geraldoaugusto escreveu:
Prezados/as.
Começo por registrar meus dois carros anteriores: VW Gol G. V 1.6 Power (2007); Honda Fit Ex 1.5 CVT (2007).
Acabei de comprar um HB20 1.0 Comfort Plus, 17/17. Está com 13000 KM rodados.
Como faz apenas uma semana, veio com álcool e só usei este combustível. Portanto, as análises abaixo são com ÁLCOOL, com duas pessoas a bordo e ar ligado.
* Na cidade, marca em torno de 10 km/l (difícil saber se fica nisso, porque achei um marcador bastante imediatista).
* Na estrada, só desci e subi a serra Curitiba-Antonina no final de semana para um rápido teste. Chegou a fazer 15 km/l na descida, 12 km/l na subida (difícil tirar uma média com esse computador de bordo).
* Da fraqueza do motor: na cidade, segundo a minha percepção, o único incômodo é a saída com o veículo parado - é difícil controlar a embreagem, o motor perde rotação bem rápido e o carro dá um tranquinho entre a primeira e a segunda. Na estrada, retomadas, de fato, são ruins. No mais, nunca senti os "socos" relatados pelos demais proprietários (e quanto à velocidade de 110 km/h ser atingida com muito esforço, segue relato adiante).
No restante do tempo, o comportamento do carro é normal para os limites de velocidade das vias.
Na cidade, em terceira, vc sai de qualquer lombada, sem trepidações. Usa-se pouco, na verdade, a segunda marcha, a não ser em aclives fortes.
Na estrada, ele atinge 110 km/h em 3750 RPM em 5. marcha, com pouquíssimo ruído interno. Subindo a serra, em 4. marcha, ele atinge relativamente fácil 110 km/h nos 4000 RPM. Aliás, é só depois disso (ou seja, mais ou menos de 4500 RPM para cima) que vc começa a ouvir o motor pedir marcha, gritar um pouco, antes disso pouco se ouve o motor trabalhando.
A minha percepção do projeto desses carros é a seguinte: os projetistas focam no carro em movimento. Nisso, o motor 1.0 não me pareceu ruim de todo (repito: é o meu primeiro carro com essa motorização), tirando o fato de que realmente não se deve abusar em ultrapassagens com pouco espaço de faixa aberta (como eu nunca faço isso, por mim está bem).
Já para sair com ele, quando está parado, ainda me incomoda, mas estou me aperfeiçoando e creio que uma hora eu elimino o tranquinho.
Li todo o tópico e me ficaram duas dúvidas:
1) O motor 1.0 da Hyundai sempre foi tricilíndrico? Porque pelas tabelas de consumo energético do Inmetro, até 2015 o 1.0 era classe AB, de 2016 em diante, é classe AA. Teve, por acaso, alguma mudança nesse motor?
2) Como vocês têm mensurado o consumo urbano e rodoviário? (Porque realmente, na minha opinião, o marcador tem uma média muito curta, quase imediatista, atrapalhando esse tipo de análise).
Agradeço os comentários.
At.
1º - O motor sempre foi o KAPPA de três cilindros, esse motor é usado no PICANTO da KIA e no HB20 entre outros modelos, este motor é de segunda geração nomeado KAPPA, creio que a grande falha dele falando tecnicamente esta na forma como lida com o nosso combustível e o escalonamento do cambio, no PICANTO ele vai muito bem, levando em consideração o peso/potencia deste modelo, as reclamações provavelmente estão relacionadas ao FIRMWARE do carro e em alguns casos que eu li a HYUNDAI troca a central do carro, não se dão o trabalho de atualizar o software.
Existe o caso de um três cilindros que vem se adaptando ao nosso combustível, o MARCH 1.0 com motor HR10DE, já passou por 4 atualizações de FIRMWARE, tive a oportunidade de rodar com ele, achei muito forte, andei com 4 pessoas no carro, ambos DINOSSAUROS, estávamos acima de 420 Kg no total, o carrinho não sofreu em nada, anda firme, só que em giro alto forçando um pouco, para o meu estilo de direção.
O UP é outro caso, na minha opinião o carro com motor mais atual hoje, VW EA211 é extremamente forte, com turbina e injeção direta fica excelente não deixando a desejar para carros com motores "maiores", mas o aspirado me deixou assustado pela força e a estabilidade assusta, eu particularmente odeio a VW acho uma piada de empresa, mas este projeto é excelente.
Levo o exemplo do HB20 TURBO vejo varias pessoas reclamando do turbo lag dele, na minha opinião ligado diretamente na forma do motor lidar com o álcool brasileiro e a gasolina que no mínimo tem qualidade duvidosa ou seja trouxeram a falha do motor aspirado para o turbo, não acertaram a FIRMWARE e não atualizam buscando acertar via software as falhas, creio que este é o problema deste motor, em fóruns internacionais o KAPPA tem excelentes elogios.
2º A minha aferição sempre é feita na caneta eu não confio nestes computadores de bordo roubam bastante, o computador me dizia que estava fazendo em média 13 Km/l na minha ultima viagem de Sp até Juiz de Fora / MG, abasteci 48 litros de álcool, andei 583 Km e abasteci por medo de pane seca rsrsrs, no meu calculo 12,14 Km/l, achei boa a marcação.
Você citou um FIT 1.5, eu tenho um 1.4 2005 manual com motor IDS-I a gasolina é o meu carro do coração, ele esta com a pintura acabada com aspecto bem feio, não consigo comparar os carros novos com o meu FIT na questão de economia, não conseguimos mandar ele embora, acaba virando um estorvo na garagem rsrsrss, ele é extremamente econômico, tenho outras opções para rodar porém eu vivo com ele, vai ser herança para o meu filho rsrsrs, como eu ando como uma velhinha ele faz média de 15,60 com ar ligado, eu mesmo faço a manutenção sou apaixonado por ele, coloquei velas de iridium, mudei a especificação do óleo do motor, e mudança do duto de ar para não ter risco de calço hidráulico em caso de alagamento, o maior problema que me deu até hoje é a bateria que morre, o restante firme e forte, desculpe sai fora do assunto rsrsrs.
Eu acho que você fez uma excelente aquisição, creio que vão acertar a central deste carro e infelizmente quando se roda com um carro com motor de 3 cilindros temos que forçar mais o pé, se você sai de um motor maior e anda em um 3 cilindros a sua forma de dirigir tem que mudar totalmente pois o cérebro não entende que a força do bólido é menor.
Peço desculpas se sai fora do assunto e espero ter ajudado com algumas informações.