Bem-vindo: 27 Abr 2024 14:44

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 337 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 30, 31, 32, 33, 34
Autor Mensagem
 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 07 Abr 2023 14:27 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
E atualizando esse tópico, o HB20 1.0 TGDI do meu irmão está finalizando o seu ultimo e único tanque abastecido com 90% de etanol e 10% de gasolina e a média de consumo dele melhorou mais indo dos péssimos 7,4 kms/l do inicio desse tanque para os atuais e razoáveis 8,6 kms/l.

Lembrando porém que quando ele estava abastecido somente com 100% de etanol, as médias conseguidas sempre variavam de 9 kms/l a 9,2 kms/l , apesar do motor estar ainda em fase de amaciamento , portanto eu pergunto se existe de fato alguma vantagem em ter misturado esses 10% de gasolina na tentativa frustada de ver alguma possível média de consumo um pouco melhor do que os 9 kms/l a 9,2 kms/l obtidas com o etanol puro.

Moral da história, esse meu irmão me comentou a pouco que não vai mais inventar de fazer essas misturas com gasolina e manter apenas o etanol 100% em todos os seus demais abastecimentos .

E vcs podem apostar que esse seu novo HB20 TGDI muito vai lhe agradecer ainda por essa sua inteligente e nobre atitude !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 15 Mai 2023 14:19 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
E respondendo mais uma vez ao título desse tópico eu respondo que sim !

Devido a minha já longa experiencia com esse nosso pioneiro HB20 1.6 manual 2013 e na minha última e mais recente delas, fiz na semana passada, uma viagem de um pouco mais de 1100 kms de percurso total e me acompanhou nessa viagem um dos meus irmãos com o seu Fox Highline 1.6 16 valv. 2017 com câmbio manual de 6 marchas.

Em cada um desses veículos, viajaram 3 passageiros incluindo os condutores e as suas respectivas bagagens para uns poucos dias de viagem.

Resumo da ópera, ambos esses veículos obviamente que estavam revisados e na mais perfeita condição técnica e ambos estavam abastecidos com E-90 o percurso todo.

Viajamos sempre no mesmo ritmo e sempre mantendo velocidades entre 110 kms/h a 130 kms/h e fizemos apenas uma única parada de uns 15 minutos antes de chegarmos ao nosso destino final e a média de consumo obtida por ambos esses carros foi claramente melhor para o Fox do que para o HB20 e imagino eu que devido ao fato de nosso HB20 ter um câmbio manual de apenas 5 marchas , enquanto que esse modelo de Fox 1.6 já dispor de um excelente câmbio manual de 6 marchas.

A diferença até que não foi muito grande , mas que foi de 0,7 kms/l em favor desse Fox, embora em questão de desempenho, ficasse claro ao longo desse percurso que o motor Gamma 1.6 falava sim mais alto do que o motor 1.6 16 val. flex desse Fox , apesar da diferença não ser assim tão gritante !

Outro fato um pouco mais favorável a esse Fox é a sua atual quilometragem de um pouco mais de 62 mil kms rodados enquanto que esse nosso HB20 já está com quase 110 mil kms rodados.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 03 Jun 2023 14:30 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Retornando a esse tópico para comentar sobre uma nova e inesperada ocorrência no novo HB20 2023 1.0 TGDI aut, do meu irmão que está com apenas 3900 kms rodados:

O botão de partida dele apresentou um problema repentino que o fez deixar de funcionar completamente, ou seja, o veículo ficou literalmente sem poder dar a partida no seu motor assim de uma hora para outra.

E a salvação para esse veículo não ter ficado na rua em plena noite foi devido ao seu oportuno e bem útil sistema de partida remota que proporcionou a partida normal do motor dele e assim, esse HB20 retornou em segurança para casa.

No dia seguinte foi levado até a CCS local da rede Hyundai e o pessoal da oficina, após ficar uma tarde inteira investigando essa falha desse botão, ligou para meu irmão na manhã seguinte dizendo apenas que o veículo já estava reparado e que poderia ser retirado da CCS.

E quando o pessoal dessa oficina autorizada foi questionado sobre essa falha, apenas se limitaram a dizer que foi feita uma nova atualização do software desse HB20 e que com isso, havia sido reparada essa falha sem contudo explicarem se esse botão foi de fato trocado ou não !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 23 Ago 2023 01:30 
Offline

Registrado em: 23 Ago 2023 01:09
Mensagens: 1
Relato interessante.
Sou de Belo Horizonte.
Região de madeiras íngremes e trânsito travado.
No trânsito urbano e usando etanol, meu tgdi aut 22, nunca passou de 7,5 km/l. Na gasolina passa dos 9,5 com facilidade.

Tenho certa aversão ao etanol em bicos de injeção direta, seja pelos 2 jogos que troquei em meu ex VW Up Tsi, (antes de ter feito modificações no mesmo) ou pelo ressecamento precoce causado pelo combustível de cana de açúcar acrescido de água. Fato é que evito bastante o tal.
Sem falar que sempre percebi o carro fraco quando frio e bem indeciso nas ladeiras, enquanto que na gasolina ele se mostra com muito mais “aptidão” e ímpeto.

Quanto as revisões, acabo por usar o óleo que indicam no manual, no 2022, ainda recomendam 3,6l e 5w30. Não notei qualquer excesso de óleo no veículo, bem dizer que o motor foi recalibrado no modelo 2023, então pode ser que tenha alguma diferença em componentes, mesmo que não declarado.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 23 Ago 2023 10:29 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Seja bem vindo ao forum !

Quanto a vc ter essa aversão a abastecer com etanol, eu nunca irei concordar com isso, pq sempre usei etanol misturado com uns 15% de gasolina no nosso atual HB20 1.6 2013 desde que ele era ainda zero KM e até agora com 114 mil kms rodados em quase 11 anos de uso normal, nunca tive o menor dos problemas nem com respostas imediatas do acelerador em quaisquer condições de uso e de temperatura e nem com peças estragadas devido ao uso do etanol !

Mas declaro tbm que para evitar esses eventuais ressecamentos é que eu sempre recomendo aqui no forum e para todos os meus familiares e demais colegas e amigos de se usar uma leve mistura de uns 15% de gasolina no etanol que é justamente para se obter assim o melhor desses 2 combustíveis, mas sempre deixando prevalecer o etanol e nunca as gasolinas.

Infelizmente , as nossas gasolinas nacionais são de péssima qualidade e ainda de uma insuficiente octanagem , o que causa comprovadamente um pior desempenho em motores tanto a gasolina e pior ainda nos flex , causando ainda uma excessiva carbonização interna em todos os motores além de sujar os bicos injetores e demais sensores do sistema de injeção dos veículos.

Obs : Óbvio que as nossas gasolinas do tipo premium como a Octapro da Ipiranga, a Podium da Petrobrás e a Racing da Shell apresentam sim uma melhor qualidade e uma maior octanagem mas cobram isso com um preço bem abusivo e pior ainda, essas gasolinas especiais nunca estão disponíveis em qq parte do território nacional .

São nesses momentos que o etanol se sobressai bastante em eficiência e um menor custo, sem dúvida alguma !

E quanto a vc citar que o etanol ataca os injetores de motores com injeção direta, basta adicionar esse pequeno percentual de 15% de gasolina comum nele que já é o suficiente e estará assim completamente resolvido esse problema e ainda se tem todas as reais vantagens do etanol sobre qq tipo de gasolina.

Obs : Ainda tenho um Jetta TSI 2.0 a gasolina 2013 e para não abastece-lo com essas tais e caríssimas gasolinas premium citadas devido a sua maior octanagem , eu misturo 28% de etanol na gasolina comum dele e como medida protetiva contra eventuais efeitos corrosivos , eu sempre acrescento em cada abastecimento um frasco de aditivo flex e nunca tive até hoje nenhum problema nem com injetores e nem com bombas de combustível.

É verdade tbm que para ser possível usar essa mistura de combustíveis num Jetta TSI que é original somente a gasolina e em qq outro motor original a gasolina, se faz necessário usar obrigatoriamente um piggyback ou um remap para assim, o motor funcionar perfeito e sem falhas e com o máximo aproveitamento dessa mistura de gasolina com etanol.

Mas em troca ao se abastecer com essa mistura, tenho um desempenho sempre mais afiado e digno das melhores gasolinas premium que podem ser encontradas com a vantagem do custo menor e ainda, dos menores níveis de carbonização interna desse motor !

Quanto ao oleo de motor 5W-30 recomendado pela Hyundai para a linha HB20 mais antiga, eu tbm não concordo e por isso não o utilizo já há muito tempo atrás pq esse oleo já está ultrapassado pelos oleos 0W-20 da mais recente geração que são um pouco mais finos e leves porém bem melhor aditivados trazendo com isso vantagens para qq motor atual como um leve melhor desempenho aliado a um leve menor consumo.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 04 Set 2023 22:00 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
E retornando a esse tópico pq devemos ser justos tanto quanto a elogios e tbm quanto a críticas !

Mas dessa vez novamente quero elogiar esse nosso pioneiro HB20 1.6 2012/2013 comprado zero km ainda lá em Novembro de 2012 com o seu câmbio manual da versão inicial de 5 marchas .

Esse HB20 está hoje com 114500 kms rodados, mas permanece funcionando perfeito para a sua longa idade de quase 11 anos de uso normal e diário, sendo conduzido tanto por mim, pela esposa e tbm pelo meu filho !

Mas que tbm é bem verdadeiro o fato de que ele só foi abastecido até agora desde quando ele era zero KM com a mistura do E-85 ou do E-90 , ou seja , com de 10% a 15% de gasolina e os restantes 85% a 90% com etanol.

E explicando que esse pequeno e curioso percentual de gasolina comum misturado constantemente no etanol serve digamos como um útil aditivo para esse etanol, pq faz o etanol render um pouco mais além de diríamos tbm facilitar levemente em todas as partidas a frio e de proporcionar um funcionamento mais regular durante a fase de aquecimento do motor .

E todas as trocas de oleo e filtro desse motor sempre foram feitas a cada 5000 kms ou a cada 6 meses prevalecendo sempre o que ocorrer primeiro , inclusive durante o seu período de garantia, quando forem realizadas todas a 5 revisões obrigatórias a cada 10 mil kms na rede Hyundai, eu cuidei de sempre fazer essas trocas de oleo e do filtro extras por minha conta nos intervalos entre essas 5 revisões !

E junto com essa manutenção básica, sempre troco tbm o filtro de combustível a cada 10 mil kms, o filtro de ar a cada 25 a 30 mil kms a depender do estado em que ele se encontra, bem como a troca regular do filtro do ar condicionado.

O jogo de amortecedores foram trocados até agora apenas uma única vez e o jogo de pneus já foram trocados por mais duas vezes.

Baterias foram trocadas até agora umas 4 vezes mas a boa surpresa é o seu excelente sistema de escapamento dessa linha HB20 de muito boa qualidade que ainda permanece o original sem apresentar sequer nenhum sinal de corrosão , apesar de que esse nosso HB20 sempre é abastecido com a mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina, o que produz um pouco mais de vapor d'água no seu sistema de escape até o motor atingir a sua temperatura normal de funcionamento.

Tbm digno de elogios é o seu sistema do ar condicionado que sempre funcionou perfeito sem jamais apresentar nenhum problema !

Até o sistema de arrefecimento desse HB20 1.6 jamais me causou o menor dos problemas apesar de que nunca até agora, fiz sequer uma única troca desse líquido, mas apenas completo com o aditivo recomendado quando o nível dele abaixa .

Portanto aqui vai merecidamente e com a maior dignidade os meus parabéns a esse nosso pioneiro e valente HB20 1.6 e que ao que parece , ainda vai permanecer por um bom tempo na nossa família , fazendo cia aos nossos demais veículos !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 05 Mar 2024 11:52 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
E a minha resposta pessoal quanto ao título desse tópico ainda continua a ser um grande SIM !

Principalmente os HB20 1.6 e tbm as versões 1.0 turbo com os câmbios manuais que são as versões mais espertas e ainda mais quando abastecidas com etanol.

Ontem a noite , fiz uma rápida viagem a trabalho a uma cidade vizinha com o nosso pioneiro HB20 1.6 2013 com o seu câmbio manual e que está agora com 118800 kms rodados e ao retornarmos , encontro lá por um mero acaso com um conhecido de muito tempo atrás.

Ele estava com uma Palio Weekend adventure 1.8 flex 16 valv. com o câmbio manual da família dele e lembro que ela foi comprada zero KM por eles e que sempre foi muito bem cuidada e que inclusive , ela é sempre abastecida somente com etanol.

Como já era mais tarde da noite e ele tbm já estava de volta, combinamos assim de retornarmos juntos até por motivos de uma segurança maior além de termos um a cia do outro.

E essa rodovia utilizada até que está bem conservada apesar da pista ser simples e com poucas curvas além dela ser quase toda mais plana e que devido ao horário já avançado da noite, estava muito calma de movimento .

Eu sai na frente e o colega me acompanhou sempre mais próximo mas ocorreu que nas várias longas retas desse percurso e foram por muitas vezes que ele tentou com insistência me ultrapassar mas foi nítido que faltou fôlego para esse motor 1.8 dessa Fiat para ele conseguir ultrapassar o motor Gamma 1.6 do nosso HB20 que abria sempre muito na frente dessa Fiat.

Acredito que tudo somado ajudou um pouco esse nosso HB20 a se mostrar superior em desempenho como a sua melhor aerodinâmica, o seu menor pêso, o seu motor 1.6 sempre muito bem cuidado e abastecido com etanol misturado com 15% de gasolina e tbm acredito que o seu câmbio manual tenham de fato, ajudado nesse melhor desempenho mostrado nessa viagem de retorno contra essa perua Fiat Palio.

E quando chegamos aqui na nossa cidade , paramos um pouco antes de irmos para as nossas casas somente para nos despedir e fazer uns breves comentários, quando ele me falou surpreso que não sabia que os HB20 1.6 andavam assim tão bem em rodovias para ele não conseguir em nenhuma das tentativas ultrapassar esse nosso HB20 ...

É quando uma melhor e mais recente tecnologia sempre nos mostra para que ela serve nos nossos veículos ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 337 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 30, 31, 32, 33, 34

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 67 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB