Hyundai HB20 Clube
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Revisões do hb20 1.0 turbo
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Autor:  ianisgreek [ 11 Jan 2017 20:13 ]
Título:  Re: Revisões do hb20 1.0 turbo

Colegas desse tópico, não é por nada não, mas fazer uma troca de oleo de um motor 1.0 turbo somente a cada ano ou a cada 10000 kms seria, no meu entendimento pessoal, como um sacrilégio, pq isso é arriscar demais com a vida útil desse tipo de motor quando sabemos que é o oleo do motor e o líquido do sistema de arrefecimento quem refrigeram tanto esse motor quanto o conjunto de turbina, que normalmente trabalha com temperaturas de trabalho normais entre 800 graus a 1000 graus cent. e sempre é esse pobre oleo lubrificante do motor quem tb lubrifica o eixo dela, juntamente com o auxílio do líquido de refrigeração do motor que tb ajuda um pouco mais nessa árdua tarefa dessa refrigeração !!!

E exatamente devido à essa função extra desse oleo lubrificante no caso de motores turbocomprimidos, eu jamais deixaria o oleo cozinhando dentro de um motor turbo meu por longos 12 meses ...

O correto e o normal para esse tipo de motoré fazer essas trocas de oleo e filtro em de intervalos de 5000 kms ou a cada 6 meses de uso no máximo e não mais do que isso !!!

Mas se a dona Hyundai do Brasil, segundo ela própria, é quem garante esse motor por pelo menos 5 anos, é pagar para ver no que isso pode dar no futuro ...

Boa sorte colegas !

Autor:  NANDOTXT [ 12 Jan 2017 00:29 ]
Título:  Re: Revisões do hb20 1.0 turbo

micrabbi escreveu:
Fui semana passada fazer a troca de óleo de 5000 km ou 180 dias, no meu caso foi com 180 dias (estava com 4550 km).
E tive uma surpresa o gerente de pós venda me disse que não e necessário fazer a troca de óleo a 5000 km, e me mostrou um comunicado da fabrica, pedi para imprimir e guardei junto com manual.
resumindo economizei quase R$ 300,00 :D

O mesmo aconteceu comigo, porém não cheguei a ver o comunicado. Você poderia nos disponibilizar esse documento? Antes de ir embora pedi para que fossem reprogramados os indicadores/alertas de manutenção no computador de bordo, e assim fizeram.

Enviado de meu LG-H540 usando Tapatalk

Autor:  filipeamc3 [ 12 Jan 2017 07:59 ]
Título:  Re: Revisões do hb20 1.0 turbo

micrabbi escreveu:
Fui semana passada fazer a troca de óleo de 5000 km ou 180 dias, no meu caso foi com 180 dias (estava com 4550 km).
E tive uma surpresa o gerente de pós venda me disse que não e necessário fazer a troca de óleo a 5000 km, e me mostrou um comunicado da fabrica, pedi para imprimir e guardei junto com manual.
resumindo economizei quase R$ 300,00 :D


Estranho, será que mudaram o plano de revisões?

Até então as trocas de óleo eram obrigatórias a cada 6 meses (180 dias) ou 10.000 km.
Mas não entendi o porque da economia de quase 300 reais, pois quando fiz a revisão de 6 meses do meu HB20, me custou em torno de 190 reais com a troca do óleo e filtro.

Autor:  Brupikk [ 16 Jan 2017 07:32 ]
Título:  Re: Revisões do hb20 1.0 turbo

Bom dia pessoal,

Acabei de adquirir um Turbo e me cadastrei no forum.
O vendedor me informou que o plano de manutenção do Turbo foi alterado e a troca não é mais a cada 6 meses, e sim 1 ano como os demais modelos.

Autor:  filipeamc3 [ 16 Jan 2017 07:47 ]
Título:  Re: Revisões do hb20 1.0 turbo

Brupikk escreveu:
Bom dia pessoal,

Acabei de adquirir um Turbo e me cadastrei no forum.
O vendedor me informou que o plano de manutenção do Turbo foi alterado e a troca não é mais a cada 6 meses, e sim 1 ano como os demais modelos.


Acho que a Hyundai deve ter recebido reclamações sobre esse plano de manutenção que estava um pouco confuso. Mas acho mais estranho ainda manter o mesmo óleo por 1 ano. Enfim, nesse ponto, como agora é opcional trocar a cada 6 meses, manterei o plano de manutenções antigo ainda.
Sabe dizer se isso vale para os HB20 Turbo 2016/17 ou apenas 2017?

Autor:  Brupikk [ 16 Jan 2017 07:58 ]
Título:  Re: Revisões do hb20 1.0 turbo

filipeamc3 escreveu:
Brupikk escreveu:
Bom dia pessoal,

Acabei de adquirir um Turbo e me cadastrei no forum.
O vendedor me informou que o plano de manutenção do Turbo foi alterado e a troca não é mais a cada 6 meses, e sim 1 ano como os demais modelos.


Acho que a Hyundai deve ter recebido reclamações sobre esse plano de manutenção que estava um pouco confuso. Mas acho mais estranho ainda manter o mesmo óleo por 1 ano. Enfim, nesse ponto, como agora é opcional trocar a cada 6 meses, manterei o plano de manutenções antigo ainda.
Sabe dizer se isso vale para os HB20 Turbo 2016/17 ou apenas 2017?

O que eu comprei ainda é 16/17.

Autor:  Clever [ 16 Jan 2017 08:34 ]
Título:  Re: Revisões do hb20 1.0 turbo

Mas o estabelecimento inicial de troca a cada 6 meses não teria seguido análises técnicas do motor, dai simplesmente não é mais necessário? E quem já fez duas? Sem esquecer a alteração do quantidade de óleo na surdina dos motores 1.6 de uma hora para outra, o que também aconteceu com o cerato...

Autor:  filipeamc3 [ 16 Jan 2017 08:38 ]
Título:  Re: Revisões do hb20 1.0 turbo

Clever escreveu:
Mas o estabelecimento inicial de troca a cada 6 meses não teria seguido análises técnicas do motor, dai simplesmente não é mais necessário?


Bem lembrado. Fica a dúvida se é saudável para um motor turbo manter o mesmo óleo por tanto tempo. Se alguns dizem que a troca / validade de um óleo dentro do motor é de 6 meses (até para aspirados), quanto mais pra um turbinado.

Autor:  OSilva [ 16 Jan 2017 12:01 ]
Título:  Re: Revisões do hb20 1.0 turbo

Clever escreveu:
Mas o estabelecimento inicial de troca a cada 6 meses não teria seguido análises técnicas do motor, dai simplesmente não é mais necessário? E quem já fez duas? Sem esquecer a alteração do quantidade de óleo na surdina dos motores 1.6 de uma hora para outra, o que também aconteceu com o cerato...


Olha, pode ser que tenham definido a troca com 6 meses ou 5000km como precaução, até terem dados melhores sobre o uso do lubrificante. Talvez tenham recebido amostras de oleo de veiculos coletados na revisão, feito uma analise de suas propriedade e então conseguiram segurança para efetuar tal mudança.

A VW recentemente tb aboliu a 1ª revisão com 6 meses (adotada depois do problema com os motores das geração 5) e voltou a troca anual - Sei que não é um motor turbo e tem lá suas diferenças - mas acho muito dificil que tenham feito essa mudança do nada.

Agora, gostaria que me falasse sobre isso: "Sem esquecer a alteração do quantidade de óleo na surdina dos motores 1.6 de uma hora para outra, o que também aconteceu com o cerato..."
Talvez eu não participasse ainda quando rolou esse assunto ou pode ter passado batido. O que foi essa alteração?

Autor:  Clever [ 16 Jan 2017 14:27 ]
Título:  Re: Revisões do hb20 1.0 turbo

OSilva escreveu:
Clever escreveu:
Mas o estabelecimento inicial de troca a cada 6 meses não teria seguido análises técnicas do motor, dai simplesmente não é mais necessário? E quem já fez duas? Sem esquecer a alteração do quantidade de óleo na surdina dos motores 1.6 de uma hora para outra, o que também aconteceu com o cerato...


Olha, pode ser que tenham definido a troca com 6 meses ou 5000km como precaução, até terem dados melhores sobre o uso do lubrificante. Talvez tenham recebido amostras de oleo de veiculos coletados na revisão, feito uma analise de suas propriedade e então conseguiram segurança para efetuar tal mudança.

A VW recentemente tb aboliu a 1ª revisão com 6 meses (adotada depois do problema com os motores das geração 5) e voltou a troca anual - Sei que não é um motor turbo e tem lá suas diferenças - mas acho muito dificil que tenham feito essa mudança do nada.

Agora, gostaria que me falasse sobre isso: "Sem esquecer a alteração do quantidade de óleo na surdina dos motores 1.6 de uma hora para outra, o que também aconteceu com o cerato..."
Talvez eu não participasse ainda quando rolou esse assunto ou pode ter passado batido. O que foi essa alteração?


Aconteceu da HMB aumentar em 300ml (acho, não lembro) o nível do óleo para os motores 1.6 que equipam também o cerato, porém apenas notamos pela nota da revisão, ao questionarmos a montadora foi justificado que era para melhor desempenho, porém com o novo nível do óleo anulou-se a marcação da vareta, pois sempre estava acima do nível máximo, o que segundo a mídia pode ocasionar problema também. Depois notei que surgiram alguns casos na internet de baixa do nível do óleo, então não sei se foi devido ao desempenho ou para amenizar a questão do baixo nível... Enfim, não chega a ser um problema, mas sim um mal comportamento da montadora...

Sobre a questão da troca anual, com as novas montadoras estabelecendo suas trocas anuais (Hyundai, Peugeot, Citroen, dentre outras), as chamadas "quatro grandes" começaram a sucumbir, a FORD passou as duas primeiras para 6 meses e depois as restantes para um ano, depois agora na linha 2017 todas são anuais... Se eu pensar na HMB de 2012, com certeza houve uma análise criteriosa, se eu pensar na atual, pode ser que tenham feito devido as confusões das próprias concessionárias...

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