Bem-vindo: 28 Mar 2024 10:14

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Trocas prematuras do conjunto de embreagem
MensagemEnviado: 21 Fev 2017 19:49 
Offline

Registrado em: 21 Fev 2017 15:51
Mensagens: 3
Boa noite, :|
Comprei em 2015 um HB20 Confort Plus 2013, 1.0 com apenas 9000 km, que com 2 anos de uso, que significa um carro pouco rodado.
Tinha escolhido o Hb20 por indicações de conhecidos, reportagens de revistas especializadas em reportagens comparando os 1.0 do mercado, que colocava este modelo como um dos melhores do Brasil na categoria.
Inicialmente gostei muito do carro, com ótimo torke, suavidade para dirigir, linhas elegantes, etc...fiz algumas revisões regulamentares pagando quantias razoáveis.
No entanto em junho de 2016, tive que trocar todo o kit de embreagem 26000 Km, ou seja, já uma kilometragem muita reduzida para qualquer veículo para trocar a embreagem, sem considerar que o primeiro dono não trocou a embreagem. A Hunday considera a embreagem iten de desgate, não a colocando na garantia dos 5 anos. Só este fato já constitui um acontecimento surpreendentemente negativo para veículo. Pois já tive vários carros, inclusive um Corsa 1000 dos anos 1990 e lembro de trocar embreagem com cerca de 50.000 Km. Troquei a embreagem de um Honda Fit com 40.000 km e outros veículos sempre com uma durabilidade maior que os 26.000KM.
Agora, para minha total surpresa negativa o veículo teve que trocar a embreagem nestes dias, com 33.000 Km, ou seja 8 meses ou 7000 Km rodados. Assim fica difícil ter um carro que se troque embreagem em tão curto intervalo de tempo e de kilometragem.
A alegação da concessionária é de que deve ter havido imperícia e condições topográficas desfavoráveis , subidas e descidas, que existem em Belo Horizonte.Moro em um bairro com moderadas subidas e descidas e eu tenho mais de 40 anos de direção, minha esposa um pouco menos e minhas filhas raramente dirigem o carro, a mais novas tem 6 anos de direção, então acho muito difícil que tenha sido imperícia dos condutores.
Outro fato que gera dúvidas, por que o primeiro proprietário trocou o carro com tão pouco kilometragem, 9000 Km.
Agora estou com um veículo nas mãos que se seguir a média de trocas da embreagem, terei que trocar com mais 10000 km, tornando-se provavelmente o record de troca, e economicamente muito negativo.
Então estou muito decepcionado com as estas trocas frequentes da embreagem e coloca em dúvida a qualidade deste veículo.
Era isto que tinha a colocar neste fórum.
SDS :cry:


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Trocas prematuras do conjunto de embreagem
MensagemEnviado: 21 Fev 2017 20:22 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Colega Jorge Padilha, seja bem vindo ao forum e de fato, concordo com vc que é sim considerada normalmente como bem precoce uma troca do sistema de embreagem de qualquer veículo operado normalmente com uma quilometragem tão baixa como essa em que estava o seu HB20 por ocasião dessa manutenção da embreagem dele.

Pq já é um fato comum exemplos de sistemas de embreagem de veículos populares que apresentam uma durabilidade normal e média de mais de 100000 kms rodados.

Mas, a bem da verdade, infelizmente esse não é o primeiro HB20 1.0 a apresentar um desgaste anormal e muito acentuado igual a esses e o pior de tudo, o fato do fabricante não reconhecer essa falha que, em princípio, seria de total e única responsabilidade apenas dele !

E sabemos tb que péssimos hábitos e vícios adquiridos desde quando se começa a aprender a dirigir veículos como o de se manter sempre o pé esquerdo encostado no pedal da embreagem enquanto se dirige, ou daquela famigerada prática de se deslizar demasiadamente e desnecessariamente o sistema de embreagem em arrancadas e tb em outras situações de uso incorreto, são motivos mais do que bastantes para encurtar bastante a vida útil de qualquer sistema de embreagem automotiva, mas ainda acredito que esse não seria o motivo principal dessas ocorrências de falhas nesse sistema de embreagem dos HB20 c/ motor aspirado 1.0 , pq atualmente todo mundo já sabe que esses maus hábitos com o uso da embreagem são até repudiáveis e imperdoáveis ...

Boa sorte colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Trocas prematuras do conjunto de embreagem
MensagemEnviado: 21 Fev 2017 21:51 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Jorge Padilha escreveu:
Boa noite, :|
Comprei em 2015 um HB20 Confort Plus 2013, 1.0 com apenas 9000 km, que com 2 anos de uso, que significa um carro pouco rodado.
Tinha escolhido o Hb20 por indicações de conhecidos, reportagens de revistas especializadas em reportagens comparando os 1.0 do mercado, que colocava este modelo como um dos melhores do Brasil na categoria.
Inicialmente gostei muito do carro, com ótimo torke, suavidade para dirigir, linhas elegantes, etc...fiz algumas revisões regulamentares pagando quantias razoáveis.
No entanto em junho de 2016, tive que trocar todo o kit de embreagem 26000 Km, ou seja, já uma kilometragem muita reduzida para qualquer veículo para trocar a embreagem, sem considerar que o primeiro dono não trocou a embreagem. A Hunday considera a embreagem iten de desgate, não a colocando na garantia dos 5 anos. Só este fato já constitui um acontecimento surpreendentemente negativo para veículo. Pois já tive vários carros, inclusive um Corsa 1000 dos anos 1990 e lembro de trocar embreagem com cerca de 50.000 Km. Troquei a embreagem de um Honda Fit com 40.000 km e outros veículos sempre com uma durabilidade maior que os 26.000KM.
Agora, para minha total surpresa negativa o veículo teve que trocar a embreagem nestes dias, com 33.000 Km, ou seja 8 meses ou 7000 Km rodados. Assim fica difícil ter um carro que se troque embreagem em tão curto intervalo de tempo e de kilometragem.
A alegação da concessionária é de que deve ter havido imperícia e condições topográficas desfavoráveis , subidas e descidas, que existem em Belo Horizonte.Moro em um bairro com moderadas subidas e descidas e eu tenho mais de 40 anos de direção, minha esposa um pouco menos e minhas filhas raramente dirigem o carro, a mais novas tem 6 anos de direção, então acho muito difícil que tenha sido imperícia dos condutores.
Outro fato que gera dúvidas, por que o primeiro proprietário trocou o carro com tão pouco kilometragem, 9000 Km.
Agora estou com um veículo nas mãos que se seguir a média de trocas da embreagem, terei que trocar com mais 10000 km, tornando-se provavelmente o record de troca, e economicamente muito negativo.
Então estou muito decepcionado com as estas trocas frequentes da embreagem e coloca em dúvida a qualidade deste veículo.
Era isto que tinha a colocar neste fórum.
SDS :cry:


Boa noite Jorge!

Depois dê uma lida no seguinte tópico: viewtopic.php?f=71&t=10692

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Trocas prematuras do conjunto de embreagem
MensagemEnviado: 22 Fev 2017 21:10 
Offline

Registrado em: 21 Fev 2017 15:51
Mensagens: 3
Boa Noite, moderador e demais.
Li os artigos do link: viewtopic.php?f=71&t=10692
E percebi que nenhum dos problemas de embreagem relatados são piore que os meus.
Hoje no segundo dia de embreagem nova, numa rampinha fraca da entrada da minha garagem que dá para uma rua movimentada tive que fazer uma manobra pisando na embreagem, veio um cheiro desagradável de embreagem.Pelo menos outra vez hoje também senti o cheiro.
Não me venham dizer que estou pisando demais na embreagem, pois tenho 40 anos de direção, sempre dirigi assim, e trocava embreagem dos 50000 Km de todos os carros que tive.
Amanhã vou a concessionário reclamar e pedir um teste com o piloto deles e vou para um lugar de subida e pedir para ele estacionar entre dois carros. A coisa vai "feder".
Abraços


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Trocas prematuras do conjunto de embreagem
MensagemEnviado: 22 Fev 2017 22:06 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Jorge Padilha escreveu:
Boa Noite, moderador e demais.
Li os artigos do link: http://www.hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=71&t=10692
E percebi que nenhum dos problemas de embreagem relatados são piore que os meus.
Hoje no segundo dia de embreagem nova, numa rampinha fraca da entrada da minha garagem que dá para uma rua movimentada tive que fazer uma manobra pisando na embreagem, veio um cheiro desagradável de embreagem.Pelo menos outra vez hoje também senti o cheiro.
Não me venham dizer que estou pisando demais na embreagem, pois tenho 40 anos de direção, sempre dirigi assim, e trocava embreagem dos 50000 Km de todos os carros que tive.
Amanhã vou a concessionário reclamar e pedir um teste com o piloto deles e vou para um lugar de subida e pedir para ele estacionar entre dois carros. A coisa vai "feder".
Abraços



Boa noite colega Jorge, esse sintoma que vc relata da embreagem nova do seu HB20, dela estar exalando esse cheiro peculiar que vc percebe, isso é de material do disco que está queimando em determinadas situações de maior esforço dela e com certeza que isso não é nada normal ...

Dá a entender que esse sistema de embreagem está funcionando sem uma folga adequada nesse disco e por isso ela estaria patinando com uma maior facilidade e causando esse cheiro de material queimado !

Ou então, esse platô ou chapa da embreagem está com as molas fracas e subdimensionadas para a carga normal desse veículo e não está tendo uma pressão suficiente para impedir essa patinação excessiva e fácil do disco de embreagem desse seu HB20 !

Enfim, esse sistema de embreagem deve ser minuciosamente verificado para se isolar a causa mais provável desses deslizamentos excessivos e bem anormais desses disco de embreagem desse seu veículo !

Portanto, lógico que vc deve voltar urgente lá nessa CCS que efetuou esse manutenção na embreagem desse seu veículo e reclame disso, pq normal é lógico que isso não é e nem nunca foi assim !!!

Obs : Me surgiu uma ideia aqui que se desse certo nesse sistema de embreagem desses HB20 com motor 1.0, seria com certeza um belo upgrade sobre essa embreagem original fraca e problemática dos HB 1.0 que seria verificar se todo esse conjunto de embreagem composto pelo platô e disco dos motores 1.6 dos HB20 não dariam certo para serem parafusados no mesmo lugar dessas fracas embreagens originais desses HB20 1.0, pq se isso for possível, VIVA, estaria assim solucionada definitivamente esse problema dessa fragilidade dessa embreagem desses HB20 1.0 !!!

Boa sorte colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Trocas prematuras do conjunto de embreagem
MensagemEnviado: 22 Fev 2017 22:37 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
E somente complementando uma explicação técnica sobre os sistemas de embreagem automotivas, saibam que o sistema de embreagem de um veículo c/ câmbio mecânico tem uma dura missão de ficar entre a força do torque do motor e todo o pêso do veículo !

Portanto essa árdua função dela está diretamente ligada em 2 fatores principais :

No atrito causado entre o disco de embreagem que fica comprimido entre a chapa do platô e o volante do motor.

Quando se pisa no pedal da embreagem, o disco é descomprimido e assim liberado dessa pressão toda que é exercida sobre ele pelo platô ou chapa de pressão e é nesse exato momento que se fazem as trocas de marcha.

E assim sendo, dá para se ter uma boa noção que se as molas do platô não tiverem uma força suficiente para estarem sempre mantendo bem pressionado esse disco de embreagem contra a superfície do volante do motor, vão ocorrer os deslizamentos desse disco da embreagem e com isso não haverá uma transmissão efetiva do torque do motor até as rodas !

Além do fato de que esses deslizamentos excessivos sempre causam um desgaste prematuro e acentuado do material de fricção desse disco de embreagem !

E tb lembrando aqui que esse volante do motor aqui citado está preso ao virabrequim e ele gira com a exata e mesma rotação do motor e o disco de embreagem está diretamente ligado no eixo do câmbio, ou seja, ele está diretamente ligado até as rodas, passando pelas homocinéticas que transmitem essa rotação do câmbio até as rodas de tração.

Então, um lado desse disco de embreagem se fricciona com a superfície desse volante do motor e a sua outra face se fricciona na chapa do platô da embreagem, ou seja, esse pobre disco de embreagem está exatamente no local onde é transmitida toda a força entre o motor e o câmbio de um veículo.

Daí dá para entender que esse pobre desse disco de embreagem está no meio de um ambiente bastante hostil e cumprindo uma tarefa nada fácil ... rsrsrsrsrs!

Mas essa descrição aqui é apenas uma rápida explicação para os colegas entenderem melhor como é que funciona basicamente o sistema de embreagem de um veículo com câmbio mecânico !

Valeu colegas, é isso aí !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Trocas prematuras do conjunto de embreagem
MensagemEnviado: 02 Mar 2017 15:08 
Offline

Registrado em: 19 Jun 2013 19:01
Mensagens: 17
Boa tarde,

Tenho um HB20 1.0 Style 13/14 e nunca troquei a embreagem, estou agora com 113 mil km e a primeira começou a trapidar de vez enquando.
Fiz orçamento para troca do kit na autorizada: $ 2100. O que acham do valor?

Abraço.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB