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 Título: Re: Troca de Pneus
MensagemEnviado: 29 Abr 2017 02:04 
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Obrigado Bondini !

Sim, vc tem razão que na hipótese da cambagem abrir em ambos os lados e na exata mesma proporção, o que é bem difícil de ocorrer, a não ser quando se substitui as duas molas dianteiras por outras mais baixas e vai ocorrer sim essa leve abertura das rodas no lado inferior delas e a direção poderá nesse caso não puxar para nenhum lado, mas haverá um desgaste acentuado do lado interno de ambas as bandas de rodagem desses pneus.

Mas se for a convergência que abrir ou fechar, nesse caso adeus a estabilidade do veículo que ficará rodando com a direção imprecisa, sem contar que os pneus começarão a cantar em plena reta e se desgastarão bem rápido tb ...

Mas vc pode verificar que eu já havia citado sobre isso no meu comentário anterior.

Tb sei que é complicado conduzir um veículo sem que ele caia em buracos, mas mesmo em casos onde ele caia em alguns buracos, dependendo de como vc cair nesse buraco e não estiver tão veloz e ele não for muito profundo a ponto de não cortar as laterais do pneu ou danificar uma roda ou se vc cair nesse buraco sem estar freando o veículo, vc pode ter quase a absoluta certeza que na grande maioria dos casos, não ocorre um desalinhamento da correta geometria do veículo.

O mesmo ocorre com os quebra molas, quando vc já se depara inadvertidamente em cima de algum e assim nesses casos, jamais passe freado com o veículo sobre eles, mas tente amortecer e deter ao máximo a velocidade do veículo imediatamente antes dele atingir esse quebra-molas usando rapidamente os freios, mas lembre-se de tb liberar totalmente os freios e deixe o veículo livre imediatamente antes dele atingir esse quebra-molas, pq ele vai sim bater um pouco a suspensão no final do seu curso, mas essa pancada tb não causa desalinhamento, se vc tiver antes esse sutil cuidado.

Com o tempo, habitua-se com essa prática e vc já fará isso de maneira automática e instintivamente quando se ver na eminência de cair em algum buraco ou surgir um quebra molas de repente na sua frente.

E numa considerável maioria dos casos, quando vc levar o seu veículo a uma CCS ou um centro automotivo apenas para ser verificado se a geometria ainda está correta ou não e supondo que o seu veículo está rodando perfeito e a menos que o pessoal dessa empresa já sejam da sua confiança, eles vão falar que o alinhamento está sim "um pouquinho fora" apenas para realizar esse serviço e cobrar de vc ...

É essa falta de honestidade acompanhada de uma tb possível falta de capacidade de fazerem com perfeição esse serviço de alinhamento que me deixam muito chateado, por isso que sempre procuro manter o máximo possível, o alinhamento dos meus veículos para evitar que esses caras coloquem as mãos neles.

Valeu colega pelo seu feedback e boa sorte !

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 Título: Re: Troca de Pneus
MensagemEnviado: 21 Ago 2017 23:30 
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ianisgreek escreveu:
E confirmando que por razões de segurança, sempre se usam os pneus mais novos no eixo traseiro de um veículo.


Confirmando aí o que o colega falou, pra quem ainda não viu:


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 Título: Re: Troca de Pneus
MensagemEnviado: 22 Ago 2017 12:42 
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Valeu colega pelo seu feedback !

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 Título: Re: Troca de Pneus
MensagemEnviado: 22 Ago 2017 17:14 
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Ao trocar apenas um par de pneus, no meu ponto de vista, pode-se escolher entre colocar os novos na frente ou atrás, dependendo da preferência do interessado.

Quando eu fazia isso, era apenas para gastar menos em cada troca, e eu colocava o par de pneus novos atrás motivado pelas seguintes vantagens:
- Como os pneus dianteiros gastam mais rápido, colocando os mais gastos na frente, mais eu garantiria poder trocar sempre um par e nunca os quatro de uma vez.
- Os pneus novos atrás estariam mais preservados de se estragarem em um buraco, já que os dianteiros sempre recebem o maior impacto nesses casos.

Mas fazia isso consciente da desvantagem que isso representa ao dirigir na chuva, já que os pneus mais gastos tem menos espaço nas ranhuras para drenar a água da pista e, portanto, colocados no eixo dianteiro, aquaplanam com mais facilidade. No eixo traseiro o pneu passa em uma trilha que já foi drenada pelos pneus dianteiros e por isso os pneus do eixo dianteiro são sempre mais propensos à aquaplanagem. Então nesse caso, colocar os melhores na frente é vantajoso.

Outra vantagem do pneu novo na frente é que pneus novos sofreram menos impactos estruturais e por isso são mais confiáveis quanto a estourarem, e o estouro de um pneu dianteiro é mais crítico de ser controlado do que o de um pneu traseiro.

A despeito dessas questões eu colocava os pneus novos no eixo traseiro.

Depois pensei mais um pouco e racionalizei que para quem roda muito como nós (2 carros, 30 mil km/ano em cada um), ou seja, 60 mil km por ano, acaba que está sempre comprando pneus. Se um jogo de pneus dura pouco mais de 40 mil km, nós precisamos comprar uns 6 pneus por ano.

Resumindo, para nós é melhor comprar os quatro de uma vez e parcelar em mais vezes e manter as vantagens de se ter os melhores pneus tanto no eixo dianteiro quanto no traseiro.

