Roberto Bertoche escreveu:
ianisgreek escreveu:
Colega Barbacinza, fica tranquilo que está corretíssima essa sua informação.
Infelizmente já se generalizou aqui no nosso mercado essa mania de se ficar substituindo as medidas das rodas originais por outras beeeeeeeeeeemmmm maiores e esses consumidores nem sabem na realidade, o terrível mal que estão cometendo com seus próprios veículos ...
Rodas maiores são certamente mais pesadas e isso acaba aumentando o consumo médio, perde-se em desempenho geral, provoca o desgaste precoce de amortecedores, rolamentos de rodas, buchas e de todo o sistema de direção pq se está acrescentando muitos quilos a mais de peso em cada novo conjunto de rodas e pneus no veículo que não foi projetado para lidar com todo esse excesso extra de pêso ...
Mas é isso aí colega, que cada um aqui faça o que achar ser o melhor para com os seus próprios veículos ... rsrsrsrs !!!
Bom dia, Ianis.
Tenho uma dúvida.
Você diz, com razão, que rodas mais pesadas pioram diversos aspectos do projeto da suspensão de um carro, e isso é fácil de compreender.
Certa vez aqui pesei os estepes dos meus carros, um com roda de liga e outro com roda de aço e o resultado foi uma surpresa para mim:
Roda de liga original HB20X (estepe do 2014): 16,0 kg
Roda de ferro equivalente (estepe do 2015): 15,8 kg
A minha dúvida é a seguinte, em conjuntos roda/pneu de mesma largura e mesmo diâmetro externo, será que o maior peso da roda maior não seria compensado, ao menos em parte, pelo pneu mais estreito (menor), e portanto, mais leve, resultando pequena a diferença de peso entre os dois conjuntos?
Talvez só pesando a gente possa saber.
Abração.
Boa tarde Bertoche, então colega, é isso mesmo que vc citou, não importa se for uma roda de aço, de alumínio ou até as mais recentes, caras e levíssimas rodas de fibra de carbono que estão disponíveis apenas para veículos sport super top $$$$$ no mercado internacional.
Nesse caso dessa sua dúvida, só mesmo pesando tanto essa nova roda com esse novo pneu ou os dois juntos se já estiverem montados, para se saber com precisão se esse novo conjunto é de fato mais ou menos pesado do que um outro original com aros e larguras diferentes.
Obs : O meu jettão TSI vem de fábrica com rodas de 17 pol. que em conjunto com os pneus originais pesou cada conjunto, exagerados 21 kgs.
Eu então por causa disso, para melhorar ainda mais as características dinâmicas dele, inventei de comprar um novo jogo de rodas de Audi A4 do modelo um pouco mais antigo porém com aros de 16 pol. montados em pneus de mesma largura dos originais, porém com o perfil um pouquinho mais altos (pulou da série 45 para a 50) mas com isso, conservou-se o mesmo diâmetro externo dos pneus originais.
Só que eu até já estou vendo os colegas aqui dizendo que com isso eu perdi em estabilidade nas curvas ... rsrsrsrs , mas puro engano esse meus amigos, pq eu tb já obviamente ciente disso, havia percebido que essas novas rodas aro 16 pol. do Audi A4 tem uma polegada a mais de talas do que as rodas aro 17 originais do jetta e com isso, quando viajo nele, faço as curvas com a mesma velocidade de antes e com a exata mesma estabilidade, senão até um pouquinho melhor ... rsrsrsrs !!!
E veja vc que quando pesei cada uma dessas rodas novas com o seu respectivo pneu, veio a ótima porém já esperada surpresa ... pesaram juntos exatos 2,1 kgs a menos em cada novo conj. desses e o que isso significa, segundo a fórmula de eng. mecânica de massa rotante suspensa com a não suspensa onde multiplica-se por 8 cada quilo a menos reduzido nos conj. de rodas/pneus, então significa que ganhei 67 kgs totais somando-se esses 4 conj. de rodas/pneus a menos de massa rotante em relação a esse carro original, com ganhos reais em um melhor consumo médio, mais desempenho, o conforto ao rodar tb melhorou notavelmente e ganhei na maior vida útil de todos os componentes do sistema de suspensão e de direção do jettão e até a frenagem comprovadamente melhora com esses novos conjuntos de rodas/pneus mais leves devido a inércia acumulada nas rodas/pneus ser menor ... rsrsrsrs !
A explicação técnica para isso é pq o motor e o câmbio estão tendo de impulsionar agora, 67 kgs a menos de massa rotante de todos esses novos conjuntos de rodas/pneus por isso que as vantagens citadas acima são nesse caso indiscutíveis !!!
E essa mesma explicação, agora porém invertida é aplicada no caso das melhoras observadas nas frenagens, ou seja, os freios tem agora menos massa rotante girando para rete-la, freando-a do seu movimento rotativo ...
Valeu colega, é isso aí, abraço !