MrWhopper escreveu:
Olá a todos
Bom, gostaria de saber mais a respeito das trocas de marcha do hb20, modelos 1.0
A minha dúvida está em que faixa de rotação devo trocar as marchas do motor a fim de que ele tenha o melhor custo-benefício (economia e desempenho).
Aproveitando o tópico, sobre o amaciamento do motor do hb20, existem dicas ou recomendações para tal? Andar em rotações baixas ira tornar o carro ''manco''? Devo esticar marchas?
Tenho essas dúvidas devido ao fato de não possuir experiência em condução e também tenho receio de deixar o carro ''manco ou travado''.
Grato, desde já!
Motores novos não devem jamais ser forçados em nenhuma marcha em baixas rotações pq isso prejudica a obtenção de um eficaz amaciamento do motor, evitando-se tb mante-lo funcionando em marcha lenta por períodos mais prolongados de tempo bem como evitar tb mante-lo em velocidades constantes em uma determinada marcha.
O ideal é trocar todas as marchas em rotações algo mais elevadas do que seria o normal bem como tb reduzir as marchas algo mais cedo do que seria o normal pq assim, mantem-se o motor sempre mais cheio nas suas acelerações e isso vai permitir um melhor , mais rápido e eficaz amaciamento de qq motor novo.
E fazendo esse procedimento pelo menos nos primeiros 2000 kms rodados iniciais , já ajuda bastante nesse correto amaciamento de motores novos.
Obs : Lembrando tb que para todos aqueles mais caprichosos e exigentes com a boa saúde futura dos motores novos, que é válida aquela velha recomendação de sempre se fazer a 1ª troca de oleo e filtro desses motores novos aos primeiros 1000 kms a 1500 kms rodados para assim favorecer na obtenção de uma máxima performance e um melhor rendimento geral.
Obs : No caso dos HB20 1.0 , o ideal para esse período de amaciamento seria esticar todas as marchas entre 3500 rpm a 4000 rpm antes de passar para a marcha seguinte e tb não deixar as rotações cairem abaixo de 3000 rpms sem fazer a redução para uma marcha mais forte.