Bem-vindo: 28 Mar 2024 12:56

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Barulho no motor 1.0 com carro parado e ar ligado
MensagemEnviado: 06 Dez 2016 18:55 
Offline

Registrado em: 06 Dez 2016 18:40
Mensagens: 1
Boa noite pessoal, tudo tranquilo??

Gostaria de relatar um barulho e uma decepção que estou tendo com meu hb20. Todas as vezes que andei com ele com o ar ligado (seja com gasolina ou álcool) o consumo foi absurdo e a perda de potência impressionante. É praticamente impossível andar com ele em congestionamentos, ou a falta de força te faz passar raiva, ou é preciso elevar demasiadamente o RPM pra conseguir arrancar. Em morros então esquece, tem alguns que ele nem sobe. Quando é necessária uma arrancada com maior rapidez, é até perigoso, pois o carro simplesmente não vai, fora as vezes em que vamos arrancar e da aquele barulho de motor da Fiat arrancando em ladeira. Além disso, quando estou com o carro parado e ar ligado, esse mesmo barulho de motor da fiat está presente, como se estivesse grilando. Será que o carro está com algum problema?? Com o ar desligado o carro é muito bom, mas ele ligado o carro vira outro e só faz raiva

Obs: Outras pessoas ja dirigiram o carro e falam a mesma coisa, além disso ja dirigi outros modelos 1.0 como onix e gol em que não sentia tanta diferença com o ar ligado.
Obs 2: Sempre abasteço em posto na minha cidade e Shell
Obs 3: Geralmente ando sozinho ou com mais um passageiro


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho no motor 1.0 com carro parado e ar ligado
MensagemEnviado: 06 Dez 2016 19:17 
Offline

Registrado em: 03 Mai 2014 09:38
Mensagens: 36
Olá Amigo!

Tenho um HB20 1.0 2016 Comfort Plus. Eu só noto ele meio fraco quando está abastecido apenas com gasolina, no álcool ele arranca bem mais fácil.
Quando o carro está com 4 pessoas, já noto uma diferença de força considerável.

Obs: Também ouço essas "batidas" no motor, mas só quando a rotação está baixa.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho no motor 1.0 com carro parado e ar ligado
MensagemEnviado: 07 Dez 2016 15:11 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 16 Nov 2016 08:47
Mensagens: 94
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Fala amigo,

Eu também tenho um 1.0 e quando tirei ele da concessionária tava no álcool aí enchi o tanque no álcool e rodei sempre com o ar ligado, fiquei até impressionado que ele parecia um 1.4 andando, subia ladeiras no ar sem perder tanta potência e tinha um torque incrível...depois que mudei pra gasolina ficou uma bost**. Realmente nas arrancadas com ar ele é ruim mesmo mas no álcool ele tava andando bem.

Pode ser combustível ruim também que pode fazer esses ruídos, tente trocar de posto.

Quando coloco combustível sempre coloco 80 reais de comum e 20 de aditivada. Mas nunca coloco aditivada pura.

Na questão do tanque, sempre rodo 3 a 4 tanques na gasolina e 1 no álcool pra fazer aquela limpeza básica.

Se não resolver a troca de posto, agende uma visita à concessionária!

Abraços

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho no motor 1.0 com carro parado e ar ligado
MensagemEnviado: 07 Dez 2016 16:52 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Róbson Teixeira escreveu:
Boa noite pessoal, tudo tranquilo??

Gostaria de relatar um barulho e uma decepção que estou tendo com meu hb20. Todas as vezes que andei com ele com o ar ligado (seja com gasolina ou álcool) o consumo foi absurdo e a perda de potência impressionante. É praticamente impossível andar com ele em congestionamentos, ou a falta de força te faz passar raiva, ou é preciso elevar demasiadamente o RPM pra conseguir arrancar. Em morros então esquece, tem alguns que ele nem sobe. Quando é necessária uma arrancada com maior rapidez, é até perigoso, pois o carro simplesmente não vai, fora as vezes em que vamos arrancar e da aquele barulho de motor da Fiat arrancando em ladeira. Além disso, quando estou com o carro parado e ar ligado, esse mesmo barulho de motor da fiat está presente, como se estivesse grilando. Será que o carro está com algum problema?? Com o ar desligado o carro é muito bom, mas ele ligado o carro vira outro e só faz raiva

Obs: Outras pessoas ja dirigiram o carro e falam a mesma coisa, além disso ja dirigi outros modelos 1.0 como onix e gol em que não sentia tanta diferença com o ar ligado.
Obs 2: Sempre abasteço em posto na minha cidade e Shell
Obs 3: Geralmente ando sozinho ou com mais um passageiro



Colega Robson, seja bem vindo ao forum e a recomendação pessoal que deixo aqui para vc, apesar de que eu tenho um HB20 1.6 mas me utilizei por um bom tempo de um corsa 1.0 1997 a gasolina de apenas 60 cvs da esposa, então é para sempre que lhe for possível, que vc dê preferencia em abastecer com etanol ou pelo menos com a mistura mágica composta de 80% de etanol e 20% de gasolina comum que é para potencializar um pouco mais o etanol que assim rende um pouco mais em kms/l.

