Bem-vindo: 27 Abr 2024 22:01

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Quem irá processar a Hyundai?
MensagemEnviado: 21 Nov 2012 10:05 
Offline

Registrado em: 15 Nov 2012 13:43
Mensagens: 15
Eu entrei com processo no procon pelo atraso na entrega. Comprei dia 19/09 com prazo de entrega até 11/11. Eles não dão nem notícia do carro. Agora devo processar judicialmente a CAOA Osasco (grande SP), pois ela montou toda a frente da loja como se fosse Hyundai Brasil (tenho fotos disso) e nunca recebeu autorização para vender o HB 20. Depois que denunciei a loja no sac da Hyundai importados, eles voltara a ter a frente prateada.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quem irá processar a Hyundai?
MensagemEnviado: 21 Nov 2012 10:28 
Offline

Registrado em: 30 Ago 2012 14:37
Mensagens: 151
Fernando Valle escreveu:
Bom dia, pessoal.

Sou advogado e peguei meu 1.6 Comfort Plus dia 12.11.
Eu já dei várias dicas em outros tópicos sobre os problemas que estão ocorrendo. Destaco algumas possibilidades:

- prazo de entrega: deve ser cumprido pela css, mas para resguardar o direito devem ter como provar a promessa do prazo (por escrito, e-mail, gravação de conversa, etc.). Caso não entreguem no prazo, podem desfazer o negócio e pegar o sinal em dobro de volta.

- TAC e documentação: tanto as taxas de abertura de crédito quanto a obrigatoriedade de fazer a documentacao pela css são ilegais. Podem pagar para nao serem prejudicados pelas css mas depois podem pedir a devolução em juízo. Melhor explicado, devem devolver o TAC integralmente e a diferença entre o valor do emplacamento feito com eles e o que seria feito fora da css. Obrigatoriedade de financimento através deles também é questionável, haja vista que geralmente as taxas de juros ficam maiores do que se feitas com nossos bancos.

- equipamentos nao entregues: isso aconteceu e está acontecendo com alguns itens, tais como maçanetas da porta, alavanca de câmbio, descanso do pé. São 4 alternativas, a princípio:

1- nao pegar o carro na css sem esses itens, exigindo que eles coloquem;
2- pegar o carro como estiver e tentar depois receber os itens (através da css e do 0800);
3- pedir o abatimento no preço em razao da falta dos itens;
4- comprar os itens do bolso e pedir o valor em dobro de volta.

Se nao conseguirem resolver amigavelmente, infelizmente apenas o judiciário poderá ajudá-los. Sugiro que seja utilizado o Juizado Especial Civel (vulgarmente conhecido como juizado de pequenas causas), que nao precisa de advogado quando o pedido vai até 20 salários minimos.
O juizado é de graça e mais rápido do que a justiça comum.
Nao sugiro acoes coletivas (MP, Defensoria Publica) porque demoram demais. Acoes individuais sao bem mais rapidas e satisfatórias.

Eu, mesmo sendo advogado, vou tentar resolver amigavelmente pois conheço o drama de um processo judicial. Vou tentar as alternativas 2 e 4, respectivamente.

Talvez eu tenha esquecido algumas questoes, de tanto que ja respondi isso. Mas estou à disposição para mais dúvidas.

Fernando Valle - OAB/SP 271.931

fvalle@pasqualinadvogados.com.br

bom dia, no meu caso comprei em 15/9 peguei um recibo, o vendedeor me disse de boca que era para outubro entre 15 e 20, mas ate agora nada, só com a data pode abrir um processo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quem irá processar a Hyundai?
MensagemEnviado: 21 Nov 2012 10:47 
Offline

Registrado em: 19 Out 2012 22:06
Mensagens: 23
Eu já abri um processo contra a concessionária, reservei dia 27/09 e era para entregar em outubro. Agora falaram que só em janeiro 2013.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quem irá processar a Hyundai?
MensagemEnviado: 21 Nov 2012 10:49 
Offline

Registrado em: 30 Ago 2012 14:37
Mensagens: 151
Rusulvete escreveu:
Eu já abri um processo contra a concessionária, reservei dia 27/09 e era para entregar em outubro. Agora falaram que só em janeiro 2013.

qual css?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quem irá processar a Hyundai?
MensagemEnviado: 21 Nov 2012 12:03 
Offline

Registrado em: 08 Set 2012 19:32
Mensagens: 17
Pois é meu amigo.
No entanto, a questão não é você conseguir instalar ou não um som.
A questão é que nós vivemos hoje em um sistema de direito obrigacional regido por princípios como a boa-fé e cooperação. Além do quê, nosso sistema de proteção ao consumidor já inova, impondo a observação da boa-fé objetiva aos sujeitos das relações contratuais consumeristas.
O que isso significa?
Ora, que a Hyundai não pode lançar um automóvel sem áudio que implique na inviabilidade de colocar outro qualquer, implicando ainda, na perda da garantia, já que eles não instalam nas concessionárias.
Veja, o correto seria que a mesma ALERTASSE O CONSUMIDOR PARA ESSA CIRCUNSTÂNCIA, ainda que ela esteja revestida de grande perversão. O consumidor deveria saber, ao comprar o veículo, que a moldura do mesmo não suporta a instalação dos modelos de audio convencionais. Deveria saber ainda, que caso retirasse a moldura, retiraria junto os difusores de ar. Assim, ele poderia escolher, entre comprar um veículo com essas especificações ou não comprar.

A má-fé é latente. Cabe à Hyundai agora indenizar todos os consumidores por danos morais e os respectivos danos materiais com a instalação do áudio.

No mais, reitero o pedido para que este tópico se transforme num centro de colaboração entre os lesados pela Hyundai.

COMPARTILHEMOS:
- Nossos problemas.
- As provas que termos (screenshots, documentos)
- As medidas adotadas

Assim, com todos munidos contra esta companhia, poderemos ser mais bem sucedidos, e mostrar que: DE LEVIANOS, IDIOTAS E IGNORANTES, NÓS, CONSUMIDORES BRASILEIROS, TEMOS NADA, OU POUCO.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quem irá processar a Hyundai?
MensagemEnviado: 21 Nov 2012 14:34 
Offline

Registrado em: 23 Out 2012 12:22
Mensagens: 83
Quanto ao problema do som, realmente eles até agora não deram uma solução adequada. Se eles vendem o carro sem som devem proporcionar que outro seja instalado pelo consumidor. Eu estou no mesmo barco porque preferi pegar sem som pra colocar um de minha preferência.
Se a solução não for dada pela Hyunda, com o oferecimento de uma moldura que dê acesso tanto a 1 din quanto a 2 din, com certeza poderemos tomar providências junto ao judiciário.

Todavia, particularmente acredito que eles encontrarão sim uma solução adequada. Ela somente virá atrasada para nós, que já pegamos o carro.
Já existem alternativas para quem comprou o carro com som original (já tem moldura pra eles) e alguns consumidores ja conseguiram instalar nos HB20 sem som, mas com alternativas "não oficiais". Alguns estão mandando fazer moldura, outros estao adaptando a entrada 1 din que ele já tem.

Eu trabalho com esses problemas jurídicos e sei muito bem o que poderei fazer. Mas, sinceramente, prefiro aguardar um pouco mais alguma solução por parte deles e apenas se isso nao ocorrer dentro dum prazo razoável vou acionar o judiciário (nessa questão de som/entradas/molduras).

Fernando Valle - OAB/SP 271.931


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quem irá processar a Hyundai?
MensagemEnviado: 21 Nov 2012 14:43 
Offline

Registrado em: 23 Out 2012 12:22
Mensagens: 83
Quanto ao prazo de entrega nao cumprido, é preciso que produzam alguma prova da promessa do prazo. Podem gravar uma simples ligação para o vendedor, onde é mencionado o prazo.

Eu, por exemplo, acabei pegando o carro antes da previsão, por sorte (acho). Mas, antes dessa sorte fiz o seguinte: mandei e-mail para vendedora do tipo "mudou alguma coisa ou a previsao continua janeiro?". Dependendo da resposta deles ja configura prova.
Mas a vendedora que me atendeu, muito esperta, nao se comprometeu por e-mail. Então eu liguei e gravei a conversa. Consegui.
Felizmente nao precisei usar a prova porque entregaram meu carro semana passada, dia 12.11.

Mas, eu ja tinha um plano traçado. Assim que o meu prazo se aproximasse sem a entrega eu ameaçaria a css dizendo que se o prazo nao fosse cumprido iria cancelar a compra e pegar a minha entrada de volta e brigaria pelo pagamento por eles da multa legal, que é exatamente o valor do sinal. Eu havia dado R$ 3 mil e ganharia fácil mais R$ 3 mil de multa, conforme artigo 418 do Código Civil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quem irá processar a Hyundai?
MensagemEnviado: 21 Nov 2012 19:02 
Offline

Registrado em: 17 Nov 2012 16:52
Mensagens: 60
Fernando, estive lendo teus tópicos e respostas no forum, eu nao estou com o carro ainda, porem há um problema.

- Quando fui á css, fazer o pedido, me disseram que entregaria em 90 dias, ou seja, la pelo final de fevereiro de 2013, até ai tudo bem, pois nao tenho pressa, pois há algumas necessidades.

- Quando estava em viagem á trabalho, decidi comprar o confort plus 1.0 + audio ( tinha feito o pedido do confort + audio 1.0 ), só que na pressa, eu falei via telefone para o vendedor, que se recusou de maneira formal a me enviar via email, entao me disse os valores e tudo acabou ali mesmo, sairia no total de 34.990.

Diante disto, ao voltar de viagem o que eu irei fazer, ( nao fiz porque ainda nao tive tempo ), vou simplismente colocar o celular para gravar, antes de entrar na concessionaria, e vou conversar com o vendedor, vou falar sobre os valores do carro, parcelas, taxa de juros, o financiamento por eles, e tambem vou falar sobre este TAC ( que até entao na minha visita ele disse que sou obrigado a pagar quando financiado por eles ), e sobre o emplacamento.

Dependendo da conversa que eu sei que pelo menos do TAC ele irá falar pois disse isto na minha visista, vou ter provas contra eles, sei que muitos nao fazem ( nós, compradores ), por nao ter tempo, por deixar levar..mas realmente, este é meu primeiro carro, e decidi comprar zero, e ainda mais com eles, nao me arrependi, porem me sinto lezado comprando um carro que nao sei quando chega.

OBS: O vendedor me disse que nao precisei deixar nenhum dinheiro como comprovante, e nao me disse que teria que emplacar com eles..porem "antes fechar a porta, do que deixar o ladrao entrar"..


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quem irá processar a Hyundai?
MensagemEnviado: 22 Nov 2012 09:00 
Offline

Registrado em: 23 Out 2012 12:22
Mensagens: 83
cyborg,

pode gravar e conversar sobre tudo com ele. Todavia, brigar antes de pegar o carro pode nao compensar porque voce pode ser prejudicado por eles (podem segurar o carro, te enrolar, te mandar do final da fila, etc.). Fale sobre tudo e questione, mas se nao tiver jeito sugiro pagar e pegar o dinheiro de volta depois. Eu teria conseguido tirar o carro sem placa, mas só depois de ameaçá-los. Acabei fazendo com eles porque conseguiram me adiantar o carro. Fiz o pedido dia 12/10 e dia 12/11 peguei o carro. Mas vou pegar de volta o TAC e parte do valor do emplacamento. Ainda estou pensando se vou pedir os acabamentos em metal, etc.

Mas, se vc nao deixou sinal nao vai haver multa se eles nao cumprirem o prazo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Quem irá processar a Hyundai?
MensagemEnviado: 22 Nov 2012 09:05 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 18 Nov 2012 21:21
Mensagens: 1004
A questão da instalação do som tem de ser resolvida pela HB. E eles tem condições de fazer isso, afinal, em outro tópico há uma foto de uma instalação de um som Pioneer feito num HB20 sem áudio pela própria concessionária, que ficou muito bom.

Ou seja, se o carro não está no padrão do mercado, e não fomos avisados sobre isto, entendo que a HB tem de ser responsabilizada pela instalação, visto que eles tem esta capacidade, já demonstrada por outro usuário.

_________________
Comfort Plus 1.6 Preto Onix


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google Adsense [Bot] e 47 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB