Bem-vindo: 01 Mai 2024 16:10

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 78 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 8  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Revisões do hb20 1.0 turbo
MensagemEnviado: 24 Jun 2016 08:26 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 31 Mai 2016 15:16
Mensagens: 250
Localização: Curitiba
Citação:
Colega Filipe, o gostoso e interessante de um motor turbo é exatamente essa sua personalidade única e esse seu comportamento empolgante e bem diferente dos motores aspirados.



Valeu colega, é isso aí !


Concordo. E tem gente que diz não gostar do "lag" dos motores turbo. Pra mim, essa é uma das melhores sensações ao acelerar, sentir a potência vir à tona, como se o motor acordasse. Blz, estamos falando de um 1.0, mas, ainda assim da pra sentir.
Saudades dos tempos do Mitsubishi Eclipse com aquele pequeno 2.0 T

_________________
______________________________________________
Filipe Moro
HB20 Comfort Style 1.0 Turbo


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Revisões do hb20 1.0 turbo
MensagemEnviado: 24 Jun 2016 11:07 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 31 Mai 2016 15:16
Mensagens: 250
Localização: Curitiba
Bom pessoal, é isso mesmo. Além do que diz o site e o manual, liguei na concessionária onde peguei o carro e falei com o mecânico. Troca de óleo e filtro dos HB com esse motor é a cada 6 meses ou 10.000km, ao contrário do que haviam me passado na entrega.
Só achei estranho o 10.000 km/6 meses. Por que não 5.000 km ou 6 meses então?
Por via das dúvidas, acho que prefiro ficar com metade/metade, ou seja, 5.000 km ou 6 meses ao invés dos 10.000 km ou 12 meses.

_________________
______________________________________________
Filipe Moro
HB20 Comfort Style 1.0 Turbo


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Revisões do hb20 1.0 turbo
MensagemEnviado: 24 Jun 2016 11:14 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6246
Localização: Montes Claros - M.G.
filipeamc3 escreveu:
Citação:
Colega Filipe, o gostoso e interessante de um motor turbo é exatamente essa sua personalidade única e esse seu comportamento empolgante e bem diferente dos motores aspirados.



Valeu colega, é isso aí !


Concordo. E tem gente que diz não gostar do "lag" dos motores turbo. Pra mim, essa é uma das melhores sensações ao acelerar, sentir a potência vir à tona, como se o motor acordasse. Blz, estamos falando de um 1.0, mas, ainda assim da pra sentir.
Saudades dos tempos do Mitsubishi Eclipse com aquele pequeno 2.0 T



Sim Filipe, tb me recordo com saudades desse Mitsubishi eclipse 2.0 turbo que quando chegou aqui no nosso mercado, era caríssimo e poucos podiam compra-lo, mas tive sim a feliz oportunidade de dar naquela época, apenas uma voltinha em um deles que era de um amigo e babava com todo aquele torque disponível apertando as minhas costas contra o banco do carro durante as acelerações dele ... rsrsrsrs !

Mas graças a Deus que hj tenho o meu jettão TSI para acalentar e satisfazer essa minha antiga admiração e paixão que eu ainda guardo daqueles ótimos tempos ... rsrsrsrs !!!

Por isso posso afirmar aqui com total propriedade, os motores turboalimentados são de fato, bem especiais principalmente os dessa mais nova geração, por isso que jamais nenhum motor aspirado concorrente deles, por mais tecnológico que ele possa ser, poderá destrona-los algum dia e principalmente, daqui para frente ... rsrsrsrsrs !!!!

Obs : Concordo contigo que mesmo um pequeno LAG (atraso) da resposta da turbina que ainda hj talvez ainda possa ser sentido muito de leve, é sem dúvida alguma, o maior charme de quaisquer motores turbo, pq depois desse lag, saiam da frente demais veículos aspirados e que a pista esteja desimpedida ... rsrsrsrs !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Revisões do hb20 1.0 turbo
MensagemEnviado: 24 Jun 2016 11:27 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6246
Localização: Montes Claros - M.G.
filipeamc3 escreveu:
Bom pessoal, é isso mesmo. Além do que diz o site e o manual, liguei na concessionária onde peguei o carro e falei com o mecânico. Troca de óleo e filtro dos HB com esse motor é a cada 6 meses ou 10.000km, ao contrário do que haviam me passado na entrega.
Só achei estranho o 10.000 km/6 meses. Por que não 5.000 km ou 6 meses então?
Por via das dúvidas, acho que prefiro ficar com metade/metade, ou seja, 5.000 km ou 6 meses ao invés dos 10.000 km ou 12 meses.



Então Filipe, baseado em vários artigos que já li sobre os intervalos de trocas de oleo, a explicação para essa sua dúvida é pq atualmente, qualquer oleo 100% sintético de ultima geração, pode permanecer dentro dos motores rodando com segurança por até 10000 kms mas, num prazo máximo de 6 meses mesmo num motor turboalimentado que ele vai estar protegendo totalmente esses motores, por isso que existe esse prazo de 6 meses ou até 10000 kms rodados, que até é considerada em mecânica automotiva como uma "condição leve de uso" ou "uso predominantemente rodoviário" .

Mas no caso de um veículo que não rode esses 10000 kms nesse prazo de 6 meses, ele deve fazer sim por medidas de precaução e para uma máxima vida útil desses motores, essas trocas de oleo apenas por tempo de uso, que no caso aqui são a cada 6 meses de uso, situação essa conhecida em mecânica automotiva como "condição severa de uso" !

É exatamente por essa razão que eu sempre efetuei as trocas de oleo e do respectivo filtro do motor do meu HB20 1.6 sempre a cada 6 meses e não a cada 1 ano como recomenda a Hyundai do Brasil, pq o meu veículo roda em "condições severas de uso" que significa menos de 5000 kms rodados em 6 meses de uso ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Revisões do hb20 1.0 turbo
MensagemEnviado: 24 Jun 2016 13:57 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 31 Mai 2016 15:16
Mensagens: 250
Localização: Curitiba
[quote="ianisgreek"][/quote]

Me tira uma dúvida, visto que você já tem um carro turbo.
Me lembro que no Eclipse e até mesmo na última Sorento a diesel, por serem turbo, existe a recomendação no manual de esperar alguns segundos antes de desligar o motor do carro.
Na entrega do meu HB não foi feita nenhuma recomendação desse tipo e esqueci de perguntar sobre.
Será que existe ainda nos dias de hoje, essa necessidade diferenciada em relação aos motores turbo, inclusive do HB?

_________________
______________________________________________
Filipe Moro
HB20 Comfort Style 1.0 Turbo


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Revisões do hb20 1.0 turbo
MensagemEnviado: 24 Jun 2016 15:35 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6246
Localização: Montes Claros - M.G.
filipeamc3 escreveu:
ianisgreek escreveu:


Me tira uma dúvida, visto que você já tem um carro turbo.
Me lembro que no Eclipse e até mesmo na última Sorento a diesel, por serem turbo, existe a recomendação no manual de esperar alguns segundos antes de desligar o motor do carro.
Na entrega do meu HB não foi feita nenhuma recomendação desse tipo e esqueci de perguntar sobre.
Será que existe ainda nos dias de hoje, essa necessidade diferenciada em relação aos motores turbo, inclusive do HB?



Opa Filipe, interessante e bastante oportuna essa sua dúvida !

Então, desde que eu comprei o meu atual jettão turbo a exatos 3 anos atrás, tenho frequentemente acompanhado e participado de forums tanto nacionais como gringos sobre esse veículo e o que tenho aprendido neles é que ainda hoje, quando se vai desligar um motor turbo imediatamente após submete-lo a acelerações e solicitações mais fortes e se for possível, deve-se como uma precaução e proteção adicionais, deixa-lo funcionar em marcha lenta por pelo menos uns 30 segundos antes de desliga-lo para se dar um tempo extra para o conjunto da turbina se arrefecer do calor mais acentuado que ela foi submetida com essa solicitação forte e assim favorecendo-se um pouco mais, uma maior e mais rápida diminuição dessa alta temperatura dela com a circulação do oleo lubrificante como tb do líquido de arrefecimento do radiador passando por ela e com essa simples atitude, vc dará certamente, uma garantida maior vida útil para esse conjunto dessa turbina.

Mas acredito tb que até nos manuais desses atuais veículos turboalimentados, que eles nem devem trazer mais essa recomendação por motivos óbvios, pq qualquer problema técnico nesse tipo de motor seria prontamente coberto e solucionado pela garantia de fábrica, porém apenas como uma precaução e até por um capricho extra, penso que não custa nada tomar mais essa simples precaução adicional, mas somente nesses casos de se desligar o motor logo após solicitações fortes desses motores !

Obs : E curiosamente, essa mesma dica técnica tb vale para essa mesma situação com veículos de motores aspirados, usados após prolongados períodos de altas e fortes solicitações, como viajar desenvolvendo velocidades mais elevadas por longos períodos de tempo e de repente, se estaciona em seguida esse veículo em alguma eventual parada, então tb nesses casos, deve-se dar esse pequeno tempo adicional deixando o motor funcionar em marcha lenta antes de desliga-lo, exatamente para dar um tempo extra para o cabeçote esfriar brevemente com esse cuidado extra, evitando-se com isso, possíveis futuros problemas de juntas queimadas nessa parte do motor.

Óbvio que essas dicas técnicas acima citadas não são de minha autoria, mas já são instruções antigas e conhecidas por uma grande maioria de profissionais envolvidos com a manutenção de motores turboalimentados.

Valeu colegas, é isso aí !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Revisões do hb20 1.0 turbo
MensagemEnviado: 20 Set 2016 21:17 
Offline

Registrado em: 04 Dez 2013 21:12
Mensagens: 9
Fala pessoal blz?
Bom recem adiqui um Hb Turbo e to na duvida com relação a isso, vejam se entendi lendo os post.

SOMENTE a troca de oleo e respectivo filtro é a cada 6meses ou 10mil km!
E as revisões do carro é que sao 1 ano ou 10mil.

É isso?

Se for, nessa troca de 6meses possontrocar fora da ccs? Ou não?

Desculpa a lerdeza minha...kkkkk


Abraços


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Revisões do hb20 1.0 turbo
MensagemEnviado: 20 Set 2016 21:31 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6246
Localização: Montes Claros - M.G.
eduns escreveu:
Fala pessoal blz?
Bom recem adiqui um Hb Turbo e to na duvida com relação a isso, vejam se entendi lendo os post.

SOMENTE a troca de oleo e respectivo filtro é a cada 6meses ou 10mil km!
E as revisões do carro é que sao 1 ano ou 10mil.

É isso?

Se for, nessa troca de 6meses possontrocar fora da ccs? Ou não?

Desculpa a lerdeza minha...kkkkk


Abraços



É isso mesmo colega, a cada 6 meses de uso ou a cada 10000 kms rodados nesse período de 6 meses vc deve levar o seu HB20 turbo para que sejam feitas as trocas de oleo e filtro do motor dele em uma CCS Hyundai de sua preferência.

E no caso de se optar em fazer alguma eventual troca de oleo e filtro fora da rede de CCS da Hyundai, possível é desde que vc substitua o filtro de oleo original do motor e coloque outro tb original da Hyundai que deve ser previamente comprado em qualquer CCS da Hyundai, assim como o anel de vedação do bujão de dreno do cárter.

Óbvio tb que se deve usar o oleo recomendado pela Hyundai que é um oleo 100% sintético, de viscosidade 5W-30 e classificado como serviço API - SN .

Inclusive eu tb troco o oleo e filtro do motor do meu HB20 1.6 sempre a cada 6 meses e essas trocas extras eu faço por conta própria fora das oficinas autorizadas Hyundai, mas sempre compro antes um filtro de oleo e um anel de vedação originais em uma CCS da Hyundai e nunca tive nenhum problema por causa dessa manutenção preventiva extra realizada fora da rede de oficinas da HMB.

É isso aí colega, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Revisões do hb20 1.0 turbo
MensagemEnviado: 20 Set 2016 21:57 
Offline

Registrado em: 04 Dez 2013 21:12
Mensagens: 9
ianisgreek escreveu:
eduns escreveu:
Fala pessoal blz?
Bom recem adiqui um Hb Turbo e to na duvida com relação a isso, vejam se entendi lendo os post.

SOMENTE a troca de oleo e respectivo filtro é a cada 6meses ou 10mil km!
E as revisões do carro é que sao 1 ano ou 10mil.

É isso?

Se for, nessa troca de 6meses possontrocar fora da ccs? Ou não?

Desculpa a lerdeza minha...kkkkk


Abraços



É isso mesmo colega, a cada 6 meses de uso ou a cada 10000 kms rodados nesse período de 6 meses vc deve levar o seu HB20 turbo para que sejam feitas as trocas de oleo e filtro do motor dele em uma CCS Hyundai de sua preferência.

E no caso de se optar em fazer alguma eventual troca de oleo e filtro fora da rede de CCS da Hyundai, possível é desde que vc substitua o filtro de oleo original do motor e coloque outro tb original da Hyundai que deve ser previamente comprado em qualquer CCS da Hyundai, assim como o anel de vedação do bujão de dreno do cárter.

Óbvio tb que se deve usar o oleo recomendado pela Hyundai que é um oleo 100% sintético, de viscosidade 5W-30 e classificado como serviço API - SN .

Inclusive eu tb troco o oleo e filtro do motor do meu HB20 1.6 sempre a cada 6 meses e essas trocas extras eu faço por conta própria fora das oficinas autorizadas Hyundai, mas sempre compro antes um filtro de oleo e um anel de vedação originais em uma CCS da Hyundai e nunca tive nenhum problema por causa dessa manutenção preventiva extra realizada fora da rede de oficinas da HMB.

É isso aí colega, abrç !


Poohhh mestre..vc sempre ajudando..vlw msm!l

Então cara pq pelo que tinha entendido e pensado era:

A cada 6 meses pagar a revisao de 10k..ou seja..em 1 ano estaria pagando 10k e 20k. Fazendo conta estaria pagando mais do dobro em manutenção comparado com o HB 1.0 aspirado... Ai eu tava quase querendo corre atras do vendedor amanhã pra cabcela compra!kkkkkkkkk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Revisões do hb20 1.0 turbo
MensagemEnviado: 21 Set 2016 00:53 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6246
Localização: Montes Claros - M.G.
Colega Eduns, é melhor ter calma pq acho que pode estar havendo alguma confusão aí de interpretação ...

Pq o que eu entendi é que deve-se obrigatoriamente fazer apenas as trocas de oleo e do filtro do motor a cada 6 meses ou a cada 10000 kms se eles forem percorridos dentro desses 6 meses de utilização !

Vc sabia que até para os HB20 com motores aspirados 1.0 e 1.6 tb é obrigatório fazer essas trocas de oleo a cada 6 meses ou a cada 5000 kms rodados se esses HB20 rodarem em condições severas de utilização que seriam exatamente o tipo de utilização urbana por trajetos curtos de menos de 15 kms diários e que seria essa o tipo de utilização que a maioria dos proprietários usam os seus veículos ?

Pois essa recomendação inclusive eu vi foi no próprio manual dele e isso está lá bem escrito para quem quiser ver e confirmar !

Pq se vc rodar até 5000 kms em uma período de até 6 meses, é considerada uma condição severa de uso para TODOS e quaisquer HB20 e que nessas situações, deve-se sim fazer as trocas de oleo e de filtro do motor nesse prazo de 6 meses.

E um outro detalhe que eu particularmente CONSIDERO ERRADO na tabela de manutenção dos HB20 com motores aspirados :

É aquela famigerada recomendação da HMB para se fazer as trocas de oleo e filtro do motor apenas anualmente, por ocasião das revisões anuais, então quer dizer que se um proprietário rodar 10000 kms em 1 ano ele somente fará essa troca de oleo após 1 ano de uso do seu HB20???

Esse tipo de utilização acima citada não seria então classificada de CONDIÇÃO SEVERA DE USO e que nesses casos é recomendado pela própria Hyundai para se fazer as trocas de oleo e filtro do motor a cada 6 meses???

E se ele rodar por exemplo 15000 kms em 1 ano, então quer dizer que tb ele deve fazer essa troca de oleo e filtro apenas na revisão anual após rodar 15000 kms com o mesmo oleo cozinhando lá dentro do motor???

Pois vcs podem apostar o que for que se de fato for assim, logo haverão episódios de ocorrências de carbonizações excessivas e de borras negras internas nesses pobres motores PORQUE OLEO LUBRIFICANTE NENHUM PERMANECE SAUDÁVEL DENTRO DE UM MOTOR por um período de 365 dias ainda mais funcionando com essas porcarias de lixos de gasolinas nacionais que comprovadamente aceleram precocemente a oxidação do oleo do motor.

É exatamente por esse motivo que eu sempre faço as trocas de oleo e filtro do motor do meu HB20 1.6 rigorosamente a cada 6 meses de uso e NUNCA anualmente como sugere a Hyundai do Brasil por ocasião das revisões anuais !!!

Tb acredito que essas trocas de oleo e filtro dos motores dos HB20 a cada 6 meses não podem ser consideradas de revisões ...

É isso aí colega, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 78 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 8  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], Majestic-12 [Bot] e 45 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB