Bem-vindo: 28 Mar 2024 08:14

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Trancos no câmbio automático
MensagemEnviado: 26 Set 2018 09:55 
Offline

Registrado em: 26 Set 2018 09:43
Mensagens: 1
Fala equipe, beleza?

Queria compartilhar e tirar uma dúvida e tem que ser com quem partilha dessa experiência de ter um câmbio automático, caso eu viole alguma regra do fórum me desculpo desde já, sou novo por aqui.

Seguinte, adquiri um HB20X recentemente, ano 2014/2015 1.6 Aut., primeiro carro automático que eu tenho, mas já dirigi outros. Antes de comprar pesquisei sobre o câmbio e vi muitos relatos de que o câmbio automatizado costuma dar trancos na transmissão de marcha e os automáticos não, que no aut. nem sentimos a troca de marcha. O estranho é que nesse HB20, mesmo sendo automático eu sinto claramente as trocas de marcha, principalmente acima de 80 km/h ou em uma subida. Sabemos que não temos nenhum CVT kk mas ainda assim é normal esses trancos nas trocas de marcha? O carro ainda está na garantia, se realmente não for, eu levo pra verificarem.

Desde já agradeço rapazeada! Tmj


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Trancos no câmbio automático
MensagemEnviado: 26 Set 2018 12:47 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
Alyson escreveu:
Fala equipe, beleza?

Queria compartilhar e tirar uma dúvida e tem que ser com quem partilha dessa experiência de ter um câmbio automático, caso eu viole alguma regra do fórum me desculpo desde já, sou novo por aqui.

Seguinte, adquiri um HB20X recentemente, ano 2014/2015 1.6 Aut., primeiro carro automático que eu tenho, mas já dirigi outros. Antes de comprar pesquisei sobre o câmbio e vi muitos relatos de que o câmbio automatizado costuma dar trancos na transmissão de marcha e os automáticos não, que no aut. nem sentimos a troca de marcha. O estranho é que nesse HB20, mesmo sendo automático eu sinto claramente as trocas de marcha, principalmente acima de 80 km/h ou em uma subida. Sabemos que não temos nenhum CVT kk mas ainda assim é normal esses trancos nas trocas de marcha? O carro ainda está na garantia, se realmente não for, eu levo pra verificarem.

Desde já agradeço rapazeada! Tmj


Alyson,

Se vc imagina que há algum problema com o cambio, não hesite em levar na css e perdir pra verificarem. Assim, se for algum problema já vai saber antes q este se agrave.
Agora, o q eu entendo por tranco (nesse sentido que reclamam dos automatizados e afins) é como se vc andando com o carro manual, fosse um pouco apressado em tirar o pé dá embreagem, onde não se alivia a embreagem de forma suave e com o giro fora do ponto ideal. Assim dá akele tranco nas acelerações e nas reduções parece q engasga.
Entendo que falam do cambio AT convencional não dar tranco é q se vc estiver ouvindo o ronco do motor, vc percebe o som do motor na troca, mas o carro só vai aumentando a velocidade, sem vacilar.
Porém, eu já percebi nesse cambio AT4, o q poderiamos chamar de tranco, numa situação específica: rodando em velocidade similar à que vc citou em um ponto de pouco aclive, se vc deixa o carro ir pela vontade dele e não faz o kick down pra ele reduzir uma marcha e ganhar força pra encarar a subida, o cambio fica um pouco indeciso nessa hora e quando ele decide pela troca, pela inercia da subida o carro da um pequeno tranco.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Trancos no câmbio automático
MensagemEnviado: 26 Set 2018 13:58 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Alyson escreveu:
Fala equipe, beleza?

Queria compartilhar e tirar uma dúvida e tem que ser com quem partilha dessa experiência de ter um câmbio automático, caso eu viole alguma regra do fórum me desculpo desde já, sou novo por aqui.

Seguinte, adquiri um HB20X recentemente, ano 2014/2015 1.6 Aut., primeiro carro automático que eu tenho, mas já dirigi outros. Antes de comprar pesquisei sobre o câmbio e vi muitos relatos de que o câmbio automatizado costuma dar trancos na transmissão de marcha e os automáticos não, que no aut. nem sentimos a troca de marcha. O estranho é que nesse HB20, mesmo sendo automático eu sinto claramente as trocas de marcha, principalmente acima de 80 km/h ou em uma subida. Sabemos que não temos nenhum CVT kk mas ainda assim é normal esses trancos nas trocas de marcha? O carro ainda está na garantia, se realmente não for, eu levo pra verificarem.

Desde já agradeço rapazeada! Tmj



Seja bem vindo ao forum e de fato, câmbios aut. e sua manutenção preventiva é um assunto bem polêmico !

Temos veículos com câmbios aut. aqui em casa e procuro sempre cuidar o melhor possível da manutenção preventiva deles pq já sei que uma pequena avaria que ocorra nesse tipo de câmbio é uma bela dor de cabeça e mesmo se o veículo estiver ainda em garantia de fábrica, a realidade é que vc vai sim com certeza ficar um bom tempo literalmente a pé aguardando até a devida autorização da fábrica para realizar o reparo e depois ele ainda ser finalizado ...

Vamos lá, câmbios aut. com conversores de torque como é o caso da linha HB20 EXIGEM sim trocas de oleo periódicas pq já é fato comprovado em mecânica automotiva que aquele fluído ATF vermelho que lubrifica, refrigera e protege esse tipo de câmbio, vai se deteriorando com o tempo e o uso e assim ele vai escurecendo e passando de um vermelho vivo quando ainda novo a um vermelho mais escurecido e em seguida já passa a mostrar uma coloração mais amarronzada escurecida mas quando ele chega a esse ponto já é um claro sinal de que esse fluído já se desgastou e se contaminou totalmente requerendo urgente a sua substituição, torcendo muito nesses casos para que ele não tenha danificado nenhuma peça interna desse câmbio.

E apesar da Huyndai do Brasil recomendar essa troca desse fluido somente a cada 100000 kms, eu sinceramente acho essa indicação muito longa para ter de esperar por todo esse tempo ou quilometragem se completar e aqui em casa, fazemos essa manutenção preventiva na metade desse tempo indicado e ficamos assim com a mente sossegada e mais seguros quanto a uma melhor conservação desses câmbios aut.

Obs : E como exemplo real, aqui mesmo na minha cidade , conheço vários amigos que simplesmente ignoraram essa manutenção preventiva nesse tipo de câmbio e rodaram por uns 90 mil a 100 mil kms sem nenhuma troca desse fluído e começaram então os famosos trancos e foi somente nessa ocasião quando se lembraram de fazer essa manutenção, mas aí já era tarde pq o fluído velho e já bem contaminado havia comprometido peças do mecanismo interno desse câmbio e o conserto disso fica sempre caríssimo sem citar ainda que apenas umas poucas oficinas especializadas em todo o Brasil estão capacitadas a realizar reparos nesses tipos de câmbios. ...

E o pior que para rodar esses tais 100 mil kms , em grande parte das vezes o veículo já saiu do período de garantia e aí o baita prejuízo que o coitado do proprietário deve arcar é sempre enorme ...

Boa sorte aos colegas !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB