Bem-vindo: 19 Abr 2024 11:48

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Título: Re: HB20 Unique 0km - CONSUMO EXCESSIVO/EXAGERADO
MensagemEnviado: 16 Dez 2018 18:25 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 01 Set 2014 00:24
Mensagens: 903
É inacreditável que estamos quase em 2019 e a Ruindai ainda vende aos brasileiros esse motor ridículo, fraquíssimo e gastador, um verdadeiro absurdo, agradeço a Deus ter me livrado desse lixo ambulante.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Unique 0km - CONSUMO EXCESSIVO/EXAGERADO
MensagemEnviado: 17 Dez 2018 00:14 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6236
Localização: Montes Claros - M.G.
sachs escreveu:
É inacreditável que estamos quase em 2019 e a Ruindai ainda vende aos brasileiros esse motor ridículo, fraquíssimo e gastador, um verdadeiro absurdo, agradeço a Deus ter me livrado desse lixo ambulante.



De fato Sachs, muitos clientes da linha HB20 já estão sim começando a migrar para outras marcas que oferecem modelos mais tecnologicamente avançados por preços semelhantes ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Unique 0km - CONSUMO EXCESSIVO/EXAGERADO
MensagemEnviado: 17 Dez 2018 12:55 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 16 Jul 2015 08:05
Mensagens: 363
Caramba, pessoal anda revoltado com a Hyundai e o HB20.

Concordo que comprar um HB20 zero hoje em dia é algo que não dá pra entender muito.
Motor um tanto quanto defasado, em especial o 1.0... carro popular gastando como um Premium...

Opção não faltam! Eu iria de POLO, que mesmo sendo de uma categoria acima, custa quase a mesma coisa do HB20. E o POLO 1.0 pelado é superior a qualquer HB20 mais completo!
Sem falar no Ka, UP, Fox...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Unique 0km - CONSUMO EXCESSIVO/EXAGERADO
MensagemEnviado: 26 Dez 2018 17:09 
Offline

Registrado em: 26 Dez 2018 16:15
Mensagens: 9
Motor Kappa é um motor muito moderno, não sei como podem falar que ele é defasado. Pesa cerca de 80kg, tem duplo comando, tuchos tratados com DLC, off-set no virabrequim... O problema certamente não é a defasagem do motor.

O meu Confort 2016 está para completar 40.000 km, e eu pude observar algumas coisas...

Novo ele dava cabeçadas para sair, as vezes muito fraco... Isso é um problema bem comum pelo que tenho visto. Isso é válvulas sem assentamento, ele perde muita compressão em baixa rpm.

Depois de assentado, para quem roda com álcool a tendência é juntar mais carvão nas válvulas. Isso gera uma grande confusão, pois no geral a tendência com álcool é carbonizar menos. Isso é verdade na câmara de combustão, pois o álcool é mais puro e sua combustão não gera resíduos. Mas para as válvulas o que conta é o efeito detergente e lubrificante, que na gasolina é melhor. Eu rodo com álcool é reparei que a cada 5000 km o motor ficava ruim, contornado primeiro com um tanque de gasolina... E agora estou testando o STP Verde, aparentemente o resultado é bom. ( já li outros relatos de quem usou stp e o carro melhorou bem).

Outra coisa que colabora, a ccs sempre coloca o nível de óleo acima do risco, aumentando a tendência a arrastar óleo, o mangote antes da borboleta fica úmido com o óleo.

A terceira parte é sobre o filtro de ar, muito pequeno e com intervalo de troca muito grande. A cada 5000km tiro ele e passo aspirador de pó. Antigamente era muito comum isso, meu pai sempre tirava o filtro para limpar, coisa que hoje em dia foi esquecido. A maior restrição no filtro, além do já conhecido aumento no consumo de combustível e redução de desempenho, aumenta o vácuo na admissão e ajuda também a névoa do óleo ser aspirada para dentro do motor aumentando a carbonização das válvulas. Mês passado, andando muito pelas serras mineiras ele fez 12km/L de álcool, o que faço na minha rota mais usada, que não é das mais econômicas devido à topografia, com subidas e descidas fortes em boa parte do caminho.

