Róbson Teixeira escreveu:
Boa noite pessoal, tudo tranquilo??
Gostaria de relatar um barulho e uma decepção que estou tendo com meu hb20. Todas as vezes que andei com ele com o ar ligado (seja com gasolina ou álcool) o consumo foi absurdo e a perda de potência impressionante. É praticamente impossível andar com ele em congestionamentos, ou a falta de força te faz passar raiva, ou é preciso elevar demasiadamente o RPM pra conseguir arrancar. Em morros então esquece, tem alguns que ele nem sobe. Quando é necessária uma arrancada com maior rapidez, é até perigoso, pois o carro simplesmente não vai, fora as vezes em que vamos arrancar e da aquele barulho de motor da Fiat arrancando em ladeira. Além disso, quando estou com o carro parado e ar ligado, esse mesmo barulho de motor da fiat está presente, como se estivesse grilando. Será que o carro está com algum problema?? Com o ar desligado o carro é muito bom, mas ele ligado o carro vira outro e só faz raiva
Obs: Outras pessoas ja dirigiram o carro e falam a mesma coisa, além disso ja dirigi outros modelos 1.0 como onix e gol em que não sentia tanta diferença com o ar ligado.
Obs 2: Sempre abasteço em posto na minha cidade e Shell
Obs 3: Geralmente ando sozinho ou com mais um passageiro
Colega Robson, seja bem vindo ao forum e a recomendação pessoal que deixo aqui para vc, apesar de que eu tenho um HB20 1.6 mas me utilizei por um bom tempo de um corsa 1.0 1997 a gasolina de apenas 60 cvs da esposa, então é para sempre que lhe for possível, que vc dê preferencia em abastecer com etanol ou pelo menos com a mistura mágica composta de 80% de etanol e 20% de gasolina comum que é para potencializar um pouco mais o etanol que assim rende um pouco mais em kms/l.
E como já sabemos que os motores flex da linha HB20 são de elevada taxa de compressão, por causa dessa ótima característica deles, eles detestam funcionar com as gasolinas e adoram serem alimentados com o etanol por isso que quando se abastece qualquer versão de HB20 1.0 apenas com gasolina, ocorrem todos esses inconvenientes que vc mesmo percebeu e citou aqui.
Lembre-se tb que em se tratando de um motor 1.0 aspirado e ainda com o ar cond. ligado, que ele terá sempre uma limitação maior de força mas isso é perfeitamente normal nesses tipos de motores pequenos.
Outra dica é que sempre que vc for enfrentar subidas mais íngremes com esse seu HB20, procure inicia-las numa marcha mais reduzida e tente se possível for, embalar antes o veículo lembrando nesses instantes mais críticos de tb desligar o ar cond. pq cada um detalhe desses vão somando e assim, ajudando positivamente os HB20 1.0 a vencer esses obstáculos mais difíceis!
Valeu colega, é isso aí, boa sorte!