BrunoTrindade escreveu:
Fala, pessoal. Tenho um HB20 Comfort Plus 18/18 e tenho percebido que o acelerador tem meio que uma zona morta, ou seja, os giros não aumentam em um toque muito suave. Isso complica pq se você quiser chegar a 1300~1600 rpm fica muito complicado e. quando o motor dá resposta, já vai pra 2000 rpm.
Outra coisa é algo que já vi comentarem aqui no fórum. A primeira marcha tem meio que um engasgo/buraco na aceleração com a primeira marcha, e quando chega por volta dos 2000 rpm em uma saída, o carro dá um pulo, desce os giros e volta a acelerar normalmente. Isso só acontece na primeira marcha. Alguém já conseguiu obter alguma solução pra isso?
Valeu!!
Bruno, sobre a "zona morta" eu já percebi mesmo. Porém isso só acontece em ponto morto, pois com marcha engatada é possível rodar normalmente abaixo das 2000rpm utilizando um mínimo de aceleração no pedal (lembrando que isso não é muito recomendável, a menos que você esteja numa pista plana ou descida e não esteja tentando ganhar velocidade, pois nesse caso o correto é reduzir a marcha e manter o motor e rotação mais alta, garantindo potência e durabilidade pro motor).
Pois bem, meu achismo sobre as rotações já irem pra casa das 2000rpm é: garantir aceleração suficiente pra que o motor não morra na saída do sinal, rampas, etc. Estamos falando de um motor 1.0 com 10,2kgfm de torque máximo (etanol) alcançados a 4500rpm. Porém abaixo de 2000rpm temos apenas cerca de 6kgfm disponíveis, o que torna as arrancadas bem sofríveis.
Como comparativo, o motor VW EA211 tem 10,4kgfm de torque máximo a 3000rpm, e abaixo de 2000rpm já se tem cerca de 8kgfm.
Voltando ao motor kappa da Hyundai, com Etanol a coisa muda de figura e o desempenho de equipara ao motor Volks
Veja o comparativo das curvas de torque e potência nos gráficos abaixo
Já esse engasgo observado na primeira marcha nunca aconteceu comigo. Acho válido levar na Concessionária pra descobrir as causas. De repente uma atualização na ECU resolva.
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