Bem-vindo: 16 Abr 2024 09:24

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Rotação do motor x Marcha - HB20 1.0
MensagemEnviado: 04 Jan 2019 22:38 
Offline

Registrado em: 16 Nov 2018 22:56
Mensagens: 6
Olá a todos

Bom, gostaria de saber mais a respeito das trocas de marcha do hb20, modelos 1.0
A minha dúvida está em que faixa de rotação devo trocar as marchas do motor a fim de que ele tenha o melhor custo-benefício (economia e desempenho).

Aproveitando o tópico, sobre o amaciamento do motor do hb20, existem dicas ou recomendações para tal? Andar em rotações baixas ira tornar o carro ''manco''? Devo esticar marchas?
Tenho essas dúvidas devido ao fato de não possuir experiência em condução e também tenho receio de deixar o carro ''manco ou travado''.

Grato, desde já!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Rotação do motor x Marcha - HB20 1.0
MensagemEnviado: 05 Jan 2019 02:04 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6231
Localização: Montes Claros - M.G.
MrWhopper escreveu:
Olá a todos

Bom, gostaria de saber mais a respeito das trocas de marcha do hb20, modelos 1.0
A minha dúvida está em que faixa de rotação devo trocar as marchas do motor a fim de que ele tenha o melhor custo-benefício (economia e desempenho).

Aproveitando o tópico, sobre o amaciamento do motor do hb20, existem dicas ou recomendações para tal? Andar em rotações baixas ira tornar o carro ''manco''? Devo esticar marchas?
Tenho essas dúvidas devido ao fato de não possuir experiência em condução e também tenho receio de deixar o carro ''manco ou travado''.

Grato, desde já!



Motores novos não devem jamais ser forçados em nenhuma marcha em baixas rotações pq isso prejudica a obtenção de um eficaz amaciamento do motor, evitando-se tb mante-lo funcionando em marcha lenta por períodos mais prolongados de tempo bem como evitar tb mante-lo em velocidades constantes em uma determinada marcha.

O ideal é trocar todas as marchas em rotações algo mais elevadas do que seria o normal bem como tb reduzir as marchas algo mais cedo do que seria o normal pq assim, mantem-se o motor sempre mais cheio nas suas acelerações e isso vai permitir um melhor , mais rápido e eficaz amaciamento de qq motor novo.

E fazendo esse procedimento pelo menos nos primeiros 2000 kms rodados iniciais , já ajuda bastante nesse correto amaciamento de motores novos.

Obs : Lembrando tb que para todos aqueles mais caprichosos e exigentes com a boa saúde futura dos motores novos, que é válida aquela velha recomendação de sempre se fazer a 1ª troca de oleo e filtro desses motores novos aos primeiros 1000 kms a 1500 kms rodados para assim favorecer na obtenção de uma máxima performance e um melhor rendimento geral.

Obs : No caso dos HB20 1.0 , o ideal para esse período de amaciamento seria esticar todas as marchas entre 3500 rpm a 4000 rpm antes de passar para a marcha seguinte e tb não deixar as rotações cairem abaixo de 3000 rpms sem fazer a redução para uma marcha mais forte.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Rotação do motor x Marcha - HB20 1.0
MensagemEnviado: 07 Jan 2019 10:07 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 08 Jun 2015 08:37
Mensagens: 158
MrWhopper escreveu:
Olá a todos

Bom, gostaria de saber mais a respeito das trocas de marcha do hb20, modelos 1.0
A minha dúvida está em que faixa de rotação devo trocar as marchas do motor a fim de que ele tenha o melhor custo-benefício (economia e desempenho).

Aproveitando o tópico, sobre o amaciamento do motor do hb20, existem dicas ou recomendações para tal? Andar em rotações baixas ira tornar o carro ''manco''? Devo esticar marchas?
Tenho essas dúvidas devido ao fato de não possuir experiência em condução e também tenho receio de deixar o carro ''manco ou travado''.

Grato, desde já!


Olá, ajudando a tirar sua dúvida, e complementando o que o ianisgreek disse, segue as instruções presentes no próprio manual:

"Não é necessário nenhum procedimento especial a ser realizado. Seguindo algumas precauções simples para os primeiros 1.000 km, pode-se melhorar o desempenho, a economia de combustível e a vida útil do seu veículo.
• Não force o motor.
• Ao dirigir, mantenha a rotação do motor
entre 2.000 e 4.000 rpm.
• Não mantenha velocidades constantes
por longos períodos, tanto baixas como
altas.
• Evite freadas bruscas, exceto em situações
de emergência, para permitir que os
freios funcionem corretamente."


Realmente isso faz diferença, o meu é 2015 e está com pouco mais de 40mil km. Eu meio que fiquei paranóico com essas recomendações e segui à risca e hoje o carro é bem "liso". Só passei dos 4000rpm após os primeiros 1000km, e fui esticando progressivamente. A nível de curiosidade, segue o gráfico de velocidades de marcha do HB20 1.0. Eu gosto muito dessas primeiras marchas curtinhas, faz o carro ser bem esperto no trânsito. Porém queria muito que a 5a fosse mais longa, pra não ficar acima das 4000rpm em 120km/h, isso ajudaria na economia em estrada.

O alcance das marchas, a 6.500 rpm, é 1ª 36 km/h, 2ª 65 km/h, 3ª 105 km/h, 4ª 147 km/h e 5ª 161 km/h (nesse caso a 5.730 rpm, portanto bem abaixo do corte). (extraído da matéria da pagina Autoentusiastas)


Anexos:
dente-de-serra-Hyundai-HB20-10.jpg
dente-de-serra-Hyundai-HB20-10.jpg [ 60.14 KiB | Exibido 10750 vezes ]

_________________
HB20S 1.0 Limited 2023[atual]
HB20 1.0 Comfort 2015[anterior]
Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Rotação do motor x Marcha - HB20 1.0
MensagemEnviado: 07 Jan 2019 10:32 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6231
Localização: Montes Claros - M.G.
Valeu pela sua citação Samuel e o que a dona Hyundai deveria fazer com sua atual linha HB20 1.0 aspirada seria lançar ao menos um novo câmbio manual de 6 marchas mais bem escalonado para esse pequeno motor melhorar um pouco mais seu rendimento, assim como ela mesma já fez na sua versão 1.0 turbo, que dispõe de um excelente câmbio manual de 6 marchas muito bem acertado, que já ajuda bastante na obtenção de um ótimo rendimento geral dessa versão.

Mas quem sabe na proxima geração da linha HB20, essa versão não seja melhorada pela fábrica ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Rotação do motor x Marcha - HB20 1.0
MensagemEnviado: 07 Jan 2019 10:54 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 08 Jun 2015 08:37
Mensagens: 158
ianisgreek escreveu:
Valeu pela sua citação Samuel e o que a dona Hyundai deveria fazer com sua atual linha HB20 1.0 aspirada seria lançar ao menos um novo câmbio manual de 6 marchas mais bem escalonado para esse pequeno motor melhorar um pouco mais seu rendimento, assim como ela mesma já fez na sua versão 1.0 turbo, que dispõe de um excelente câmbio manual de 6 marchas muito bem acertado, que já ajuda bastante na obtenção de um ótimo rendimento geral dessa versão.

Mas quem sabe na proxima geração da linha HB20, essa versão não seja melhorada pela fábrica ...


Isso mesmo, ou pelo menos um 5 marchas no estilo 4+E. Estou aguardando ansiosamente pelo novo HB20, espero que a Hyundai traga tecnologias já utilizadas na Europa, como os motores turbo com injeção direta pra fazer frente à Volkswagen. Estava pensando em trocar o meu por um Novo Polo, porém por 3 fatores ainda não o fiz:

1. Os preços praticados pela VW estão cada vez mais absurdos (foi o que me fez optar pelo HB20 em 2015 ao comparar as versões de entrada com as do UP)
2. O atendimento da HMB é infinitamente superior ao das concessionárias da VW, pelo menos aqui na minha região.
3. A Hyundai tem plenas condições de trazer um excelente produto (como fez em 2013) e estou apostando nisso.

_________________
HB20S 1.0 Limited 2023[atual]
HB20 1.0 Comfort 2015[anterior]


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Rotação do motor x Marcha - HB20 1.0
MensagemEnviado: 07 Jan 2019 11:11 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6231
Localização: Montes Claros - M.G.
Concordo contigo Samuel e não sabemos o pq desse insistente posicionamento da Hyundai do Brasil que tem prorrogado até bem além da conta , a introdução dessas novas inovações tecnológicas já disponíveis há um bom tempo na matriz da Hyundai Motors , na sua atual linha HB20.

E quanto aos veículos da VW do Brasil de categoria proxima a dos HB20, apesar deles oferecerem uma tecnologia bem mais atualizada, pecam pelo preço elevado cobrado por essas inovações tecnológicas , onde seria interessante haver uma maior competição por parte das concorrentes desses veículos da VW do Brasil pq assim, os preços poderiam até recuar um pouco mais !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Rotação do motor x Marcha - HB20 1.0
MensagemEnviado: 07 Jan 2019 11:46 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 08 Jun 2015 08:37
Mensagens: 158
ianisgreek escreveu:
Concordo contigo Samuel e não sabemos o pq desse insistente posicionamento da Hyundai do Brasil que tem prorrogado até bem além da conta , a introdução dessas novas inovações tecnológicas já disponíveis há um bom tempo na matriz da Hyundai Motors , na sua atual linha HB20.

E quanto aos veículos da VW do Brasil de categoria proxima a dos HB20, apesar deles oferecerem uma tecnologia bem mais atualizada, pecam pelo preço elevado cobrado por essas inovações tecnológicas , onde seria interessante haver uma maior competição por parte das concorrentes desses veículos da VW do Brasil pq assim, os preços poderiam até recuar um pouco mais !


Ianis, você enquanto profissional da área e proprietário de um HB20, o que acha da versão 1.0 MPI do Polo? Acha que esse motor EA211 aspirado atende razoavelmente bem para uso urbano? Vi que o torque e potencia máximos são ligeiramente superiores ao HB20, e o torque máximo está disponível em 3000rpm, o que é vantajoso. Já no HB20 o torque máximo vem somente a 4500rpm.

Ou seja, entre 3000(torque máximo) e 6250(potencia máxima) no Polo, temos uma faixa ampla de rotações em que o motor estará sempre trabalhando bem.
No HB20, essa faixa é menor, já que é compreendida entre 4500(torque máximo) e 6200(potencia máxima).

_________________
HB20S 1.0 Limited 2023[atual]
HB20 1.0 Comfort 2015[anterior]


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Rotação do motor x Marcha - HB20 1.0
MensagemEnviado: 07 Jan 2019 23:58 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6231
Localização: Montes Claros - M.G.
Opa, é isso mesmo que vc explicou Samuel, lógico que um UP ou um novo Polo 1.0 aspirado é um pouco mais esperto e tb mais econômico do que um HB20 1.0 aspirado em qq das versões, pq eles são um pouco mais leves do que os HB20 1.0 além do motor EA 211 da VW tb ser mais moderno e tecnológico apresentando um rendimento superior com uma maior elasticidade geral ao apresentado pelos motores Kappa 1.0 aspirados da atual linha HB20.

Então, tirando o visual , aquele design dos UPs que muita gente não admira, ele é considerado um ótimo carrinho para uso basicamente urbano, mas que tb vai bem em rodovias se estiver abastecido com etanol, se não estiver muito carregado mesmo com o ar cond. ligado a maior parte do tempo.

Já o novo Polo 1.0 aspirado tem um design mais aerodinâmico do que o dos UPs e por isso em estrada , ele tb deve se mostrar com uma leve superioridade em rendimento do que os UPs 1.0 aspirados e bem mais do que os HB20 1.0 aspirados !

Sim, atuo no ramo de mecanica automotiva já há pouco mais de 40 longos anos e assim, deu para aprender um pouco sobre esse assunto ... rsrsrsrs!

Se houver qq outras dúvidas , disponha !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB