Roberto Bertoche escreveu:
Doan, eu pensava desse modo quando era proprietário de um VW Fox. A cada revisão eu desembolsava nunca menos de R$ 1.000,00
Eu sempre soube que ter carro custa caro, mas aquilo era demais.
As revisões dos meus 2 HB20X custam entre R$ 400,00 e R$ 700,00, e nem sempre a do mais velho é mais cara.
Depende do plano de manutenção.
Em média, eles rodam 2 mil km por mês e fazem portanto revisões a cada 5 meses.
O preço das revisões anuais dos dois carros é um pouco menor do que o valor que me está sendo cobrado de IPVA 2017.
Em compensação, a garantia tem me servido à beça.
Já me trocaram diversas peças em garantia, inclusive a CM BlueNav.
Só o preço dela pagaria as revisões de ambos os carros por mais de ano e meio (7 revisões em média).
Fora as outras peças que já foram trocadas em algum dos carros: Evaporador do ar condicionado, rele do sistema de partida a frio, fechadura da porta traseira direita, sensor de congelamento do ar condicionado e umas outras poucas que me esqueci.
Eles me atendem muito bem e eu acho o preço e o atendimento justos.
Estou satisfeito de ter trocado um Ford e um VW por dois Hyundai.
Abraço,
Então Roberto Bertoche, você compreendeu bem a minha explanação, ainda mais por ser alguém que passa por uma rotina semelhante a minha. Eu também rodo bastante com carro, pois o utilizo para ir ao trabalho, faço em média 24 mil kms por ano. Por conta disso, as revisões ficam muito próximas e como se pode imaginar se torna assustador as frequentes visitas as concessionária para realizar tais revisões. Isso é diferente de alguém que possui um carro "de garagem", que só sai nos finais de semana para dar uma volta no quarteirão.
Quando digo que não faço revisão na concessionária, não quer dizer negligenciar as revisões do carro. Sigo a tabela do manual e troco as peças conforme o indicado, porém faço isso com um mecânico próprio, em outro lugar especializado e onde o serviço seja realizado na minha frente, o serviço sai mais barato.
Meu último carro foi um Fiesta Rocam Hatch 1.0, tive algumas experiências ruins com a concessionária: Um dia ela tentou me cobrar R$700 reais de "mão de obra" para uma revisão, quando eu disse que ligaria para a Ford, eles simplesmente abriram mão desta "taxa". Outra vez encheram o reservatório de água do motor até o talo. Fora os problemas que tive quando fui fazer recall e os técnicos nem sabiam ao certo o que deveria ser trocado no carro. Não me surpreenderia se a maioria dos problemas que surjam no veículo após a compra sejam causados por estes próprios "profissionais" da concessionária. Com o HB20 não está sendo muito diferente, apesar dele ainda não ter os 10 mil Kms e ainda não ter ido a nenhuma revisão já tive problemas com a concessionária. Paguei R$1600 para a Caoa pelos tapetes, protetor de Cárter, sensor de estacionamento, frisos e insulfilm, pois eles não oferecem nada de "brinde" (nem um chaveiro). Entretanto, mesmo pagando caro por estes serviços, quando fui buscar o carro não havia insulfilm no vidro frontal, o que achei um absurdo, pois agora vou ter que pagar por fora, pois os responsáveis nunca se encontram na concessionário quando vou lá reclamar.
Apesar de tudo, devo admitir é uma loteria. Seu carro pode apresentar um problema e você morrer em um dinheiro, a montadora sabe disso e por isso existe esse valor alto pelas revisões. Ainda estou pensando a respeito, se eu começar a ter desentendimento com eles não vou levar adiante.