silvano.afonso escreveu:
Bom dia pessoal,
Sabemos que para que o etanol seja vantajoso é necessário que o valor deste combustível seja de aproximadamente 70% do valor da gasolina. Já ouvi dizer que esta regra é apenas um parâmetro, ou seja, varia de veículo para veículo, podendo ser superior em alguns casos.
No caso do motor 1.6 gamma que equipa o HB20 AT, alguém sabe qual o valor da diferença real para que seja interessante o uso do combustível vegetal?
Li em algum lugar aqui no fórum que este motor possui uma taxa de compressão maior, de modo que possui melhor adaptabilidade para o etanol do que em relação a gasolina.
Desde já agradeço.
Boa noite Silvano e tb concordo com o colega VagnerF1 de que no caso dos motores flex dos HB20 que apresentam uma elevada taxa de compressão, eles sempre vão apresentar um leve melhor rendimento com o etanol do que com as gasolinas.
E se a diferença entre a gasolina e o etanol ainda for de até uns 20% , valerá a pena abastecer com o etanol ou com uma mistura de até 1/3 de gasolina e 2/3 de etanol para os casos de quem quiser uma maior autonomia principalmente em longas viagens.
Por exemplo, aqui na minha cidade o etanol está hoje ao redor de 2,80 o litro enquanto que as gasolinas comuns estão ao redor de 4,20 o litro.
E abasteço sempre com 80% de etanol e 20% de gasolina e o motor do nosso HB20 1.6 apresenta um excelente rendimento com essa proporção.