filipeamc3 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Me tira uma dúvida, visto que você já tem um carro turbo.
Me lembro que no Eclipse e até mesmo na última Sorento a diesel, por serem turbo, existe a recomendação no manual de esperar alguns segundos antes de desligar o motor do carro.
Na entrega do meu HB não foi feita nenhuma recomendação desse tipo e esqueci de perguntar sobre.
Será que existe ainda nos dias de hoje, essa necessidade diferenciada em relação aos motores turbo, inclusive do HB?
Opa Filipe, interessante e bastante oportuna essa sua dúvida !
Então, desde que eu comprei o meu atual jettão turbo a exatos 3 anos atrás, tenho frequentemente acompanhado e participado de forums tanto nacionais como gringos sobre esse veículo e o que tenho aprendido neles é que ainda hoje, quando se vai desligar um motor turbo imediatamente após submete-lo a acelerações e solicitações mais fortes e se for possível, deve-se como uma precaução e proteção adicionais, deixa-lo funcionar em marcha lenta por pelo menos uns 30 segundos antes de desliga-lo para se dar um tempo extra para o conjunto da turbina se arrefecer do calor mais acentuado que ela foi submetida com essa solicitação forte e assim favorecendo-se um pouco mais, uma maior e mais rápida diminuição dessa alta temperatura dela com a circulação do oleo lubrificante como tb do líquido de arrefecimento do radiador passando por ela e com essa simples atitude, vc dará certamente, uma garantida maior vida útil para esse conjunto dessa turbina.
Mas acredito tb que até nos manuais desses atuais veículos turboalimentados, que eles nem devem trazer mais essa recomendação por motivos óbvios, pq qualquer problema técnico nesse tipo de motor seria prontamente coberto e solucionado pela garantia de fábrica, porém apenas como uma precaução e até por um capricho extra, penso que não custa nada tomar mais essa simples precaução adicional, mas somente nesses casos de se desligar o motor logo após solicitações fortes desses motores !
Obs : E curiosamente, essa mesma dica técnica tb vale para essa mesma situação com veículos de motores aspirados, usados após prolongados períodos de altas e fortes solicitações, como viajar desenvolvendo velocidades mais elevadas por longos períodos de tempo e de repente, se estaciona em seguida esse veículo em alguma eventual parada, então tb nesses casos, deve-se dar esse pequeno tempo adicional deixando o motor funcionar em marcha lenta antes de desliga-lo, exatamente para dar um tempo extra para o cabeçote esfriar brevemente com esse cuidado extra, evitando-se com isso, possíveis futuros problemas de juntas queimadas nessa parte do motor.
Óbvio que essas dicas técnicas acima citadas não são de minha autoria, mas já são instruções antigas e conhecidas por uma grande maioria de profissionais envolvidos com a manutenção de motores turboalimentados.
Valeu colegas, é isso aí !