Roberto Bertoche escreveu:
Ricardo M. escreveu:
Ianis,
Em relação ao câmbio AT 4, sem dúvida imagino que tenha ocorrido melhorias em todos aspectos.
Sobre o embate manual x AT6, excetuando o aspecto conforto, pelos dados obtidos nas revistas/sites especializados, a vitória ainda é do manual.
Abraços,
Bom dia, Ricardo.
O caso é que um mísero instante gasto na avaliação de que marcha colocar, pronto, o automático já passou.
Ele pode não vencer em provas de arrancada, quando o motorista do carro manual sabe exatamente o que vai fazer com a pista livre à frente, mas perde num PARE de um cruzamento, numa entrada ou retorno de avenida, etc.
Em situações reais do dia a dia, usar direção, acelerador e freio é bem mais rápido do que usar embreagem, acelerador, direção, câmbio e freio.
Até para listar é mais rápido...rs.
Abraço,
R.
PS.: Se não fosse proibido, poderíamos tirar um racha no trânsito da cidade, 1.6 AT x 1.6 MT, e vc entenderia porque o AT é mais rápido.
Usar 3 comandos versus usar 5 comandos, sendo que um deles tem 5 ou 6 opções à frente e uma à ré.
Então, na pista o MT é mais rápido, na vida real do dia a dia, não.
Bertoche, EU como motorista, sou mais rápido na troca de marchas de que o AT, não tenho dúvidas.
Em cidade não tenho a mínima intenção de andar rápido, é muito barbeiro por metro quadrado.
Na estrada, quando há condições, ando sim. Já cansei de "empurrar" carros mais potentes, com câmbio automático em ultrapassagens, muitas vezes pela fração de demora em o AT engatar a marchar certa ou até pela demora do motorista em acionar o pedal do acelerador da maneira correta.
Veja bem que hora nenhuma ressalto o aspecto conforto, que indubitavelmente o AT vence com folga.
Como não podemos competir, deixamos no campo da teoria.
Um exemplo: Não sei se foi no programa Acelerados, mas o HB20 Manual andou mais rápido que o I30 AT. A pista lá é uma pista onde a troca de marchas ocorre com frequência, devido a curvas mais fechadas.
Abraços,