Bom dia, Rey HB20 Branco.
Excelente pergunta, eu sofria muito com o meu Gol 1.6 1992 e descobri naquela época que eu deveria engatar a 5º antes de engatar a ré, época de irresponsável e que pagava no álcool R$ 0,58 centavos rsrsrsrsrs.
Explicando de forma bem leiga para que seja entendido o processo, a ré nada mais é que uma sexta marcha e fica paralela a engrenagem da 1º marcha ou da 5º dependendo do projeto do cambio, isso é uma regra para todos os carros ok, não vale apenas para o HB20, para que o engate seja suave, veja onde a ré esta no cambio do carro que esta se engatando a marcha e "emparelhe" as engrenagens do cambio, tomando como exemplo, engate primeiro a 1º marcha e logo em seguida a ré sem tirar o pé da embreagem, pois assim as engrenagens ficam sincronizadas como em "sequencia" não gerando aquele barulho terrível, isso é normal para quase todos os câmbios, não é uma falha do carro.
O barulho para na segunda tentativa pois o cambio entrou em "sincronismo" e com baixa rotação das engrenagens desta forma o engate é mais preciso, para que não aconteça mais isso faça o seguinte, ao engatar a ré pare o carro totalmente, pise na embreagem, engate a 1º e logo em seguida engate a ré, solucionado o problema.
Lembrando que a explicação foi superficial, pois a assunto cambio é bem complexo e eu me enrolaria ao tentar explicar tecnicamente.
Ao meu ver o cambio do HB20 é muito bom, com engates precisos, mas as vezes somos agraciados com um cambio rebelde que precisa de técnicas antigas para o bom funcionamento rsrsrsrs, eu passei por isso com o antigo VW 013 rebelde do meu gol, era uma briga até um receber uma aula de como utilizar, depois disso nunca mais aconteceu.
Desculpa escrever demais, se tiver a oportunidade de dirigir uma Bandeirantes da Toyota, faça isso, ai você vai ver o que é terror de cambio, nada engata corretamente rsrsrsrs, aprendi a dirigir em uma dessas, lá você aprende a usar o tempo do cambio.
Boa sorte com o seu carro.
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