Bem-vindo: 28 Mar 2024 23:36

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Fluído de Arrefecimento quase no mínimo
MensagemEnviado: 15 Jun 2018 14:17 
Offline

Registrado em: 15 Jun 2018 13:46
Mensagens: 2
Comprei meu HB20 no final do ano passado, lembro de que quando o tirei da concessionária a pessoa que me passou as instruções me disse que eu não poderia mexer no fluído de arrefecimento, pois somente a concessionária iria completar na revisão de 1 ano ou dos 10.000 km. Porém semanas atrás fui abastecer e o frentista me disse que o nível estava baixo, prontamente verifiquei e constatei que estava a um ou dois dedos do limite mínimo. E assim permanece, tenho verificado constantemente. Gostaria de saber se é normal ou se devo me preocupar e levar o carro na concessionária para que eles verifiquem. Não entendo nada de carro, mas pelo que li no manual o nível tem que estar entre o mínimo e o máximo e assim está, porém quase no mínimo. Minha revisão está prevista para meados de outubro, será que terei que levar na concessionária antes disso?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fluído de Arrefecimento quase no mínimo
MensagemEnviado: 15 Jun 2018 15:26 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
Pra verificar o nivel, o carro precisa estar em lugar plano e com motor frio. Se nessas condições estiver entre o maximo e o minimo é garantido o funcionamento correto, porém, o seu relato da a entender que 'gastou muito' do liquido em pouco tempo. Eu levaria pra verificar na css antes do periodo de revisão. A garantia do carro é a partir da compra e não é limitada apenas as epocas de revisão. Inclusive, amanha haverá o before service day nas css hyundai, onde fazem essas verificações basicas em qualquer carro. Leve o seu pra verificar. É sempre melhor trabalhar com a manutenção preventiva do que ter que fazer uma manutenção corretiva.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fluído de Arrefecimento quase no mínimo
MensagemEnviado: 15 Jun 2018 15:52 
Offline

Registrado em: 15 Jun 2018 13:46
Mensagens: 2
OSilva, quando fiz a verificação o carro estava em lugar plano e motor frio. Mas quero levar pra prevenir, não sabia desse evento amanhã. Já verifiquei no site e a css da minha cidade vai estar participando, vou levar o carro lá. Muito obrigada pela dica!!! :)


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fluído de Arrefecimento quase no mínimo
MensagemEnviado: 15 Jun 2018 18:51 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
mpereira escreveu:
Comprei meu HB20 no final do ano passado, lembro de que quando o tirei da concessionária a pessoa que me passou as instruções me disse que eu não poderia mexer no fluído de arrefecimento, pois somente a concessionária iria completar na revisão de 1 ano ou dos 10.000 km. Porém semanas atrás fui abastecer e o frentista me disse que o nível estava baixo, prontamente verifiquei e constatei que estava a um ou dois dedos do limite mínimo. E assim permanece, tenho verificado constantemente. Gostaria de saber se é normal ou se devo me preocupar e levar o carro na concessionária para que eles verifiquem. Não entendo nada de carro, mas pelo que li no manual o nível tem que estar entre o mínimo e o máximo e assim está, porém quase no mínimo. Minha revisão está prevista para meados de outubro, será que terei que levar na concessionária antes disso?



Seja bem vindo ao forum colega e acredito que essa é uma caracteristica normal na linha HB20, pq desde que compramos o nosso atual HB20 1.6 zero KM ainda no final de 2012, tenho observado esse fato ocorrer ocasionalmente com ele tb !

E o que eu faço nesse caso em casa mesmo e com o motor frio, é de sempre completar novamente esse nível apenas com água desmineralizada (água para baterias) quando não está proximo do período da revisão, pq deve-se evitar deixar o nível abaixar para perto do mínimo pq assim evita-se que o sistema fique mais sujeito a algum eventual superaquecimento anormal em situações de maior solicitação do motor.

Mas pode-se tb optar em levar o veículo até uma CCS da rede Hyundai mais próxima para ser completado o nível do reservatório com o aditivo próprio recomendado pela Hyundai.

Obs : O que é proibido e totalmente desaconselhado é deixar esses frentistas de postos de combustíveis tentarem completar o nível desse reservatório com aquelas águas torneiras pq isso contamina de vez todo o fluído desse sistema de arrefecimento e depois somente a completa troca desse fluído contaminado para restabelecer novamente a correta funcionalidade desse sistema.

Boa sorte colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Editado pela última vez por ianisgreek em 15 Jun 2018 19:23, em um total de 2 vezes.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fluído de Arrefecimento quase no mínimo
MensagemEnviado: 15 Jun 2018 19:16 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 07 Jun 2014 17:06
Mensagens: 459
Localização: RS
Também já verifiquei que o HB20 consome um pouco a mais de liquido de arrefecimento em relação a outros carros que tive.

Foi assim no primeiro e esta sendo assim no segundo.

O que faço é uma vez por semana verificar o nível e se ele estiver baixo completo com o liquido original comprado na concessionaria para evitar problemas futuros.

Nunca mais deixo completarem meu liquido de arrefecimento em concessionaria, pois no meu primeiro HB20 a concessionaria completou com agua e o liquido começou a ficar com a cor turva em pouco tempo, acredito que acarretaria problemas no futuro, mas entreguei o carro antes.

_________________
HB20 hatch Premium automático prata Sand 2016


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fluído de Arrefecimento quase no mínimo
MensagemEnviado: 15 Jun 2018 19:30 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Claudinho/RS escreveu:
Também já verifiquei que o HB20 consome um pouco a mais de liquido de arrefecimento em relação a outros carros que tive.

Foi assim no primeiro e esta sendo assim no segundo.

O que faço é uma vez por semana verificar o nível e se ele estiver baixo completo com o liquido original comprado na concessionaria para evitar problemas futuros.

Nunca mais deixo completarem meu liquido de arrefecimento em concessionaria, pois no meu primeiro HB20 a concessionaria completou com agua e o liquido começou a ficar com a cor turva em pouco tempo, acredito que acarretaria problemas no futuro, mas entreguei o carro antes.



Boa noite Claudinho-RS e é exatamente isso que ocorre quando esse líquido é contaminado com as proibidas adições de águas torneirais.

E nesse caso, o líquido original desse sistema começa a escurecer num óbvio sinal de sua contaminação e da inutilização total dele obrigando com isso o dono do HB20 a trocar toda a carga de aditivo desse sistema por outro novo, o que não sai nada barato.

E quem por um acaso insistir em deixar esse líquido contaminado nesse sistema estará sujeito a algum superaquecimento do motor além de inutilizar tb todas as peças que compõe esse sistema como o radiador, a bomba dágua , as mangueiras, a válvula termostática e por aí vai a bagunça toda !!!

Valeu colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fluído de Arrefecimento quase no mínimo
MensagemEnviado: 16 Jun 2018 14:47 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 07 Jun 2014 17:06
Mensagens: 459
Localização: RS
É isto aí ianisgreek.

Já tenho alertado à horas aqui neste fórum para que os proprietários não caiam nesta cilada de deixar a css completar o liquido, duvido que elas colocarão o liquido, pois o produto é caro e a concessionária não vai querer ter esta despesa a mais, então a forma mais fácil que eles encontraram foi colocar agua da torneira.

Depois o cliente que assuma os custos que virão com esta irresponsabilidade.

_________________
HB20 hatch Premium automático prata Sand 2016


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fluído de Arrefecimento quase no mínimo
MensagemEnviado: 16 Jun 2018 19:12 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Outra grande verdade essa citada por vc Claudinho-RS , pq quem levar os seus HB20 com o nível do reservatório de arrefecimento baixo esperando que a rede de CCS da Hyundai reponham esse nível de graça estão muito enganados, pq esse aditivo original é sim bem caro e por isso mesmo que as CCS não vão arcar com esse prejuízo para elas e assim, azar dos clientes e seus HB20 que recebem água torneiral nesse sistema numa boa ...

Obs : Eu só acredito que é o aditivo original se eu ver o frasco ser aberto na minha frente, senão sai fora que é água torneiral mesmo.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB