Bem-vindo: 19 Abr 2024 04:51

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 31 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Troca de Pneus
MensagemEnviado: 24 Abr 2017 12:42 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Bertoche, não está correto e tb não se confirma isso na prática com relação a essa sua citação abaixo :

"Eu também fazia desse modo, mas cheguei a conclusão de que isso faz com que, na prática, o carro nunca esteja com os pneus realmente bons.
Sempre haverá um par se aproximando de ficar careca."

Pq conforme eu já expliquei acima em meu relato anterior, o rodízio dos pneus de fato faz com que TODOS os 4 pneus de um veículo desgastem mais uniformemente do que se vc deixar lá no eixo dianteiro por exemplo os 2 pneus rodando até eles chegarem no desgaste máximo.

E para quem quiser realmente um desgaste o mais uniforme possível, basta fazer o rodízio dos pneus de um veículo sempre a cada 5000 kms que normalmente não se verificará que algum par de pneus ficará careca primeiro do que o outro par ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de Pneus
MensagemEnviado: 24 Abr 2017 15:42 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
ianisgreek escreveu:
Bertoche, não está correto e tb não se confirma isso na prática com relação a essa sua citação abaixo :

"Eu também fazia desse modo, mas cheguei a conclusão de que isso faz com que, na prática, o carro nunca esteja com os pneus realmente bons.
Sempre haverá um par se aproximando de ficar careca."

Pq conforme eu já expliquei acima em meu relato anterior, o rodízio dos pneus de fato faz com que TODOS os 4 pneus de um veículo desgastem mais uniformemente do que se vc deixar lá no eixo dianteiro por exemplo os 2 pneus rodando até eles chegarem no desgaste máximo.

E para quem quiser realmente um desgaste o mais uniforme possível, basta fazer o rodízio dos pneus de um veículo sempre a cada 5000 kms que normalmente não se verificará que algum par de pneus ficará careca primeiro do que o outro par ...


Você entendeu mal o que escrevi.

Eu disse que, num passado remoto, FAZIA como diz o colega jpaulo e TROCAVA os pneus de par em par, um eixo de cada vez.

Depois, há muito tempo ainda, cheguei à mesma conclusão que você, de que o melhor para ter os pneus bons na maior parte do tempo é TROCAR os 4 pneus juntos, de uma só vez.

Inclusive faço isso um pouco antes de chegar à marcação TWI impressa nos pneus.
O rodízio está incluído no procedimento padrão da revisão a cada 10 mil km e é uma aporrinhação a menos para mim.
Meus carros vão 2 ou 3 vezes por ano fazer essa revisão e boa, não me exigem mais nada.
Esse intervalo de rodízio dos pneus tem sido suficientemente bom para mim.
Os pneus se desgastam regularmente, todos ao mesmo tempo.

Sds.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de Pneus
MensagemEnviado: 24 Abr 2017 18:34 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
E mais um detalhe importante sobre rodízio de pneus que merece ser citado novamente aqui mas de uma outra maneira :

Não se deve rodar mais do que 10000 kms sem se fazer o rodizio mais rotineiro dos 4 pneus dos veículos leves que seria passar os 2 pneus traseiros para o eixo dianteiro e os que estavam rodando na dianteira passa-los para o eixo traseiro, mas sempre respeitando e mantendo-se o mesmo lado que os pneus sempre rodaram.

E para quem optar em não fazer esse rodízio, terá como uma óbvia desvantagem um maior desgaste e uma menor vida útil do par de pneus dianteiros assim como tb terá uma maior vida útil do par de pneus traseiros pq eles vão se desgastar um pouco menos do que o par de pneus dianteiros.

É isso aí colegas, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de Pneus
MensagemEnviado: 24 Abr 2017 19:30 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 23 Dez 2015 18:44
Mensagens: 95
Sim, sim, sei bem das vantagens, mas esqueci de fazer o rodízio com 10000 km, aí então decidi não fazer, só lembrei depois de alguns milhares de quilômetros após esse marco... Obviamente poderia ter feito e manter de 10 em 10 mil km, mas optei por aproveitar e ver como é... Se algum dia eu decidir começar a fazer, só aparecer oportunidade de vender os pneus traseiros que estariam bem ainda e aí coloco 4 novos e começo rodízio.
Valeu pessoal!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de Pneus
MensagemEnviado: 27 Abr 2017 11:28 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 08 Mai 2013 00:01
Mensagens: 126
Localização: Campo Bom
Amigos, eu já fiz o que o amigo ali citou, de ir trocando de dois em dois pneus, sem fazer rodízio, no meu carro anterior e também não achei bom negócio.

O meu HB20 está 52.500 km's e ainda roda com os pneus originais (Goodyear Duraplus), porém estão quase no limite. Faço geometria, balanceamento e rodízio a cada 10 mil km's, porém, acredito que essa afirmação de que não se deve passar mais de 10 mil não seja bem assim, seja algo relativo... porque com 10, 20, 30 mil km's foi feito rodízio, quando levei para fazer o serviço nos 40 mil, fui informado que, devido à forma com que os pneus estavam desgastando, não seria necessário fazer o rodízio nos 40, tendo sido feito novamente nos 50, quando me avisaram que em breve terei que trocar os pneus. Apesar de ter visto muita gente reclamando da durabilidade, eu estou satisfeito com o quanto duraram os goodyear (que estão fora de linha) e ainda tenho dúvida sobre qual vai ser o substituto.

**Um detalhe, eu sempre usei a calibragem recomendada pela fábrica, e aí pergunto, os pneus dos carros de vocês também desgastou mais rápido no meio que nas bordas? Desgaste típico de casos em que se roda com a calibragem muito alta...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de Pneus
MensagemEnviado: 27 Abr 2017 13:01 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
jonathandt escreveu:
Amigos, eu já fiz o que o amigo ali citou, de ir trocando de dois em dois pneus, sem fazer rodízio, no meu carro anterior e também não achei bom negócio.

O meu HB20 está 52.500 km's e ainda roda com os pneus originais (Goodyear Duraplus), porém estão quase no limite. Faço geometria, balanceamento e rodízio a cada 10 mil km's, porém, acredito que essa afirmação de que não se deve passar mais de 10 mil não seja bem assim, seja algo relativo... porque com 10, 20, 30 mil km's foi feito rodízio, quando levei para fazer o serviço nos 40 mil, fui informado que, devido à forma com que os pneus estavam desgastando, não seria necessário fazer o rodízio nos 40, tendo sido feito novamente nos 50, quando me avisaram que em breve terei que trocar os pneus. Apesar de ter visto muita gente reclamando da durabilidade, eu estou satisfeito com o quanto duraram os goodyear (que estão fora de linha) e ainda tenho dúvida sobre qual vai ser o substituto.

**Um detalhe, eu sempre usei a calibragem recomendada pela fábrica, e aí pergunto, os pneus dos carros de vocês também desgastou mais rápido no meio que nas bordas? Desgaste típico de casos em que se roda com a calibragem muito alta...



Colega Jonathandt, respondendo aqui sua dúvida com o meu caso particular, tb estou rodando ainda com o jogo de pneus originais Pirelli P4 175/70-14 , o nosso HB20 1.6 12/13 está com 38500 kms rodados e esses pneus ainda mostram ter pelo menos 50% de vida útil pq estão se desgastando bem regularmente, mas faço o rodízio sempre a cada 10000 e quanto ao alinhamento da geometria dos eixos dele, nunca foi mexido em nada e ainda está com todo o alinhamento dos 2 eixos absolutamente originais de fábrica e o volante sempre permaneceu na posição bem centrada.

Calibragem eu uso sempre 34 libras nos 4 pneus e para viajar nele, 35 libras em todos os pneus e o desgaste não tem se mostrado mais desgastado nas bordas ou no centro da banda de rodagem deles.

Obs : Aconselho e recomendo aos demais colegas que rodam com HB20 comprados zero KM que se eles são mais cuidadosos e que evitam ao máximo tanto os buracos como subir em guias de calçadas, que não deixem os CCS mexerem na geometria original dos seus HB20 pq se o volante continua com a posição dele original perfeitamente centrada e o veículo não mostra nenhuma tendência leve de puxar para nenhum dos lados das ruas ou rodovias, não existe assim nenhum motivo técnico que justifique permitir que os CCS refaçam um serviço que está perfeito e correto, pq nesses casos, os CCS só querem é ganhar o seu suado $$$$$$$$$$$$ e o pior de tudo, muitas vezes o novo alinhamento desses eixos fica PIOR do que o original de fábrica e nesses casos, tanto a estabilidade como o desgaste dos pneus PIORAM MUITO em relação ao original!!

É isso aí colega, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de Pneus
MensagemEnviado: 27 Abr 2017 15:12 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Boa tarde, jonathandt.
Realmente o que você disse procede, que os pneus gastam mais a parte central do que as bordas quando estão com pressão maior do que a recomendada pelo fabricante.
Se eu percebesse isso a tempo no meu carro, diminuiria 1 ou 2 libras na pressão recomendada.
Quanto à possibilidade de um desgaste maior no centro do pneu que nas bordas, não há chance disso ocorrer por falha no alinhamento das rodas.
Falta de alinhamento só pode ocasionar desgaste prematuro nas beiradas do pneu, nunca no centro.

Quanto ao resto do que diz o Ianis, isso muito me surpreende.

Ianis, você acha mesmo que basta não sentir a direção puxar para lado nenhum que isso garante que as rodas estão alinhadas?
Pelamor...

Outra, você acha que manter o alinhamento desde a fabricação é melhor do que a cada 10 mil km mandar conferir e corrigir se estiver errado?
Pelamor...de novo.

Alinhamento de rodas é algo corriqueiro e simples, não esse bicho de 7 cabeças de que se mexeu nisso ferrou tudo.
As suspensões dos carros são feitas de modo que se possam conferir essas exatas medidas e garantir que fiquem alinhadas no padrão especificado pela fábrica.
Não é vantagem nenhuma nunca ter mexido no alinhamento.
Ao contrário, se o carro tem já 38 mil km e nunca alinhou rodas, tenho certeza que já passou da hora...
Deixa de ser muquirana, Ianis, e manda ao menos conferir.
Dizem, mas eu não sei, que mineiro é que é desconfiado desse tanto.

Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de Pneus
MensagemEnviado: 27 Abr 2017 18:47 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 23 Dez 2015 18:44
Mensagens: 95
Alinhamento eu prefiro fazer a cada 10000 km, até porque se for algum lugar de confiança, o procedimento ajuda...

O alinhamento muda conforme se roda com o veículo, mesmo que isso seja décimos de um grau (º) com relação ao alinhamento "correto" recomendado de fábrica. Porém sabe-se que um erro pequeno quando mantido por muito tempo vai virando um erro maior...

É uma questão pessoal, assim como fazer ou não o rodízio. Cada um opta por um caminho conforme aquilo que acha o correto.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de Pneus
MensagemEnviado: 27 Abr 2017 21:05 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Roberto Bertoche escreveu:
Boa tarde, jonathandt.
Realmente o que você disse procede, que os pneus gastam mais a parte central do que as bordas quando estão com pressão maior do que a recomendada pelo fabricante.
Se eu percebesse isso a tempo no meu carro, diminuiria 1 ou 2 libras na pressão recomendada.
Quanto à possibilidade de um desgaste maior no centro do pneu que nas bordas, não há chance disso ocorrer por falha no alinhamento das rodas.
Falta de alinhamento só pode ocasionar desgaste prematuro nas beiradas do pneu, nunca no centro.

Quanto ao resto do que diz o Ianis, isso muito me surpreende.

Ianis, você acha mesmo que basta não sentir a direção puxar para lado nenhum que isso garante que as rodas estão alinhadas?
Pelamor...

Outra, você acha que manter o alinhamento desde a fabricação é melhor do que a cada 10 mil km mandar conferir e corrigir se estiver errado?
Pelamor...de novo.

Alinhamento de rodas é algo corriqueiro e simples, não esse bicho de 7 cabeças de que se mexeu nisso ferrou tudo.
As suspensões dos carros são feitas de modo que se possam conferir essas exatas medidas e garantir que fiquem alinhadas no padrão especificado pela fábrica.
Não é vantagem nenhuma nunca ter mexido no alinhamento.
Ao contrário, se o carro tem já 38 mil km e nunca alinhou rodas, tenho certeza que já passou da hora...
Deixa de ser muquirana, Ianis, e manda ao menos conferir.
Dizem, mas eu não sei, que mineiro é que é desconfiado desse tanto.

Abraço,



Então Bertoche, eu já estou com muitos cabelos brancos na cabeça de estar envolvido com manutenção automotiva desde quando eu era ainda um adolescente, por isso posso falar aqui com alguma segurança que salvo raras excessões, os atuais serviços de alinhamento de direção tanto do eixo dianteiro como dos eixos traseiros se for o caso, infelizmente ainda DEIXAM MUITO A DESEJAR, exatamente pq dentre os motivos que explicarei, na maioria dos casos, essas máquinas de alinhamento necessitam de uma manutenção periódica para serem realizadas a recalibração técnica delas.

E quanto a fato de que o que eu escrevo lhe surpreende, é pq vc cuida e trata do seu veículo bem diferente de mim, então ou vc estaria correto e eu o errado ou o contrário, mas nesse caso, eu aposto que vc é quem está agindo errado na manutenção preventiva do seu HB20 e confiando demais nos profissionais das CCS que cuidam dele achando que tudo o que eles fazem e propõe a fazer no seu veículo sempre está correto, perfeito e sem falhas ...

E quanto a geometria de direção, sabemos que muitíssimo poucas dessas máquinas que fazem alinhamentos recebem essa posterior manutenção de calibração por motivos de uma simples redução de custos.

Além disso, sabemos tb que cada máquina de alinhar tem as suas particularidades de funcionamento e de operação e se o profissional que a opera não for enviado pela sua empresa até a respectiva fábrica ou centro de treinamento dessa máquina para ele fazer esse treinamento específico com ela e se familiarizar 100% com a funcionalidade dela, NADA FEITO e é justamente por essa razão que eu não confio em alinhamentos feitos por aí, mas como já falei aqui, sempre existem sim as louváveis excessões, mas na maioria dos casos, os alinhamentos não ficam perfeitos como os de fábrica.

E como eu já disse, se vc tem um veículo que foi retirado zero KM e vc é cuidadoso com ele, trafega evitando os buracos profundos ou se cai em algum, não o faz com as rodas nem um pouco freadas, evita ao máximo de subir em guias de calçadas e em outras situações semelhantes e desfavoráveis para se manter o correto e ideal alinhamento de fábrica, é capaz de vc rodar uns 100000 kms com o alinhamento original de fábrica sem precisar de realinhar o veículo.

Mas lembrem-se que se for trocada alguma bucha, pivô ou terminal do sistema de suspensão e de direção, ADEUS alinhamento de fábrica e vc terá de rezar para achar um capacitado profissional que conheça o sistema de direção e de suspensão do seu veículo, para assim ele ter a devida segurança para realizar um correto e ideal alinhamento do seu veículo.

E para vc ter mais uma ideia melhor da seriedade desse assunto, até nos casos onde se trocam as molas das suspensões para se rebaixar um pouco a altura geral do veículo, isso tb afeta todo o alinhamento do veículo que deverá obrigatoriamente nesses casos ser novamente refeito o alinhamento para que eles retornem aos mesmos valores originais de fábrica.

E se um veículo mostrar uma leve tendência de puxar para algum lado logo após uma queda forte em buracos ou o volante sair da sua posição original centrada, ou ainda em fradas mais fortes ele mostrar tendencia a desviar para algum lado, pode saber e até apostar que a direção saiu sim da sua posição original e ideal e nesses casos, será necessário sim refazer toda a geometria da direção e suspensão desse veículo pq algum valor dessa geometria saiu fora da sua posição original.

Foi por isso que eu fiz a recomendação acima, para se conservar ao máximo o alinhamento de direção e de suspensão original do seu veículo, pq se corre o risco sim desse serviço feito posteriormente por CCS ou outro centro de alinhamento não ficar 100% perfeito e não dá para se ter a plena certeza disso somente rodando com o veículo após esse serviço ser executado pq isso afeta ligeiramente a estabilidade geral do veículo além de tb ser a causa de se desgastar um pouco desigual as bandas de rodagens dos pneus e é necessária alguma quilometragem percorrida para se notar isso com certeza ...

Obs : É por essa razão que tanto o meu HB20 como o jetta ainda estão com os seus alinhamentos ORIGINALÍSSIMOS de fábrica e até agora nada saiu do seu devido lugar apesar dos CCS Hyundai e VW terem me oferecido por várias vezes durante as revisões para alinha-los e nesses casos eu apenas digo que "O VEICULO ESTÁ PERFEITO" e fim de papo !

Obs : Quanto a vc me chamar de muquirana, eu prefiro nem responder ou bater boca com vc para não ser interpretado como o chato e nem de indelicado ...

Mas é lógico que o alinhamento do meu HB20 está perfeito pq ele continua rodando como saiu da CCS quando ele ainda era zero KM, apesar dele já estar com mais de 38000 kms rodados, mas vc tem de considerar o cuidado que ele é conduzido por mim e pela minha esposa e tb não fazemos nunca nenhum tipo de off road nele como vc sugere fazer aqui com esse seu HB20X e nem ele andou levando pancadas fortes nas rodas ou nas suas suspensões ... rsrsrsrsrs!

Por isso que eu desafio o seu HB20X a estar mais bem alinhado do que o meu HB20, mas se vc topar, podemos até apostar uma quantia em $$$$$$$ para eu ver se vc é mesmo corajoso ou apenas um papudo, pq o que eu falo aqui eu garanto em qualquer lugar.

E vamos fazer diferente colega, já que vc não concorda com esses meus argumentos aqui, pq vc não me contradiz com os seus argumentos técnicos ?

Prove para mim que eu estou errado e vc o correto, assim, vou aguardar toda a sua argumentação técnica quando vc discordar de mim em qualquer assunto !!!

Pq o que vc me contradiz aqui nessa sua citação não tem absolutamente nada a ver e não há nenhuma comprovação técnica nessas suas citações que comprove que vc esteja correto.

E finalmente, não tem nada a ver ser mineiro ou paulista, pq o que eu já peguei de erro em serviços executados por CCS não é brincadeira, por isso que eu não confio mesmo e fico de cima de todos os meus veículos durante as revisões, bem diferente de vc que apenas confia e seja o que Deus quiser, então a diferença nossa é só essa ... rsrsrsrs!

É isso aí colega, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de Pneus
MensagemEnviado: 28 Abr 2017 20:28 
Offline

Registrado em: 17 Jul 2016 21:37
Mensagens: 66
Ianis, voce está de parabens pelo seu cuidado com o carro.

Mas acho meio complicado falar para evitar buracos e subir em calçadas. Minha cidade tem vááários buracos espalhados por quase todas as ruas, acho inevitavel fazer alinhamento.

Lembre-se que se os pneus desalinharem para lados opostos em angulos iguais, haverá um desgaste prematuro dos pneus, sem que o carro puxe para nenhum lado enquanto se trafega.

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 31 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 24 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB