Bem-vindo: 24 Abr 2024 14:27

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 40 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4
Autor Mensagem
 Título: Re: HB20 Turbo vale a pena?
MensagemEnviado: 26 Dez 2018 13:18 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6240
Localização: Montes Claros - M.G.
Colega Tijuca, só respondendo sua citação, concordo que apesar dos UP TSI apresentarem atualmente o melhor conjunto de motor 1.0 , ele de fato tem um design algo "feinho" que não agrada a muita gente do nosso mercado.

Mas veja tb que se a dona VW do Brasil resolver aplicar essa mecânica dos UP TSI em alguma versão do gol, a coisa se complica para a Hyundai pq nesse caso, eu posso apostar que ela vai roubar uma boa parcela não só de atuais clientes da linha HB20, mas tb de todas as demais concorrentes diretas dos gols ...

E não sei pq a VW do Brasil ainda não tomou essa interessante decisão , talvez devido as tais estratégias de marketing individuais que cada um fabricante esconde a 7 chaves !!!

Obs : No meu caso, apesar de ser um fã e grande admirador da tecnologia TFSI do motor 1.0 turbo da VW, eu tb não compraria nenhum modelo de UP TSI para o meu uso pessoal e assim, vou ficando por enquanto como esse meu velho mas afiado HB20 1.6 2013 que hj está com pouco mais de 55000 kms rodados e esbanjando saúde !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo vale a pena?
MensagemEnviado: 26 Dez 2018 17:39 
Offline

Registrado em: 26 Dez 2018 16:15
Mensagens: 9
Depois que lançaram o Polo com o motor TSI deu para ver que a vantagem do up! está mais relacionado ao peso do carro do que ao motor. Tanto o desempenho quanto o consumo são medianos, nada de excepcional, tanto pelo peso quanto pelo conversor de torque.

O HB20 turbo me deixa bem curioso, tem alguns comparativos no YouTube mostram a diferença de desempenho pro 1.6 atmosférico é bem pequena e ele parece ser mais econômico.

Parece que o maior erro foi a estratégia da Hyundai, que não soube apresentar o carro ao mercado, e ainda colocou o preço bem próximo do 1.6. A VW no lançamento vendia o tsi a um preço simbólico.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo vale a pena?
MensagemEnviado: 26 Dez 2018 18:59 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6240
Localização: Montes Claros - M.G.
Kimchi Eater escreveu:
Depois que lançaram o Polo com o motor TSI deu para ver que a vantagem do up! está mais relacionado ao peso do carro do que ao motor. Tanto o desempenho quanto o consumo são medianos, nada de excepcional, tanto pelo peso quanto pelo conversor de torque.

O HB20 turbo me deixa bem curioso, tem alguns comparativos no YouTube mostram a diferença de desempenho pro 1.6 atmosférico é bem pequena e ele parece ser mais econômico.

Parece que o maior erro foi a estratégia da Hyundai, que não soube apresentar o carro ao mercado, e ainda colocou o preço bem próximo do 1.6. A VW no lançamento vendia o tsi a um preço simbólico.



Concordo , pq se o UP TSI tivesse um design com um perfil mais aerodinamico e aliado a um câmbio mecânico de 6 marchas , ele ganharia ainda um pouco mais tanto em desempenho como em economia.

Já os Polos 200 TSI , ganharam mais pêso em relação aos UP TSI e ainda, um câmbio aut. com conversor de torque e essa dupla é desfavorável na obtenção tanto de um melhor desempenho e tb de um menor consumo médio.

A favor dele, conta com um projeto moderno e mais aerodinâmico quando comparado ao UP TSI , mas poderia sim ser ainda melhor do que ele é atualmente.

E quanto ao HB20 1.0 turbo, o maior pecado da dona Hyundai do Brasil ao lança-lo aqui foi posiciona-lo propositalmente um pouco atrás dos HB20 com o motor gamma 1.6 aspirado e vejo para mim que esse foi o seu maior erro, pq amordaçaram de propósito o motor 1.0 turbo dele para ele apresentar um desempenho um pouco abaixo do apresentado pelo atual motor 1.6 aspirado sendo que já sabemos que ele tem sim um potencial de sobra além de ser robuto e reforçado o suficiente para oferecer UM MAIOR desempenho do que o do motor gamma 1.6 com essa sua mesma configuração de motor e turbina e para isso, basta reprograma-lo para assim, fazer ele mostrar o seu real potencial e rendimento que a Hyundai escondeu, deixando com isso todos os HB20 1.6 tanto os manuais como os aut no chinelo comendo poeira.

E em que pese nisso, o seu excelente câmbio manual de 6 marchas que tb ajuda bastante na obtenção desse seu atual rendimento, apesar do seu motor estar propositalmente amordaçado pela propria Hyundai do Brasil.

Desculpe dona Hyundai do Brasil, mas a verdade deve sim ser dita aqui e vc foi realmente uma TOLA e ESTÚPIDA TOTAL nessa sua determinação e posicionamento quanto ao projeto final desse seu atual HB20 1.0 turbo e com esse seu baita erro, acabou matando de vez e desde o início do lançamento , essa sua interessante versão de HB20 1.0 Turbo e com tudo isso , vai ficar para uma próxima vez ...

Infelizmente é isso aí colegas !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo vale a pena?
MensagemEnviado: 26 Dez 2018 19:33 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6240
Localização: Montes Claros - M.G.
E mais alguns detalhes a acrescentar :

Só não comprei um HB20 turbo, pq na época que comprei esse meu atual HB20 1.6, ele ainda não tinha sido lançado pq caso eu tivesse na mão um HB20 turbo, faria nele exatamente o que fiz no meu atual jetta TSI, ou seja, chipava ele, arrancava fora o catalisador que tb amordaça o livre trabalho da turbina, instalava no lugar do catalisador um downpipe e só o abastecia com etanol já que os jettas TSI quando são assim mexidos devem obrigatoriamente ser abastecidos apenas com as gasolinas podium ou octapro devido a elevada octanagem delas e pq eles não podem ser abastecidos com o etanol.

Ao chipar os jettas TSI, a pressão máxima do turbo deles vai de 0,9 bars para nada menos de 1.3 bars obrigando o uso de um combustível com a maior octanagem possível para assim evitar as perigosas e nocivas detonações.

E com isso, o motor dos jettas TSI sobe de 227 cvs originais e medidos em dinamômetros para nada menos de 273 cvs e acrescente nessa conta mais 14 cvs com a retirada do catalisador e vamos para 287 cvs e isso é o mínimo obtido com esses upgrades pq pode dar até um pouco mais do que isso, dependendo dos cuidados com a conservação e a manutenção preventiva do motor.

E a VW tb conteve propositalmente o potencial desse seu excelente motor 2.0 TFSI para ele não concorrer com as versões mais poderosas desse mesmo motor quando ele equipa golfs GTI, passats highlines, audis A3 e A4 , os modelos TT e por ai vai ...

O torque desse motor vai dos 32,6 mkgf originais para nada menos de 43,1 mkgf, tb comprovados em dinamômetro.

E esse meu jetta TSI 13/13 está com esses upgrades de performance desde que ele tinha apenas 5000 kms rodados e hj, com pouco mais de 51000 kms, ele continua com uma performance furiosa e violenta e ainda bem saudável para qualquer um comprovar sem jamais ter apresentando nenhum problema de redução da vida util do seu motor, mantendo o exato mesmo nivel de oleo entre as trocas mesmo após rodar 5000 kms.

Assim tb ocorreria com os HB20 1.0 turbo se neles fossem instalados esses mesmos upgrades de performance e ele tb ganharia proporcionalmente esses mesmos aumentos de potencia e torque apresentados pelo motor dos jettas TSI com toda segurança ou talvez até mais , já que se poderia abastece-los com etanol que é bem melhor, mais barato e ainda com uma maior octanagem do que a de quaisquer dessas nossas gasolinas premium.

Afinal, vive-se apenas uma vez na vida ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo vale a pena?
MensagemEnviado: 26 Dez 2018 22:24 
Offline

Registrado em: 26 Dez 2018 16:15
Mensagens: 9
Como um carro urbano o up! privilegia mais o espaço interno que a aerodinâmica, a melhor qualidade de um pote de sorvete é carregar mais sorvete :)

O up! faz hoje o que o Uno fazia há 30 anos atrás. Vi um comparativo de um Uno turbo 1990 com um Golf GTI mk6, o Uno por ser leve arrancava na frente e permanecia assim por 80m, só depois o motor de 200 cv fazia a diferença.

Mas a aerodinâmica do Polo é inferior ao HB20, 0,34 contra 0,33.

Além do mais a versão atmosférica do Polo 1.6 tem menos potência que o HB20 e ainda fica devendo a sexta marcha no câmbio manual. O Polo ganha mesmo no espaço, é um carro um tanto maior.

Os relatos de acabamento do Polo também não animam muito, nem mesmo cobertura para os trilhos do banco tem.

A VW está com bons negócios pq ela tem que fazer números para os acionistas. Na Europa, com a nova norma para teste de consumo ela não conseguiu homologar muitos carros e as vendas caíram pela metade. Depois de bater todos os recordes no primeiro semestre...

Assim como depois do escândalo do Diesel eles negociaram com o governo chinês a isenção de impostos para carros até 1,6L e eles racharam de vender New Santana por lá, para mostrar que mesmo após o escândalo as vendas subiram. A tendência é quando a VW voltar ao rítmo na Europa é voltar a reduzir a produção no Brasil para manter a reserva de mercado.

Alimentar a máfia alemã da indústria automobilística é coisa que não faço mais. Veja que o péssimo sistema de filtragem da ar do HB20 é alemão, Mann-Hummel. Coincidência? Pra mim fica muito claro, o que a indústria automobilística alemã for capaz de fazer para prejudicar outros fabricantes eles vão fazer.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo vale a pena?
MensagemEnviado: 26 Dez 2018 23:30 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6240
Localização: Montes Claros - M.G.
De fato, há uma guerra oculta até entre fornecedores de peças além de fabricantes e estão corretas essas suas citações.

A VW tb precisa ampliar e diversificar um pouco mais o leque de opções de seus veículos atuais pq para a linha Polo e Virtus, o motor 1.4 TFSI flex é o ideal e não esse 1.0 TFSI quanto mais os seus demais motores aspirados que já estão todos defasados e já mereciam estar todos eles aposentados ...

Assim como para essa nova geração de jettas 2019, esse motor 1.4 TFSI flex é pouco pq para esse porte de veículo , não fica legal menos do que um motor 1.8 turbo, afinal de contas, acredito que ninguém quer investir mais de 110 mil em um veículo novo que se mostre lerdo e fazer de zero a 100 kms/h em uma arrancada em 8,5 a 9 segundos para essa categoria de preço é lerdeza sim.

Mas que a verdade seja dita aqui, a industria automotiva alemã tem seu reconhecido lugar de destaque no mundo automotivo atual quanto a inovações tecnologicas , precisão mecânica e confiabilidade consagrada.

E como tb não poderia deixar de ser, esse grande grupo Audi/VW quando tem alguma oportunidade, quer sempre levar vantagem em troca de ganhar sempre os seus milhoes de dolares como foi o caso do diesel gate lá nos EUA e numa clara economia de custo de engenharia , ela tentou burlar o sistema norte americano de checagem de gases poluentes emitidos pelos veículos a diesel e se ferrou em bilhões de dolares em multas e ainda somam-se mais outros custos de penalidades para a matriz desse fabricante ...

Mas eu ainda gosto e aprecio muito essa tecnologia alemã bem mais do que a tecnologia da industria automotiva asiática, inclusive não compro mais nenhum veículo de fabricante asiático, já está decidido.

Veículos de origem norte americana ou europeia podem ser com certeza as minhas próximas escolhas, mas do extremo leste do mundo não vou me interessar mais tão cêdo, apenas uma opção pessoal.

Obs : Quanto a esse comparativo citado entre algum Uno turbo 1994 , ano em que foi iniciada a sua produção aqui e um novo Golf GTI dessa 7ª geração, me desculpe colega, mas o eventual condutor desse pobre Uno 1.4 turbo não vai conseguir ver direito nem os numeros da placa traseira desse golfão 2.0 GTI numa eventual arrancada pq são 6,2 segundos de zero a 100 contra 9 segundos desses antigos Uninhos turbo 1.4 quando ambos esses veículos estão ainda originais , portanto esqueça definitivamente esse tipo de comparação.

E se por um acaso, vc citar que o motor desse eventual Uninho 1.4 turbo esteja bem mexido, com pneus de competição de arrancada, enfim não importa o quanto, lembre-se que o mesmo tb poderá ser feito nesse eventual Golfão 2.0 TFSI e aí ADEUS eterno a esse Uninho de concepção já bem antiga que vai comer muita poeira até ele enjoar ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo vale a pena?
MensagemEnviado: 26 Dez 2018 23:40 
Offline

Registrado em: 22 Jun 2014 23:36
Mensagens: 85
Tijuca escreveu:
Nunca li tanta bobagem em um só post. Primeiro, definir que o UP é o melhor carro do Brasil porque anda muito e bebe pouco, logo se percebe que voce nao valoriza mais nada no carro a nao ser desempenho e consumo.
Falar que HB20 At bebe mais que Renegade? Tá louco? Tenho um Hb20x At e já tive Idea, punto sporting e strada Adv todos com motor Etorq com cambio MT. Meu Hb20x At consegue ser mais economico que qualquer um dos 1.8 Etorq que tive, mesmo com a desvantagem teorica do cambio at. Os 1.8 Etorq só eram um pouco mais economicos na cidade.
Minha Esposa tem um Creta Prestige e minha cunhada um Renegade Longitude 1.8. Fizemos uma viagem pra Campos do Jordao juntos e o Creta mesmo sendo 2.0, gastou menos que o Renegade 1.8, mesmo eu dando umas esticadas pra ultrapassar, largando o jeep pra trás.

Cara, se está tao insatisfeito assim com o carro, vende e compra outra marca. Se ja fez isso e comprou um VW, vai frequentar o forum VW e esquece esse aqui. Que o Hyundai tem pontos a evoluir, tem sim, mas é normal para um carro que foi lançado em 2012, revolucionando o mercado e que está prestes a mudar em 2019. Pior é o Onix que é o carro mais vendido e ainda possui motor defasado tanto 1.0 quanto 1.4!



Seu Juca,
olha só! fatos são fatos, ... o hb20 não chega a ser um petroleiro, mas anda alí, juntinho .. Vou te explicar por que: A concepção dos motores da hyundai priorizam desempenho em altíssimas rotações, ou seja, o carro será fantástico (em termos de economia, desempenho e silêncio) quando estão na estrada 80 a 120km/H, nesta situação, é um ótimo carro. Mas para o dia a dia, transito, acelera e para, liga desliga, manobra, passa quebra-molas, sobe e desce morros, o carro é sofrivel, ... olhe lá na descrição só a 4500 rpm o 1,0 atinge o pico da torque ,,, o 1.6 precisa 5000 rpm pra chegar ao pico de 16,5kgfm (o créta chega ao pico com 4.500rpm)

O Jeep Renegado, modelos acima de 2017, todos são mais econômicos que os cretas e hb20 automáticos atuais (2018) ..
QUal o ano do Jeep da sua Cunhada??

provavelmente seja um modelo 2016 ou anterior .. A jeep fez ajustes no motor, alternador, ...trocou estepe de tamanho original por "pneu temporário" ,e além disso diminuiu o peso e aumentou o espaço do porta-malas que todos os modelos (exceto 4x4) tiveram aumento de 257L para 320 L o porta-malas ...

Pro sr. JUCA não ter dúvidas do que estou falando (consumo dos carros) olhe aqui: FICHAS TÉCNICAS atuais (2018):

- Jeep 1.8 (manual) = https://www.carrosnaweb.com.br/fichadet ... odigo=9892
- Jeep 1.8 (automático) = https://www.carrosnaweb.com.br/fichadet ... odigo=9894
- Jeep (atualizações desde o lançamento), olhe em "cronologia", bem abaixo do texto = https://www.carrosnaweb.com.br/analise.asp?codigo=1058

- CRETA 1.6 (manual) = https://www.carrosnaweb.com.br/fichadet ... odigo=9406
- CRETA 1.6 (automático) =https://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=9407

Ou seja, o creta manual bebe mais que o Jeep Renegado automático, isso o JEEP pesando 200 kg a mais!!!! olhe o peso na ficha técnica... Então, qual é o mais econômico mesmo?? quando falei que HOJE (DEZEMBRO de 2018) , a HYUNDAI é a PIOR DE TODAS EM ECONOMIA .. ponto final, agora se alguem tem carro que diz ao contrario, não são modelos atuais, são modelos de 2017 pra trás ..


obs.: sou um feliz proprietário de um hb20, não me interprete mal apenas por falar verdades!! ou vc nunca andou ou alugou um gol, Up, polo, sandero, versa, KA, todos esses 1.0??? todos são superiores ao hb20 em economia e desempenho, isso é fato, não babação de OVO DA HMB, não ganho nada da Ryundái pra ficar babando ovo deles .






Otavio Deves escreveu:
carlos.feitoza escreveu:
A pergunta é simples, e eu espero que a resposta também seja :)

Vale a pena adquirir um HB20 Turbo com o intuito de obter mais economia de combustível?

Eu quero economizar combustível, e não performance para correr (até porque não tem onde correr por onde ando). Se a economia for maior, alguém poderia me dizer o consumo no Etanol em perímetro urbano? Eu sei que existem locais na web onde se acham estas informações, mas gostaria da opinião de quem realmente já usou o carro como usuário comum/final.

Obrigado!


Prezado! essa é uma dúvida que todos desejam sanar, mas é preciso ter conhecimento prático(real) dos motores da Hyundai, e só quem tem um pra falar. Você quer economia de combustível?? tem certeza???? VOU SER DIRETO!! Não vá de hyundai, vc está no local errado, e afirmo com certeza é a pior entre todas as grandes montadoras em termos de consumo... Até a famigerada retrógrada fiat tem carros 20% mais econômicos que a hyundai, isso na mesma categoria e potência ;;;

Qualquer VW hoje, dá um banho de economia em qualquer hyundai ,, a Ford idem, a Chevrolet, Nissam, idem...enfim, até o Jeep Renegade 1.8 e pesando 1500kg é mais econômico que o hb20 1.6 Automático.. parece piada, mas é verdade!!! isso que o jeep tem o Retrógrado motor Fiat do século passado (déc.1990) e o HB20 com o moderníssimo 1.6 CVVT multiválvulas ... PRA QUE motor moderno???

Hoje, (dez 2018) o melhor carro do MUNDO (na bananândia) , realmente é o UP! Tsi, não há nada no mercado brasileiro que supere este veículo em desempenho e economia (simultaneamente), ou seja, o carro anda mais que qualquer 1.8 e tem economia maior (ou igual) aos melhores 1.0 aspirados do mercado. Não estou falando em CUSTO/BENEFÍCIO, pois cobram mais de 54mil pra um UP novo. Mas eu ví uma promoção em novembro , de um UP por 49mil, mas era ano 2017/modelo 2018 ...50 mil é qualquer 1.0 aspirado completão (HB20 copa, sandero vibe, prisma 1.0 LT, KA 1.0 SE Plus, ..)

UP tem espaço interno igual o Hb20, unico problema é o acabamento e acessórios que são limitados. MAS, pensou em economia imediata com altíssimo desempenho?? UP na veia!

Claro, agora vai ter outros fanBoys da HMB dizendo que não é bem assim. Ande num UP por 1 mês e depois volte a conversar..

_________________
HB20_Copa_Prata_Metal
2014/2015


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo vale a pena?
MensagemEnviado: 13 Jul 2023 14:14 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6240
Localização: Montes Claros - M.G.
E depois de já bem comprovado por muitas vezes com testes reais de aceleração plena lado a lado, tanto no YouTube e tbm ao vivo, retorno a esse tópico para repetir aqui que vale sim muito à pena a compra de um modelo de HB20 com esse motor turbo TGDI de 2019 em diante !

Ele está sendo o campeão supremo reinando absoluto entre todos os seus demais concorrentes diretos ou seja, os Onix 1.0 turbo, os VW 1.0 turbo , os JAC 1.0 turbo além daqueles fiestas 1.0 turbo e podem vir embolados todo o restante da concorrência pq esse novo motor 1.0 TGDI flex de fato tira de letra pq ele mostra que está muito bem afinado , tanto quanto ao seu consumo e melhor ainda quanto ao desempenho oferecido por ele, não importa em qual versão de HB20 esse novo motor esteja equipando e com qual câmbio , seja ele o manual ou o aut.

Inclusive , faço essa citação pq além do longo test drive que eu já fiz da 1ª versão desse novo motor 1.0 TGDI acoplado ao novo câmbio aut de 6 marchas em novembro de 2019 e depois o test drive com o HB20 sedan 2022 com esse mesmo motor e o seu excelente câmbio manual de 6 marchas e finalmente, o novo HB20 2023 1.0 TGDI aut. que meu irmão comprou recentemente !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo vale a pena?
MensagemEnviado: 19 Jul 2023 12:09 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6240
Localização: Montes Claros - M.G.
E mais uma vez a minha resposta além do meu irmão que comprou recentemente o seu novo HB20 2023 TGDI aut. para esse título desse tópico é um grande SIM !!!

Ainda mais quando é um veículo comprado zero KM e que passou com capricho e o devida atenção pelo período de amaciamento dos seus primeiros 5000 kms tendo sua 1ª troca de oleo e filtro do motor trocados aos 1000 kms rodados e a 2ª troca aos 5000 kms rodados como foi o caso desse novo HB20 turbo do meu irmão.

E esses dias atrás, encontramos casualmente e era bem mais tarde da noite no mesmo posto que abastecemos habitualmente nossos veículos, eu estava com esse nosso pioneiro HB20 1.6 com câmbio manual e ele com esse seu novo HB20 turbo aut. e após abastecermos ambos esses veículos com 10% de gasolina e 90% de etanol, resolvemos sair juntos até a rodovia logo na saída sul da cidade onde existe uma extensa reta mais plana só para fazermos e somente para uma breve diversão com um rápido e revelador teste de aceleração plena lado a lado ...

Mas não deu nem para o começo dessa brincadeira quando ficou bem claro e óbvia a superioridade nessa aceleração desse novo HB20 turbo aut. que vai abrindo distância progressiva na frente contra o nosso antigo 1.6 com o câmbio mecânico não sendo ameaçado mais em situação nenhuma.

Ou seja, imaginemos então o resultado desse mesmo teste se fosse com uma dessas já novas versões hatch desse novo HB20 TGDI 2023 mas com o seu excelente câmbio manual de 6 marchas???

De onde se conclui facilmente que qq carro agradece sim ao seu proprietário quando eles são bem projetados e principalmente, quando estão em boas mãos e que por isso são sempre muito bem cuidados desde zero KM na sua manutenção preventiva !

E a bem da verdade, nós já estávamos bem curiosos para saber qual seria a real superioridade em desempenho entre esses dois modelos de HB20 apesar da grande diferença de idade , da configuração mecânica deles e da quilometragem percorrida entre eles, mas nós só estávamos esperando esse novo HB20 turbo aut. completar os primeiros 5000 kms rodados para em seguida fazermos esse teste rápido entre eles e a oportunidade era essa mesmo !

Foi portanto uma maravilha de teste revelador esse , valeu muito por mais essa curiosa e divertida brincadeira !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo vale a pena?
MensagemEnviado: 12 Fev 2024 11:28 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6240
Localização: Montes Claros - M.G.
Retornando a esse tópico para comentar sobre o HB20 1.0 TGDI turbo flex 2023 c/ o câmbio aut. !

Esse veículo foi comprado no ano passado pelo meu irmão zero KM e agora ele está completando 1 ano e 15 mil kms rodados !

E tivemos uma boa oportunidade de fazer uma recente e rápida viagem com ele até Belo Horizonte de um dia para o outro.

Fomos somente nós dois nesse veículo !

E após retornar, depois de um percurso total de menos de 900 kms rodados , posso afirmar aqui que a impressão deixada por esse modelo de HB20 foi excelente, nada a reclamar dele, mas só elogiar !

Abastecemos como sempre com aquela mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina comum.

Nem foi necessário utilizar o ar cond. nessa viagem pq saímos bem cedo as 5 hs da manhã e o tempo até que estava fresco durante todo o trajeto !

E essa rodovia utilizada é toda pedagiada, sendo a metade desse trecho de um pouco mais de 400 kms de percurso total de pista simples e a outra metade até a capital mineira toda em pista dupla !

E devido ao movimento naquele horário estar ainda mais leve e tranquilo, deu para manter no percurso todo, tanto na ida e tbm no retorno, velocidades entre 130 kms/h a 140 kms/h onde a rodovia permitia isso e foi surpreendente perceber que esse modelo de HB20 ainda conseguiu uma ótima média geral de 9,8 kms/l viajando assim nesse ritmo !

Esse motor 1.0 turbo flex TGDI nessa sua 2ª geração está sim muito bem calibrado em conjunto com esse ótimo câmbio aut. de 6 marchas, mostrando na prática um rendimento impecável em qq situação e que não deixou nada a desejar em questão de desempenho inclusive essa versão desse novo câmbio aut. de 6 marchas está muito bem escalonado nessa nova geração de HB20 a ponto de se viajar estabilizado a exatos 140 kms/h com o seu conta-giros indicando exatas 3 mil rotações no motor , razão suficiente para justificar essa ótima média de consumo obtida e associada com essa boa aerodinâmica desse novo modelo.

Tanto que o tempo necessário para o percurso dessa viagem foi exatamente o mesmo de umas 4 horas da nossa última viagem feita com o nosso Citroen C4 cactus THP 1.6 turbo flex, porém dessa vez fomos com um hatch 1.0 turbo flex c/ câmbio aut. o que nos surpreendeu sim muito positivamente em tudo , portanto essa é de fato, mais uma vantajosa opção de escolha nessa categoria de veículo !

Obs : E na ida, em um trecho mais desimpedido , reto e plano dessa rodovia, um arrojado condutor de uma nova Toro Ranch com o seu motor 2.0 turbo diesel de 170 cvs e o seu câmbio aut. de 9 marchas, insistiu muito para nos ultrapassar porém sem conseguir pq percebemos que nitidamente faltou sim fôlego para esse modelo da Stellantis deixar esse competente HB20 TGDI aut. para trás então, esse é mais um ponto bem positivo para essa versão de HB20 assim configurado !

E assim como essa citada Toro turbo diesel, tbm um novo Onix sedan 1.0 turbo e um Fox Highline 1.6 16 valv. que tbm tentaram e insistiram em querer mostrar que tinham um melhor desempenho e que eram mais capazes em reacelerações do que esse HB20 1.0 TGDI mas que tbm ficaram igualmente bem para trás ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 40 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 33 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB