Bem-vindo: 01 Mai 2024 11:39

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 82 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 9  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Hb20, confort plus, 1.0. Motor fraco. (É normal?)
MensagemEnviado: 01 Mar 2018 15:53 
Offline

Registrado em: 10 Jul 2017 16:58
Mensagens: 104
Boa tarde.

Fiz o teste em um HB20 1.0 2016/2016, e realmente ele é fraco abaixo das 3300 a 3500 RPM, ele começa a entregar força acima disso, abaixo é muito fraco.

Rodei somente no álcool, tem que forçar no acelerador senão ele não desenvolve, percebi que existe um tranco ao trocar a primeira para segunda e para terceira também, mesmo queimando embreagem. Outro detalhe, trocando marchas acima dos 4000 Rpm não acontece mais o tranco.

Ao meu ver ele foi feito para estar sempre acima dos 3500 Rpm, abaixo o motor é muito fraco.

Passando por lombadas eu joguei o giro lá em cima para não perder o motor e em reduzidas a mesma coisa jogando giro lá em cima ele se manteve forte.

Quando tentei dirigir no meu modo convencional literalmente o carro perde força, costumo trocar as marchas na casa dos 3000 Rpm e simplesmente o carro não vai.

Creio que os motoristas "giradores" que rodam com o motor cheio e em alta rotação não vão reclamar do carro, mas para motoristas que como eu rodam em rotações baixas e sempre na "maciota" vão sentir muito este carro, ele em baixa é muito fraco.

Mesmo assim gostei dele na versão 1.0, se trabalhado mais forte ele roda muito bem.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Hb20, confort plus, 1.0. Motor fraco. (É normal?)
MensagemEnviado: 01 Mar 2018 16:56 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 26 Abr 2016 13:02
Mensagens: 56
Eu não dei sorte e estou tendo problemas com ele. Confere lá se você tiver interesse, talvez te ajude:

viewtopic.php?f=7&t=13591

Uma coisa que me fez perceber o defeito foi o consumo do carro também, que está muito alto. A minha peça para troca ainda não chegou, mas assim que fizerem a troca e informo aqui quais foram meus resultados.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Hb20, confort plus, 1.0. Motor fraco. (É normal?)
MensagemEnviado: 01 Mar 2018 18:40 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6246
Localização: Montes Claros - M.G.
É bem engraçado e até cômico esse caso do motor 1.0 de 3 cilindros da linha HB20 se mostrar com essa atitude, pq ele tem duplo comando de válvulas e com variação de fase no comando da admissão.

Isso quer dizer que em baixas rotações, esse comando variável da admissão puxa o máximo de torque desse motor para atuar mais justamente nessas baixas rotações.

Haja vista, no nosso ex-HB20 1.6 eu sempre percebi essa ação do motor dele que sempre mostra uma ótima elasticidade, ou seja, ele já oferece um torque amplamente razoável desde as 2000 rpms e já a partir de 2500 rpms, esse motor 1.6 já atua com um torque bem progressivo mostrando que nem mesmo há a necessidade de se esticar as marchas muito mais do que isso.

É verdade que eu sempre o abasteci com etanol misturado com 15% a 20% de gasolina, o que favorece um leve melhor rendimento geral.

No caso dos HB20 1.0 isso tb deveria basicamente ocorrer como nos HB20 1.6 , lógico que tudo dentro das devidas proporções, já que o motor é bem menor e o câmbio dos HB20 1.0 são bem mais reduzidos do que o dos modelos 1.6 !

Tudo nos leva a crer que alguma coisa não ficou bem projetada, ajustada ou dimensionada nessas versões 1.0 aspiradas e isso não é atualmente nenhuma novidade entre os fabricantes de veículos, pq erros assim de engenharia já foram percebidos antes em vários modelos de outras marcas e em alguns casos, as fábricas até corrigiram essas falhas depois em gerações seguintes desses veículos.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Hb20, confort plus, 1.0. Motor fraco. (É normal?)
MensagemEnviado: 01 Mar 2018 18:54 
Offline

Registrado em: 28 Fev 2018 08:47
Mensagens: 4
Caros Blackshot, Samueluser e Ianisgreek.

Primeiramente, muito obrigado pelas considerações todas sobre o carro. Vocês são muito bem informados e dedicados, que baita esforço, espero recompensa-los à altura.

Ianisgreek, obrigado pelas análises e comparações. Na verdade, eu havia me referido a coisas como design porque não tinha a intenção de responder diretamente apenas a você (se fiz isso, foi sem querer, não sou muito hábil em fóruns eletrônicos). Houve menção à escolha do carro por esse motivo pela esposa de alguém e eu somente quis linkar. Sobre o Gol, como eu disse, é uma comparação válida, sim, embora, em alguns pontos o Gol fique um pouco atrás. Se considerarmos desempenho como o resultado final de aceleração, velocidade e torque, ele fica à frente do HB20. No entanto, o motor deste (com todos os incrementos que você citou) apresentou avanço, sim, em relação ao outro: ele tem mais potência e consome menos - embora não seja o caso, quem compra um carro desses procura isso. Por isso quis matizar um pouco a sua análise. Talvez seja uma questão de acertar outras variáveis nesse carro: câmbio, injeção, aerodinâmica etc. Seja como for, se o assunto é o HB 1.0, será mais produtivo (e talvez mais fácil) você alugar um destes por um dia (ou fazer um test-drive numa concessionária) do que conseguir achar outro Gol 2009 (que você já conhece muito bem) para formar uma opinião própria a respeito.

Samueluser, eu lhe agradeço muito pelas respostas tão diretas, objetivas e esclarecedoras sobre minhas perguntas. Eu não entendo nada sobre Firmware, mas com o tempo, vou ver se leio algo na internet e voltarei à sua mensagem para interpretar ali, um pouco melhor, o sentido das questões que vc coloca. Mas, no geral, como está muito bem escrita, já deu para ter uma noção, afinal, como eu deixei subentendido, até o Inmetro aponta uma diferença de consumo nesse carro na passagem para os modelos 2016 em diante e, sendo o motor o mesmo, algo deve ter sido feito na parte informacional-eletrônica (pois, que eu saiba, a metodologia do Inmetro não foi alterada). Ademais, também louvo o su respeito em ter considerado a situação de quem comprou o veículo, e a sua curiosidade e esforço em dirigir um esta semana para comprovar, por si mesmo, os fatos.

Blackshot, que coisa o seu caso: você já conhecia o carro e, num upgrade de versão, apareceram problemas... Puxa, eu imagino o seu aborrecimento e só tenho a agradecer pelas informações (li o tópico que vc deixou em link). Eu viu prestar bastante atenção a essas coisas todas e, caso algum pepino apareça por aqui, dou-lhes um retorno. E também sobre o que eu achei de bom, afinal, se fosse uma bomba, vc não teria comprado outro, não é? Enfim...

Eu tinha um Fit 1.5 EX CVT muito bem cuidado. Mas, a quilometragem dele já avançava e eu queria mudar um pouco, estava enjoado do carro. E não queria gastar. Minha intenção era pegar um carro intermediário e econômico na cidade principalmente (que é minha maior utilização), para, daqui a uns dois anos, juntando mais cacau, chegar num carro mais definitivo (um Novo Polo 200 TSI ou um Fit EXL CVT 2015 em diante).

Por vários motivos (não é o caso aqui) descartei Onix, Ka, Uno, March... e até Up!. Também desconsiderei os turbos e 1.6 pelos preços, porque priorizei quilometragem, ano e procedência.

Como já conhecia o HB20 (dirigi um alugado em Brasília por uma semana e gostei, achei que o seu motor 1.0 não desagradava na cidade, além daquele que minha amiga tento moer indo para o Uruguai carregado e não conseguiu, o carro está novo...), foquei nele por causa também da garantia e achei um por ótimo preço e com 12.500 KM único dono (particular). Durante três anos, minha meta é só fazer as revisões e encher o tanque. Vamos ver o que virá.

Finalizando o blablabla, como é meu primeiro carro 1.0 e ando como uma "velhinha" (viu Samuel), eu confesso que fiquei até surpreso como um motorzinho de moto-serra desses pode conduzir um veículo praticamente médio e bem completo, como este, sem tanto desconforto. Realmente, ainda acho isso surpreendente.

Amanhã vou de Curitiba a Londrina.

Na volta, conto como foi a experiência.

Desculpe a mensagem longa, mas quis responder à altura dos vossos comentários e de certo modo dar um parecer sobre a minha condição pessoal, afinal, isso pesa na percepção de quem lê e está pensando em comprar o carro em questão. Nas próximas, serei mais breve e objetivo.

Sds.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Hb20, confort plus, 1.0. Motor fraco. (É normal?)
MensagemEnviado: 01 Mar 2018 20:20 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6246
Localização: Montes Claros - M.G.
Boa noite Geraldo Augusto e agradeço seu feedback !

Vc acabou por me deixar aqui uma oportuna ideia pq eu irei sim e será em breve, experimentar um HB20 1.0 aspírado zero KM na CCS Hyundai local, apenas para ajudar aos demais colegas desse forum com as minhas impressões reais sobre essa versão de HB20.

Boa viagem para vc e depois nos falamos aqui novamente sobre esse assunto ! Valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Hb20, confort plus, 1.0. Motor fraco. (É normal?)
MensagemEnviado: 02 Mar 2018 16:38 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 26 Abr 2016 13:02
Mensagens: 56
Sem problemas, geraldo! Espero poder ter contribuído pelo menos um pouquinho!

Por curiosidade, você pode me dizer qual a média de consumo do seu carro (cidade/estrada/gasolina/álcool)?

Abraços!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Hb20, confort plus, 1.0. Motor fraco. (É normal?)
MensagemEnviado: 05 Mar 2018 16:05 
Offline

Registrado em: 05 Mar 2018 15:52
Mensagens: 1
Boa tarde,
Entrei no Fórum justamente para ler a respeito do desempenho. Eu comprei um HB20 1.0 Confort 2017/2018 em novembro de 2017 e gosto do carro pelo conforto, beleza e acabamento. Eu tinha um Gol G5 1.0 2011 que é um carro bem desconfortável mas quando pego uma subida e comparo, o Gol fica muito na frente. O HB20 é muito fraco em subidas.



Concordo com vc colega e foi exatamente por isso que eu nem olhei para a versão 1.0 do HB20 quando comprei o nosso primeiro HB20 1.6.

Além disso, é bem fácil entender que um motor 1.0 aspirado pequeno e fraco tracionando uma veículo que pesa 1000 kgs quando vazio sem carga nenhuma nem com o motorista nele só tinha mesmo de dar nisso.

Imaginem então essa versão de HB20 carregada e ainda com o ar cond. ligado ???

E quem aqui que tem qualquer versão de HB20 1.6 pode confirmar que esse motor 1.6 não gasta assim TÂO A MAIS do que gasta essa merda de motorzinho raquítico 1.0 dessa linha HB20, sem falar no prazer em conduzir um HB20 1.6 se comparado com o HB2 1.0 !

Me desculpem os colegas que optaram por essa versão desse pequeno motor, mas a verdade deve ser dita aqui para assim todos se conscientizarem desse importante fato antes de optarem por uma versão de HB20:

FUJAM DE QUALQUER VERSÃO DE HB20 1.0 QUE NÃO SEJA A VERSÃO TURBO !!![/quote]

Doeu... :shock: :roll: :([/quote]


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Hb20, confort plus, 1.0. Motor fraco. (É normal?)
MensagemEnviado: 05 Mar 2018 18:54 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6246
Localização: Montes Claros - M.G.
Seja bem vindo ao forum Danielcp e agradeço pelo seu feedback, pq isso só ajuda a confirmar que faltou de fato um melhor rendimento desse pequeno motor 1.0 dessa atual linha de HB20.

E sem citar tb que o motor 1.0 VHT dos gols da geração 5 são de uma concepção mais antiga do que o atual motor 1.0 dos HB20 e mesmo assim, ele brilhou em desempenho desde 2008/2009, época do seu lançamento aqui e tanto é assim que até hoje estamos usando o exemplo dele aqui comparando-o diretamente com essa versão mais fraca dos HB20, mesmo ela sendo bem mais moderna.

Mas apesar de tudo, não restam dúvidas de que os HB20 são veículos que tem sim as suas reconhecidas qualidades, principalmente as versões com o motor 1.6 além da versão 1.0 turbo que tb achei bem interessante se comparada com essa versão com motor 1.0 aspirado.

Boa sorte colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Hb20, confort plus, 1.0. Motor fraco. (É normal?)
MensagemEnviado: 06 Mar 2018 14:43 
Offline

Registrado em: 28 Fev 2018 08:47
Mensagens: 4
Prezados/as.

Vou condensar num único relato minha opinião sobre o desempenho do HB20 1.0 Comfort Plus. Eu rodei com este carro abastecido à álcool e à gasolina em trajetos urbanos em Brasília, Curitiba e Londrina. Em rodovias nos arredores de Brasília, entre Curitiba e Antonina (litoral) e entre Curitiba e Londrina (que abrange trechos de pista dupla, duas serras e vários trechos de pistas simples com velocidades de 80 a 110 km/h).

MEU ESTILO

Eu não tenho uma relação sentimental (ou de autoestima) como alguns/as têm com seus carros, e que, por conta disso, ao invés de se adaptarem e extrair o melhor dessas máquinas, adotam posturas como xingar e usar severa e desnecessariamente os mesmos, como se fossem mulas que não lhes respondessem ao verdugo.

Essa postura, somada ao fato de que as estradas no Brasil são em geral péssimas e os nossos veículos caros, tornou-se uma cultura (vai além do caráter do indivíduo, embora haja casos em que este conte também).

Eu aprecio mecânica e mais ainda conduzir um veículo. Mas, um carro é uma máquina e eu sinto prazer em operá-lo quando, primeiro, me conscientizo dos parâmetros de operação para os quais foi projetado, e, segundo, quando consigo escolher um projeto que atende aos parâmetros de minha utilização.

DESEMPENHO E DINÂMICA

Vou listar alguns dados objetivos que eu mesmo verifiquei e, quem quiser, pode averiguar em qualquer exemplar de HB20 1.0 Comfort Plus.

Seguem abaixo (independentemente do combustível usado), os dados de sua dinâmica, tendo por parâmetros as velocidades mais usuais de percursos urbanos e rodoviários do nosso país, correlacionadas com as marchas utilizadas neste carro nessas velocidades (visando uma condução confortável, segura e sem desgaste prematuro do veículo), e, em seguida, para cada uma dessas marchas, a rotação do motor (marcação no conta-giros do veículo):

40 km/h --- 2. Marcha --- 3500 rpm

40 km/h --- 3. Marcha --- 2000 rpm

60 km/h --- 3. Marcha --- 3500 rpm

60 km/h --- 4. Marcha --- 2500 rpm

80 km/h --- 4. Marcha --- 3500 rpm

80 km/h --- 5. Marcha --- 2750 rpm

110 km/h --- 4. Marcha --- 4750 rpm

110 km/h --- 5. Marcha --- 3750 rpm

120 km/h --- 5. Marcha --- 4000 rpm

130 km/h --- 5. Marcha --- 4250 rpm

140 km/h --- 5 Marcha --- 4500 rpm

A dinâmica desse carro exige, em sua condução, em média 1000 rpm a mais do que boa parte dos veículos com motorização 1.5 ou acima (ou 1.0 turbo), na maior parte dessas situações corriqueiras.

Nas saídas, quando se está parado, e em retomadas em subidas, a diferença de 1000 rpm da comparação com 1.6 ou acima pode ser maior, pois o motor 1.0 aspirado tem menos elasticidade, mas, ainda assim, é desnecessário usar-se, salvo em situações que exigem isso e que não são frequentes, mais do que 4500 rpm para conduzir o HB20 1.0 Comfort Plus nos limites acima.

A faixa de giro ideal para se manter esse carro com reações mais rápidas é entre 3000-4000 rpm. Se deixar cair abaixo dos 2500 rpm, vai ter que reduzir a marcha para retomar. Ademais, se comparado a outros carros do mesmo nicho, ele tem uma proteção acústica suficiente para que até 4250 rpm o ruído do motor não perturbe.

Operar na faixa certa não quer dizer que ele se tornará um carro mais potente, mas que o desconforto de alguém, acostumado/a a conduzir um 1.6 ou 2.0 em 2000 rpm na mesma situação, será suplantado.

Um carro 1.0 foi projetado para ser operado tal qual um veículo pesado: deve-se aprender a usar a cinética (raciocinando e prevendo o uso das melhores marchas/aceleração).

Aí se verá que é desnecessário operar na faixa de 4500 rpm o tempo todo. Eu conduzo na maior parte do tempo com 2500-3000 rpm na cidade e 3500-4000 rpm em rodovias. Claro que não fico apenas nisso, mas o foco desse carro é a economia, portanto, quem não pensa e age dessa forma, vai se decepcionar e não adiante xingar de "m...", de "lixo", falar que vai descer do carro e empurrar etc. Isso é irracional.

Mais duas coisas devem ser citadas. O desempenho à álcool no HB20 é significativamente melhor. Como eu já apontei, a relação entre velocidade, marchas e rotações acima não varia com os combustíveis, mas a rapidez com que o carro passa de um ponto ao outro, é maior com o álcool. O carro reage mais. Numa linguagem refinada, o motor adquire maior elasticidade quando à álcool. Isso não invalida o uso da gasolina, mas o álcool dá uma opção de condução mais ágil neste carro.

Por fim, o HB20 1.0, na versão Comfort Plus, tem pneus 185, que exigem mais do motor do que os 175 ou menos. Isso reduz o desempenho em favor de mais conforto e segurança. Se os concorrentes (Gol, Ka, Onix etc.) porventura usam pneus 175 ou menores, estão levando a melhor em aceleração ou velocidade final em parcos números e em prejuízo do conforto e da segurança.

MINHA OPINIÃO

Eu já dirigi veículos de variadas potências, de carros a caminhonetes e até uma carreta de um amigo. Consigo sentir prazer conduzindo todos, inclusive um veículo popular de motorização 1 litro e aspirado, como é o caso aqui.

Eu busco compreender o projeto do veículo, seus parâmetros e o conduzo de acordo com aquilo que ele pode oferecer.

Eu não estou aqui para defender que comprem este carro. Dentro da linha HB20, o 1.0 custa em média R$ 5000,00 a menos que o 1.6. Quem tiver essa diferença, compre o 1.6, que deve ser uma delícia com seus 128 cv e seis marchas (o mecânico seria o meu preferido).

Se tiver R$ 10.000,00 a mais, faça uma pesquisa maior porque há carros muito bons além dos Hyundai nessas faixas.

Mas, ESPECIFICAMENTE DENTRO DO NICHO DE 1.0 ASPIRADOS com um pacote mínimo de itens de conforto, espaço interno, segurança e confiabilidade (incluindo aí o prazo de garantia), eu penso que o HB20 1.0 Comfort Plus atende muito bem e não é, com toda certeza, um ponto fora da curva - neste nicho - em questão de desempenho.

Se, por 2 segundos na aceleração ou 5-10 km/h adicionais em velocidade final, alguém preferir comprar um Gol, Onix, Ka etc., compre e seja feliz, usando-o corretamente.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Hb20, confort plus, 1.0. Motor fraco. (É normal?)
MensagemEnviado: 06 Mar 2018 20:17 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6246
Localização: Montes Claros - M.G.
Prezado Geraldo, otimo feedback sobre como é uma condução racional de um HB20 1.0 aspirado.

Mas infelizmente a maioria dos usuários dessa versão de HB20 não o utilizam dessa sua maneira e nem com esse seu raciocínio, que a meu ver, está sim bem correto e totalmente dentro da lógica.

E assim começam as decepções com essa versão que tem ocasionado as muitas reclamações sobre essa versão de HB20 como já temos visto aqui.

Mas que tb fique claro que eu citei anteriormente um veículo mais antigo, que foi o extinto Gol 1.0 VHT da 5ª geração somente para exemplificar e ilustrar que um motor de concepção mais antiga pode sim perfeitamente se mostrar um pouco mais esperto dependendo do projeto do que um motor mais moderno e é exatamente esse o caso dessa minha comparação aqui, pq nem era para esse já antigo motor 1.0 da VW ser mais esperto do que o do HB20 1.0 !!!

E com certeza que por causa de 5 mil, apesar dessa ainda ser considerada como uma boa quantia para muitos, que vale sim à pena pagar ela a mais para a compra de uma versão 1.6 de um HB20 no lugar da versão 1.0 e com certeza que ninguém vai "quebrar ou falir" por causa de no máximo uns 10% a mais de consumo médio entre essas versões.

Mas em compensação, o prazer e a satisfação em dirigir um HB20 1.6 é INCOMPARÁVEL em relação a qualquer versão 1.0 aspirada.

Valeu colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 82 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 9  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 49 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB