ianisgreek escreveu:
E cada vez mais chego a conclusão pessoal de que infelizmente a evolução sempre vai falar mais alto tbm em assunto de veículos.
Definitivamente , após o advento dessa nova geração de motores aspirados flex com injeção direta , que todos os demais motores tanto os aspirados e tbm os turbo ficaram muito para trás em questão de rendimento e perfeição com um melhor funcionamento.
Até esse bravo e pioneiro motor Gamma 1.6, apesar de ser talvez o melhor motor 1.6 aspirado flex até agora do nosso mercado atual, já está sendo deixado muito atrás em rendimento máximo por toda essa nova geração atual de motores turbo flex com injeção direta.
Uma excessão a essa regra seria o recente mas descontinuado motor aspirado 2.0 flex com injeção direta lançado nos últimos Ford Focus .
Exemplos que vou deixar aqui sobre o que eu penso sobre uma suposta classificação para essa nova geração de motores pela ordem do melhor e mais forte em rendimento até os de menor rendimento :
1º lugar : Motor Fiat Stellantis 1.0 e 1.3 turbo flex.
2º lugar : Motor 1.3 turbo flex da Renault.
3º lugar : Motor BMW 2.0 turbo flex.
4º lugar : Motor 2.0 turbo flex da Jaguar.
5º lugar : Motor 1.6 THP flex das linhas Peugeot/Citroen
6º lugar : Motor 1.6 flex da Mercedes Benz.
7º lugar : Motor 1.0 TFSI flex da linha VW/Audi.
8º lugar : Motor 1.4 TFSI flex da linha Audi/VW.
9º lugar : Motor 1.0 TGDI turbo flex da linha HB20.
10º lugar : Motor 1.4 turbo flex linha GM Cruze.
Não incluí acima os mais recentes motores turbo com injeção direta somente a gasolina pq na minha opinião, eles pecaram em não serem flex e que por isso, perdem em rendimento e confiabilidade ao usarem aqui no nosso mercado somente com as gasolinas comuns/aditivadas nacionais no lugar do etanol e que por isso mesmo, não merecem na minha opinião estar nessa lista de minhas preferências pq eu nunca mais compraria um veículo equipado com uma motorização assim.
E esse meu atual jetta 2.0 TSI é com certeza o meu 1º e tbm o ultimo veículo turbo dessa geração atual mas que aceita somente gasolina que eu compro !
Chega de ter apenas essa única opção de abastece-lo apenas com esses LIXOS ORDINÁRIOS dessas gasolinas comuns/aditivadas nacionais.
Mais atrás seguem os demais motores turbo flex dos fabricantes chineses e os motores turbo flex da GM (linha Onix) e por aí vai essa lista !!!
Se algum colega quiser sugerir aqui mais algum outro motor turbo flex atual mas somente com injeção direta e que eu tenha deixado de fora dessa lista, por favor, pode citar nesse tópico e iremos incluir acima.
Eu percebi isso, quando comprei o HB20 a um pouco mais de 1 ano, ele era um motor forte. Mas literalmente só um ano depois, 130 cavalos se tornou um motor meio fraco, já que a maioria oferece ao menos 150.
Claro, ainda temos muitos inferiores aos 130 do HB20, e o carro tem a sorte do peso/potência dele (que ainda bate de frente a uma FIAT Toro e Renegade 1.3T pois eles são muito pesados).
Mas em questão de motor, está começando a mostrar a idade.