Bem-vindo: 18 Abr 2024 15:29

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Computador de bordo - Combustível errado.
MensagemEnviado: 02 Jan 2020 16:04 
Offline

Registrado em: 02 Jan 2020 15:03
Mensagens: 1
Boa tarde,

Vim compartilhar um BO que está acontecendo em meu HB20 1.6 2017, para ver se alguém já viu algo parecido:


O computador de bordo do carro está fazendo todas as medidas, Autonomia, Consumo Médio...etc... todas baseadas no combustível etanol, porém o carro está abastecido com gasolina comum...

Eu tirei essa conclusão porque quando eu encho o tanque do carro, ele mostra uma autonomia de 280km, tal autonomia é baseada em etanol, com gasolina a autonomia é de mais de 400km.

As medições de consumo também estão alteradas, mostrando uma média condizente com o etanol.

O carro não apresenta falhas de injeção, está se comportando normalmente, apenas o computador de bordo que está bugado.

Será que é necessário levar o carro para um profissional ou tem algo que da para fazer?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Computador de bordo - Combustível errado.
MensagemEnviado: 02 Jan 2020 18:37 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
arthur,

O computador de bordo registra os dados de consumo e autonomia, levando em conta distancia percorrida, velocidade média e claro, a quantidade de combustivel no tanque.

O que vai mesmo diferenciar os valores é a forma que o carro anda digamos. Se voce pega muito transito, fica mais tempo parado que andando e tem a velocidade media tipo 10km/h, ai seja gasolina ou etanol, o consumo vai se mostrar alto com pequenas diferenças. Já registrei médias em que a gasolina tinha um consumo no máximo de 0,5km/l a mais em relação ao etanol.

Particularmente, eu só levo em consideração o consumo de combustivel na cidade, quando sei que vou pegar transito livre. No mais, Seu carro pode estar com algum problema de leitura nas sondas, mas isso nao ia se refletir só no consumo, ia ter alguma coisa a mais como falhas, motor fraco ou outras dificuldades eu imagino.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Computador de bordo - Combustível errado.
MensagemEnviado: 02 Jan 2020 18:51 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Seja bem vindo ao forum e pessoalmente, vejo isso como alguma possível falta de identificação do tipo combustível abastecido, tarefa essa atribuída à sonda lambda principal, aquela localizada antes do catalisador.

E existem scanners como o utilizado pela rede de CCS da Hyundai que fazem facilmente um reset na injeção do motor e com esse novo aprendizado, esse sistema volta a identificar novamente o tipo de combustível ou a mistura de combustíveis existente no tanque e a partir daí, todo o funcionamento do motor incluindo tb o comp. de bordo voltam a funcionar corretamente.

Os motivos que causam esse tipo de falha nesse reconhecimento do combustível abastecido é trocar de etanol para gasolina e vice versa quando for reabastecer sem rodar após esse novo abastecimento por pelo menos uns 8 a 10 kms ou durante uns 20 minutos sem desligar o motor para assim haver um tempo suficiente para que o sistema de injeção faça o devido reconhecimento do novo combustível abastecido.

O outro motivo tb possível de ocorrer são falhas nesse sensor de oxigênio principal pq como já foi citado acima, ele é o responsável em fazer essa identificação exata do tipo de combustível contido no tanque.

E como esse seu HB20 ainda é novo, existe a garantia de fábrica de 5 anos que poderá ser acionada para a devida verificação e correção desse problema.

Boa sorte !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 24 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB