Kimchi Eater escreveu:
Uma propriedade que pouca gente comenta é a velocidade da "explosão" do combustível, também conhecida como frente de chama. A gasolina explode mais rápido que o álcool, então em alta rotação a gasolina empurra melhor.
Para ter idéia, a Copa Corsa foi um dos primeiros carros "di currida" com injeção eletrônica no Brasil. A preparação consistia em montar um motor a álcool e rodar com gasolina.
O segredo era, não podia dar 100% de pedal abaixo de 4000 rpm. Se não o motor batia pino fatalmente.
Acima de 4000rpm, a taxa de compressão dinâmica ficava boa para rodar com gasolina e o motor virava um canhão.
Pessoalmente faz tempo que o meu não vê gasolina. Eu coloco, as vezes, álcool aditivado que ajuda o motor ficar liso.
Boa noite Kimchi Eater e vamos ver se explicamos melhor essa sua citação :
Sim, as gasolinas apresentam uma maior frente de chama e vaporizam com mais facilidade, o que significa que elas necessitam por isso de um menor avanço de ignição para entrar em combustão do que o etanol, que devido ao fato dele resfriar mais as câmaras de combustão dos motores além dele apresentar uma bem mais elevada octanagem, eles necessitam tb de um maior avanço de ignição para assim, produzir o seu melhor rendimento.
Mas resumindo todas as vantagens das gasolinas e depois, compara-las com todas as vantagens apresentadas pelo etanol em qq motor, as gasolinas vão sempre perder feio para o etanol em qq motor do mundo e não só nos motores dessa copa corsa e mesmo que adaptados para aceitarem as gasolinas com menores octanagens do que o etanol , eles vão continuar sempre apresentando um menor rendimento geral do que se eles forem alimentados com etanol.
E quanto a esses motores dessa copa corsa, se eles tinham uma taxa de compressão de etanol para queimarem gasolinas, está explicado o porque eles não podiam ser exigidos a fundo da marcha lenta até abaixo de 4000 rpms, senão a elevada compressão dinâmica nessa faixa de rotações que estaria bem mais elevada para a pobre octanagem das gasolinas , fariam esses pobres motores detonarem com extrema facilidade e eles seriam assim destruídos em muito pouco tempo de corrida se os pilotos exigissem deles total desempenho o tempo todo mas acima desses 4000 rpms, essa compressão dinâmica vai diminuindo progressivamente com o aumento das rotações e por essa razão é que se torna possível exigir mais a fundo esse motor alimentado com gasolina e sem riscos maiores de detonações.
Mas sinceramente, vejo que essa é uma grande e estúpida burrice cometida apenas no Brasil, pq é somente aqui que temos os motores 100% a etanol com elevada taxa de compressão e não em qq outro país do mundo, pq em qq país que tenha disponível tanto gasolinas como etanol, não haveria vantagem real alguma em adotar essa técnica que é até pouco difundida, porque afinal , não se vê vantagem prática nenhuma nessa adaptação, sendo bem melhor então usar logo um motor 100% a etanol e com uma taxa de compressão ainda mais elevada , calibrar as curvas de ignição especificamente para essa aplicação e usar somente o etanol que com isso, faria esses pobres motores dessa copa corsa quando alimentados apenas com gasolinas comerem poeira facilmente e o tempo todo até o final de cada corrida.
Obs : E finalmente, não é verdade que a gasolina "empurra" em alta rotação muito mais do que o etanol pelos mesmos motivos que já foram citados acima, mas mesmo supondo que um motor de Corsa fosse preparado para competição e fosse alimentado apenas com as nossas melhores gasolinas, a podium ou a octapro e um outro motor de Corsa idêntico e tb preparado de igual forma, mas nesse caso alimentado apenas com etanol, é certeza absoluta que esse motor de corsa preparado para queimar etanol produziria sempre mais potência e torque do que esse motor a gasolina, sem duvida alguma.
E estamos supondo acima que esses motores de corsa preparados sejam aspirados pq se eles forem preparados com turbina, melhor ainda para o etanol pq assim , ele vai dar um verdadeiro show de bola em rendimento sobre esse motor de corsa turbo a gasolina.
E podem apostar nisso o que for !!!
Mas valeu pela sua citação e se discordar de alguma dessas explicações, deixe seu comentário !