Bem-vindo: 28 Mar 2024 08:36

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 40 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título: HB20 Turbo vale a pena?
MensagemEnviado: 26 Abr 2018 10:51 
Offline

Registrado em: 09 Mar 2013 09:29
Mensagens: 59
A pergunta é simples, e eu espero que a resposta também seja :)

Vale a pena adquirir um HB20 Turbo com o intuito de obter mais economia de combustível?

Eu quero economizar combustível, e não performance para correr (até porque não tem onde correr por onde ando). Se a economia for maior, alguém poderia me dizer o consumo no Etanol em perímetro urbano? Eu sei que existem locais na web onde se acham estas informações, mas gostaria da opinião de quem realmente já usou o carro como usuário comum/final.

Obrigado!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo vale a pena?
MensagemEnviado: 26 Abr 2018 11:56 
Offline

Registrado em: 18 Fev 2017 13:21
Mensagens: 21
Bom dia, tenho um HB20S turbo, comprei ele +/- com o mesmo pensamento seu, para os meus trajetos do dia-a-dia os 20 e poucos cv a mais da versão 1.6 não me faz falta, e quando comprei peguei uma promoção que a versão turbo estava pelo preço da 1.0 aspirado assim a diferença de custo para a mesma versão do 1.6 chegava a quase R$5000,00.

Minha opinião é que você dirigindo de forma econômica você não vai conseguir fazer a mesma média que um carro 1.0 aspirado faria, mas um pouco melhor do que um 1.6.
E pisando mais forte a média vai ser um pouco pior que a média do 1.6 aspirando, e não vai ter o mesmo desempenho.

Não consigo te passar um valor exato de media, pois meu percurso varia muito entre cidade/estrada... Também percebo que esse carro tem uma variação grande na média conforme utilizado. (troca de marcha, engarrafamentos, semáforos...).


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo vale a pena?
MensagemEnviado: 26 Abr 2018 12:13 
Offline

Registrado em: 09 Mar 2013 09:29
Mensagens: 59
Obrigado pela resposta!

Era o que eu temia a respeito deste carro na versão turbo. Atualmente consigo fazer em média 8.5Km/l com etanol em perímetro urbano.

Vou aguardar mas algumas respostas.

daniel2s escreveu:
Bom dia, tenho um HB20S turbo, comprei ele +/- com o mesmo pensamento seu, para os meus trajetos do dia-a-dia os 20 e poucos cv a mais da versão 1.6 não me faz falta, e quando comprei peguei uma promoção que a versão turbo estava pelo preço da 1.0 aspirado assim a diferença de custo para a mesma versão do 1.6 chegava a quase R$5000,00.

Minha opinião é que você dirigindo de forma econômica você não vai conseguir fazer a mesma média que um carro 1.0 aspirado faria, mas um pouco melhor do que um 1.6.
E pisando mais forte a média vai ser um pouco pior que a média do 1.6 aspirando, e não vai ter o mesmo desempenho.

Não consigo te passar um valor exato de media, pois meu percurso varia muito entre cidade/estrada... Também percebo que esse carro tem uma variação grande na média conforme utilizado. (troca de marcha, engarrafamentos, semáforos...).


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo vale a pena?
MensagemEnviado: 26 Abr 2018 13:01 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Só explicando que para quem ustiliza o veículo basicamente em cidades, o motor 1.0 aspirado do HB20 vai ser sim um pouco mais econômico do que o motor turbo, pq o motor aspirado trabalha com uma taxa de compressão constante e resultante maior de 12,5:1 contra apenas 8,5:1 de taxa de compressão do motor turbo quando em baixas rotações , situação esssa em que a turbina ainda não tem um efeito maior no enchimento do motor.

Mas em compensação, o motor turbo do HB20 poderá ser mais econômico em rodovias em rotações maiores devido ao maior torque disponível proporcionado pelo turbo e nesse tipo de utilização ele ainda é ajudado pelo seu excelente câmbio de 6 marchas contra apenas 5 marchas dos HB20 1.0 aspirados.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo vale a pena?
MensagemEnviado: 26 Abr 2018 17:46 
Offline

Registrado em: 09 Mar 2013 09:29
Mensagens: 59
Obrigado pelas informações :) Eu não levava em conta esse "detalhe" do enchimento da turbina. Faz todo sentido que ela não será usada em rotações baixas e por isso o efeito não é o de economia por causa da construção do motor adaptado para funcionar bem com a turbina

ianisgreek escreveu:
Só explicando que para quem ustiliza o veículo basicamente em cidades, o motor 1.0 aspirado do HB20 vai ser sim um pouco mais econômico do que o motor turbo, pq o motor aspirado trabalha com uma taxa de compressão constante e resultante maior de 12,5:1 contra apenas 8,5:1 de taxa de compressão do motor turbo quando em baixas rotações , situação esssa em que a turbina ainda não tem um efeito maior no enchimento do motor.

Mas em compensação, o motor turbo do HB20 poderá ser mais econômico em rodovias em rotações maiores devido ao maior torque disponível proporcionado pelo turbo e nesse tipo de utilização ele ainda é ajudado pelo seu excelente câmbio de 6 marchas contra apenas 5 marchas dos HB20 1.0 aspirados.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo vale a pena?
MensagemEnviado: 26 Abr 2018 19:21 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
carlos.feitoza escreveu:
Obrigado pelas informações :) Eu não levava em conta esse "detalhe" do enchimento da turbina. Faz todo sentido que ela não será usada em rotações baixas e por isso o efeito não é o de economia por causa da construção do motor adaptado para funcionar bem com a turbina

ianisgreek escreveu:
Só explicando que para quem ustiliza o veículo basicamente em cidades, o motor 1.0 aspirado do HB20 vai ser sim um pouco mais econômico do que o motor turbo, pq o motor aspirado trabalha com uma taxa de compressão constante e resultante maior de 12,5:1 contra apenas 8,5:1 de taxa de compressão do motor turbo quando em baixas rotações , situação esssa em que a turbina ainda não tem um efeito maior no enchimento do motor.

Mas em compensação, o motor turbo do HB20 poderá ser mais econômico em rodovias em rotações maiores devido ao maior torque disponível proporcionado pelo turbo e nesse tipo de utilização ele ainda é ajudado pelo seu excelente câmbio de 6 marchas contra apenas 5 marchas dos HB20 1.0 aspirados.



Extamente isso Carlos e assim, esse motor turbo 1.0 do HB20 por apresentar essa taxa de compressão mais baixa, vai tb apresentar um rendimento geral baixo quando ele estiver funcionando em baixas rotações e sem a ajuda da turbina ( abaixo de 2500 rpms) e com isso ele tb vai consumir um pouco mais do que esse mesmo motor aspirado que apresenta uma maior taxa de compressão resultando em um maior e melhor rendimento geral desde a marcha lenta até as médias rotações, pq nas altas rotações tb vai faltar fôlego a esse pequeno motor 1.0 aspirado pq ele não terá a grande e benéfica ajuda de um turbo.

Já em rodovias esse motor 1.0 aspirado vai perder da versão turbo em rendimento geral pq ele terá de ser mantido em rotações bem mais elevadas onde ele apresenta o seu maior torque , mas que mesmo assim, esse torque máximo dele será insuficiente para ele render tanto quanto o motor turbo das médias rotações em diante.

Moral da história : Essa é uma típica falha de projeto desse motor 1.0 turbo da Hyundai do Brasil, pq ele já é de uma concepção antiga e ultrapassada e se ele fosse dessa nova geração dos atuais motores turbo com injeção direta, a conversa já mudaria totalmente, pq essa nova concepção de motores turbo c/ injeção direta apresenta como vantagens uma taxa de compressão bem mais elevada o que proporciona um maior torque geral desde as baixas rotações além de uma otima performance das médias rotações para cima.

Sem falar ainda que essa nova geração de motores turbo chamada de downsizing consegue ser até mais econômica do que os próprios motores aspirados atuais.

Obs : E como exemplo, o motor turbo já dessa nova geração downsizing do VW UP TSI tem uma taxa de compressão de 10,5:1 enquanto que a taxa de compressão desse motor turbo 1.0 mais antigo do HB20 apresenta uma taxa de compressão de apenas 8.5:1 , então, eis aí apenas uma das belas diferenças gerais entre eles ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo vale a pena?
MensagemEnviado: 26 Abr 2018 21:30 
Offline

Registrado em: 09 Mar 2013 09:29
Mensagens: 59
Pois é uma pena mesmo...

Pensei em adquirir um HB20 com motor turbo para tirar proveito dos benefícios, mas no caso os benefícios vem disfarçados. Manterei meu aspirado mesmo, inclusive é mais barato que o Turbo. Espero que talvez haja uma mudança de projeto do motor do HB20 no futuro. A Hyundai gosta desses plot twists.

Obrigado! ;)

ianisgreek escreveu:
carlos.feitoza escreveu:
Obrigado pelas informações :) Eu não levava em conta esse "detalhe" do enchimento da turbina. Faz todo sentido que ela não será usada em rotações baixas e por isso o efeito não é o de economia por causa da construção do motor adaptado para funcionar bem com a turbina

ianisgreek escreveu:
Só explicando que para quem ustiliza o veículo basicamente em cidades, o motor 1.0 aspirado do HB20 vai ser sim um pouco mais econômico do que o motor turbo, pq o motor aspirado trabalha com uma taxa de compressão constante e resultante maior de 12,5:1 contra apenas 8,5:1 de taxa de compressão do motor turbo quando em baixas rotações , situação esssa em que a turbina ainda não tem um efeito maior no enchimento do motor.

Mas em compensação, o motor turbo do HB20 poderá ser mais econômico em rodovias em rotações maiores devido ao maior torque disponível proporcionado pelo turbo e nesse tipo de utilização ele ainda é ajudado pelo seu excelente câmbio de 6 marchas contra apenas 5 marchas dos HB20 1.0 aspirados.



Extamente isso Carlos e assim, esse motor turbo 1.0 do HB20 por apresentar essa taxa de compressão mais baixa, vai tb apresentar um rendimento geral baixo quando ele estiver funcionando em baixas rotações e sem a ajuda da turbina ( abaixo de 2500 rpms) e com isso ele tb vai consumir um pouco mais do que esse mesmo motor aspirado que apresenta uma maior taxa de compressão resultando em um maior e melhor rendimento geral desde a marcha lenta até as médias rotações, pq nas altas rotações tb vai faltar fôlego a esse pequeno motor 1.0 aspirado pq ele não terá a grande e benéfica ajuda de um turbo.

Já em rodovias esse motor 1.0 aspirado vai perder da versão turbo em rendimento geral pq ele terá de ser mantido em rotações bem mais elevadas onde ele apresenta o seu maior torque , mas que mesmo assim, esse torque máximo dele será insuficiente para ele render tanto quanto o motor turbo das médias rotações em diante.

Moral da história : Essa é uma típica falha de projeto desse motor 1.0 turbo da Hyundai do Brasil, pq ele já é de uma concepção antiga e ultrapassada e se ele fosse dessa nova geração dos atuais motores turbo com injeção direta, a conversa já mudaria totalmente, pq essa nova concepção de motores turbo c/ injeção direta apresenta como vantagens uma taxa de compressão bem mais elevada o que proporciona um maior torque geral desde as baixas rotações além de uma otima performance das médias rotações para cima.

Sem falar ainda que essa nova geração de motores turbo chamada de downsizing consegue ser até mais econômica do que os próprios motores aspirados atuais.

Obs : E como exemplo, o motor turbo já dessa nova geração downsizing do VW UP TSI tem uma taxa de compressão de 10,5:1 enquanto que a taxa de compressão desse motor turbo 1.0 mais antigo do HB20 apresenta uma taxa de compressão de apenas 8.5:1 , então, eis aí apenas uma das belas diferenças gerais entre eles ...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo vale a pena?
MensagemEnviado: 26 Abr 2018 22:44 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Sempre a disposição Carlos e vou fazer só mais uma citação tecnica aqui que é para chatear ainda mais a engenharia da Hyundai do Brasil se é que eles estão pelo menos um pouco só preocupados para com as críticas alheias ... rsrsrsrs!

Se o pessoal da engenharia de motores da fábrica de Piracicaba resolvesse, suponhamos, em aumentar apenas a taxa de compressão desse seu atual motor 1.0 turbo indo dos baixos e insuficientes 8,5:1 para os mais saudáveis e interessantes 10,5:1 somente para tentar melhorar um pouco mais o rendimento geral dele, ela teria de gastar muito $$$$ para reforçar esse motor por inteiro para ele suportar com segurança os esforços maiores a que ele seria submetido com essa nova condição de trabalho além deles terem tb de recalibrar toda a ECU para essa nova situação de funcionamento, então nesse caso seria até melhor ela já adotar um motor já da nova geração 1.0 GDI com injeção direta e flex pq assim ficaria talvez com um custo semelhante porém com um resultado em rendimento bem melhor do que uma tentativa de alterar apenas a taxa de compressão desse seu atual motor 1.0 turbo.

É isso aí colega, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo vale a pena?
MensagemEnviado: 27 Abr 2018 14:07 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 16 Jul 2015 08:05
Mensagens: 363
Amigo, porque não pega logo um Up Tsi?
Você teria um motor econômico, atual e que andaria igual ou mais que um HB20 1.6!!

Se você fizer test drive em um Up Tsi e depois em um HB20 1.0, verá que são incomparáveis. Claro, se o valor for parecido...

Falo isso pois tenho um HB20 1.6 da minha mulher e somos doidos para trocar em um Up Tsi. Porém o 0km está inviável atualmente, assim como todos carros da categoria do Up e HB20!!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo vale a pena?
MensagemEnviado: 27 Abr 2018 15:33 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Então Letox, há alguns meses atrás, eu fiz um interessante test drive em um novo UP TSI versão 2018 e posso falar aqui com toda segurança que nenhum modelo de HB20 da vida acompanha o desempenho dele.

Sim, concordo tb que em estilo ele não seja o supra sumo da beleza, mas a dirigibilidade, a mecânica e funcionalidade geral dele não fica devendo absolutamente nada para nenhum veículo da linha HB20 atual e isso para mim já é um FATO mais do que comprovado !!!

E só para se ter uma ideia, ele é tão gostoso e empolgante de ser conduzido que dá vontade de conduzi-lo por um dia inteiro sem cansar nem enjoar dele e o melhor de tudo, com um menor consumo médio e uma melhor performance que a de qualquer HB20.

Valeu colega, é isso aí !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 40 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB