d2xp escreveu:
Bueno, no que diz respeito ao RPM foi ajustado as válvulas (segundo a CSS) e realmente melhorou...
De fato, faz sim todo o sentido uma eventual desregulagem nas folgas das válvulas acusar erros na sonda lambda, pq nesses casos, a combustão de qualquer dos combustíveis (etanol e/ou gasolina) se processa de forma incompleta e anormal e isso aumenta tb a emissão de gases poluentes detectados pela sonda lambda que acusa prontamente essa deficiencia ao ser utilizado um scanner.
Válvulas desreguladas somente existem nos casos desse motor 1.6 gamma da Hyundai do Brasil e não tenho certeza se na versão 1.0 tb é assim equipada com tuchos de válvulas mecânicos que requerem esssas regulagens periódicas.
Esse tipo de tuchos de válvulas regulável atualmente existe apenas em uma muito pequena minoria de motores atuais e está se tornando cada vez mais uma raridade extamente devido a essa necessidade periódica de se conferir e se for o caso, fazer a reajustagem dessas folgas das válvulas desses motores para se obter o seu rendimento ideal.
Ou seja, no caso dos motores 1.6 da linha HB20 que contém nada menos de 16 válvulas, imaginem se umas 3 ou 4 válvulas dessas 16 válvulas desses motores 1.6 se desregularem ligeiramente das suas folgas originais, isso já ocasiona uma perda considerável tanto de desempenho além disso tb aumentar o consumo médio do motor em questão.
Por isso que atualmente essa solução mecânica já está BEM ULTRAPASSADA , dona Hyundai do Brasil , o que justifica do porque nenhum fabricante de motores atual que se preza utiliza essa já antiga solução mecânica!!!
Isso é mais um outro nítido exemplo de economia de palito pq tuchos de válvulas hidráulicos que não requerem regulagens periódicas CUSTAM MAIS e os sul-coreanos pão duros da Hyundai adotaram então por pura conveniencia esses tuchos de válvulas mecânicos mais baratos, infelizmente é isso aí !!!