silvano.afonso escreveu:
Boa noite amigos, tenho um HB20 rspec 16-17 at com 20 mil km e que quase sempre foi abastecido com etanol. Sabemos que a primeira partida pela manhã é um pouquinho mais "arrastada" com etanol do que com gasolina, mesmo em dias com temperatura quente. Minha dúvida é a seguinte: essa partida mais alongada compromete de alguma forma a durabilidade da bateria? E no caso de dias extremamente frios, raros aqui em MS, recomenda-se misturar gasolina para facilitar a partida, ou o sistema de aquecimento do combustível (sem o tanquinho) dá conta do recado? Por fim, esse sistema que dispensa o tanquinho é 100% confiável ou já ouviram falar de casos em que houve expressiva dificuldade de partida ou mesmo que o veículo não ligou? Desde já agradeço a colaboração dos colegas.
Boa noite Silvano e essa sua pergunta é de interesse geral sim e esclarecendo :
Esse sistema de flauta (galeria de combustível) com aquecedor eletrônico para aquecer o etanol sempre quando for dada a primeira partida do dia em que o motor estará frio, foi adicionado na linha 2016 dos HB20 e ele dispensa totalmente aquele antigo reservatório de gasolina e na realidade, ele necessita sim de pelos menos alguns segundos de espera após se ligar a chave de ignição e acender todas aquelas luzes no painel antes de se tentar dar essa partida a frio.
Falo isso pq aqui em casa, temos o Creta que tb está equipado com esse exato e mesmo sistema de flauta aquecida e já percebi que para haver um tempo hábil mínimo e suficiente para esse sistema de aquecimento entrar em funcionamento, que convém sim esperar pelo menos uns 4 a 5 segundos com a chave de ignição ligada e todas aquelas luzes acesas no painel e em seguida, da-se a partida normalmente.
Então, ao dar esse pequeno tempo de espera, esse sistema de partida a frio por aquecimento terá um tempo mínimo para entrar em ação aquecendo o combustível e facilitando assim essas partidas a frio principalmente quando se tem apenas etanol no tanque como é o seu caso e tb o do nosso Creta que desde quando era zero KM , ele sempre é abastecido apenas com etanol e procedendo-se assim , o motor dele pega de estalo na primeira tentativa em todas as manhãs quando saimos com ele.
É isso aí colega, boa sorte !