Bem-vindo: 28 Mar 2024 10:41

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Barulho ao Arrancar
MensagemEnviado: 07 Ago 2019 07:55 
Offline

Registrado em: 07 Ago 2019 07:47
Mensagens: 7
Tenho percebido ultimamente um barulho quando arranco devagar com o meu HB20 1.0 17/18 (Série 5 anos) com 42 mil km;
Percebo principalmente quando o carro esta frio, em dias mais frios. Quando saio da garagem, ou quando estou em engarrafamento.
É um barulho que acontece ao arrancar perto de 2 mil RPM, como se tivesse alguma coisa enroscando, como uma engrenagem raspando em outra.
Só em primeira marcha, as vezes em segunda, sempre proximo das 2 mil RPM´s.
Depois, durante o dia, quase não consigo ouvir. Ja fui na concessionária varias vezes, e dificilmente consigo reproduzir o barulho para o técnico ouvir e ajudar no diagnostico.
Alguem ja teve esse problema?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho ao Arrancar
MensagemEnviado: 07 Ago 2019 12:47 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
amattiola escreveu:
Tenho percebido ultimamente um barulho quando arranco devagar com o meu HB20 1.0 17/18 (Série 5 anos) com 42 mil km;
Percebo principalmente quando o carro esta frio, em dias mais frios. Quando saio da garagem, ou quando estou em engarrafamento.
É um barulho que acontece ao arrancar perto de 2 mil RPM, como se tivesse alguma coisa enroscando, como uma engrenagem raspando em outra.
Só em primeira marcha, as vezes em segunda, sempre proximo das 2 mil RPM´s.
Depois, durante o dia, quase não consigo ouvir. Ja fui na concessionária varias vezes, e dificilmente consigo reproduzir o barulho para o técnico ouvir e ajudar no diagnostico.
Alguem ja teve esse problema?



Seja bem vinda ao forum e já li outros relatos de usuários daqui do forum com versão de HB20 igual a esse com problemas parecidos.

Por isso, vamos aguardar por alguns outros colegas com uma versão de HB20 igual ao seu se manifestarem sobre esse tipo de ocorrência e a solução encontrada por eles.

Boa sorte !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho ao Arrancar
MensagemEnviado: 15 Ago 2019 00:05 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
amattiola escreveu:
Tenho percebido ultimamente um barulho quando arranco devagar com o meu HB20 1.0 17/18 (Série 5 anos) com 42 mil km;
Percebo principalmente quando o carro esta frio, em dias mais frios. Quando saio da garagem, ou quando estou em engarrafamento.
É um barulho que acontece ao arrancar perto de 2 mil RPM, como se tivesse alguma coisa enroscando, como uma engrenagem raspando em outra.
Só em primeira marcha, as vezes em segunda, sempre proximo das 2 mil RPM´s.
Depois, durante o dia, quase não consigo ouvir. Ja fui na concessionária varias vezes, e dificilmente consigo reproduzir o barulho para o técnico ouvir e ajudar no diagnostico.
Alguem ja teve esse problema?


Alguma novidade?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho ao Arrancar
MensagemEnviado: 19 Ago 2019 08:55 
Offline

Registrado em: 07 Ago 2019 07:47
Mensagens: 7
Nenhuma novidade.
Percebi que essa RPM que escuto o barulho, é bem proxima a rotação que é utilizada para subir a rampa da garagem.
Sera que pode ser alguma coisa ligada a embreagem?
As vezes sinto cheiro quando subo a rampa.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho ao Arrancar
MensagemEnviado: 19 Ago 2019 10:18 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
amattiola escreveu:
Nenhuma novidade.
Percebi que essa RPM que escuto o barulho, é bem proxima a rotação que é utilizada para subir a rampa da garagem.
Sera que pode ser alguma coisa ligada a embreagem?
As vezes sinto cheiro quando subo a rampa.



A julgar pelos sintomas citados, existe a forte possibilidade de ser cheiro de embreagem queimada devido ao excesso de deslizamento dela nessas condições em que esse fato ocorre ...

Sugere-se nesses casos, uma verificação técnica mais detalhada em todo o sistema de embreagem desse veículo !

Obs : Inclusive já temos outros casos aqui no forum de alguns HB20 1.0 aspirados apresentando problemas até precoces de desgastes no sistema de embreagem que exigiram a sua substituição para resolver esse caso.

Boa sorte !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho ao Arrancar
MensagemEnviado: 19 Ago 2019 10:27 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 08 Jun 2015 08:37
Mensagens: 158
Uma sugestão que dou é gravar, ou pedir pra alguém gravar, um vídeo onde se possa ouvir o tal barulho. Se, como você disse, o barulho ocorre com o carro frio, realmente não irão detectar os sintomas na concessionária, já que você chegará lá com o carro já aquecido. Porém se gravar o vídeo e levar pro técnico ver, talvez facilite o diagnóstico. Eu acredito que possa ser algo no sistema de embreagem também, tendo em vista que o HB20 utiliza esse sistema hidráulico, enquanto em outros carros da categoria geralmente encontramos o sistema mecânico.

Enviado da Estação Espacial Internacional usando o Tapatalk

_________________
HB20S 1.0 Limited 2023[atual]
HB20 1.0 Comfort 2015[anterior]


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho ao Arrancar
MensagemEnviado: 19 Ago 2019 13:15 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
E além disso Samuel, ao que parece devido aos vários casos já ocorridos que sabemos em HB20 1.0 aspirados, parece que isso foi devido a um lote de kits de embreagem de qualidade duvidosa recebida do fornecedor na linha de montagem da fábrica da Hyundai em Piracicaba-SP.

Entendo por isso que esse é um caso óbvio para a dona Hyundai do Brasil resolver cobrindo todos os custos desses reparos de um novo kit de embreagem e tb da mão de obra dessa montagem.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho ao Arrancar
MensagemEnviado: 21 Ago 2019 07:54 
Offline

Registrado em: 07 Ago 2019 07:47
Mensagens: 7
ianisgreek escreveu:
E além disso Samuel, ao que parece devido aos vários casos já ocorridos que sabemos em HB20 1.0 aspirados, parece que isso foi devido a um lote de kits de embreagem de qualidade duvidosa recebida do fornecedor na linha de montagem da fábrica da Hyundai em Piracicaba-SP.

Entendo por isso que esse é um caso óbvio para a dona Hyundai do Brasil resolver cobrindo todos os custos desses reparos de um novo kit de embreagem e tb da mão de obra dessa montagem.


Pois é... Eu ja havia encontrado posts sobre esse caso da embreagem, mas pela numeração do chasse, meu carro não estava no lote.
Acho que teve até um recall, não lembro direito.

Vou seguir a sugestão, tentar gravar o barulho, e solicitar uma revisão da embreagem na concessionaria.
Mas desconfio bastante disso também, até porque eu sinto essa vibração no manete da marcha.
Desde que comprei o carro, qualquer forçadinha maior no motor, eu sentia o cheiro de embreagem.

Assim que tiver novidades, eu atualizo o post.

Agradeço a atenção.
Abraços.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho ao Arrancar
MensagemEnviado: 22 Ago 2019 07:48 
Offline

Registrado em: 07 Ago 2019 07:47
Mensagens: 7
Uma informação adicional, que afeta o meu entendimento que o barulho pode ser da embreagem...
Nos dias mais quentes, como hoje, o barulho torna-se quase imperceptivel.
Quando o carro esquenta, desaparece quase que por completo.

Me faz pensar, que poderia ser alguma engrenagem, que nos dias mais frios e com o carro frio, a graxa lubrificante esteja endurecida, provocando o barulho, mas a medida que o motor esquenta, essa graxa amoleça e não faça mais o barulho...
(eu tinha um computador que fazia isso com a ventuinha... :lol: :lol: :lol: :lol: )
Sei lá... uma impressão que me da... Não sei se faz algum sentido...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho ao Arrancar
MensagemEnviado: 22 Ago 2019 13:41 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Não acredito que possamos atribuir como fonte desses barulhos alguma engrenagem, pq o sistema de embreagens não tem engrenagens.

Somente os câmbios manuais e tb os aut. tem engrenagens, mas normalmente, quando ocorrem problemas com alguma engrenagem dos câmbios, os ruídos são constantes e não costumam variar de intensidade com o aumento de temperatura.

Obs : E uma outra fonte comprovada de ruídos do sistema de embreagem é causada pelo seu rolamento ou colar de embreagem que quando desgastado, faz um ruído característico e constante, mais perceptível com o motor funcionando em marcha lenta com o veículo parado , mas que diminui bastante todas as vezes em que nessas situações, é acionado totalmente o pedal da embreagem.

E a maior causa de desgastes precoces desse rolamento da embreagem é aquele péssimo vício de alguns motoristas sempre dirigirem com o pé esquerdo apoiado o tempo todo no pobre do pedal da embreagem, portanto evitem fazer isso a todo custo !!!

É isso aí, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB