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 Título: Zona morta no acelerador e primeira marcha
MensagemEnviado: 02 Mar 2019 15:25 
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Fala, pessoal. Tenho um HB20 Comfort Plus 18/18 1.0 e tenho percebido que o acelerador tem meio que uma zona morta, ou seja, os giros não aumentam em um toque muito suave. Isso complica pq se você quiser chegar a 1300~1600 rpm fica muito complicado e. quando o motor dá resposta, já vai pra 2000 rpm.

Outra coisa é algo que já vi comentarem aqui no fórum. A primeira marcha tem meio que um engasgo/buraco na aceleração com a primeira marcha, e quando chega por volta dos 2000 rpm em uma saída, o carro dá um pulo, desce os giros e volta a acelerar normalmente. Isso só acontece na primeira marcha. Alguém já conseguiu obter alguma solução pra isso?

Valeu!!


Editado pela última vez por BrunoTrindade em 02 Mar 2019 17:32, em um total de 1 vez.

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 Título: Re: Zona morta no acelerador e primeira marcha
MensagemEnviado: 02 Mar 2019 16:28 
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BrunoTrindade escreveu:
Fala, pessoal. Tenho um HB20 Comfort Plus 18/18 e tenho percebido que o acelerador tem meio que uma zona morta, ou seja, os giros não aumentam em um toque muito suave. Isso complica pq se você quiser chegar a 1300~1600 rpm fica muito complicado e. quando o motor dá resposta, já vai pra 2000 rpm.

Outra coisa é algo que já vi comentarem aqui no fórum. A primeira marcha tem meio que um engasgo/buraco na aceleração com a primeira marcha, e quando chega por volta dos 2000 rpm em uma saída, o carro dá um pulo, desce os giros e volta a acelerar normalmente. Isso só acontece na primeira marcha. Alguém já conseguiu obter alguma solução pra isso?

Valeu!!
Bruno, sobre a "zona morta" eu já percebi mesmo. Porém isso só acontece em ponto morto, pois com marcha engatada é possível rodar normalmente abaixo das 2000rpm utilizando um mínimo de aceleração no pedal (lembrando que isso não é muito recomendável, a menos que você esteja numa pista plana ou descida e não esteja tentando ganhar velocidade, pois nesse caso o correto é reduzir a marcha e manter o motor e rotação mais alta, garantindo potência e durabilidade pro motor).

Pois bem, meu achismo sobre as rotações já irem pra casa das 2000rpm é: garantir aceleração suficiente pra que o motor não morra na saída do sinal, rampas, etc. Estamos falando de um motor 1.0 com 10,2kgfm de torque máximo (etanol) alcançados a 4500rpm. Porém abaixo de 2000rpm temos apenas cerca de 6kgfm disponíveis, o que torna as arrancadas bem sofríveis.

Como comparativo, o motor VW EA211 tem 10,4kgfm de torque máximo a 3000rpm, e abaixo de 2000rpm já se tem cerca de 8kgfm.

Voltando ao motor kappa da Hyundai, com Etanol a coisa muda de figura e o desempenho de equipara ao motor Volks

Veja o comparativo das curvas de torque e potência nos gráficos abaixo

Já esse engasgo observado na primeira marcha nunca aconteceu comigo. Acho válido levar na Concessionária pra descobrir as causas. De repente uma atualização na ECU resolva.

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 Título: Re: Zona morta no acelerador e primeira marcha
MensagemEnviado: 02 Mar 2019 21:40 
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São interessantes e bem esclarecedores esses gráficos com as curvas de torque e potência do motor kappa 1.0 aspirado da linha HB20.

Vejam que já nas 2000 rpms, a diferença a maior no torque disponível com etanol se comparado com gasolina nos mostra claramente uma diferença de nada menos de 0,5 mkgf de torque a mais, ou seja, abastecido com etanol não há nenhuma duvida que esse motor vai se mostrar mais esperto desde as 2000 rpms do que quando abastecido com gasolina e daí para cima , o torque disponível sempre será um pouco maior com etanol do que com gasolina.

E com a potência disponível, novamente o mesmo resultado se repete, portanto é NUNCA que a gasolina poderá fornecer o mesmo rendimento do etanol.

Valeu pela postagem !

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 Título: Re: Zona morta no acelerador e primeira marcha
MensagemEnviado: 02 Mar 2019 21:57 
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ianisgreek escreveu:
São interessantes e bem esclarecedores esses gráficos com as curvas de torque e potência do motor kappa 1.0 aspirado da linha HB20.

Vejam que já nas 2000 rpms, a diferença a maior no torque disponível com etanol se comparado com gasolina nos mostra claramente uma diferença de nada menos de 0,5 mkgf de torque a mais, ou seja, abastecido com etanol não há nenhuma duvida que esse motor vai se mostrar mais esperto desde as 2000 rpms do que quando abastecido com gasolina e daí para cima , o torque disponível sempre será um pouco maior com etanol do que com gasolina.

E com a potência disponível, novamente o mesmo resultado se repete, portanto é NUNCA que a gasolina poderá fornecer o mesmo rendimento do etanol.

Valeu pela postagem !
Isso mesmo,fiz uma sobreposição dos gráficos pra ficar mais claro essa diferença. Muita gente fala do "buraco" que existe entre 2500 a 3500rpm no HB20 1.0. Note que com gasolina esse buraco realmente existe no Torque, mas no etanol a disponibilidade é mais linear.Imagem

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 Título: Re: Zona morta no acelerador e primeira marcha
MensagemEnviado: 02 Mar 2019 23:48 
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Exato colega, o que justifica aos donos de HB20 tanto com esse motor kappa 1.0 aspirado, o motor gamma 1.6 e até o 1.0 turbo de que se quiserem obter uma melhor resposta nas acelerações, que abasteçam sempre com etanol ou pelo menos com misturas contendo mais etanol do que gasolina.

O resultado positivo é garantido.

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 Título: Re: Zona morta no acelerador e primeira marcha
MensagemEnviado: 05 Mar 2019 11:49 
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Que interessante. Não sabia que não tinha essa queda na curva de torque com etanol.

Eu nunca abastecia com etanol, mas quando for a hora de abastecer novamente, vou colocar para fazer os testes.


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 Título: Re: Zona morta no acelerador e primeira marcha
MensagemEnviado: 05 Mar 2019 13:59 
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BrunoTrindade escreveu:
Que interessante. Não sabia que não tinha essa queda na curva de torque com etanol.

Eu nunca abastecia com etanol, mas quando for a hora de abastecer novamente, vou colocar para fazer os testes.



Bruno, isso já é fato tecnicamente comprovado, pq o etanol apresenta uma octanagem bem mais elevada (113 octanas) quando comparado com quaisquer das nossas gasolinas nacionais que tem no máximo 96 octanas ( gasolina premium octapro da Ipiranga) e pior ainda se forem as gasolinas comuns e aditivadas que apresentam apenas 87 octanas e é exatamente esse valor elevado de octanagem do etanol que proporciona a esse motor 1.0 kappa da Hyundai de desenvolver todo o seu máximo rendimento, por isso que com essas nossas gasolinas de baixa octanagem, esse motor jamais vai produzir o seu máximo rendimento.

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