Felipe Morábito escreveu:
Bom dia a todos,
Comprei um HB20 hatch 1.0 fazem 8 mesês, ainda estava na garantia de fábrica quando comprei até troquei duas bobinas que queimaram ainda na garantia, porém agora já se foram a garantia de fabrica e de compra também, o carro esta com 78.000 km rodados
Semana passada acendeu a luz de falha no motor ao levar na css eles disseram que o problema é o catalisador, me cobraram 225,00 só por essa analise e o valor da troca seria um absurdo de 3.200,00. Eu não fiz a troca ainda, em minha oficina de confiança o preço ficou 1.200,00 porém agora eu tive uma dúvida.
Se eu retirar esse catalisardor posso causar algum problema maior no veículo? se sim qual? o que vocês me indicam fazer?
Seja bem vindo ao forum Felipe !
Problemas com catalisadores são mais frequentes em casos onde se utiliza mais as gasolinas do que etanol e quando tb quando ocorrem falhas de ignição ou de alimentação.
Nas falhas de ignição, que envolvem bobinas ou velas com defeitos, há uma comprovada falha na combustão e nesses casos, combustível não queimado atinge o catalisador, derretendo-o por dentro e assim ele é inutilizado de vez.
E quando há falhas na alimentação, pode ocorrer que uma maior quantidade de combustível seja injetada até às camaras de combustão do motor, gerando tb uma combustão incompleta e novamente nesses casos, combustivel não queimado atinge o catalisador, danificando-o.
A combustão de quaisquer das gasolinas produzem mais carbonizações do que a queima do etanol e essas carbonizações tb vão diminuir um pouco mais a durabilidade de qualquer catalisador.
E nesse seu caso, infelizmente vc terá de comprar um outro catalisador, não necessariamente de uma CCS Hyundai, mas pode ser até de um desmanche de algum HB20 sinistrado que ainda está em bom estado.
Boa sorte colega.