Fica evidente que não há problemas de defasagem do motor, mas sim alguns problemas de desenvolvimento, facilmente corrigíveis pela evolução natural do motor. É necessário corrigir esses detalhes, coisas que os motores EA111 da VW, que foi lançado em 1974 e o Família 1 da GM lançado em 1982 tiveram bastante tempo para fazer.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Unique 0km - CONSUMO EXCESSIVO/EXAGERADO
MensagemEnviado: 26 Dez 2018 20:32 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6236
Localização: Montes Claros - M.G.
Kimchi Eater escreveu:
Motor Kappa é um motor muito moderno, não sei como podem falar que ele é defasado. Pesa cerca de 80kg, tem duplo comando, tuchos tratados com DLC, off-set no virabrequim... O problema certamente não é a defasagem do motor.

O meu Confort 2016 está para completar 40.000 km, e eu pude observar algumas coisas...

Novo ele dava cabeçadas para sair, as vezes muito fraco... Isso é um problema bem comum pelo que tenho visto. Isso é válvulas sem assentamento, ele perde muita compressão em baixa rpm.

Depois de assentado, para quem roda com álcool a tendência é juntar mais carvão nas válvulas. Isso gera uma grande confusão, pois no geral a tendência com álcool é carbonizar menos. Isso é verdade na câmara de combustão, pois o álcool é mais puro e sua combustão não gera resíduos. Mas para as válvulas o que conta é o efeito detergente e lubrificante, que na gasolina é melhor. Eu rodo com álcool é reparei que a cada 5000 km o motor ficava ruim, contornado primeiro com um tanque de gasolina... E agora estou testando o STP Verde, aparentemente o resultado é bom. ( já li outros relatos de quem usou stp e o carro melhorou bem).

Outra coisa que colabora, a ccs sempre coloca o nível de óleo acima do risco, aumentando a tendência a arrastar óleo, o mangote antes da borboleta fica úmido com o óleo.

A terceira parte é sobre o filtro de ar, muito pequeno e com intervalo de troca muito grande. A cada 5000km tiro ele e passo aspirador de pó. Antigamente era muito comum isso, meu pai sempre tirava o filtro para limpar, coisa que hoje em dia foi esquecido. A maior restrição no filtro, além do já conhecido aumento no consumo de combustível e redução de desempenho, aumenta o vácuo na admissão e ajuda também a névoa do óleo ser aspirada para dentro do motor aumentando a carbonização das válvulas. Mês passado, andando muito pelas serras mineiras ele fez 12km/L de álcool, o que faço na minha rota mais usada, que não é das mais econômicas devido à topografia, com subidas e descidas fortes em boa parte do caminho.

Fica evidente que não há problemas de defasagem do motor, mas sim alguns problemas de desenvolvimento, facilmente corrigíveis pela evolução natural do motor. É necessário corrigir esses detalhes, coisas que os motores EA111 da VW, que foi lançado em 1974 e o Família 1 da GM lançado em 1982 tiveram bastante tempo para fazer.



Vou discordar do colega aqui quando ele cita que o etanol carboniza as válvulas de admissão, quando já é fato comprovado que o etanol aqui no Brasil e até o E-85 lá nos EUA é que mantém as válvulas de admissão dos motores sempre limpas, ao contrário do que ocorre com quaisquer das gasolinas, cuja queima incompleta produz grossas camadas de crostas de carvão não só nas válvulas , mas em todas as peças internas do motor que participam da combustão para qq um que quiser , poder comprovar.

E o efeito lubrificante da gasolina de nada vai adiantar nos atuais motores flex pq eles já são protegidos de fábrica contra todos os efeitos do etanol que são a queima seca e a tendencia a corrosão, portanto o etanol sempre foi e será disparado , o melhor e mais limpo combustível quando comparado com quaisquer das gasolinas , mais barato e ainda, apresenta uma octanagem bem superior a de quaisquer das gasolinas automotivas comerciais.

E tb não existe essa das válvulas dos cabeçotes perderem compressão em motores novos ou que consomem apenas etanol pq eles já saem das fábricas perfeitamente bem montados e vedadas, caso contrário todos os motores falhariam desde zero KM ...

Mas o que existem sim em todos os motores quando ainda novos é um posterior assentamento dos aneis dos pistons nas paredes dos cilindros e com isso se aumenta de fato e levemente a compressão final dos motores novos mas somente após eles estarem completamente amaciados, essa é a realidade !!!

O meu atual HB20 1.6 2013 , desde que ele era ainda zero km, NUNCA foi abastecido apenas com gasolinas, mas como uma mistura de 80% de etanol e apenas 20% de gasolina e faço isso simplesmente para fazer o etanol render um pouco mais em kms/l e nada mais além disso.

E esse HB20 nunca apresentou o menor problema com carbonizações em nenhuma parte interna do motor dele nesses 6 longos anos que estamos com ele e eu até já utilizei somente por curiosidade , um boroscopio ( aquelas camaras em miniatura ) pelo orificio da vela de ignição para visualizar e comprovar que internamente tanto a câmara de combustão e tb as válvulas do cabeçote dele estão absolutamente limpas sem nenhum sinal de carbonizações negras causadas por esses nossos LIXOS de gasolinas mal produzidas.

Obs : E quanto ao nível tecnologico desse motor 1.0 kappa, vejo que ele está sim já bem defasado pq ele não tem comando variável nas válvulas de escape e nem injeção direta de combustível, apesar dele de fato ter uma alta taxa de compressão (12,5 : 1) e além disso, ele tb é bem penalizado pelo peso do próprio HB20.

O que tb se percebe nos HB20 1.0 é que o câmbio deles deveria ter um melhor escalonamento das marchas para ajuda-lo a ter um melhor desempenho e talvez até um menor consumo médio, principalmente quando eles trafegarem mais carregados e ainda, com o ar condicionado sempre ligado, ocasião essa em que esse pequeno motor é bem mais forçado a maior parte do tempo.

E um dos fortes sintomas dessa provável falha de escalonamento do câmbio dos HB20 1.0 é o sistema de embreagem deles que tem se mostrado demasiado forçados e com isso tem sua vida útil bem reduzida, trazendo problemas precoces aos usuários dessa versão de HB20 , inclusive com mutas reclamações aqui mesmo nesse forum.

Portanto vejo que há um equívoco nessa citação do colega acima e que por isso deve sim ser devidamente corrigida !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Unique 0km - CONSUMO EXCESSIVO/EXAGERADO
MensagemEnviado: 26 Dez 2018 21:46 
Offline

Registrado em: 26 Dez 2018 16:15
Mensagens: 9
ianisgreek escreveu:
Kimchi Eater escreveu:
Motor Kappa é um motor muito moderno, não sei como podem falar que ele é defasado. Pesa cerca de 80kg, tem duplo comando, tuchos tratados com DLC, off-set no virabrequim... O problema certamente não é a defasagem do motor.

O meu Confort 2016 está para completar 40.000 km, e eu pude observar algumas coisas...

Novo ele dava cabeçadas para sair, as vezes muito fraco... Isso é um problema bem comum pelo que tenho visto. Isso é válvulas sem assentamento, ele perde muita compressão em baixa rpm.

Depois de assentado, para quem roda com álcool a tendência é juntar mais carvão nas válvulas. Isso gera uma grande confusão, pois no geral a tendência com álcool é carbonizar menos. Isso é verdade na câmara de combustão, pois o álcool é mais puro e sua combustão não gera resíduos. Mas para as válvulas o que conta é o efeito detergente e lubrificante, que na gasolina é melhor. Eu rodo com álcool é reparei que a cada 5000 km o motor ficava ruim, contornado primeiro com um tanque de gasolina... E agora estou testando o STP Verde, aparentemente o resultado é bom. ( já li outros relatos de quem usou stp e o carro melhorou bem).

Outra coisa que colabora, a ccs sempre coloca o nível de óleo acima do risco, aumentando a tendência a arrastar óleo, o mangote antes da borboleta fica úmido com o óleo.

A terceira parte é sobre o filtro de ar, muito pequeno e com intervalo de troca muito grande. A cada 5000km tiro ele e passo aspirador de pó. Antigamente era muito comum isso, meu pai sempre tirava o filtro para limpar, coisa que hoje em dia foi esquecido. A maior restrição no filtro, além do já conhecido aumento no consumo de combustível e redução de desempenho, aumenta o vácuo na admissão e ajuda também a névoa do óleo ser aspirada para dentro do motor aumentando a carbonização das válvulas. Mês passado, andando muito pelas serras mineiras ele fez 12km/L de álcool, o que faço na minha rota mais usada, que não é das mais econômicas devido à topografia, com subidas e descidas fortes em boa parte do caminho.

Fica evidente que não há problemas de defasagem do motor, mas sim alguns problemas de desenvolvimento, facilmente corrigíveis pela evolução natural do motor. É necessário corrigir esses detalhes, coisas que os motores EA111 da VW, que foi lançado em 1974 e o Família 1 da GM lançado em 1982 tiveram bastante tempo para fazer.



Vou discordar do colega aqui quando ele cita que o etanol carboniza as válvulas de admissão, quando já é fato comprovado que o etanol aqui no Brasil e até o E-85 lá nos EUA é que mantém as válvulas de admissão dos motores sempre limpas, ao contrário do que ocorre com quaisquer das gasolinas, cuja queima incompleta produz grossas camadas de crostas de carvão não só nas válvulas , mas em todas as peças internas do motor que participam da combustão para qq um que quiser , poder comprovar.

E o efeito lubrificante da gasolina de nada vai adiantar nos atuais motores flex pq eles já são protegidos de fábrica contra todos os efeitos do etanol que são a queima seca e a tendencia a corrosão, portanto o etanol sempre foi e será disparado , o melhor e mais limpo combustível quando comparado com quaisquer das gasolinas , mais barato e ainda, apresenta uma octanagem bem superior a de quaisquer das gasolinas automotivas comerciais.

E tb não existe essa das válvulas dos cabeçotes perderem compressão em motores novos ou que consomem apenas etanol pq eles já saem das fábricas perfeitamente bem montados e vedadas, caso contrário todos os motores falhariam desde zero KM ...

Mas o que existem sim em todos os motores quando ainda novos é um posterior assentamento dos aneis dos pistons nas paredes dos cilindros e com isso se aumenta de fato e levemente a compressão final dos motores novosmas somente após eles estarem completamente amaciados, essa é a realidade !!!

O meu atual HB20 1.6 2013 , desde que ele era ainda zero km, NUNCA foi abastecido com gasolinas, mas como uma mistura de 80% de etanol e apenas 20% de gasolina e faço isso simplesmente para fazer o etabol render um pouco mais em kms/l e nada mais além disso.

E ele nunca apresentou o menor problema com carbonizações em nenhuma parte interna do motor nesses 6 longos anos que estamos com ele e eu até já utilizei somente por curiosidade um boroscopio pelo orificio da vela de ignição para visualizar e comprovar que internamente tanto a câmara de combustão e as válvulas dele estão absolutamente limpas sem nenhum sinal de carbonizações negras causadas pelos nossos LIXOS de gasolinas mal produzidas.

Obs : E quanto ao nível tecnologico desse motor 1.0 kappa, ele está sim já bem defasado pq ele não tem comando variável nas valvulas de escape e nem ele tem injeção direta de combustível, apesar dele ter uma alta taxa de compressão e além disso, ele tb é bem penalizado pelo peso do próprio HB20.

O que tb se percebe nos HB20 1.0 é que o câmbio deles deveria ter um melhor escalonamento das marchas para ajuda-lo a ter um melhor desempenho e um menor consumo médio, principalmente quando eles trafegarem mais carregados e ainda, com o ar condicionado sempre ligado.

Portanto há um equívoco nessa citação do colega acima e que por isso deve sim ser devidamente corrigida !
O que tenho reparado é que a maioria dos carros que rodam com álcool puro acabam com problemas de vedação de válvulas e carbonização das mesmas. Eu acredito muito que sua mistura é benéfica para manter as válvulas limpas.

Para limpar uma peça suja de graxa não adianta muito usar álcool, o certo é usar gasolina. Mas realmente a combustão do álcool é muito limpa, já tive um pau velho com quilometragem indeterminada, quando abriram o motor parecia zero de tão limpo. Trocando o óleo com 5000 km, o óleo continuava tão detergente que enfiando a mão no óleo usado e usando uma estopa a mão ficava tinindo de limpa.

Mas os motores modernos tem muito problema com a névoa de óleo pela admissão. Vi que vc tem um Jetta, e já vi esse carros preparados usando um oil catch tank, o respiro vai para um reservatório e não volta para a admissão. Ele pega um óleo esbranquiçado, a emulsão formada pela água da combustão e a névoa de óleo. Com a injeção direta também não há a lavagem das válvulas pelo combustível e muitos deles tem carbonização excessiva das válvulas.

Outra coisa que reparei, os carros de Longa Duração da 4 Rodas quase todos tiveram carbonização nas válvulas de admissão rodando com álcool. Pode ser que eu esteja errado, mas minha única comclusão com isso é recomendar quem usa sempre álcool para que use gasolina ou aditivo regularmente a cada 5000km um tanque, mal não vai fazer.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Unique 0km - CONSUMO EXCESSIVO/EXAGERADO
MensagemEnviado: 26 Dez 2018 22:02 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6236
Localização: Montes Claros - M.G.
Opa, agora sim, concordo com vc colega que essa nevoa de oleo que contamina a admissão de fato, ocorre sim , MAS somente em motores quando alimentados com gasolinas por uma única razão :

Sempre durante as partidas a frio, parte do combustível não queimado desce até o cárter dos motores atravez dos aneis dos pistons e acaba por contaminar e se misturar com o oleo lubrificante.

E quando esse combustível é gasolina, ela combina como o oleo lubrificante, se misturando melhor com ele e após esse oleo do motor atingir mais de 80 graus cent., essa gasolina misturada ao oleo evapora pelo sistema de válvula PCV de respiro do cárter e essa névoa ou gases são redirecionados para a admissão do motor atravez dessa válvula para serem requeimados pelo motor e com isso, não poluindo o ar ambiente.

Assim e principalmente em motores com injeção direta alimentados a gasolina, se tem as carbonizações nas válvulas de admissão.

Já nos motores com injeção multiponto, a mistura de ar + combustível lava as vàlvulas de admissão, por percorrerem o coletor de admissão diminuindo assim as carbonizações dessas válvulas do cabeçote, ao contrário dos motores com injeção direta onde apenas ar puro percorre a admissão desses motores além desses vapores e gases provenientes do cárter.

Já se o motor estiver alimentado com etanol, ele não se mistura pq não combina quimicamente com oleo lubrificante já que o etanol é um combustível vegetal e não um produto mineral como os oleos lubrificantes e quando o motor atinge esses mesmos 80 graus, apenas o etanol evapora do oleo do motor , passa pela admissão e é em seguida normalmente requeimado pelo motor.

É tb por esse mesmo motivo que motores que consomem apenas etanol não sujam o oleo lubrificante como ocorre quando se utiliza apenas as gasolinas, fato esse mais do que já amplamente comprovado.

Obs : Inclusive como vc mesmo já citou acima, desmontei após uns 35000 kms rodados o coletor de admissão do motor desse meu jetta e fiquei TRISTE , desanimado com a carbonização que vi em todas as válvulas de admissão e tb nos dutos do cabeçote de entrada dos cilindros, causadas por esses nossos LIXOS imundos de gasolinas mal elaboradas pelas refinarias da dona Petrobrás e infelizmente como esse motor dele não é flex , não posso abastece-lo apenas com etanol ...

Sim, os sistemas de oil catch can ajudam bastante na diminnuição dessa carbonização interna na admissão desses motores VW TFSI quando se usam apenas as gasolinas, pq ele coleta todos os vapores de oleo e gasolina vindos do cárter, evitando assim que eles sejam direcionados ao coletor de admissão, por isso , penso em instalar um sistema desses no meu atual jetta.

Valeu colega , agradeço pelo debate e se ainda houverem mais assuntos duvidosos a serem comentados, estamos sempre a disposição.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 26 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB