modelo 1.0 e ainda dispõe de muito mais torque, o que faz com que vc o conduza em rodovias com maiores velocidades e com esse motor turbo girando com menores rotações e ainda com o acelerador bem mais pouco acionado e a soma de todos esses fatores juntos faz esse modelo turbo se mostrar de fato mais econômico do que um HB20 1.0 aspirado.

Vc quer uma prova bem prática e curiosa disso ?

Basta que 2 amigos, um com um HB20 1.0 aspirado e o outro com um HB20 turbo resolvam viajar juntos para o mesmo destino e combinem de viajarem trafegando sempre entre 110 kms/h a 120 kms/h sem nunca passarem disso e que o amigo do HB20 1.0 aspirado deve sempre que lhe for permitido, de acompanhar o máximo próximo possível o modelo turbo, e depois, no final dos primeiros 400 kms assim viajados, reabastecerem juntos novamente somente para se ver como vão aparecer as grandes diferenças no consumo médio entre esses 2 modelos ...


Vlw pela explicação Ianis, como sempre dando aula... Vc é mestre...rs

Mas assim eu já me conformei e acho até o consumo do meu HB20 interessante, tá um pouco superior em relação ao Gol G5 que eu tinha... Como o André e outros membros disseram se você pisar menos a média vai lá pra cima, mas numa rodovia onde dá para vc andar em 100 - 120km/h é dificil você ficar andando em 80km/h, se brincar essa velocidade em alguns trechos da Fernão Dias por exemplo acho que as carretas passam por cima...rs...

Acho que existe uma certa decepção pq se faz a analogia sempre do motor do HB20 com o motor do Up como o outro amigo disse antes, pq ambos são 3 cilindros... O UP tem relatos que a pessoa andando no pau faz quase 20km/l ou mais na Gasolina, isso é quase média de Biz...rs... Claro q pelo lado da estética o HB20 é mais atraente que o UP, mas na tendência atual de carros pequenos acho que é uma boa opção no segmento...

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Hugo, agradeço pelo seu apoio e peço-lhe que não acredite que apesar da alta tecnologia dos motores VW/Audi TFSI, que um UP TSI "andando no pau" mesmo que abastecido apenas com gasolina que ele faz 20 kms/l pq isso é uma baita de uma mentira ... rsrsrsrs!

Tente apertar o acelerador de um UP TSI até o fundo e mantenha ele nessa posição numa rodovia o máximo de tempo que vc puder e vc vai ver só o consumo médio dele indo lá nas alturas seja com etanol ou com gasolinas, afinal, já sabemos que isso é o óbvio ... kkkkkkkkkkk !

Valeu colega, abrç !


De fato não existe milagre. Andar chutado, mesmo num motor moderno, vai consumir.
No mais, acho que o "segredo" é saber andar de forma a economizar e de certa forma saber interpretar as necessidades do motor no momento.
Por exemplo: durante o trajeto onde fiz a média de 14,5 no etanol, em alguns momentos tive que desacelerar e em outros, acelerar, isso é óbvio. Em pequenos aclives na estrada, prevendo que teria que ganhar mais velocidade para mantê-la, já procurava acelerar aos poucos antes de chegar nesse aclive, assim, o carro conseguia vencer esse trecho com o embalo que já havia ganhado antes, sem a necessidade de acelerar ou reduzir marcha logo no início ou durante o aclive. Isso sem dúvidas contribuiu para essa média que obtive já que não precisei de muita força extra do motor.
Em declives, usar do benefício do "cut off" também ajuda.
Em ultrapassagens, com a segurança de se estar em pista dupla, deixar os carros mais rápidos que vem atrás passarem antes pra não precisar reduzir drasticamente a marcha e consequentemente, acelerar na mesma medida. É esperar eles passarem e quando surgir a oportunidade, ganhar velocidade aos poucos mas de modo seguro de forma a vencer o carro a ser ultrapassado e ao mesmo tempo não atrapalhar quem vem atrás e que quer andar com mais velocidade.
Prestando a atenção nesses em outros detalhes (como calibragem dos pneus por exemplo) ajuda na economia de combustível.
Com tudo isso, não foi difícil manter a velocidade entre 80 e 110 km/h, ou seja, velocidade segura e permitida nas rodovias. O importante é chegar bem, não chegar antes.

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 Título: Re: Hb20, Turbo
MensagemEnviado: 08 Ago 2016 18:57 
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São ótimas essas suas dicas citadas aqui, colega Filipe !

Lógico que não são todos os condutores normais que sabem disso e que muito menos se atentam para as boas técnicas de uma condução inteligente e econômica, pq para uma expressiva parcela de donos de veículos, o que importa primariamente é que os seus veículos andem, freiem, tenham um sistema de som, de iluminação e que obedeçam aos seus comandos e nada mais além disso ...

Então, é por isso mesmo que existe tanta variação em médias de consumo citadas aqui no forum pelos colegas e de fato, exatamente por isso é dificil se chegar a um comum acôrdo sobre isso !!!

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