Bem-vindo: 18 Abr 2024 20:11

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Digam se minha autonomia desregulou
MensagemEnviado: 11 Mar 2020 01:59 
Offline

Registrado em: 29 Set 2014 18:40
Mensagens: 42
Olá pessoas, tenho um HB20 Comfort Plus 1.0, e acho que fiz besteira ou o negócio era assim mesmo?...

Estou tentando fazer um cálculo de autonomia com maior precisão possível, pra isso precisamos do Hodômetro parcial (Trip) este tem medição real, e a Autonomia que tem suas variáveis sim, mas abasteci 445km de autonomia tanque cheio e andou 456,3km de Trip A, diferença bem pouca de 11km. (e no geral tanque cheio sempre é 440/445km)

A besteira que fiz é, eu precisava por uma marca de 25km de autonomia e deixei passar sem querer para 23km, quando fui no posto pedi pra por R$5 liguei carro não atualizou, na hora mandei por mais R$5 não atualizou, aí irritado já mandei por R$10, nisso a bomba começou a atualizar mas ele foi meio pirando de 23km foi pulando pra 80km de autonomia baixou pra 60km e estabilizou.

Bom aí fui gastando tudo novamente, agora no meu segundo cálculo mesmo partindo na mesma marca, no mesmo posto, e colocando a mesma quantia de litros, meu tanque cheio foi para 464km de autonomia e andou 508.8km de Trip A, a diferença está mais gritante 44km, outro detalhe depois que fiz essas 3 abastecidas sem andar é que... antes ele ia reduzindo a autonomia em um prazo razoável, agora hoje por exemplo andei 4km pra 1km de autonomia.

Agora me vem a dúvida, por essa diferença devo ir na concessionária? Me corrijam se estou errado o mecânico consegue meter um reset nesse contador pra ajustar novamente ou não? Uma vez eu precisei fazer anos atrás no meu primeiro HB20 mas nesse caso tinha abastecido e a bomba não registrou como cheio não é o caso doque to citando.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Digam se minha autonomia desregulou
MensagemEnviado: 11 Mar 2020 15:17 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
SimPos escreveu:
Olá pessoas, tenho um HB20 Comfort Plus 1.0, e acho que fiz besteira ou o negócio era assim mesmo?...

Estou tentando fazer um cálculo de autonomia com maior precisão possível, pra isso precisamos do Hodômetro parcial (Trip) este tem medição real, e a Autonomia que tem suas variáveis sim, mas abasteci 445km de autonomia tanque cheio e andou 456,3km de Trip A, diferença bem pouca de 11km. (e no geral tanque cheio sempre é 440/445km)

A besteira que fiz é, eu precisava por uma marca de 25km de autonomia e deixei passar sem querer para 23km, quando fui no posto pedi pra por R$5 liguei carro não atualizou, na hora mandei por mais R$5 não atualizou, aí irritado já mandei por R$10, nisso a bomba começou a atualizar mas ele foi meio pirando de 23km foi pulando pra 80km de autonomia baixou pra 60km e estabilizou.

Bom aí fui gastando tudo novamente, agora no meu segundo cálculo mesmo partindo na mesma marca, no mesmo posto, e colocando a mesma quantia de litros, meu tanque cheio foi para 464km de autonomia e andou 508.8km de Trip A, a diferença está mais gritante 44km, outro detalhe depois que fiz essas 3 abastecidas sem andar é que... antes ele ia reduzindo a autonomia em um prazo razoável, agora hoje por exemplo andei 4km pra 1km de autonomia.

Agora me vem a dúvida, por essa diferença devo ir na concessionária? Me corrijam se estou errado o mecânico consegue meter um reset nesse contador pra ajustar novamente ou não? Uma vez eu precisei fazer anos atrás no meu primeiro HB20 mas nesse caso tinha abastecido e a bomba não registrou como cheio não é o caso doque to citando.



Esse cálculo que o comp. de bordo dos automóveis atuais fazem do consumo de combustível é baseado no combustível consumido pela quilometragem percorrida, mas conta e influencia tb o funcionamento do motor com o veiculo parado , onde há uma obvia redução nas médias de kms/l pq haverá um consumo de combustível pelo motor mesmo se ele estiver funcionando em marcha lenta.

E não tem como a CCS Hyundai mexer e acessar esse comp. de bordo e reseta-lo, pq ele é lacrado de fábrica na sua programação, portanto não existe nenhuma possibilidade de se desregular esses cálculos feitos pelo comp. de bordo de um veículo.

Um outro detalhe a ser lembrado é que se for colocada no tanque de cada vez apenas uma pequena qunatidade de combustível de menos de uns 5 a 7 litros, de fato nesses casos o comp. de bordo não vai detectar com precisão essas pequenas quantidades de combustível abastecidas e as informações gerais de consumo do comp. de bordo não serão tb tão precisas.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Digam se minha autonomia desregulou
MensagemEnviado: 11 Mar 2020 18:16 
Offline

Registrado em: 29 Set 2014 18:40
Mensagens: 42
ianisgreek escreveu:
Esse cálculo que o comp. de bordo dos automóveis atuais fazem do consumo de combustível é baseado no combustível consumido pela quilometragem percorrida, mas conta e influencia tb o funcionamento do motor com o veiculo parado , onde há uma obvia redução nas médias de kms/l pq haverá um consumo de combustível pelo motor mesmo se ele estiver funcionando em marcha lenta.

E não tem como a CCS Hyundai mexer e acessar esse comp. de bordo e reseta-lo, pq ele é lacrado de fábrica na sua programação, portanto não existe nenhuma possibilidade de se desregular esses cálculos feitos pelo comp. de bordo de um veículo.

Um outro detalhe a ser lembrado é que se for colocada no tanque de cada vez apenas uma pequena qunatidade de combustível de menos de uns 5 a 7 litros, de fato nesses casos o comp. de bordo não vai detectar com precisão essas pequenas quantidades de combustível abastecidas e as informações gerais de consumo do comp. de bordo não serão tb tão precisas.


No caso você diz que não dá pra dar um "reset" nesse cálculo de bordo, mas e a questão que citei uma vez fui abastecer e não mexeu no medidor, o problema não é oriundo do mesmo dispositivo? Levei na CCS e o mecânico teve que dar um "reset" mas não sei oque é, ele mexeu na condição eletrônica digital com algum equipamento específico pra isso, não me refiro ao botão de reset no painel próximo ao volante.

Hoje andei uns 6km e ainda está com autonomia em 469km que foi a marca do tanque cheio, e sempre ficava em 440km com tanque cheio e baixava progressivamente.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Digam se minha autonomia desregulou
MensagemEnviado: 11 Mar 2020 21:57 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
SimPos escreveu:
ianisgreek escreveu:
Esse cálculo que o comp. de bordo dos automóveis atuais fazem do consumo de combustível é baseado no combustível consumido pela quilometragem percorrida, mas conta e influencia tb o funcionamento do motor com o veiculo parado , onde há uma obvia redução nas médias de kms/l pq haverá um consumo de combustível pelo motor mesmo se ele estiver funcionando em marcha lenta.

E não tem como a CCS Hyundai mexer e acessar esse comp. de bordo e reseta-lo, pq ele é lacrado de fábrica na sua programação, portanto não existe nenhuma possibilidade de se desregular esses cálculos feitos pelo comp. de bordo de um veículo.

Um outro detalhe a ser lembrado é que se for colocada no tanque de cada vez apenas uma pequena qunatidade de combustível de menos de uns 5 a 7 litros, de fato nesses casos o comp. de bordo não vai detectar com precisão essas pequenas quantidades de combustível abastecidas e as informações gerais de consumo do comp. de bordo não serão tb tão precisas.


No caso você diz que não dá pra dar um "reset" nesse cálculo de bordo, mas e a questão que citei uma vez fui abastecer e não mexeu no medidor, o problema não é oriundo do mesmo dispositivo? Levei na CCS e o mecânico teve que dar um "reset" mas não sei oque é, ele mexeu na condição eletrônica digital com algum equipamento específico pra isso, não me refiro ao botão de reset no painel próximo ao volante.

Hoje andei uns 6km e ainda está com autonomia em 469km que foi a marca do tanque cheio, e sempre ficava em 440km com tanque cheio e baixava progressivamente.


Na prática, o único reset que se sabe ser disponível para um comp. de bordo seria zerar todos os campos de informações.

Com o scanner da CCS, pode-se checar o funcionamento do medidor do nível de combustível do tanque, que é o sensor que detecta variações na quantidade de combustível contido no tanque e que está diretamente ligado no comp. de bordo mas alterar ou resetar o comp. de bordo não dá.

E o que pode ser feito para dar uma resetada geral no sistema elétrico de um HB20 incluindo tb o comp. de bordo é desligar por uma noite toda , os dois cabos da bateria e religa-la pela manhã.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Digam se minha autonomia desregulou
MensagemEnviado: 12 Mar 2020 03:17 
Offline

Registrado em: 29 Set 2014 18:40
Mensagens: 42
ianisgreek escreveu:
Na prática, o único reset que se sabe ser disponível para um comp. de bordo seria zerar todos os campos de informações.

Com o scanner da CCS, pode-se checar o funcionamento do medidor do nível de combustível do tanque, que é o sensor que detecta variações na quantidade de combustível contido no tanque e que está diretamente ligado no comp. de bordo mas alterar ou resetar o comp. de bordo não dá.

E o que pode ser feito para dar uma resetada geral no sistema elétrico de um HB20 incluindo tb o comp. de bordo é desligar por uma noite toda , os dois cabos da bateria e religa-la pela manhã.


Esse do cabo é interessante, não sei mudaria e acertaria a autonomia teria que testar, esse do scanner talvez foi isso que ele usou pra ver e então desligou toda a carga já que não existe reset ou outro procedimento, mas me lembro que ocorreu no meu 2016, o medidor ficou travado em 1 risco mesmo enchendo tanque.

Sobre o meu atual 2017 minhas vagas memórias é que sempre cheio é 445km de autonomia, e eu SEMPRE faço tanque cheio, e sempre faço revisões, então não acho que é uma outra variável, única coisa diferente que fiz foi abastecer 5 reais 3x e girar apenas a chave pra ligar o painel sem dar ignição.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Digam se minha autonomia desregulou
MensagemEnviado: 12 Mar 2020 12:00 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Aproveito esse assunto desse tópico para lembrar aqui que falhas em medidores de nível de combustível do tanque já é um problema recorrente em toda a linha HB20 e se extende até mesmo na linha Creta, sugerindo tratar-se de prováveis problemas com o fornecedor (fabricante) dessas peças.

E uma vez esse sensor de nível do tanque pifado, adeus a toda precisão das informações indicadas no comp. de bordo sobre consumo e autonomia além de erros no instrumento do painel.

Obs : Inclusive já tive problemas de falhas com esse sensor tanto no HB20 e tb no Creta !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Digam se minha autonomia desregulou
MensagemEnviado: 13 Mar 2020 16:33 
Offline

Registrado em: 29 Set 2014 18:40
Mensagens: 42
Bom fui até minha concessionária, gerente se dispôs a explicar tudo oque a gente já sabe, sobre médias e variações, mas expliquei só ando em área urbana, sempre dou abastecimento completo e tem poucas várias, fora a relação em tabela que levei impresso.

Então ele resolveu me deixar conversando com o mecânico, este me informou alguns detalhes mais técnicos, mas quando mostrei minha relação ele levantou oque eu já estava batendo o pé: "Então quando tu abastece normalmente dá 440km a 445km de autonomia no painel?"

Eu falei sim... e que agora eu 2x abastecendo deu 465km a 469km de autonomia, aí perguntei se tiver algum dispositivo que verifica essas variações, ele que sim tem um scanner que pode estar vendo quanto realmente tem dentro entre outros componentes.

Resumindo agendei ele disse que vai olhar porque de 440km está dando 460km, então na real tem algo que dá pra ser visto, não é só questão de variáveis que tradicionalmente conhecemos.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Digam se minha autonomia desregulou
MensagemEnviado: 18 Mar 2020 04:42 
Offline

Registrado em: 29 Set 2014 18:40
Mensagens: 42
Fui até a CCS hoje e o diagnóstico foi o seguinte:

Mecânico utilizou um tal de Scanner GDS Hyundai, então no momento eu teria 324km de Autonomia para 32 litros restantes reais (este litro restante é o Scanner que diz), ele fez a média com o Consumo médio que é de até o momento 11.7 km/L, segundo ele está dentro das condições normais. Se eu me basear na litragem eu teria 10,125 km/L (divergindo do 11.7 km/L), e se eu me basear no consumo médio eu teria 374,4km de autonomia (divergindo do 324km)

Ficou a recomendação dele não deixar bater a bomba mais de 1x pra não ir para o respiro e afetar o motor (só não sei se afeta a autonomia).

Outra é abastecer somente em postos com bandeira, pois a mistura manterá o padrão de octanagem que consequentemente mantêm a mesma autonomia, não que necessariamente seu posto xingling esteja com gasolina adulterada.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 33 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB