Bem-vindo: 25 Abr 2024 17:30

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Título: Re: qual aro colocar?
MensagemEnviado: 23 Jun 2016 11:30 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Com ctz quem coloca uma roda 17 num carro 1.0 é pq a última coisa q se vai se preocupar é com o consumo...rs... É mais visando o visual msm... Acho bonito, já tive, mas era em outros tempos q rodava mto pouco com o carro, praticamente só passeava no fds... Por isso n é aplicável para minha realidade atual, quem sabe futuramente qndo poder ter um segundo carro ou uma moto para o dia a dia...

No dia a dia n dá pra manter pq gasta mais, se vc esfola ou estraga uma roda dessa a conta fica salgada, os pneus são caros pra trocar tbm, pra viajar se pegar pirambeira tbm perde mto em conforto..

Abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: qual aro colocar?
MensagemEnviado: 23 Jun 2016 13:45 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Roberto Bertoche escreveu:
ianisgreek escreveu:
Colega Barbacinza, fica tranquilo que está corretíssima essa sua informação.

Infelizmente já se generalizou aqui no nosso mercado essa mania de se ficar substituindo as medidas das rodas originais por outras beeeeeeeeeeemmmm maiores e esses consumidores nem sabem na realidade, o terrível mal que estão cometendo com seus próprios veículos ...

Rodas maiores são certamente mais pesadas e isso acaba aumentando o consumo médio, perde-se em desempenho geral, provoca o desgaste precoce de amortecedores, rolamentos de rodas, buchas e de todo o sistema de direção pq se está acrescentando muitos quilos a mais de peso em cada novo conjunto de rodas e pneus no veículo que não foi projetado para lidar com todo esse excesso extra de pêso ...

Mas é isso aí colega, que cada um aqui faça o que achar ser o melhor para com os seus próprios veículos ... rsrsrsrs !!!

Bom dia, Ianis.
Tenho uma dúvida.

Você diz, com razão, que rodas mais pesadas pioram diversos aspectos do projeto da suspensão de um carro, e isso é fácil de compreender.
Certa vez aqui pesei os estepes dos meus carros, um com roda de liga e outro com roda de aço e o resultado foi uma surpresa para mim:

Roda de liga original HB20X (estepe do 2014): 16,0 kg
Roda de ferro equivalente (estepe do 2015): 15,8 kg

A minha dúvida é a seguinte, em conjuntos roda/pneu de mesma largura e mesmo diâmetro externo, será que o maior peso da roda maior não seria compensado, ao menos em parte, pelo pneu mais estreito (menor), e portanto, mais leve, resultando pequena a diferença de peso entre os dois conjuntos?

Talvez só pesando a gente possa saber.

Abração.



Boa tarde Bertoche, então colega, é isso mesmo que vc citou, não importa se for uma roda de aço, de alumínio ou até as mais recentes, caras e levíssimas rodas de fibra de carbono que estão disponíveis apenas para veículos sport super top $$$$$ no mercado internacional.

Nesse caso dessa sua dúvida, só mesmo pesando tanto essa nova roda com esse novo pneu ou os dois juntos se já estiverem montados, para se saber com precisão se esse novo conjunto é de fato mais ou menos pesado do que um outro original com aros e larguras diferentes.

Obs : O meu jettão TSI vem de fábrica com rodas de 17 pol. que em conjunto com os pneus originais pesou cada conjunto, exagerados 21 kgs.

Eu então por causa disso, para melhorar ainda mais as características dinâmicas dele, inventei de comprar um novo jogo de rodas de Audi A4 do modelo um pouco mais antigo porém com aros de 16 pol. montados em pneus de mesma largura dos originais, porém com o perfil um pouquinho mais altos (pulou da série 45 para a 50) mas com isso, conservou-se o mesmo diâmetro externo dos pneus originais.

Só que eu até já estou vendo os colegas aqui dizendo que com isso eu perdi em estabilidade nas curvas ... rsrsrsrs , mas puro engano esse meus amigos, pq eu tb já obviamente ciente disso, havia percebido que essas novas rodas aro 16 pol. do Audi A4 tem uma polegada a mais de talas do que as rodas aro 17 originais do jetta e com isso, quando viajo nele, faço as curvas com a mesma velocidade de antes e com a exata mesma estabilidade, senão até um pouquinho melhor ... rsrsrsrs !!!

E veja vc que quando pesei cada uma dessas rodas novas com o seu respectivo pneu, veio a ótima porém já esperada surpresa ... pesaram juntos exatos 2,1 kgs a menos em cada novo conj. desses e o que isso significa, segundo a fórmula de eng. mecânica de massa rotante suspensa com a não suspensa onde multiplica-se por 8 cada quilo a menos reduzido nos conj. de rodas/pneus, então significa que ganhei 67 kgs totais somando-se esses 4 conj. de rodas/pneus a menos de massa rotante em relação a esse carro original, com ganhos reais em um melhor consumo médio, mais desempenho, o conforto ao rodar tb melhorou notavelmente e ganhei na maior vida útil de todos os componentes do sistema de suspensão e de direção do jettão e até a frenagem comprovadamente melhora com esses novos conjuntos de rodas/pneus mais leves devido a inércia acumulada nas rodas/pneus ser menor ... rsrsrsrs !

A explicação técnica para isso é pq o motor e o câmbio estão tendo de impulsionar agora, 67 kgs a menos de massa rotante de todos esses novos conjuntos de rodas/pneus por isso que as vantagens citadas acima são nesse caso indiscutíveis !!!

E essa mesma explicação, agora porém invertida é aplicada no caso das melhoras observadas nas frenagens, ou seja, os freios tem agora menos massa rotante girando para rete-la, freando-a do seu movimento rotativo ...

Valeu colega, é isso aí, abraço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: qual aro colocar?
MensagemEnviado: 24 Jun 2016 19:42 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jun 2016 20:37
Mensagens: 147
Citação:
...pesaram juntos exatos 2,1 kgs a menos em cada novo conj. desses e o que isso significa, segundo a fórmula de eng. mecânica de massa rotante suspensa com a não suspensa onde multiplica-se por 8 cada quilo a menos reduzido nos conj. de rodas/pneus, então significa que ganhei 67 kgs totais somando-se esses 4 conj. de rodas/pneus a menos de massa rotante em relação a esse carro original, com ganhos reais em um melhor consumo médio, mais desempenho, o conforto ao rodar tb melhorou notavelmente e ganhei na maior vida útil de todos os componentes do sistema de suspensão e de direção do jettão e até a frenagem comprovadamente melhora com esses novos conjuntos de rodas/pneus mais leves devido a inércia acumulada nas rodas/pneus ser menor ... rsrsrsrs !

A explicação técnica para isso é pq o motor e o câmbio estão tendo de impulsionar agora, 67 kgs a menos de massa rotante de todos esses novos conjuntos de rodas/pneus por isso que as vantagens citadas acima são nesse caso indiscutíveis !!!

...



Eu já li essa informação sobre o peso na roda ser equivalente a 1/8 do mesmo peso equivalente fora da roda algumas vezes aqui nesse fórum.

Eu sou físico e engenheiro mecânico, não atuo no segmento automotivo é verdade, mas tentei reproduzir esse cálculo não consigo. Será que alguém tem a fonte dessa informação?

Pelos meus cálculos a energia gasta para movimentar uma roda girantes é 50% maior que uma mesma roda no porta malas. Bem menos que esse 800% citados.

Isso é, se você escolhe um jogo de rodas 1kg mais pesada, vc está adicionando em termos de energia gasta pelo motor o equivalente total de 6kg (4kg reais,1 de cada roda, + 2kg do efeito de giro)

1kg na roda girantes vale o mesmo que 1.5kg do step no porta malas por exemplo.

Mas se alguém tiver a fonte dessa informação seria legal para ver que tipo de considerações eles estão fazendo.




Sent from my iPhone using Tapatalk

_________________
Garagem: HB20 Turbo Cinza Titanium


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: qual aro colocar?
MensagemEnviado: 24 Jun 2016 19:57 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
barbacinza escreveu:
Citação:
...pesaram juntos exatos 2,1 kgs a menos em cada novo conj. desses e o que isso significa, segundo a fórmula de eng. mecânica de massa rotante suspensa com a não suspensa onde multiplica-se por 8 cada quilo a menos reduzido nos conj. de rodas/pneus, então significa que ganhei 67 kgs totais somando-se esses 4 conj. de rodas/pneus a menos de massa rotante em relação a esse carro original, com ganhos reais em um melhor consumo médio, mais desempenho, o conforto ao rodar tb melhorou notavelmente e ganhei na maior vida útil de todos os componentes do sistema de suspensão e de direção do jettão e até a frenagem comprovadamente melhora com esses novos conjuntos de rodas/pneus mais leves devido a inércia acumulada nas rodas/pneus ser menor ... rsrsrsrs !

A explicação técnica para isso é pq o motor e o câmbio estão tendo de impulsionar agora, 67 kgs a menos de massa rotante de todos esses novos conjuntos de rodas/pneus por isso que as vantagens citadas acima são nesse caso indiscutíveis !!!

...



Eu já li essa informação sobre o peso na roda ser equivalente a 1/8 do mesmo peso equivalente fora da roda algumas vezes aqui nesse fórum.

Eu sou físico e engenheiro mecânico, não atuo no segmento automotivo é verdade, mas tentei reproduzir esse cálculo não consigo. Será que alguém tem a fonte dessa informação?

Pelos meus cálculos a energia gasta para movimentar uma roda girantes é 50% maior que uma mesma roda no porta malas. Bem menos que esse 800% citados.

Isso é, se você escolhe um jogo de rodas 1kg mais pesada, vc está adicionando em termos de energia gasta pelo motor o equivalente total de 6kg (4kg reais,1 de cada roda, + 2kg do efeito de giro)

1kg na roda girantes vale o mesmo que 1.5kg do step no porta malas por exemplo.

Mas se alguém tiver a fonte dessa informação seria legal para ver que tipo de considerações eles estão fazendo.




Sent from my iPhone using Tapatalk



Opa colega Barbacinza, agradeço por esse seu interesse em nos ajudar, então, eu aprendi sobre essa regra técnica muito utilizada em mecânica automotiva de competição e alta performance em um curso específico sobre esse assunto que eu já fiz nos EUA e o título em inglês dessa matéria é "sprung weight vs unsprung weight" que traduzindo popularmente para o nosso português significa o que eu já citei no meu comentário anterior que significa, "pêso suspenso vs pêso não suspenso".

Infelizmente a fórmula exata para se chegar nessa conclusão citada, somente um eng. mecânico especializado em automotiva para poder nos ajudar, talvez por isso que vc está encontrando essa dificuldade em decifrar e localizar essa fórmula .

Mas sobre esse fato de que cada quilo de pêso aliviado em um conj. de roda/pneu é o equivalente a se retirar 8 kms de pêso da estrutura fixa de um veículo, disso eu tenho certeza pq foi assim que eu aprendi lá nos EUA inclusive essa regra é muito utilizada pelos engenheiros automotivos que trabalham nessa área de competições, além de preparadores de alta performance americanos, mas o cálculo matemático exato para se chegar a esse resultado, infelizmente essa eu vou ficar devendo aos colegas, afinal, acredito que o que de fato nos interessa aqui seja o resultado prático real desse alívio de pêso e não como e pq se chegou até ele ... rsrsrsrs !

Obs : E sobre esse ganho de apenas 50% que vc citou no seu relato, isso eu posso até garantir e apostar aqui o que for com vc que os ganhos reais ao se aliviar supomos 1 kg de pêso de um conjunto de roda/pneu são muitíssimo superiores do que esses insignificantes 50% a mais que vc encontrou comparado com o que realmente se ganha ... rsrsrsrsrs !!!

Valeu colega, é isso aí !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: qual aro colocar?
MensagemEnviado: 25 Jun 2016 15:26 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jun 2016 20:37
Mensagens: 147
Eu li alguns artigos sobre sprung weight vs unsprung weight que reforçaram a minha desconfiança.

Existe uma confusão entre massa não suspensa e massa girante. A redução da massa não suspensa é importante para efeitos de suspensão. Um conjunto mais leve deixará a suspensão mais ágil, absorverá melhor as imperfeições do solo e melhorará o desempenho do carro em curvas e solos irregulares. Isso é verdade, mas não cabe aqui nenhuma comparação com massa a suspensa.

A massa girante por sua vez “rouba” energia do motor e do freio, porque além de ser acelerada linearmente como todo o resto do carro também precisa ser acelerada angularmente e isso consome energia extra do motor em caso de aceleração e do freios em caso de frenagem.
Aqui cabe sim uma comparação com a massa suspensa. Alguns artigos falam em 3 vezes mais energia e outros falam em 6 vezes mais energia.

Essa conta é simples para um engenheiro mecânico admitindo algumas simplificações como por exemplo considerar a roda como sendo um disco, desconsiderar deslizamentos e comportamento específicos do material borrachoso do pneu e também velocidades muito menores que a velocidade da luz (caso do nosso b20 =D). Todas essas aproximações são bastante razoáveis para o que estamos nos proposto aqui e não nos levarão a imprecisões significativas. Vou deixar uma foto das contas que mostram a equivalência.

http://i.imgur.com/0qUW0pY.jpg

É comum no jornalismo especializado essas “verdades” serem propagadas incorretamente pois por mesmo que sejam apaixonados pelo assunto muitas vezes não tem o conhecimento para checar a origem então simplesmente não questionam. Está claro que a diminuição de massa é importante tanto para a massa não suspensa, com beneficio direto no desempenho da suspensão, quanto para a massa girante, com beneficio direto nas acelerações e frenagens. Mas para efeito de aceleração e frenagem recomendo para a galera aqui usar o 1,5 para essa equivalência.

_________________
Garagem: HB20 Turbo Cinza Titanium


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: qual aro colocar?
MensagemEnviado: 26 Jun 2016 21:25 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Todas essas vantagens de alívio de pêso citadas pelo colega acima, eu já havia anteriormente citado nos meus comentários anteriores e ainda vou continuar discordando desse fato citado de que se ganha não mais do que apenas 1,5 vezes o pêso aliviado num conjunto de roda/pneu e acreditando tb, conforme o que eu já aprendi sobre as reais vantagens desse alívio de pêso de rodas/pneus, de que os ganhos reais são bem maiores do que esses apenas 50% citados pelo colega mas que obviamente, cada um aqui é livre para pensar e acreditar no que bem quiser.

Inclusive já existe, como eu mesmo citei em um comentário meu anterior, um grande e cada vez maior interesse das montadoras em começar a utilização mais efetiva, a fibra de carbono para produzir rodas cada vez mais leves e eficientes dinamicamente, principalmente em veículos com pretensões mais claramente esportivas.

Obs: Acredito assim que, ficarmos discutindo aqui fórmulas desnecessariamente não vão mudar absolutamente em nada esses ganhos reais já citados anteriormente por mim e tb já amplamente comprovados pela reconhecida eng. automotiva norte americana e obviamente existentes sim em bem mais do que esses 50% citados pelo colega, nesses upgrades de conjuntos de rodas/pneus por outros mais leves e por isso reafirmo, para que ficarmos tentando reinventar aqui, os princípios básicos da mecânica automotiva se eles já existem há bastante tempo e que tb já foram devidamente comprovados na prática ... rsrsrsrs !!!

É isso aí colegas, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: qual aro colocar?
MensagemEnviado: 18 Nov 2016 08:10 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 16 Nov 2016 08:47
Mensagens: 94
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Morimoto8 escreveu:
olá galera, comprei meu hb20 1.0 a pouco tempo e estou em duvida, não conheço muito sobre rodas e aros e queria saber a opinião de vocês sobre qual aro colocar levando em conta design e conforto!


E aí, beleza?

Sem dúvidas o aro original do seu veículo e não um aro maior ou menor, se você comprou o veículo com calotas, procure as rodas que lhe agrade, desde que seja do mesmo aro!

Engenheiros não trabalham e estudam à toa para determinar o aro e o câmbio certo para o veículo. Se o veículo está com determinado aro instalado originalmente é por que o cambio foi projetado para aquele determinado aro.

Pegue uma roda pequena e uma roda grande, gire-as para frente em paralelo..notará que a roda grande deu apenas uma volta para alcançar 2 metros enquanto a pequena deu 3 voltas ou mais...

Então, colocar um aro diferente pode prejudicar neste quesito e também no consumo de combustível do veículo...

Deu pra entender mais ou menos?

É bonito um aro maior? CLARO, sem dúvidas, mas pense nisso que te disse!

Espero ter ajudado!

Abraços! ;)


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: qual aro colocar?
MensagemEnviado: 18 Nov 2016 12:02 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
WillianCostasbc escreveu:
...Engenheiros não trabalham e estudam à toa para determinar o aro e o câmbio certo para o veículo. Se o veículo está com determinado aro instalado originalmente é por que o cambio foi projetado para aquele determinado aro...

Olá Willian. Concordo com suas palavras. O melhor é respeitar o projeto original.

Ou seja, pode-se trocar os aros originais por outros maiores se o diâmetro do conjunto roda/pneu for igual, para não raspar em nada e nem alterar odômetro, velocímetro, etc.
Além disso, deve-se observar que a tala e o offset sejam os mesmos e que o peso do conjunto não seja maior que o original.
Guardando todas essas condições, haverá apenas a diferença do tamanho do colchão de ar (do pneu) que sustenta o carro e que, sendo menor, vai deixar o carro mais responsivo e duro, mas pode não ser suficiente para preservar a integridade das rodas no impacto com um buraco ou obstáculo.

A diferença na tala e no offset vão alterar a bitola do carro e vai sujeitar a suspensão a cargas não previstas em projeto.
A questão do peso do conjunto roda pneu foi muito bem explicada pelo minucioso debate entre o Ianis e o Barba.

Aliás, parabéns, Barba. Achei o máximo você incluir os seus cálculos. Você é fera!

E, finalmente, a questão estética.
Sou arquiteto e me aborrecem proprietários que alteram o projeto sem consultar o autor sobre a viabilidade da mudança.
Quando fazem isso, seguem a obra por conta própria, retiro a minha responsabilidade e eles ainda pagam multa contratual.

Para mim o carro mais bonito de qualquer modelo é uma versão top, completamente original.

Abraço.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: qual aro colocar?
MensagemEnviado: 20 Nov 2016 22:19 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Cada um sabe e se responsabiliza pelo que faz de sua vida e com seu carro... Pra quem gosta de sermão não gaste suas belas palavras num fórum cornetando carros modificados, vá pregar na igreja... 8-)

Falo isso para quem corneta... Para os integrantes que apresentam dados técnicos com conhecimento respeito e parabenizo pelo conhecimento e compartilha-lo, para quem corneta fica a dica acima...

Seria tão bom se todo mundo tivesse condição de comprar carros de luxo que já vem com rodas maiores de fábrica, se tivéssemos condição de morar em imóveis feitos pelos melhores projetistas para não precisar reformar... Sonho meu e de toda sociedade né...

Abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google Adsense [Bot] e 18 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB