Prezados/as.
Vou condensar num único relato minha opinião sobre o desempenho do HB20 1.0 Comfort Plus. Eu rodei com este carro abastecido à álcool e à gasolina em trajetos urbanos em Brasília, Curitiba e Londrina. Em rodovias nos arredores de Brasília, entre Curitiba e Antonina (litoral) e entre Curitiba e Londrina (que abrange trechos de pista dupla, duas serras e vários trechos de pistas simples com velocidades de 80 a 110 km/h).
MEU ESTILO
Eu não tenho uma relação sentimental (ou de autoestima) como alguns/as têm com seus carros, e que, por conta disso, ao invés de se adaptarem e extrair o melhor dessas máquinas, adotam posturas como xingar e usar severa e desnecessariamente os mesmos, como se fossem mulas que não lhes respondessem ao verdugo.
Essa postura, somada ao fato de que as estradas no Brasil são em geral péssimas e os nossos veículos caros, tornou-se uma cultura (vai além do caráter do indivíduo, embora haja casos em que este conte também).
Eu aprecio mecânica e mais ainda conduzir um veículo. Mas, um carro é uma máquina e eu sinto prazer em operá-lo quando, primeiro, me conscientizo dos parâmetros de operação para os quais foi projetado, e, segundo, quando consigo escolher um projeto que atende aos parâmetros de minha utilização.
DESEMPENHO E DINÂMICA
Vou listar alguns dados objetivos que eu mesmo verifiquei e, quem quiser, pode averiguar em qualquer exemplar de HB20 1.0 Comfort Plus.
Seguem abaixo (independentemente do combustível usado), os dados de sua dinâmica, tendo por parâmetros as velocidades mais usuais de percursos urbanos e rodoviários do nosso país, correlacionadas com as marchas utilizadas neste carro nessas velocidades (visando uma condução confortável, segura e sem desgaste prematuro do veículo), e, em seguida, para cada uma dessas marchas, a rotação do motor (marcação no conta-giros do veículo):
40 km/h --- 2. Marcha --- 3500 rpm
40 km/h --- 3. Marcha --- 2000 rpm
60 km/h --- 3. Marcha --- 3500 rpm
60 km/h --- 4. Marcha --- 2500 rpm
80 km/h --- 4. Marcha --- 3500 rpm
80 km/h --- 5. Marcha --- 2750 rpm
110 km/h --- 4. Marcha --- 4750 rpm
110 km/h --- 5. Marcha --- 3750 rpm
120 km/h --- 5. Marcha --- 4000 rpm
130 km/h --- 5. Marcha --- 4250 rpm
140 km/h --- 5 Marcha --- 4500 rpm
A dinâmica desse carro exige, em sua condução, em média 1000 rpm a mais do que boa parte dos veículos com motorização 1.5 ou acima (ou 1.0 turbo), na maior parte dessas situações corriqueiras.
Nas saídas, quando se está parado, e em retomadas em subidas, a diferença de 1000 rpm da comparação com 1.6 ou acima pode ser maior, pois o motor 1.0 aspirado tem menos elasticidade, mas, ainda assim, é desnecessário usar-se, salvo em situações que exigem isso e que não são frequentes, mais do que 4500 rpm para conduzir o HB20 1.0 Comfort Plus nos limites acima.
A faixa de giro ideal para se manter esse carro com reações mais rápidas é entre 3000-4000 rpm. Se deixar cair abaixo dos 2500 rpm, vai ter que reduzir a marcha para retomar. Ademais, se comparado a outros carros do mesmo nicho, ele tem uma proteção acústica suficiente para que até 4250 rpm o ruído do motor não perturbe.
Operar na faixa certa não quer dizer que ele se tornará um carro mais potente, mas que o desconforto de alguém, acostumado/a a conduzir um 1.6 ou 2.0 em 2000 rpm na mesma situação, será suplantado.
Um carro 1.0 foi projetado para ser operado tal qual um veículo pesado: deve-se aprender a usar a cinética (raciocinando e prevendo o uso das melhores marchas/aceleração).
Aí se verá que é desnecessário operar na faixa de 4500 rpm o tempo todo. Eu conduzo na maior parte do tempo com 2500-3000 rpm na cidade e 3500-4000 rpm em rodovias. Claro que não fico apenas nisso, mas o foco desse carro é a economia, portanto, quem não pensa e age dessa forma, vai se decepcionar e não adiante xingar de "m...", de "lixo", falar que vai descer do carro e empurrar etc. Isso é irracional.
Mais duas coisas devem ser citadas. O desempenho à álcool no HB20 é significativamente melhor. Como eu já apontei, a relação entre velocidade, marchas e rotações acima não varia com os combustíveis, mas a rapidez com que o carro passa de um ponto ao outro, é maior com o álcool. O carro reage mais. Numa linguagem refinada, o motor adquire maior elasticidade quando à álcool. Isso não invalida o uso da gasolina, mas o álcool dá uma opção de condução mais ágil neste carro.
Por fim, o HB20 1.0, na versão Comfort Plus, tem pneus 185, que exigem mais do motor do que os 175 ou menos. Isso reduz o desempenho em favor de mais conforto e segurança. Se os concorrentes (Gol, Ka, Onix etc.) porventura usam pneus 175 ou menores, estão levando a melhor em aceleração ou velocidade final em parcos números e em prejuízo do conforto e da segurança.
MINHA OPINIÃO
Eu já dirigi veículos de variadas potências, de carros a caminhonetes e até uma carreta de um amigo. Consigo sentir prazer conduzindo todos, inclusive um veículo popular de motorização 1 litro e aspirado, como é o caso aqui.
Eu busco compreender o projeto do veículo, seus parâmetros e o conduzo de acordo com aquilo que ele pode oferecer.
Eu não estou aqui para defender que comprem este carro. Dentro da linha HB20, o 1.0 custa em média R$ 5000,00 a menos que o 1.6. Quem tiver essa diferença, compre o 1.6, que deve ser uma delícia com seus 128 cv e seis marchas (o mecânico seria o meu preferido).
Se tiver R$ 10.000,00 a mais, faça uma pesquisa maior porque há carros muito bons além dos Hyundai nessas faixas.
Mas, ESPECIFICAMENTE DENTRO DO NICHO DE 1.0 ASPIRADOS com um pacote mínimo de itens de conforto, espaço interno, segurança e confiabilidade (incluindo aí o prazo de garantia), eu penso que o HB20 1.0 Comfort Plus atende muito bem e não é, com toda certeza, um ponto fora da curva - neste nicho - em questão de desempenho.
Se, por 2 segundos na aceleração ou 5-10 km/h adicionais em velocidade final, alguém preferir comprar um Gol, Onix, Ka etc., compre e seja feliz, usando-o corretamente.
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