ivanv escreveu:
Prezados.
Meu HB20 1.6 Premium 2016 automático foi retirado da CSS há 9 meses mais ou menos e apresenta algumas "características" que ainda tenho dúvida se são características ou problemas.
Como sempre os mecânicos da CSS não passam a mínima segurança no que falam, então estou procurando relatos por aqui.
1) Vibração no momento da troca de marchas: tenho impressão que ele vibra muito momentos antes e durante a troca de marchas. Lá pelos 4000-5000rpm. A marcha troca até que suave, mas sinto essa vibração.
Desde sempre isso aconteceu.
2) Tranco no engate da ré: quase sempre, não importa se é subida, descida, parei e coloquei P, coloquei P e parei, quase sempre dá um tranco quando engato a ré. Desde sempre isso aconteceu.
3) Barulho de tec tec de carro manual na saída de subidas e afins: sabem aquele tec tec que faz carro manual ao sair numa subida? Naquele momento entre tirar toda a embreagem e acelerar? Normalmente carros manuais fazem isso no final do curso da embreagem, principalmente C3 antigo. Pois é, o meu automático tem apresentado esse barulho recentemente. Somente recentemente, não lembro disso acontecer desde sempre.
4) Ocasionais seguradas desnecessárias de marcha ou necessidade de redução de marcha também desnecessárias: já aconteceu umas 2 ou 3 vezes de o câmbio segurar segunda ou terceira marcha sem necessidade, fora de subida, acelerador aliviado... não é o comportamento comum que conheço bem, foi algo fora do padrão mesmo, sem necessidade. Aconteceu poucas vezes. Verifiquei tudo, se o câmbio estava no D mesmo e etc., tudo ok. O "mesmo" aconteceu só que ao contrário: algumas vezes em subida leve o carro não adquiriu velocidade pisando no acelerador, somente após "carcar" o pé mesmo pra ele reduzir. Não acho que teria necessidade da redução e pelo comportamento padrão, diversas vezes não ouve necessidade. Isso tudo aconteceu poucas vezes, no caminho de sempre, então acho que o julgamento meu é confiável.
5) Consumo: sei que trajetos pequenos o consumo é ruim, mas o consumo de 6.5 na gasolina é tenso...
Alguém compartilha dos mesmos problemas? Me parece que há algo errado com meu câmbio. Mas, enquanto não tenho diagnóstico da CSS... fico esperando.
Já troquei gasolina e n coisas para tentar entender...
Ivanv, vou seguir o seu roteiro:
1) Não está correto vibrar. As marchas, ao menos do meu AT4, trocam suaves e sem vibração em qualquer rotação que se façam essas trocas.
2) Também não é para ocorrer, exceto se o carro NÃO estiver perfeitamente imóvel nesse momento. O mesmo se deve observar ao se colocar a alavanca na posição P
3) Se você abastece com gasolina, esse sintoma me faz pensar em pré-ignição, defeito dos meus HB20 quando abastecidos apenas com a nossa pobre gasolina, de baixa octanagem. Experimente colocar etanol. Nos meus, nunca deixo menos de 30% de etanol para evitar esse problema que, por sinal, é muito danoso ao motor. Significa que o combustível não está resistindo à compressão e explodindo antes do instante correto.
4) Não tenho ideia sobre isso. Nunca percebi ocorrer. No seu caso, influenciado pela hipótese do item 3, pode ser combustível ruim.
5) O meu AT tem um bom consumo, muito próximo do MT. Com metade do tanque com etanol, faz mais de 11 km/l no meu percurso diário (desimpedido) ao trabalho. O MT, quando pego para dar uma volta e ver se o meu povo está cuidando bem dele, o consumo acumulado no CB, percurso urbano no Centro, geralmente está na marca de 6,5 a 7 km/l, quase sempre etanol puro, porque, ao abastecer, é mais barato... rs.
Leve numa concessionária competente para verificar tudo isso.
Desejo sucesso.