OSilva escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Ninguém deveria ter o direito de colocar algo no carro que aumenta os riscos, os danos e os prejuízos.
Mas Roberto, só instalar o item não aumenta risco, nem dano nem prejuízo de ninguém. Isso acontece quando a pessoa faz mau uso do acessório q as pessoas que são má intencionadas vão causar danos e prejuízos independente de ter engate ou não. Fora isso, não esqueça que existe quem instala uns quebra mato bem pronunciados em pick up, estribos laterais bem grandes e tudo isso quando utilizado de má fé, é passivel de causar problemas aos outros (já viu o estrago que essas belezinhas fazem em portas ou capô de carro? - pode ser bem pior q um engate). O problema que vc quer discutir não é causado pelo engate...
Todos devem zelar pela maior segurança e pelo menor dano.
Foi o que eu disse acima e isso se faz com ou sem engate no carro.
Os engates deveriam ser desmontáveis, só armados quando em uso e uma solução viável hoje seria desonerar 50% do ipva de todas as carretinhas e acrescentar isso no ipva dos carros que têm engate.
Andar de carro ficaria mais seguro e mais barato para todos.
No brasil não, mas pelo menos para alguns veículos, existe uma conexão padronizada na traseira do carro, que você pode instalar alguns acessórios de forma temporária, engate inclusive. E salvo engano, existem alguns modelos retráteis, mas custam um absurdo.
.
Acabei lembrando um caso ocorrido em uma viagem onde o rodovia congestionou e logo em seguida um carro veio e 'parou' na carretinha que o carro da frente puxava. Não aconteceu nada de mais grave com ambos os caros, pq por sorte a carretinha subiu um pouco, fazendo com q o carro atras entrasse embaixo. Eventuais danos foram provocados pelo carro da frente e seu engate ou por falta de atenção ou algo do tipo do motorista que vinha atrás?
OSilva, você tem razão sobre a culpa, nesse caso, mas havia inclusive a carretinha, não estou argumentando contra carretinhas, mas contra engates que não são colocados para puxar coisa alguma, mas para estragar mais o outro carro em uma pequena batida, independentemente de quem tenha a culpa.
Vamos imaginar, por hipótese, de que não existe culpa, ou que em média somos todos iguais e que, nesse caso, como na vida real, ora a culpa é de um, ora é de outro, em partes equivalentes.
E então o que faz o engate? Aumenta o estrago e o prejuízo dos dois, ora de um, ora de outro.
A maioria dos motoristas fica um pouco apreensiva quando estaciona atrás de um carro com engate.
A melhor alternativa é ele sair da vaga sem encostar no seu carro.
A segunda melhor é ele estragar o seu carro mas se tocar e deixar o telefone para pagar o prejuízo.
e a terceira alternativa é ele estragar seu carro e ir embora.
Quem contribui mais para aumentar o prejuízo, de cara já tem mais culpa.