Aliás, pouco antes de chegar na marca do TWR nós já trocamos. Aproveitamos e os vendemos para o borracheiro nosso amigo e vizinho, que adora os nossos pneus usados.

Pneus não representam nem 5% do custo de ter e manter um carro, então, porque fazer a segurança pela metade?

Abraço,

Em tempo, não vi o vídeo porque acho esse repórter muito parcial e interessado ($$) em suas próprias ideias.
Acho ele ruim até para principiantes no mundo automotivo.

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 Título: Re: Troca de Pneus
MensagemEnviado: 22 Ago 2017 19:21 
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É verdade Bertoche que o melhor mesmo sempre foi colocar em um veículo, 4 pneus novos de uma vez, mas em tempos difíceis e tb pelo fato que um pneu sempre foi um produto mais caro para qualquer veículo, as vezes opta-se por trocar apenas 2 pneus e deixa-se para trocar mais tarde, os outros 2 pneus que ainda aguentam mais um pouco.

E nesse casos, os pneus novos devem por precaução serem instalados preferencialmente no eixo traseiro pelos motivos óbvios que já foram citados acima.

Obs : Um exemplo que observo a tempos que ocorre comigo, o meu voyage sempre desgasta bem mais rápido os pneus dianteiros devido à tração e ao esterçamento da direção e tb devido ao meu pé direito que muitas vezes é meio impaciente a ponto de quando eu necessito substituir o par dos pneus dianteiros, sempre ocorre que os pneus traseiros ainda se mostram com mais de 50% de vida útil ...

Já no caso do opalão ocorre exatamente o oposto, pq os pneus traseiros sofrem com o excesso de torque ... rsrsrsrs!

Valeu colega, é isso aí !

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 Título: Re: Troca de Pneus
MensagemEnviado: 22 Ago 2017 20:34 
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ianisgreek escreveu:
...e tb pelo fato que um pneu sempre foi um produto mais caro para qualquer veículo...

Concordo com você Ianis.
Mas se a gente refletir sobre o custo de adquirir e manter um carro vai ver que os pneus não são uma parte tão cara que justifique rodar com eles desiguais.
Fazer rodízio periódico e trocar os 4 ao mesmo tempo é mais indicado e mais mais seguro.

Veja, se os pneus durarem 50 mil km (é mais ou menos o que duram os P7 dos meus) significa que representam R$ 1,4 mil em:
Combustível: R$ 16 mil
5 Revisões (a cada 10 mil km): R$ 2,5 mil
Seguro (imaginando que se rode 50 mil km em 3 anos): R$ 7,5 mil
Bateria (a cada dois anos): R$ 500
IPVA e licenciamento (3 anos): R$ 2,5 mil
Isso soma R$ 29 mil em 3 anos.
Quer dizer, os pneus custam menos de 5%.
Isso foi uma relação rápida, sem falar em pedágios, estacionamentos, lavagens, eventuais reparos e nem no carnê de prestações, nem no custo do dinheiro e na desvalorização anual.
Se a gente soma tudo, ter carro é tão caro que eu prefiro pagar um pouco mais e pegar o modelo mais completo.
Caro por caro, ao menos eu tenho mais satisfação.
Então não são os pneus trocados pela metade que vão refrescar alguma coisa...
Abraço,

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 Título: Re: Troca de Pneus
MensagemEnviado: 22 Ago 2017 22:10 
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Valeu colega, pq esse é um raciocínio óbvio e de bom senso ... :)

Abrç !

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 Título: Re: Troca de Pneus
MensagemEnviado: 29 Ago 2017 18:57 
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Galera, terei que trocar os 4 em breve e queria o melhor custo x benefício. De preferência mantendo a medida original (185/60/R15).
Qual indicam da lista abaixo? Li bem do XM2 aqui, mas tá bem mais caro!

http://pneufree.com.br/vendas/passeio/185/60/R15/84H/OUTRUN-M2/MOMO

http://pneufree.com.br/vendas/passeio/185/60/R15/84H/OPTIMO-H426/HANKOOK

http://pneufree.com.br/vendas/passeio/185/60/R15/88H/EXTREMECONTACT-DW/CONTINENTAL

http://pneufree.com.br/vendas/passeio/185/60/R15/88H/P7/PIRELLI

http://pneufree.com.br/vendas/passeio/185/60/R15/88H/ENERGY-XM2/MICHELIN

Obrigado!

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk

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 Título: Re: Troca de Pneus
MensagemEnviado: 30 Ago 2017 13:18 
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Ia de Momo ou Continental; Michelin tá bem caro hoje em dia.


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 Título: Re: Troca de Pneus
MensagemEnviado: 30 Ago 2017 13:34 
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The.Mole escreveu:
Ia de Momo ou Continental; Michelin tá bem caro hoje em dia.



Concordo com vc colega, eu tb tomei foi antipatia desses pneus Michelin, pq eles estão muito caros pelo que oferecem e além disso, algumas outras marcas do mercado atual oferecem até mais do que eles por um preço inferior, portanto sinceramente eu nem entro mais em uma loja de pneus da Michelin.

Para isso existem os Continental, BF Goodrich, Dunlop, Yokohama, Toyo, Bridgestone, Falken além de mais algumas outras boas marcas do mercado que tb tem ampla e comprovada capacidade de enfrentar os Michelin de igual para igual por menores preços, então para mim eu mando é um sonoro "good bye Michelin" para ela ... rsrsrsrs!!!

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