paulojoaopm escreveu:
Estou com a mesma dúvida. O meu está com 2000 rodados e todas as médias na cidade deram 10km/l na gasolina. Sinto o carro muito fraco, acho q há defeito nele. Ele no painel marca 1,5 a 2km/l a mais que o real. No painel marca 12km/l
Estou testando o alcool e me surpreendi. O carro ficou outro, forte, esperto, e a média ta em 10,4km/l cidade, trecho ruim, marcado no painel. Semana que vem completarei o tanque e verei a média real.
Acho que pode haver algum problema na leitura correta do combustivel.
E conversando com outros proprietários, percebi que todos dizem q no alcool ele é melhor e muito mais econômico. Coisa que mesmo o alcool estando 20% do valor da gasolina, ainda compensará a escolha.
É isso mesmo colega Paulo, está correta essa sua citação.
Os motores flex aspirados, tanto o 1.0 como o 1.6 da linha HB20 sempre mostraram desde o seu lançamento que gostam bem mais de serem abastecidos com etanol do que com essas nossas fracas, medíocres e ultrapassadas gasolinas, mostrando na prática que com o combustível de origem vegetal eles sempre apresentam um melhor rendimento geral do que quando alimentados apenas com essas nossas gasolinas.
Digo isso pq a octanagem do etanol é bem mais elevada (113 octanas) do que a atual octanagem apresentada pelas nossas gasolinas comum e aditivadas que varia entre 87 a 89 octanas.
Por isso que mesmo se o etanol estiver com o preço de até 80% do preço das gasolinas comuns/aditivadas, ainda assim vale muito a pena com certeza dele ser escolhido para abastecer os HB20 em quaisquer das suas versões.
Obs : Lembrando aqui tb de uma outra importante vantagem mostrada pelo etanol em relação às gasolinas, de que ele não deixa resíduos de carvão na sua queima ao contrário de qualquer gasolina que carboniza bem mais os motores internamente e com isso se perde mais ainda tanto em consumo médio como tb em desempenho, esse inclusive é mais um fato já amplamente comprovado e salientado em mecãnica automotiva.