Bem-vindo: 16 Abr 2024 17:11

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 30 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
Autor Mensagem
 Título: Re: Desempenho do 1.0 na estrada / viagens
MensagemEnviado: 25 Jan 2019 14:05 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6232
Localização: Montes Claros - M.G.
Nas localidades onde o preço do etanol bem está mais proximo ao preço da gasolina, uma dica interessante é abastecer com 65% a 70% de gasolina e misturar os restantes 30% a 35% com etanol pq assim já se aproveita bem dos benefícios do etanol e ainda se diminui bastante o efeito nocivo das nossas gasolinas.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desempenho do 1.0 na estrada / viagens
MensagemEnviado: 04 Fev 2019 21:47 
Offline

Registrado em: 15 Dez 2018 12:06
Mensagens: 2
Galera, obrigado a todos vcs pela aula! To aprendendo muito, eu estava puto por causa do meu carro está "bebendo muito" 7 km/L cidade e 9,5 km/L estrada, td com Etanol puro, e essas dicas serão muito uteis.
Obrigado!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desempenho do 1.0 na estrada / viagens
MensagemEnviado: 05 Fev 2019 16:27 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 08 Jun 2015 08:37
Mensagens: 158
Meu consumo do terceiro tanque seguido de etanol, abastecido no mesmo posto e na mesma bomba:

9,6km/l no Computador de Bordo
9,46km/l de consumo real

Vamos para o quarto tanque, acredito que não deve haver mais nenhum resquício de gasolina, somente etanol puro. Assim que for abastecido de novo, posto os resultados.

Enviado da Estação Espacial Internacional usando o Tapatalk

_________________
HB20S 1.0 Limited 2023[atual]
HB20 1.0 Comfort 2015[anterior]


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Desempenho do 1.0 na estrada / viagens
MensagemEnviado: 06 Ago 2019 14:01 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
Eu fiz 14,9 km/l com etanol 70% + 30% gasolina, na estrada em agosto!!!
Média 65 km/h


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desempenho do 1.0 na estrada / viagens
MensagemEnviado: 06 Ago 2019 18:49 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6232
Localização: Montes Claros - M.G.
Zecam, muto boa essa média de consumo obtida com essa mistura de combustíveis para um HB20 1.0 !

E lembro-me bem, apesar desse assunto ser off topic, que fiz há muitos anos atrás uma rápida viagem sozinho da minha cidade até São Paulo capital num percurso total de 2040 kms com um Gol G5 1.0 flex novinho que tinha naquela época com apenas 3070 kms rodados.

Só abastecia esse Gol 100% com etanol para obter dele o seu melhor rendimento e durante essa viagem tb fiz assim e me surpreendi com o ótimo desempenho mostrado por ele na rodovia.

É verdade que ele fez apenas 10,5 kms/l de média geral e sempre abastecido com etanol mas viajei o tempo todo exigindo o máximo desempenho do seu pequeno motor, portanto para um Gol 2009 G5 1.0 flex conduzido nessas condições, ele me surpreendeu muito e ainda deixou boas saudades !

Obs : Esse motor dele ainda era aquela versão de 4 cilindros porém já instalado em posição transversal, mas ele era o mais nervoso de todos os modelos de gol 1.0 flex aspirados que tinha experimentado até então e apresentava uma elevada taxa de compressão de 13:1 o que o beneficiava muito ao ser abastecido apenas com etanol !!!

Depois desse gol G5, veio o G6 mas nesse modelo a VW do Brasil amansou o seu motor 1.0 flex, recalibrando-o para obter uma maior economia de combustível e depois disso, lançaram esse novo motor VW 1.0 flex aspirado de 3 cilindros, mas esse eu ainda não experimentei para compara-lo com aqueles espertos e saudosos Gol 1.0 flex G5.

É isso aí colega, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desempenho do 1.0 na estrada / viagens
MensagemEnviado: 13 Ago 2019 07:54 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 08 Jun 2015 08:37
Mensagens: 158
Ianis, esse motor da Volks parece que se dava muito bem com etanol mesmo. O atual eu sei que também é uma boa pedida, por ser um motor de geração mais nova. Tecnicamente o VW EA211 é de concepção parecida com a do nosso Kappa, ambos tendo comando variável na admissão, 3 cilindros, bloco em alumínio, etc. Mas acredito que o VW é um pouco superior em alguns aspectos, como o fato de já não utilizar mais o tanquinho de partida a frio, coisa que o 1.0 Kappa da Hyundai ainda tem. Por outro lado, ainda usa o comando de válvulas acionado por correia dentada, enquanto no Hyundai é por corrente, o que dispensa aquela onerosa troca de correia. Em termos de números ambos são parecidos, com uma leve vantagem pro VW:

Potência - 82cv(VW) / 80cv (Hyundai)
Torque - 10,4kgfm(VW) / 10,2kgfm (Hyundai)

EU queria ver mesmo o HB20 1.0 no dinamômetro, pq na prática quando ele está 100% no etanol, tenho a impressão de que tem mais de 80cv. Alguém já passou seu HB20 no dina?

Falando sobre consumo, eu disse faz tempo que compartilharia minhas médias acabei esquecendo, segue o gráfico com meus consumos desde o início do ano. Usei 100% etanol até junho, e depois fiz um teste de 3 tanques 100% gasolina pra ver a diferença. A partir de julho comecei a fazer a proporção 70% etanol e 30% gasolina.Imagem

Enviado da Estação Espacial Internacional usando o Tapatalk

_________________
HB20S 1.0 Limited 2023[atual]
HB20 1.0 Comfort 2015[anterior]


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desempenho do 1.0 na estrada / viagens
MensagemEnviado: 13 Ago 2019 10:29 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6232
Localização: Montes Claros - M.G.
É verdade Samuel que a única desvantagem que vejo nesses atuais motores EA 1.0 aspirados da VW é a utilização daquela famigerada e já ultrapassada correia de borracha que aciona os comandos de válvulas enquanto que no motor kappa 1.0 da Hyundai já é com corrente metálica que nunca precisa de ajustes e nem de substituições.

Obs : Mas no novo motor VW 1.0 TFSI dos UPs , Polos e Virtus tb já são utilizados neles uma corrente metálica de acionamento dos comandos de válvulas !

Portanto esse é um motor de ponta ainda a ser batido e ultrapassado por todos os seus demais concorrentes ...

É isso aí colega, valeu pelo seu feedback !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desempenho do 1.0 na estrada / viagens
MensagemEnviado: 14 Ago 2019 23:57 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
Samuel segue meu histórico pra ajudar também!
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desempenho do 1.0 na estrada / viagens
MensagemEnviado: 28 Ago 2019 22:09 
Offline

Registrado em: 26 Dez 2018 16:15
Mensagens: 9
Uma propriedade que pouca gente comenta é a velocidade da "explosão" do combustível, também conhecida como frente de chama. A gasolina explode mais rápido que o álcool, então em alta rotação a gasolina empurra melhor.

Para ter idéia, a Copa Corsa foi um dos primeiros carros "di currida" com injeção eletrônica no Brasil. A preparação consistia em montar um motor a álcool e rodar com gasolina.

O segredo era, não podia dar 100% de pedal abaixo de 4000 rpm. Se não o motor batia pino fatalmente.

Acima de 4000rpm, a taxa de compressão dinâmica ficava boa para rodar com gasolina e o motor virava um canhão.

Pessoalmente faz tempo que o meu não vê gasolina. Eu coloco, as vezes, álcool aditivado que ajuda o motor ficar liso.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desempenho do 1.0 na estrada / viagens
MensagemEnviado: 28 Ago 2019 22:50 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6232
Localização: Montes Claros - M.G.
Kimchi Eater escreveu:
Uma propriedade que pouca gente comenta é a velocidade da "explosão" do combustível, também conhecida como frente de chama. A gasolina explode mais rápido que o álcool, então em alta rotação a gasolina empurra melhor.

Para ter idéia, a Copa Corsa foi um dos primeiros carros "di currida" com injeção eletrônica no Brasil. A preparação consistia em montar um motor a álcool e rodar com gasolina.

O segredo era, não podia dar 100% de pedal abaixo de 4000 rpm. Se não o motor batia pino fatalmente.

Acima de 4000rpm, a taxa de compressão dinâmica ficava boa para rodar com gasolina e o motor virava um canhão.

Pessoalmente faz tempo que o meu não vê gasolina. Eu coloco, as vezes, álcool aditivado que ajuda o motor ficar liso.




Boa noite Kimchi Eater e vamos ver se explicamos melhor essa sua citação :

Sim, as gasolinas apresentam uma maior frente de chama e vaporizam com mais facilidade, o que significa que elas necessitam por isso de um menor avanço de ignição para entrar em combustão do que o etanol, que devido ao fato dele resfriar mais as câmaras de combustão dos motores além dele apresentar uma bem mais elevada octanagem, eles necessitam tb de um maior avanço de ignição para assim, produzir o seu melhor rendimento.

Mas resumindo todas as vantagens das gasolinas e depois, compara-las com todas as vantagens apresentadas pelo etanol em qq motor, as gasolinas vão sempre perder feio para o etanol em qq motor do mundo e não só nos motores dessa copa corsa e mesmo que adaptados para aceitarem as gasolinas com menores octanagens do que o etanol , eles vão continuar sempre apresentando um menor rendimento geral do que se eles forem alimentados com etanol.

E quanto a esses motores dessa copa corsa, se eles tinham uma taxa de compressão de etanol para queimarem gasolinas, está explicado o porque eles não podiam ser exigidos a fundo da marcha lenta até abaixo de 4000 rpms, senão a elevada compressão dinâmica nessa faixa de rotações que estaria bem mais elevada para a pobre octanagem das gasolinas , fariam esses pobres motores detonarem com extrema facilidade e eles seriam assim destruídos em muito pouco tempo de corrida se os pilotos exigissem deles total desempenho o tempo todo mas acima desses 4000 rpms, essa compressão dinâmica vai diminuindo progressivamente com o aumento das rotações e por essa razão é que se torna possível exigir mais a fundo esse motor alimentado com gasolina e sem riscos maiores de detonações.

Mas sinceramente, vejo que essa é uma grande e estúpida burrice cometida apenas no Brasil, pq é somente aqui que temos os motores 100% a etanol com elevada taxa de compressão e não em qq outro país do mundo, pq em qq país que tenha disponível tanto gasolinas como etanol, não haveria vantagem real alguma em adotar essa técnica que é até pouco difundida, porque afinal , não se vê vantagem prática nenhuma nessa adaptação, sendo bem melhor então usar logo um motor 100% a etanol e com uma taxa de compressão ainda mais elevada , calibrar as curvas de ignição especificamente para essa aplicação e usar somente o etanol que com isso, faria esses pobres motores dessa copa corsa quando alimentados apenas com gasolinas comerem poeira facilmente e o tempo todo até o final de cada corrida.
Obs : E finalmente, não é verdade que a gasolina "empurra" em alta rotação muito mais do que o etanol pelos mesmos motivos que já foram citados acima, mas mesmo supondo que um motor de Corsa fosse preparado para competição e fosse alimentado apenas com as nossas melhores gasolinas, a podium ou a octapro e um outro motor de Corsa idêntico e tb preparado de igual forma, mas nesse caso alimentado apenas com etanol, é certeza absoluta que esse motor de corsa preparado para queimar etanol produziria sempre mais potência e torque do que esse motor a gasolina, sem duvida alguma.

E estamos supondo acima que esses motores de corsa preparados sejam aspirados pq se eles forem preparados com turbina, melhor ainda para o etanol pq assim , ele vai dar um verdadeiro show de bola em rendimento sobre esse motor de corsa turbo a gasolina.

E podem apostar nisso o que for !!!

Mas valeu pela sua citação e se discordar de alguma dessas explicações, deixe seu comentário !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 30 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 27 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB