Bem-vindo: 23 Abr 2024 03:27

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: reboque
MensagemEnviado: 25 Out 2016 00:56 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
OSilva escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Ninguém deveria ter o direito de colocar algo no carro que aumenta os riscos, os danos e os prejuízos.

Mas Roberto, só instalar o item não aumenta risco, nem dano nem prejuízo de ninguém. Isso acontece quando a pessoa faz mau uso do acessório q as pessoas que são má intencionadas vão causar danos e prejuízos independente de ter engate ou não. Fora isso, não esqueça que existe quem instala uns quebra mato bem pronunciados em pick up, estribos laterais bem grandes e tudo isso quando utilizado de má fé, é passivel de causar problemas aos outros (já viu o estrago que essas belezinhas fazem em portas ou capô de carro? - pode ser bem pior q um engate). O problema que vc quer discutir não é causado pelo engate...

Todos devem zelar pela maior segurança e pelo menor dano.

Foi o que eu disse acima e isso se faz com ou sem engate no carro.

Os engates deveriam ser desmontáveis, só armados quando em uso e uma solução viável hoje seria desonerar 50% do ipva de todas as carretinhas e acrescentar isso no ipva dos carros que têm engate.
Andar de carro ficaria mais seguro e mais barato para todos.

No brasil não, mas pelo menos para alguns veículos, existe uma conexão padronizada na traseira do carro, que você pode instalar alguns acessórios de forma temporária, engate inclusive. E salvo engano, existem alguns modelos retráteis, mas custam um absurdo.

.


Acabei lembrando um caso ocorrido em uma viagem onde o rodovia congestionou e logo em seguida um carro veio e 'parou' na carretinha que o carro da frente puxava. Não aconteceu nada de mais grave com ambos os caros, pq por sorte a carretinha subiu um pouco, fazendo com q o carro atras entrasse embaixo. Eventuais danos foram provocados pelo carro da frente e seu engate ou por falta de atenção ou algo do tipo do motorista que vinha atrás?

OSilva, você tem razão sobre a culpa, nesse caso, mas havia inclusive a carretinha, não estou argumentando contra carretinhas, mas contra engates que não são colocados para puxar coisa alguma, mas para estragar mais o outro carro em uma pequena batida, independentemente de quem tenha a culpa.
Vamos imaginar, por hipótese, de que não existe culpa, ou que em média somos todos iguais e que, nesse caso, como na vida real, ora a culpa é de um, ora é de outro, em partes equivalentes.
E então o que faz o engate? Aumenta o estrago e o prejuízo dos dois, ora de um, ora de outro.
A maioria dos motoristas fica um pouco apreensiva quando estaciona atrás de um carro com engate.
A melhor alternativa é ele sair da vaga sem encostar no seu carro.
A segunda melhor é ele estragar o seu carro mas se tocar e deixar o telefone para pagar o prejuízo.
e a terceira alternativa é ele estragar seu carro e ir embora.
Quem contribui mais para aumentar o prejuízo, de cara já tem mais culpa.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: reboque
MensagemEnviado: 25 Out 2016 07:55 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Se a legislação permite, existem modelos homologados pelo INMETRO, a polícia só fiscaliza a instalação elétrica, então será que todo mundo que tem engate está tão errado assim? :o

Aliás é um item ofertado inclusive por algumas concessionárias...

Estão confundindo as coisas, colocando no engate uma culpa que não tem nada haver com com o item em si e sim com a atitude de cada pessoa, onde a maioria infelizmente quando bate em outro carro estacionado e vê que o dono não está por perto ou não tem testemunha sai fora e a pessoa que teve o dano que fique com o prejuízo... EU não concordo com essa conduta, mas sabemos que muitas pessoas não pensam assim...

É exatamente por isso que coloquei o engate, não para sair dando ré em todos os carros que estiverem atrás de mim, aliás com engate eu tomo mais cuidado ainda exatamente para evitar qualquer contato, só que como disseram: "A maioria dos motoristas fica um pouco apreensiva quando estaciona atrás de um carro com engate"... Então o efeito é mais nesta intenção mesmo, para nenhum engraçadinho colar ou encostar na minha traseira... E a minha visão é que quanto mais dinheiro a pessoa tem, menos ela se preocupa com o outro(Na maioria das vezes), já vi uma mulher bem vestida numa Tucson estacionando numa vaga espaçosa esbarrando no carro da frente e no de trás, disparando o alarme inclusive, no centro da cidade a mulher simplesmente desceu, pegou a bolsa e foi embora, prejuízo para ambos os carros porque deu pra ver de longe que esfolou os parachoques...

Continuo achando um exagero toda essa repercussão por causa do engate, um engate mesmo numa colisão traseira o que vai danificar é parachoque e dependendo da velocidade alguma outra coisa da parte de baixo, mas num engavetamento a gravidade dependendo da velocidade vai ser a mesma... Muito mais agressivo na minha opinião são os "Cowboys" que tem caminhonetes ou SUVs e colocam aqueles quebra-matos na frente do carro... Aquilo sim por mais que agora os modelos regularizados sejam tubulares, ainda vejo como uma intenção de "amassar" ou "aumentar o dano" em quem estiver na frente... Poxa já são modelos de carros que são mais altos, maiores, mais pesados e a pessoa ainda coloca um item desse na frente, pra quê? Como se todo mundo que tivesse esses carros com este item vivesse numa fazenda... Mas fazer o quê se a lei permite os modelos homologados paciência...

Abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: reboque
MensagemEnviado: 25 Out 2016 08:49 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
hugodj182 escreveu:
Se a legislação permite, existem modelos homologados pelo INMETRO, a polícia só fiscaliza a instalação elétrica, então será que todo mundo que tem engate está tão errado assim? :o

Hugo, concordo com você.
Em relação ao quebra-mato, encontrei uma mensagem no EcoSport Club que esclarece algumas dúvidas, conforme segue:

Mensagem postada no EcoSport Club, pelo Membro Jr. Byews em Qui Mar 29, 2012 4:50 pm

Como a maior parte dos acessórios não é proibido, mas sim regulamentado. Apesar q eu nunca vi policial algum ver se procede a instalação conforme a lei, acho mais que o Detran, através das vistorias feitas no veículo é que determina se estão fora de padrão.

Basicamente:
-A estrutura deve ser tubular e seu peso não pode exceder 1,2% da massa do veículo. Equipamentos com cantos ou superfícies retas estão proibidos e deverão ser retirados.
-Deverá ter uma plaqueta com os nomes dos veículos para o qual foi projetado, peso, dimensões, registro do Inmetro, razão social e CNPJ do fabricante. As exceções são os carros que trouxerem o componente como item de série original (desde que de acordo com as normas).

Sempre lembrando que se o seu veículo possuir air-bag não é aconselhável o uso na parte frontal, pois irá interferir diretamente no acionamento do mesmo, aumentando o tempo de acionamento e podendo ocasionar graves problemas em caso de acidente.

Na íntegra se quiser ler:


RESOLUÇÃO Nº 215, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006
Regulamenta a fabricação, instalação e uso de dispositivo denominado “quebra-mato” em veículos automotores com peso bruto total de até 3.500 kg.

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO – CONTRAN, no uso da competência que lhe confere o inciso I do art. 12, da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Transito Brasileiro, e conforme Decreto n.º 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito; e
Considerando que o art. 97, do Código de Trânsito Brasileiro atribui ao CONTRAN a responsabilidade pela aprovação das exigências que permitam o registro, licenciamento e circulação nas vias publicas;
Considerando que a instalação do dispositivo denominado “quebra-mato” pode afetar as condições de projeto do veículo, em especial no que se refere à distribuição de peso, estabilidade, aerodinâmica e rigidez estrutural e a eficácia do equipamento suplementar de retenção ( Air Bag ) frontal; e,
Considerando que a utilização do “quebra-mato” pode representar riscos adicionais de acidentes, especialmente quando há o envolvimento de pedestres; resolve:
Art. 1º Os dispositivos “quebra-mato” instalados em veículos automotores com peso bruto total de até 3.500 kg, devem atender aos requisitos desta Resolução.

Art. 2ºOs fabricantes e importadores de veículos automotores equipados originalmente com dispositivo “quebra-mato” devem informar, no manual do proprietário, os seguintes requisitos

I – pontos de ancoragem;
II – peso máximo para o conjunto “quebra-mato” e componentes utilizados em sua instalação;
III – dimensões máximas do “quebra-mato” – largura e altura.
Parágrafo único. Na ausência de definição dos requisitos para instalação do dispositivo “quebra-mato”, por parte dos fabricantes e importadores, cabe ao fabricante do dispositivo o atendimento aos incisos deste artigo.
Art. 3º A utilização do “quebra-mato” em veículos automotores está condicionada a existência de uma plaqueta indelével no dispositivo, indicando suas características gerais, contendo no mínimo as seguintes informações:
I – identificação do fabricante do “quebra-mato” – razão social e CNPJ;
II – modelo do veículo ao qual se destina;
III – peso para o conjunto “quebra-mato”;
IV – dimensões do “quebra-mato”– largura e altura;
V – referência a esta resolução;
VI – identificação do registro da empresa no INMETRO.
Parágrafo único. Ficam dispensados do atendimento deste artigo, os veículos originalmente equipados com dispositivo “quebra-mato”, bem como aqueles em circulação equipados com dispositivo que atenda os requisitos desta Resolução.
Art. 4ºApós 365 dias da data de publicação desta Resolução, fica proibida a circulação, nas vias públicas, de veículos automotores equipados com “quebra-mato” que não cumpram com os requisitos desta Resolução.

Parágrafo único.Ficam dispensados do cumprimento desta Resolução:

a) os veículos originalmente equipados com o dispositivo “quebra-mato” que obtiveram o código de Marca / Modelo / Versão até a data de publicação desta Resolução;
b) os veículos utilizados na prestação e manutenção de serviços de utilidade pública;
c) veículos militares;
d) veículos de órgãos de segurança pública.

Art. 5º Os veículos automotores somente poderão ser equipados com o dispositivo do tipo “quebra-mato” produzidos por empresas devidamente registradas no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO, que estabelecerá, em 180 dias, contados a partir da data de publicação desta Resolução, os requisitos para a concessão do registro mediante regulamentos complementares
Art. 6ºO não cumprimento do disposto nesta Resolução sujeitará o infrator à aplicação da penalidade e medida administrativa previstas no artigo 230, inciso XII, do Código de Trânsito Brasileiro.

Art. 7º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: reboque
MensagemEnviado: 25 Out 2016 09:01 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 20 Out 2012 13:55
Mensagens: 3477
Roberto Bertoche escreveu:
hugodj182 escreveu:
Roberto por favor não dê trabalho espantando/assustando os novos membros, já basta em outro tópico sobre este tema que você foi grosseiro com uma moça que tinha acabado de se registrar no fórum, não curte, acha desnecessário ou perigoso é simples basta você não se incomodar com quem tem ou quer por e nem parar atrás de alguém que tenha... kkk.... :twisted:

Abraço...

Não é só isso, Hugo.
Colocar o engate para se proteger custa mais caro para todos, porque o engate, quando atinge outro carro, provoca um dano muito maior do que se ambos encostassem apenas os parachoques.
O engate é muito agressivo, tem um potencial de dano grande, e quando as pessoas usam isso para se defender todos pagam mais caro, inclusive os donos dos carros em que o dono do carro com engate acerta de ré, sem perceber.
Deve ser sem perceber porque em grande parte dos relatos eles vão embora sem nem se dar conta de nada.

O engate provoca danos maiores e deveria ser um item tolerado como um mal necessário, tipo: me desculpe, tenho esse martelo porque preciso rebocar, mas vou tomar todo o cuidado e os danos que isso provocar no seu carro eu pago, etc. mas não ser um porrete desejado como defesa apontado para os outros.
O certo é que nenhum elemento dos carros pudesse ser saliente, principalmente um de aço pontudo e duro como um engate de reboque.
Quando precisar rebocar, que se monte o engate.
Não se pode penalizar a todos usando uma defesa agressiva desse tanto.
É um jeito egoísta.
Abraço,


Mas dai está avaliando somente um lado da moeda, quando um carro com engate dá ré e encosta em outro e o danifica, porém esquece-se da outra variável, quando um carro encosta na traseira de um carro que não tenha engate, danifica seu carro e vai embora sem prestar qualquer explicação... ou seja, existem os dois lados... eu sempre usei e uma vez um Ka bateu na traseira do meu Gol e o engate salvou, o Ka acabou com a frente e o meu não sofreu qualquer arranhão... sabe como aconteceu... o bonitão do Ka virou em alta velocidade um cruzamento e não esperava que o trânsito estivesse parado e acertou meu carro...

E nesse caso, eu fui egoísta? Eu que penalizei ele por ter batido atrás do meu carro? Eu deveria estar sem engate para que meu carro amortecesse a pancada?

Sinceramente eu não entendi seu argumento pois ele sim é egoísta e parte do princípio que existe apenas uma parte penalizada...

Abs!

_________________
Moderador
Imagem
Meu HB20


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: reboque
MensagemEnviado: 25 Out 2016 10:40 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Bom dia, Clever.
O meu argumento pressupõe que ninguém é muito melhor que o outro e que portanto, a culpa, na média, se divide igualmente entre todos.
Tendo essa ideia em vista, o engate, sempre que estiver envolvido em uma batida ou encostada, aumenta o dano e o prejuízo, deixando a maior parte com quem não tem engate.
Por isso eu acho egoísta, porque não divide igualmente o custo de encostadas e batidas, uma vez que se admita que a culpa é, na média, ora de um ora de outro.
Seria um tanto de pretensão achar que quem tem engate nunca tem culpa.
Isso sem falar nas vezes que o engate machuca um pedestre, que, mesmo nos casos em que ele mesmo tem culpa, enfrenta um adversário desproporcionalmente mais forte, de aço, muito mais duro que a canela de uma criança.
A indústria automobilística tem ao longo da sua história procurado fazer carros mais seguros para todos e também para os pedestres e o engate proeminente é um retrocesso nesses avanços.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: reboque
MensagemEnviado: 25 Out 2016 10:45 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 20 Out 2012 13:55
Mensagens: 3477
Roberto Bertoche escreveu:
Bom dia, Clever.
O meu argumento pressupõe que ninguém é muito melhor que o outro e que portanto, a culpa, na média, se divide igualmente entre todos.
Tendo essa ideia em vista, o engate, sempre que estiver envolvido em uma batida ou encostada, aumenta o dano e o prejuízo, deixando a maior parte com quem não tem engate.
Por isso eu acho egoísta, porque não divide igualmente o custo de encostadas e batidas, uma vez que se admita que a culpa é, na média, ora de um ora de outro.
Seria um tanto de pretensão achar que quem tem engate nunca tem culpa.
Isso sem falar nas vezes que o engate machuca um pedestre, que, mesmo nos casos em que ele mesmo tem culpa, enfrenta um adversário desproporcionalmente mais forte, de aço, muito mais duro que a canela de uma criança.
A indústria automobilística tem ao longo da sua história procurado fazer carros mais seguros para todos e também para os pedestres e o engate proeminente é um retrocesso nesses avanços.
Abraço,


Entendo seu ponto de vista apenas discordo quanto ao dano, se a pessoa encosta em um carro com engate o dano foi causado por ela, pois se não tivesse o engate haveria dano ao próximo, por outro lado a pessoa que tem engate pode causar dano se encostar na frente de um carro, lembro que em nenhum momento tive a pretensão de não delegar culpa a quem tem engate, mas como qualquer incidente é preciso averiguar culpa. Se meu carro está parado e um carro encosta no engate sou culpado porque se não houvesse tal aparato o dano a pessoa seria menor e compartilhado, pois com certeza haveria danos ao meu carro. A questão não está no uso do engate, mas na atitude das pessoas, respeitar a propriedade alheia, respeitar o espaço do próximo...

Quanto aos pedestres, as vezes pode ser evitado, desde que os mesmos passem pelas faixas e não entre os carros, ainda mais quando estão com sacolas que batem na lata do carro, isso porque existe uma cultura de dane-se o que é do próximo... então em síntese, o problema está nas pessoas e não no engate...

Minha opinião amigo... abs!

Obs.: o meu está devidamente instalado pois carrego minhas bikes!

_________________
Moderador
Imagem
Meu HB20


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: reboque
MensagemEnviado: 07 Nov 2016 23:04 
Offline

Registrado em: 17 Jan 2016 18:44
Mensagens: 169
Localização: Cuiabá
Eu não gosto de engates pois acho que eles estragam o visual do carro, e confesso que usaria sem a menor culpa um acessório que protege-se ao máximo meu carro dessas pragas que batem atrás.

No mais, vi esse carro hoje no congestionamento e lembrei na hora deste tópico :lol: :lol: :lol:


Anexos:
WhatsApp Image 2016-11-07 at 22.58.27.jpeg
WhatsApp Image 2016-11-07 at 22.58.27.jpeg [ 96.5 KiB | Exibido 4116 vezes ]
WhatsApp Image 2016-11-07 at 22.58.26.jpeg
WhatsApp Image 2016-11-07 at 22.58.26.jpeg [ 92.45 KiB | Exibido 4116 vezes ]

_________________
HB20 Preto Comfort Style MT 1.6 15/16
Gol Special 1.0 99/99 - Carro de estimação
Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: reboque
MensagemEnviado: 08 Nov 2016 07:05 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
O Clever falou uma coisa importantíssima.
Se vivêssemos em um cultura onde as pessoas se importassem com o próximo, poderia colocar o reboque na frente, atrás, do lado, no teto e no capô.
Mas não é nossa realidade. Daí, Bertoche também tem razão, pois muitos do que colocam, não tem a mesma boa intenção na hora que o descuido dele amassa o outro.
É um dilema moral e não de reboque.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: reboque
MensagemEnviado: 08 Nov 2016 08:17 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Para proteger os para-choques (dianteiro e traseiro) do meu carro eu colocaria uma película transparente e um pouco mais grossa, que não aumentaria o dano (no carro do outro) em caso de colisão.
Acho que essa seria a atitude natural de quem se importa com o próximo, tanto quanto consigo mesmo.
Diminuindo o dano no próprio carro sem aumentar o dano no carro do outro.

Os para-choques do meu carro têm sim alguns pequenos riscos, mas são menos visíveis do que as marcas causadas por pedriscos (ou insetos bem duros) na frente do capô.

Outro dia, no supermercado, não reparei bem a vaga em que estacionei - e quem fez aquele estacionamento certamente tem uma capacidade intelectual bem limitada - mas o fato é que uma pequena ilha que separa os carros é inclinada e quando cheguei de volta ao carro havia um carrinho escorado no para-choque dianteiro, de modo que se eu saísse da vaga o carrinho cairia da tal ilha central.
Esses dias, quando lavei o carro, procurei onde pode ter estragado e não encontrei nada.
Foi um pouco de sorte e também da proteção daquelas bordas de plástico do modelo X.

Att.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: reboque
MensagemEnviado: 08 Nov 2016 08:58 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Continuo achando muito barulho para uma coisa que não merece tanta atenção, mas enfim...

Como tudo na vida e como ficou demonstrado na foto que postaram o reboque(engate)pode servir para proteger, mas também pode gerar danos/transtornos maiores para quem o instala no caso de uma colisão mais forte na traseira, aliás me arrisco a dizer que dependendo do veículo que bater na traseira de um carro com o engante, o prejuízo pode ser maior para quem estiver com o engate... Estou ciente das vantagens e desvantagens, o engate que uso é o modelo arredondado homologado pelo Inmetro(como a maioria aliás, porque os modelos "agressivos" foram retirados de comercialização faz tempo)... Então não vejo problema algum...

EU coloquei porque acho que fica bom em carro hatch, para me proteger(não agredindo e sim fazendo a pessoa que parar atrás pensar bem antes de colar ou encostar no meu carro)e ainda com a possibilidade mesmo que remota de eventualmente precisar puxar alguma coisa(Apesar de não ser muito fã da ideia)...

Acho que sempre vai haver discussão e debate sobre modificações, acessórios, forma de conduzir, preferência de versão/modelo/motorização.... Porque cada um vive uma realidade, tem um poder aquisitivo, enxerga as coisas de um determinado jeito, tem um gosto, valores... Enfim... Importante é respeitar as diferenças e cada um fazer o seu papel perante a sociedade, o que adianta a pessoa andar num carrinho original, tudo certinho e dirigir igual maluco ou pilotar chapado por aí? Sou do tipo de pensamento que o que ensina/agrega as pessoas um conhecimento/conscientização é educação, não críticas, cobranças e sermões da montanha...

Abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB