BlackShot escreveu:
Pessoal,
Como alguns de vocês acompanharam, recentemente eu tive problemas com meu HB20 5 Anos com relação à potência e consumo. O carro simplesmente não aguentava subir certas ladeiras com o ar condicionado ligado, e às vezes nem desligando. O consumo também estava muito fora do padrão. Quem quiser saber mais, tá aqui:
viewtopic.php?f=7&t=13591Acontece que a concessionária, semana passada, identificou problema no ECU ou "módulo de injeção" e solicitou a peça à fábrica. Hoje, fizeram a troca da peça e, de quebra, o rapaz da área de agendamentos da oficina me informou que a Hyundai está solicitando recall de alguns modelos do HB20 5 Anos justamente por falha nessa peça. Não sei dizer se essa informação ainda está retida nas concessionárias ou se os comunicados já começaram a se espalhar (para o recall).
Mas o que recomendo é que, se seu 5 Anos também está apresentando os mesmos problemas que o meu, que você entre em contato com a concessionária mais próxima e tire a dúvida, ou até mesmo marque um agendamento, porque isso não é normal. Meu problema foi resolvido depois do reparo, o desempenho do carro, mesmo sendo 1.0, é outro!
O problema não é na peça (hardware), mas sim na programação do ECU (software). Me foi informado que só é necessário fazer uma atualização remota, não há necessidade de encomendar peça.
Boa sorte, e obrigado ao colega ianisgreek por algumas das informações técnicas!
Então BlackShot, achei interessante e oportuno esse seu feedback !
Mas ele não me surpreendeu em nada pq isso somente confirma um detalhe técnico já previsível nesse caso desse motor 1.0 aspirado :
A dona Hyundai do Brasil soltou esse recall justamente pq ela mesma percebeu que o mapeamento eletrônico (calibração) da ECU do motor 1.0 aspirado poderia e merecia receber alguma melhor afinação e foi apenas isso que ela fez para melhorar um pouco mais tanto o desempenho como um menor consumo desse seu pequeno motor ... rsrsrs !
Ou seja, ela foi novamente a culpada por essa imperdoável falha técnica do seu pessoal da engenharia de afinação de motores e assim, eles deixaram "muita margem" desnecessária de segurança na calibração inicial desse motor e somente agora ela acordou por causa das muitas reclamações sobre o baixo rendimento desse seu pequeno motor aspirado ... infelizmente é isso aí dona Hyundai do Brasil, mas antes tarde do que nunca ... rsrsrsrs!