Bem-vindo: 28 Mar 2024 09:39

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Título: Re: Aprendizado de TBI e limpeza de corpo de borboleta
MensagemEnviado: 06 Dez 2019 19:01 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
E a mais recente novidade que tenho sobre esse assunto de limpeza de corpo de borboleta é que o chefe de oficina da CCS Hyundai local me informou hoje (06/12) de que os técnicos da fábrica da Hyundai, ao fazerem as visitas normais de rotina para inspeccionar as oficinas das CCS autorizadas da rede, alegaram que era proibido a qq oficina da sua rede autorizada de realizar a limpeza desse corpo de borboletas com o spray descarbonizante pq esse produto poderia danificar o catalisador, por isso que em caso de ser detectada sujeiras ao redor dessa borboleta de aceleração, que o correto seria a sua desmontagem do motor para assim se fazer uma completa limpeza dessa peça.

Bom, pois eu discordo sim dessa dita informação técnica passada por esses técnicos da Hyundai do Brasil por 2 motivos e que por isso mesmo, eu NÃO OBEDECI essa recomendação expressa deles :

Ocorre que a quantidade desse spray descarbonizante utilizada nessa limpeza é tão pequena e além do mais ela evapora muito rápido que por isso mesmo, ela JAMAIS iria ter essa capacidade de prejudicar um catalisador do escape com a sua combustão assim como é anunciado por esses técnicos da Hyundai.

E que para isso, seria necessário haver pelo menos 1 litro ou mais desse líquido descarbonizante puro alimentando os injetores no lugar do combustível e com o motor sendo alimentado apenas por esse produto para assim, haver de fato essa possível contaminação do catalisador e tb da sonda lambda ( o sensor de oxigênio ) com um provável derretimento de suas células de metais nobres.

Portanto , isso para mim é mais um daqueles MITOS inventados, propagados e disseminados erroneamente pela própria dona Hyundai do Brasil sem o menor fundamento técnico e lógico !!!

Assim tb como tempos atrás esses mesmos técnicos da fábrica inventaram de uma hora para outra aquele outro MITO absurdo de que todas as oficinas das CCS deveriam por ocasião das revisões, aumentar a quantidade de oleo lubrificante colocada nos motores Gamma 1.6 dos HB20 dos corretos 3,3 lts para os exagerados e anunciados 3,6 lts e tb nessa ocasião , eles não deram nenhuma explicação técnica convincente para justificar esse novo procedimento, mas apenas inventaram assim sem mais nem menos essa nova lei técnica deles e pronto ... rsrsrsrsrs!!!

E informo tb que o motor 1.6 do nosso HB20 1.6 JAMAIS se sujeitou a essa nova moda criada por eles e ele continua aqui funcionando perfeito e esbanjando vitalidade sempre e com apenas 3,3 lts colocados no seu motor por ocasião de todas as trocas de oleo !!!

Por isso que eu afirmo novamente que fiz sim ontem essa limpeza do corpo de borboletas do nosso HB20 e que hoje foi a vez do nosso Creta passar por essa mesma manutenção corretiva apenas aplicando o produto com essa peça montada no lugar dela e limpando depois com um pano tanto o corpo e tb a borboleta e DUVIDO e pago pra ver os catalisadores desses 2 veículos nossos derretidos e pifados por causa desse procedimento por nós adotado nessa oficina autorizada.

E quanto ao novo aprendizado da abertura do corpo de borboletas após essa limpeza, isso se faz automaticamente atravez da ECU após ser dada a 1ª partida do motor depois dessa limpeza e o motor funcionar em marcha lenta por um mínimo de uns 5 minutos e pronto, estará concluída essa simples manutenção.

Obs : Então avisem para esses técnicos da dona Hyundai do Brasil para que eles saibam que o que de fato abrevia e danifica a vida útil dos catalisadores de escapes são essas nossas PORCARIAS de gasolinas mal refinadas e oleosas, a falta de manutenção preventiva adequada dos veículos com os oleos dos motores virando borras de tão velhos dentro dos motores, ou essas vergonhosas velas de ignição da NGK das mais baratas e ineficazes que foram escolhidas inicialmente pela própria dona Hyundai do Brasil para equiparem todos os HB20 1.0 e 1.6 até o ano de 2015 e que comprovadamente após uns 15 mil kms rodados, elas já começam a causar falhas de ignição e de combustão além de causarem tb um aumento do consumo médio , ou dessa nova norma inventada por eles de colocar aqueles tais 300 mls de oleo a mais do que o necessário nos motores dos HB20 1.6 portanto saibam que esses são os motivos que realmente vão danificando os catalisadores dos veículos e não uma simples limpeza de corpo de borboleta com alguns jatos de spray descarbonizante ...

Por isso Srs. técnicos e demais profissionais da fábrica da dona Hyundai do Brasil, defendam-se desses argumentos acima citados que estaremos aguardando e prontos para mais respostas se necessário for ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Aprendizado de TBI e limpeza de corpo de borboleta
MensagemEnviado: 07 Dez 2019 11:42 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
E deixando aqui um feedback sobre o Creta da esposa após ele ter saído ontem da revisão :

Perguntei a ela sobre o que ela percebeu no funcionamento desse veículo agora depois dessa revisão e ela me respondeu que percebeu sim que o motor está respondendo um pouco mais rápido e com respostas mais prontas às acelerações.

Ou seja, existem de fato, benefícios reais ao se manter sempre limpo o corpo de borboletas de qq motor c/ injeção eletrônica pq toda aquela sujeira que vai se acumulando com o tempo ao redor dessa borboleta de aceleração atrapalha sim comprovadamente o bom funcionamento do motor.

Obs : Além da minha percepção pessoal de que o nosso HB20 1.6 tb está mostrando agora após essa limpeza do corpo de borboletas, um funcionamento do seu motor um pouco mais afiado !

É isso aí colegas, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 25 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB