Bem-vindo: 24 Abr 2024 16:55

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Título: Re: AMACIANDO O MOTOR.
MensagemEnviado: 02 Dez 2012 13:57 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 15 Nov 2012 14:36
Mensagens: 88
bcaraujo escreveu:
Você acha mesmo que motores de última geração ainda precisam ser amaciados?

Brasileiros são tão apegados a achismos e tolices, por isso nosso mercado automobilístico é essa merda...



E você acha que não?

Então vá você brigar com os engenheiros responsáveis pelos carros e motores ao invés de ficar arrumando intriguinha e ofendendo na internet! Se consta hoje em TODO manual de carro para manter giro pequeno no começo da vida do carro, exatamente para o amaciamento, é atoa né?

E você baseia seu argumento em que? Pelo que vejo no seu "belo" comentário, em achismo também.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIANDO O MOTOR.
MensagemEnviado: 02 Dez 2012 15:09 
Offline

Registrado em: 07 Set 2012 22:50
Mensagens: 25
itiro escreveu:
Amigo a vida longa do seu motor depende dos primeiros 1000km


Compartilha a dica então, quero que o meu viva muito, rs.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIANDO O MOTOR.
MensagemEnviado: 02 Dez 2012 15:32 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 05 Nov 2012 12:14
Mensagens: 242
Basta dar uma lida no manual, ele é bem claro sobre o amaciamento do motor:

Imagem

Ressaltem-se que 4000 RPM é uma rotação bem alta, tanto que a 120 km/h o motor fica a mais ou menos em 3200 RPM.

Lembrem-se também que rotações baixas são ruins pro motor, devendo o condutor dirigir o veículo com rotação de pelo menos 2000 RPM (o que é considerado alto para a primeira e segunda marcha).

Por isso que o ideal é amaciar o carro na estrada, visto que as velocidades são mais variáveis e não constantes, como acontece no trânsito das cidades.

Verifiquem que a própria Hyundai afirma que "não é necessário nenhum procedimento especial a ser realizado". Ou seja, os motores realmente já vêm prontos para serem usados, não sendo necessário amaciamento.

A única advertência que fazem é para não forçar o motor, o que significa, conforme explicitado no próprio manual, rotações acima de 2000 RPM e abaixo de 4000 RPM.

Na cidade, 2000 RPM nas primeiras marchas é considerada alta rotação, então, ao contrário do que muitos pensam, não há esforço do motor.

O que deve ser questionado aqui é: O que é forçar o motor?

Verão que andar em 2000 RPM na cidade é andar correndo, o que levaria a alguns pensar que estariam "forçando", quando na verdade é o recomendado pelo próprio manual da Hyundai.

Imaginem agora 4000 RPM.

_________________
HB20 Comfort Plus 1.6 Prata

1. Módulo de subida dos vidros
2. Farol luz branca 5k
3. Luz branca nos pingos e lampada da placa
4. Manopla cromada
5. Tapetes personalizados
6. Colunas envelopadas black piano
7. Insufilm g5
8. Antena shark


Editado pela última vez por brunoalexander em 02 Dez 2012 15:44, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIANDO O MOTOR.
MensagemEnviado: 02 Dez 2012 15:42 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 21 Ago 2012 18:47
Mensagens: 2309
Localização: Bebedouro
brunoalexander escreveu:
Por isso que o ideal é amaciar o carro na estrada, visto que as velocidades são mais variáveis e não constantes, como acontece no trânsito das cidades.


Na estrada as velocidades são mais variaveis do que na cidade? :?

eu mantenho 100km/h na estrada, exceto nas ultrapassagens que são raras. Agora na cidade tem uma velocidade nas ruas, outra nas avenidas, outra no transito, outra nas vias de acesso rápido, outra em vias com semáforos etc

_________________
Moderador
Hb20 1.6 Comfort Plus - Branco
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIANDO O MOTOR.
MensagemEnviado: 02 Dez 2012 15:48 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 05 Nov 2012 12:14
Mensagens: 242
Buzon escreveu:
brunoalexander escreveu:
Por isso que o ideal é amaciar o carro na estrada, visto que as velocidades são mais variáveis e não constantes, como acontece no trânsito das cidades.


Na estrada as velocidades são mais variaveis do que na cidade? :?

eu mantenho 100km/h na estrada, exceto nas ultrapassagens que são raras. Agora na cidade tem uma velocidade nas ruas, outra nas avenidas, outra no transito, outra nas vias de acesso rápido, outra em vias com semáforos etc


Bom, onde eu dirijo, eu necessito frear o carro com frequência, por conta dos quebra-molas, o que significa redução da velocidade de 100-120 km/h para 0 e depois aumento para velocidade alta novamente, fora que encontro caminhões que reduzem minha velocidade e que me forçam a ultrapassá-los, aumentando minha velocidade novamente.

Pelo menos na última viagem que eu fiz (para o interior do estado) foi assim, não consegui manter velocidade constante. Já aqui na cidade, as velocidades são sempre de 40 a 60km/h

_________________
HB20 Comfort Plus 1.6 Prata

1. Módulo de subida dos vidros
2. Farol luz branca 5k
3. Luz branca nos pingos e lampada da placa
4. Manopla cromada
5. Tapetes personalizados
6. Colunas envelopadas black piano
7. Insufilm g5
8. Antena shark


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIANDO O MOTOR.
MensagemEnviado: 02 Dez 2012 17:15 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 18 Out 2012 08:41
Mensagens: 56
Peguei o carro na quinta e na sexta fiz uma viagem de 200km. Como a estrada não é duplicada, passa por muitos perímetros urbanos, com "treminhões" de cana, caminhões, muitas lombadas, redutores de velocidades, etc, deu pra variar bastante a velocidade.

Tentei manter o carro sempre entre 2.000 e 4.000 rpm, reduzindo marcha quando diminuía de 2000 e aumentando somente com mais de 3.000 rpm (para q a próxima marcha já começasse nos 2.000 rpm. Passei dos 4.000 apenas em algumas ultrapassagens.

Foi assim que eu entendi ser as orientações do manual, é isso mesmo?

O consumo ficou em 11.5 na ida com gasolina e ar ligado. Na volta tinha 1/3 do tanque ainda e completei com álcool. O consumo ficou em 12 sem ar.

Na volta da viagem é que o carro completou 550km, acredito que vá mudar ainda esse consumo.
A orientação da "rodagem inicial" é assim como estou fazendo?

_________________
HB20 Premium 1.6 Branco MT


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 25 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB