Italorm10 escreveu:
Sou proprietário de um HB20 1.0 14/15 e mais um do seleto grupo que perde a embreagem do carro na faixa dos 30 mil rodados. Pois bem, numa bela manhã senti a embreagem do carro patinando e aos poucos o carro perder velocidade e aumentando a rotação desordenadamente. Antes que alguns falem que foi mau uso meu, garanto a todos que não foi, sou bastante cuidadoso neste quesito. Continuando, após estes acontecidos, simplesmente o carro não teve mais força para andar para lugar algum, acelerava e o carro não saia do lugar, infelizmente meu carro não tem mais a garantia dos 5 anos pois o antigo proprietário do veículo não levou na primeira revisão, e mesmo que ainda estivesse na garantia, teria que gastar uma nota porque a garantia não cobre defeito na embreagem. Levei no meu mecânico de confiança e lá foi constatado que todo o conjunto de embreagem deveria ser trocado e para piorar minha situação, o volante do motor foi trincado, causando enorme espanto ao mecânico que a anos trabalhando no ramo, nunca viu uma peça de tamanha resistência ter quebrado assim tão facilmente. Estou correndo atrás dessa peça a 3 dias e até agora não achei em lugar algum, nem nas concessionarias e autorizadas Hyundai. Fico desapontado com o carro, pois com apenas 30 mil perder todo o kit de embreagem é motivo para desanimo para com o carro e marca, que em nenhum momento me ofereceu suporte para que eu ache a peça que falta (Volante do motor). Já vi diversos relatos deste caso aqui no fórum e este é apenas mais um caso que vem aqui ser relato....
Seja bem vindo ao forum colega ITalorm10 e solidarizo-me com vc quanto a essa sua ingrata surpresa e decepção sobre esses já famigerados problemas de embreagem que estão ocorrendo em vários HB20 1.0 aspirados.
Não sei ao certo quais as causas disso, pq são vários os fatores que podem influenciar e causar esse tipo de problemas com as embreagens automotivas.
Curioso é que o meu é um HB20 1.6 2013 ainda dos primeiros fabricados pela Hyundai do Brasil e que felizmente nunca apresentou o menor dos problemas com o seu sistema de embreagem e ao que parece, essas ocorrências tem acontecido mesmo apenas com a versão 1.0 aspirada dos HB20.
Mas baseado no seu relato, sugere-se que tanto o disco como o platô ou chapa de pressão desse sistema de embreagem desses motores dos HB20 1.0 aspirados estão com problemas de defeito nessas peças e pode ser bem provável que isso seja algum lote dessas peças que foi fornecido para a linha de montagem da Hyundai do Brasil e que já vieram desses fabricantes desses componentes com problemas.
E nesse caso, essas ocorrências mereciam até um recall ou pelo menos um reconhecimento por parte da fábrica da Hyundai sobre esse sistema de embreagem frágil e problemático devido a ser de responsabilidade dela, o perfeito funcionamento e a confiabilidade de todos os sistemas que compõe os veículos da linha HB20.
Quanto a essa constatação de que até o volante do motor foi danificado, isso tb é uma consequência direta e já conhecida devido às altas temperaturas a que esse sistema de embreagem foi submetido por causa dos constantes e prolongados deslizamentos sofridos por esse sistema apresentando esses problemas.
Obs : Tb já é outro fato comprovado que se vc montar um kit de embreagem novo junto com esse volante do motor já danificado, com total certeza que vc jogará fora toda a confiabilidade desse serviço, por isso jamais valerá a pena tentar salvar esse volante de motor já danificado.
Desejo-lhe assim boa sorte na resolução disso e quando vc tiver um tempinho, informe-nos sobre a solução dessa falha.