E como já sabemos que os motores flex da linha HB20 são de elevada taxa de compressão, por causa dessa ótima característica deles, eles detestam funcionar com as gasolinas e adoram serem alimentados com o etanol por isso que quando se abastece qualquer versão de HB20 1.0 apenas com gasolina, ocorrem todos esses inconvenientes que vc mesmo percebeu e citou aqui.

Lembre-se tb que em se tratando de um motor 1.0 aspirado e ainda com o ar cond. ligado, que ele terá sempre uma limitação maior de força mas isso é perfeitamente normal nesses tipos de motores pequenos.

Outra dica é que sempre que vc for enfrentar subidas mais íngremes com esse seu HB20, procure inicia-las numa marcha mais reduzida e tente se possível for, embalar antes o veículo lembrando nesses instantes mais críticos de tb desligar o ar cond. pq cada um detalhe desses vão somando e assim, ajudando positivamente os HB20 1.0 a vencer esses obstáculos mais difíceis!

Valeu colega, é isso aí, boa sorte!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho no motor 1.0 com carro parado e ar ligado
MensagemEnviado: 07 Dez 2016 18:28 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Completando o que o Ianis disse e muito bem.
Se a gente faz questão de colocar gasolina, porque o preço do etanol está muito caro, quase igual, coloque então meio a meio.

Chute/calcule quanto vai caber, divida por dois e manda colocar de gasolina e depois completar com etanol até desarmar a segunda vez.
A gente vai ver que economizou, porque abasteceu com gasolina e, ao mesmo tempo, ficou com o carro melhor, porque de verdade o que mais tem no tanque é etanol.
Vc concorda, Ianis?
vc entende muito. rs.
Abração

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho no motor 1.0 com carro parado e ar ligado
MensagemEnviado: 07 Dez 2016 19:00 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Fala Bertoche, agradeço pelo seu apoio e concordo com vc, afinal já sabemos que o etanol combina bem mais com os motores flex de alta compressão da linha HB20 do que essas nossas pobres gasolinas.

Obs : E falando em altas compressões de motores flex aspirados, o motor 1.0 que ainda continua sendo o campeão com a maior taxa de compressão de todos os atuais motores é o do gol 1.0 geração V e VI que apresenta nada menos do que 13:1 de taxa de compressão contra 12,5:1 do motor 1.0 aspirado dos HB20 !

Apenas a VW pecou em manter a antiga configuração desse seu valente motorzinho 1.0 com apenas 2 válvulas por cilindro no lugar da mais moderna configuração de 4 valv. por cilindro e do comando de válvulas variável da maioria dos motores atuais !

Inclusive até já tive a oportunidade de fazer uma longa e inesquecível viagem de 1000 kms de ida e outros tantos de volta sozinho até São Paulo Capital em um golzinho desses geração V em 2009 que estava novinho ainda com apenas 3100 kms rodados e o abasteci apenas com etanol durante todo esse percurso e ele voou baixo nessa viagem me surpreendendo bastante por ser 1.0 e ainda com apenas 2 valv. por cilindro, mas ele se mostrava sempre bem desaforado tanto que até hoje sinto saudades do rendimento dele, pena que ele era alugado de uma locadora local ... rsrsrsrs!!!

Valeu Bertoche, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho no motor 1.0 com carro parado e ar ligado
MensagemEnviado: 09 Dez 2016 08:40 
Offline

Registrado em: 05 Dez 2016 14:37
Mensagens: 8
Bom dia amigos!

Peço licença para deixar meu relato também.

Tirei meu HB20 Comfort 1.0 faz uma semana hoje. Ainda não rodei 200km com ele.
Ao sair da CSS sexta passada eu fui direto ao posto BR, que era o mais próximo e enchi de gasolina, pois eu queria ver o rendimento do carro sendo o primeiro tanque cheio de gasolina e também porque a gasolina estava compensando mais.

Bom, realmente nos primeiros dias eu senti o carro fraco nas arrancadas, especialmente com o ar ligado. Porém, ciente de que carro zero é amarrado mesmo, que gasolina não empolga e que este carro é um 3 cilindros com 12v, bem diferente do meu carro anterior, um kazinho 2010 1.0 8v.

O ká com motor zetec rocam não tinha mais arranque que o HB20, a única coisa que senti até o momento é que na terceira marcha o kazinho sim era mais forte, tendo até que tirar o pé ou jogar uma quarta em grandes subidas, (o kazinho estava habituado a dar pau em gol, palio, uno e outros 1.0, hehehe). Já no HB20 eu senti a terceira marcha bem fraca em subidas, tendo que esticar a segunda até o 4 mil giros ou um pouco mais para jogar a terceira. No kazinho sempre fiz todas as trocas nos 3mil rpm.

Bom, essa questão da troca com giros mais altos eu estou creditando ao motor de 12v mesmo, não sei se estou enganado, mas ele possui marchas mais longas. Inclusive eu tenho sentido pouca necessidade de jogar uma quinta, coisa que era frequente no kazinho.

Até o momento o computador está indicando 9.9km/L com gasolina, não consegui chegar a 10. Mas, como já disse, o carro é zero, tá amarradão ainda e é o primeiro tanque e com gasolina BR porque era o posto mais próximo, sempre dou preferência para Shell.

Fora isso, eu senti a marcha ré um pouco fraca, tendo que umas duas vezes já, enfiar o pé na embreagem e aumentar o giro para ir, mas acho que ainda estou acostumando com o carro.

Sobre combustível, a qualidade faz muita diferença para o motor, não basta ser álcool para ter mais potência, tem que ser álcool bom e não basta ser gasolina pra render mais, tem que ser gasolina boa. Aqui na minha cidade existem diversos postos Shell, mas em muitos o combustível é uma porcaria, a bandeira não significa nada. Teste, troque de posto, faça as misturas como indicaram os amigos acima.

Abraços,


Thiago Carrozza.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho no motor 1.0 com carro parado e ar ligado
MensagemEnviado: 09 Dez 2016 10:47 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Bom dia Thiago e parabéns pela compra do seu novo HB20 e valeu tb pelo seu relato !

E somente acrescentando aqui mais uma dica muito útil porém sempre bastante esquecida pela grande maioria dos donos de veículos flex :

Para saber a qualidade do etanol que está sendo abastecido nos seus veículos, basta ficar atento aquele densímetro que fica obrigatoriamente instalado na lateral de todas as bombas de etanol dos postos de abastecimentos.

A função dele é exatamente essa de ficar sempre monitorando o etanol que está passando por aquela bomba e indicando ao vivo e a cores, se aquele etanol está dentro das especificações da ANP ou está adulterado !

Já com relação à qualidade das gasolinas, infelizmente não há nada seguro para nos mostrar no momento dos abastecimentos, se aquela gasolina que está entrando no tanque é confiável ou adulterada ...

Portanto mais um ponto positivo aqui, mas apenas para o etanol !!!

Boa sorte colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho no motor 1.0 com carro parado e ar ligado
MensagemEnviado: 21 Dez 2016 20:01 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 16 Nov 2016 08:47
Mensagens: 94
Localização: São Bernardo do Campo - SP
ianisgreek escreveu:
Bom dia Thiago e parabéns pela compra do seu novo HB20 e valeu tb pelo seu relato !

E somente acrescentando aqui mais uma dica muito útil porém sempre bastante esquecida pela grande maioria dos donos de veículos flex :

Para saber a qualidade do etanol que está sendo abastecido nos seus veículos, basta ficar atento aquele densímetro que fica obrigatoriamente instalado na lateral de todas as bombas de etanol dos postos de abastecimentos.

A função dele é exatamente essa de ficar sempre monitorando o etanol que está passando por aquela bomba e indicando ao vivo e a cores, se aquele etanol está dentro das especificações da ANP ou está adulterado !

Já com relação à qualidade das gasolinas, infelizmente não há nada seguro para nos mostrar no momento dos abastecimentos, se aquela gasolina que está entrando no tanque é confiável ou adulterada ...

Portanto mais um ponto positivo aqui, mas apenas para o etanol !!!

Boa sorte colega !



Bem observado ianis,

Obrigado por compartilhar informações conosco, sempre tive uma curiosidade em saber o que era aquilo do lado da bomba, imaginei algo parecido rsrs.

Abraços!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB