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 Título: HB20 1.6 Aut 2016 - Barulho na subida de tec tec
MensagemEnviado: 03 Mai 2017 11:52 
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Meu HB20 1.6 Premium 2016 automático foi retirado da CSS há 9 meses mais ou menos e apresenta algumas "características" que ainda tenho dúvida se são características ou problemas.
Como sempre os mecânicos da CSS não passam a mínima segurança no que falam, então estou procurando relatos por aqui.

1) Vibração no momento da troca de marchas: tenho impressão que ele vibra muito momentos antes e durante a troca de marchas. Lá pelos 4000-5000rpm. A marcha troca até que suave, mas sinto essa vibração.
Desde sempre isso aconteceu.
2) Tranco no engate da ré: quase sempre, não importa se é subida, descida, parei e coloquei P, coloquei P e parei, quase sempre dá um tranco quando engato a ré. Desde sempre isso aconteceu.
3) Barulho de tec tec de carro manual na saída de subidas e afins: sabem aquele tec tec que faz carro manual ao sair numa subida? Naquele momento entre tirar toda a embreagem e acelerar? Normalmente carros manuais fazem isso no final do curso da embreagem, principalmente C3 antigo. Pois é, o meu automático tem apresentado esse barulho recentemente. Somente recentemente, não lembro disso acontecer desde sempre.
4) Ocasionais seguradas desnecessárias de marcha ou necessidade de redução de marcha também desnecessárias: já aconteceu umas 2 ou 3 vezes de o câmbio segurar segunda ou terceira marcha sem necessidade, fora de subida, acelerador aliviado... não é o comportamento comum que conheço bem, foi algo fora do padrão mesmo, sem necessidade. Aconteceu poucas vezes. Verifiquei tudo, se o câmbio estava no D mesmo e etc., tudo ok. O "mesmo" aconteceu só que ao contrário: algumas vezes em subida leve o carro não adquiriu velocidade pisando no acelerador, somente após "carcar" o pé mesmo pra ele reduzir. Não acho que teria necessidade da redução e pelo comportamento padrão, diversas vezes não ouve necessidade. Isso tudo aconteceu poucas vezes, no caminho de sempre, então acho que o julgamento meu é confiável.
5) Consumo: sei que trajetos pequenos o consumo é ruim, mas o consumo de 6.5 na gasolina é tenso...

Alguém compartilha dos mesmos problemas? Me parece que há algo errado com meu câmbio. Mas, enquanto não tenho diagnóstico da CSS... fico esperando.
Já troquei gasolina e n coisas para tentar entender...


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 Título: Re: HB20 1.6 Aut 2016 - Barulho na subida de tec tec
MensagemEnviado: 03 Mai 2017 12:43 
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ivanv escreveu:
Prezados.

Meu HB20 1.6 Premium 2016 automático foi retirado da CSS há 9 meses mais ou menos e apresenta algumas "características" que ainda tenho dúvida se são características ou problemas.
Como sempre os mecânicos da CSS não passam a mínima segurança no que falam, então estou procurando relatos por aqui.

1) Vibração no momento da troca de marchas: tenho impressão que ele vibra muito momentos antes e durante a troca de marchas. Lá pelos 4000-5000rpm. A marcha troca até que suave, mas sinto essa vibração.
Desde sempre isso aconteceu.
2) Tranco no engate da ré: quase sempre, não importa se é subida, descida, parei e coloquei P, coloquei P e parei, quase sempre dá um tranco quando engato a ré. Desde sempre isso aconteceu.
3) Barulho de tec tec de carro manual na saída de subidas e afins: sabem aquele tec tec que faz carro manual ao sair numa subida? Naquele momento entre tirar toda a embreagem e acelerar? Normalmente carros manuais fazem isso no final do curso da embreagem, principalmente C3 antigo. Pois é, o meu automático tem apresentado esse barulho recentemente. Somente recentemente, não lembro disso acontecer desde sempre.
4) Ocasionais seguradas desnecessárias de marcha ou necessidade de redução de marcha também desnecessárias: já aconteceu umas 2 ou 3 vezes de o câmbio segurar segunda ou terceira marcha sem necessidade, fora de subida, acelerador aliviado... não é o comportamento comum que conheço bem, foi algo fora do padrão mesmo, sem necessidade. Aconteceu poucas vezes. Verifiquei tudo, se o câmbio estava no D mesmo e etc., tudo ok. O "mesmo" aconteceu só que ao contrário: algumas vezes em subida leve o carro não adquiriu velocidade pisando no acelerador, somente após "carcar" o pé mesmo pra ele reduzir. Não acho que teria necessidade da redução e pelo comportamento padrão, diversas vezes não ouve necessidade. Isso tudo aconteceu poucas vezes, no caminho de sempre, então acho que o julgamento meu é confiável.
5) Consumo: sei que trajetos pequenos o consumo é ruim, mas o consumo de 6.5 na gasolina é tenso...

Alguém compartilha dos mesmos problemas? Me parece que há algo errado com meu câmbio. Mas, enquanto não tenho diagnóstico da CSS... fico esperando.
Já troquei gasolina e n coisas para tentar entender...

Ivanv, vou seguir o seu roteiro:
1) Não está correto vibrar. As marchas, ao menos do meu AT4, trocam suaves e sem vibração em qualquer rotação que se façam essas trocas.
2) Também não é para ocorrer, exceto se o carro NÃO estiver perfeitamente imóvel nesse momento. O mesmo se deve observar ao se colocar a alavanca na posição P
3) Se você abastece com gasolina, esse sintoma me faz pensar em pré-ignição, defeito dos meus HB20 quando abastecidos apenas com a nossa pobre gasolina, de baixa octanagem. Experimente colocar etanol. Nos meus, nunca deixo menos de 30% de etanol para evitar esse problema que, por sinal, é muito danoso ao motor. Significa que o combustível não está resistindo à compressão e explodindo antes do instante correto.
4) Não tenho ideia sobre isso. Nunca percebi ocorrer. No seu caso, influenciado pela hipótese do item 3, pode ser combustível ruim.
5) O meu AT tem um bom consumo, muito próximo do MT. Com metade do tanque com etanol, faz mais de 11 km/l no meu percurso diário (desimpedido) ao trabalho. O MT, quando pego para dar uma volta e ver se o meu povo está cuidando bem dele, o consumo acumulado no CB, percurso urbano no Centro, geralmente está na marca de 6,5 a 7 km/l, quase sempre etanol puro, porque, ao abastecer, é mais barato... rs.

Leve numa concessionária competente para verificar tudo isso.
Desejo sucesso.

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 Título: Re: HB20 1.6 Aut 2016 - Barulho na subida de tec tec
MensagemEnviado: 03 Mai 2017 13:07 
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ivanv escreveu:
Prezados.

Meu HB20 1.6 Premium 2016 automático foi retirado da CSS há 9 meses mais ou menos e apresenta algumas "características" que ainda tenho dúvida se são características ou problemas.
Como sempre os mecânicos da CSS não passam a mínima segurança no que falam, então estou procurando relatos por aqui.

1) Vibração no momento da troca de marchas: tenho impressão que ele vibra muito momentos antes e durante a troca de marchas. Lá pelos 4000-5000rpm. A marcha troca até que suave, mas sinto essa vibração.
Desde sempre isso aconteceu.
Eu acho realmente estranho o carro só trocar de marcha em modo AT lá pelos 4000 ou 5000 rpm. Normalmente ele troca bem antes disso, diria q por 2500 rpm, e o funcionamento do cambio é 'liso', sem trancos ou vibrações.

2) Tranco no engate da ré: quase sempre, não importa se é subida, descida, parei e coloquei P, coloquei P e parei, quase sempre dá um tranco quando engato a ré. Desde sempre isso aconteceu.
Se entendi, isso acontece quando você estaciona o carro certo?. Uma coisa que amigos me recomendaram fazer pra evitar 'apoiar' o carro no cambio (que deve ser o motivo do tranco) é o seguinte:
1- Você para, normalmente usando o pedal de freio
2- Ainda com o pedal acionado, vc puxa o freio e mão e coloca o cambio em N
3- Solta o pedal do freio (o carro deve se movimentar um pouquinho, ficando apoiado no freio de mão).
4- Você pisa no pedal de freio, coloca em P, solta o pedal e tudo certo.


3) Barulho de tec tec de carro manual na saída de subidas e afins: sabem aquele tec tec que faz carro manual ao sair numa subida? Naquele momento entre tirar toda a embreagem e acelerar? Normalmente carros manuais fazem isso no final do curso da embreagem, principalmente C3 antigo. Pois é, o meu automático tem apresentado esse barulho recentemente. Somente recentemente, não lembro disso acontecer desde sempre.
Não lembro de ter notado isso no meu, se notar eu posto aqui de novo. E eu uso só gasolina no momento.

4) Ocasionais seguradas desnecessárias de marcha ou necessidade de redução de marcha também desnecessárias: já aconteceu umas 2 ou 3 vezes de o câmbio segurar segunda ou terceira marcha sem necessidade, fora de subida, acelerador aliviado... não é o comportamento comum que conheço bem, foi algo fora do padrão mesmo, sem necessidade. Aconteceu poucas vezes. Verifiquei tudo, se o câmbio estava no D mesmo e etc., tudo ok. O "mesmo" aconteceu só que ao contrário: algumas vezes em subida leve o carro não adquiriu velocidade pisando no acelerador, somente após "carcar" o pé mesmo pra ele reduzir. Não acho que teria necessidade da redução e pelo comportamento padrão, diversas vezes não ouve necessidade. Isso tudo aconteceu poucas vezes, no caminho de sempre, então acho que o julgamento meu é confiável.
Se entendi essa, é uma coisa que acontece com cambios AT. Em alguns momentos o cambio pode ficar 'indeciso' sobre o que fazer e no caso se vc estiver precisando de torque, precisa pisar com vontade no acelerador que ele reduz q vai legal. Se não me falha a memoria, chamam isso de 'step down'.

5) Consumo: sei que trajetos pequenos o consumo é ruim, mas o consumo de 6.5 na gasolina é tenso...
No anda e para, lombadas, subidas e muito semáforo é disso ai até pra pior em alguns casos (já cheguei a fazer médias de 4km/l no meu, com gasolina hahah). Mas o carro compensa em outros aspectos ou momentos, mas dizem que com o tempo e uso isso vai melhorando.

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 Título: Re: HB20 1.6 Aut 2016 - Barulho na subida de tec tec
MensagemEnviado: 03 Mai 2017 14:15 
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Roberto Bertoche escreveu:
Ivanv, vou seguir o seu roteiro:
1) Não está correto vibrar. As marchas, ao menos do meu AT4, trocam suaves e sem vibração em qualquer rotação que se façam essas trocas.
2) Também não é para ocorrer, exceto se o carro NÃO estiver perfeitamente imóvel nesse momento. O mesmo se deve observar ao se colocar a alavanca na posição P
3) Se você abastece com gasolina, esse sintoma me faz pensar em pré-ignição, defeito dos meus HB20 quando abastecidos apenas com a nossa pobre gasolina, de baixa octanagem. Experimente colocar etanol. Nos meus, nunca deixo menos de 30% de etanol para evitar esse problema que, por sinal, é muito danoso ao motor. Significa que o combustível não está resistindo à compressão e explodindo antes do instante correto.
4) Não tenho ideia sobre isso. Nunca percebi ocorrer. No seu caso, influenciado pela hipótese do item 3, pode ser combustível ruim.
5) O meu AT tem um bom consumo, muito próximo do MT. Com metade do tanque com etanol, faz mais de 11 km/l no meu percurso diário (desimpedido) ao trabalho. O MT, quando pego para dar uma volta e ver se o meu povo está cuidando bem dele, o consumo acumulado no CB, percurso urbano no Centro, geralmente está na marca de 6,5 a 7 km/l, quase sempre etanol puro, porque, ao abastecer, é mais barato... rs.

Leve numa concessionária competente para verificar tudo isso.
Desejo sucesso.


Obrigado pela resposta!

1) No caso o meu é o AT6, mas já vale o relato!
2) Carro imóvel, na posição P, sem inclinação. Garagem mesmo.
3) Somente gasolina. Vou experimentar. Por mais que eu ache que com os sintomas anteriores, parece mais problema no câmbio, até porque sempre abasteci no mesmo local (Ipiranga).
4) É raro mesmo, em quase 1 ano, percebi umas 5 vezes no máximo.
5) O AT6 teoricamente era pra ser melhor, certo? De qualquer maneira, bem longe do INMETRO.

Obrigado!


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 Título: Re: HB20 1.6 Aut 2016 - Barulho na subida de tec tec
MensagemEnviado: 03 Mai 2017 14:27 
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Registrado em: 12 Jul 2016 09:02
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OSilva escreveu:
ivanv escreveu:
Prezados.

Meu HB20 1.6 Premium 2016 automático foi retirado da CSS há 9 meses mais ou menos e apresenta algumas "características" que ainda tenho dúvida se são características ou problemas.
Como sempre os mecânicos da CSS não passam a mínima segurança no que falam, então estou procurando relatos por aqui.

1) Vibração no momento da troca de marchas: tenho impressão que ele vibra muito momentos antes e durante a troca de marchas. Lá pelos 4000-5000rpm. A marcha troca até que suave, mas sinto essa vibração.
Desde sempre isso aconteceu.
Eu acho realmente estranho o carro só trocar de marcha em modo AT lá pelos 4000 ou 5000 rpm. Normalmente ele troca bem antes disso, diria q por 2500 rpm, e o funcionamento do cambio é 'liso', sem trancos ou vibrações.

2) Tranco no engate da ré: quase sempre, não importa se é subida, descida, parei e coloquei P, coloquei P e parei, quase sempre dá um tranco quando engato a ré. Desde sempre isso aconteceu.
Se entendi, isso acontece quando você estaciona o carro certo?. Uma coisa que amigos me recomendaram fazer pra evitar 'apoiar' o carro no cambio (que deve ser o motivo do tranco) é o seguinte:
1- Você para, normalmente usando o pedal de freio
2- Ainda com o pedal acionado, vc puxa o freio e mão e coloca o cambio em N
3- Solta o pedal do freio (o carro deve se movimentar um pouquinho, ficando apoiado no freio de mão).
4- Você pisa no pedal de freio, coloca em P, solta o pedal e tudo certo.


3) Barulho de tec tec de carro manual na saída de subidas e afins: sabem aquele tec tec que faz carro manual ao sair numa subida? Naquele momento entre tirar toda a embreagem e acelerar? Normalmente carros manuais fazem isso no final do curso da embreagem, principalmente C3 antigo. Pois é, o meu automático tem apresentado esse barulho recentemente. Somente recentemente, não lembro disso acontecer desde sempre.
Não lembro de ter notado isso no meu, se notar eu posto aqui de novo. E eu uso só gasolina no momento.

4) Ocasionais seguradas desnecessárias de marcha ou necessidade de redução de marcha também desnecessárias: já aconteceu umas 2 ou 3 vezes de o câmbio segurar segunda ou terceira marcha sem necessidade, fora de subida, acelerador aliviado... não é o comportamento comum que conheço bem, foi algo fora do padrão mesmo, sem necessidade. Aconteceu poucas vezes. Verifiquei tudo, se o câmbio estava no D mesmo e etc., tudo ok. O "mesmo" aconteceu só que ao contrário: algumas vezes em subida leve o carro não adquiriu velocidade pisando no acelerador, somente após "carcar" o pé mesmo pra ele reduzir. Não acho que teria necessidade da redução e pelo comportamento padrão, diversas vezes não ouve necessidade. Isso tudo aconteceu poucas vezes, no caminho de sempre, então acho que o julgamento meu é confiável.
Se entendi essa, é uma coisa que acontece com cambios AT. Em alguns momentos o cambio pode ficar 'indeciso' sobre o que fazer e no caso se vc estiver precisando de torque, precisa pisar com vontade no acelerador que ele reduz q vai legal. Se não me falha a memoria, chamam isso de 'step down'.

5) Consumo: sei que trajetos pequenos o consumo é ruim, mas o consumo de 6.5 na gasolina é tenso...
No anda e para, lombadas, subidas e muito semáforo é disso ai até pra pior em alguns casos (já cheguei a fazer médias de 4km/l no meu, com gasolina hahah). Mas o carro compensa em outros aspectos ou momentos, mas dizem que com o tempo e uso isso vai melhorando.

Alguém compartilha dos mesmos problemas? Me parece que há algo errado com meu câmbio. Mas, enquanto não tenho diagnóstico da CSS... fico esperando.
Já troquei gasolina e n coisas para tentar entender...


Obrigado pela resposta!

Adicionando:

1) Em condições normais, ele troca lá pros 2.5 - 3 mesmo, só nesses casos de exigir um pouco mais que ele vibra.
2) Isso acontece no trânsito normal, sinal e tal. Nunca coloco neutro ou tiro do D, mas mantenho o freio bem apertado (pé).
3) Aguardo!
4) Então, eu até estou bem ligado no mapeamento desse câmbio. Reparo bem e sei bem o funcionamento comum. Inclusive, achei ele ruim quando troquei do Civic pra ele, até entender ele direitinho, achando posteriormente ele bem legal.
5) Já está com 13 mil km e essa "melhora" não veio :(


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 Título: Re: HB20 1.6 Aut 2016 - Barulho na subida de tec tec
MensagemEnviado: 03 Mai 2017 14:48 
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ivanv escreveu:
Obrigado pela resposta!

Adicionando:

1) Em condições normais, ele troca lá pros 2.5 - 3 mesmo, só nesses casos de exigir um pouco mais que ele vibra.
Ah tá. Nunca precisei exigir do motor dessa forma, então não saberei dizer por enquanto.
2) Isso acontece no trânsito normal, sinal e tal. Nunca coloco neutro ou tiro do D, mas mantenho o freio bem apertado (pé).
Realmente estranho. Eu agendaria uma visitinha na css.
3) Aguardo!
Talvez demore um pouco. Eu vou precisar me lembrar de prestar atenção nesse aspecto. Mas informo se notar algo, mesmo q seja por MP
4) Então, eu até estou bem ligado no mapeamento desse câmbio. Reparo bem e sei bem o funcionamento comum. Inclusive, achei ele ruim quando troquei do Civic pra ele, até entender ele direitinho, achando posteriormente ele bem legal.
5) Já está com 13 mil km e essa "melhora" não veio :(
Eu considero também que boa parte desse consumo não tão bom é também pq o percentual de etanol na gasolina está perto de 30% e digamos que o carro tá entendendo já como um composto intermediario entre só gasolina ou só etanol. Ou então o jeito é mudar de cidade haha

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 Título: Re: HB20 1.6 Aut 2016 - Barulho na subida de tec tec
MensagemEnviado: 03 Mai 2017 17:32 
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ivanv escreveu:
Adicionando:

1) Em condições normais, ele troca lá pros 2.5 - 3 mesmo, só nesses casos de exigir um pouco mais que ele vibra.
2) Isso acontece no trânsito normal, sinal e tal. Nunca coloco neutro ou tiro do D, mas mantenho o freio bem apertado (pé).
3) Aguardo!
4) Então, eu até estou bem ligado no mapeamento desse câmbio. Reparo bem e sei bem o funcionamento comum. Inclusive, achei ele ruim quando troquei do Civic pra ele, até entender ele direitinho, achando posteriormente ele bem legal.
5) Já está com 13 mil km e essa "melhora" não veio :(


Então, adicionando também... rs.
1) A mudança de marchas automática não deve vibrar em nenhum regime de rotações. O AT-4 faz mudanças a 6 mil giros (rotação máxima de mudança de marcha) com suavidade equivalente às que faz a 1.500 ou 2.000 rpm.
2) Hehehe, se não ele anda, né? rs
3) Se você puder, coloque pelo menos 20 litros de etanol e teste novamente depois de uns 2 ou 3 quilômetros. Se o tec tec desaparecer será uma informação importante para a ccss verificar como resolver de vez o problema.
4) O câmbio do meu carro responde com perfeição a pressão do meu pé no acelerador. Quando ele fica indeciso, quem está de fato indeciso é meu pé. Se o seu se comporta diferente, está com problema.
5) Deve haver muitos modos de melhorar o consumo do seu carro, mas esperar ele estar mais rodado, definitivamente, não é um deles.

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 Título: Re: HB20 1.6 Aut 2016 - Barulho na subida de tec tec
MensagemEnviado: 03 Mai 2017 19:05 
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Boa noite exatamente o mesmo carro que tenho.

Para todas as questões nunca observei nenhuma anormalidade aqui citada.

Até estranhei o relato pois este cambio creio ser de toda a linha Hyundai já testado e aprovado.

Tinha um HB20 aut.4 e me surpreendi com a maneira como o cambio trabalha.

Outro ponto que me surpreendeu nele foi o consumo bem baixo para um automático principalmente em viagem.

Sugiro levar imediatamente na concessionária, pois isto não é o normal deste cambio aut.6.

Uma dica pode ser óleo do cambio em nível baixo.

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