ThiagoC. escreveu:
Tem
muito conteúdo na mídia especializada e na internet sobre o tema.
Aqui vai uma reportagem do AutoEsporte que colocam o fabricante de câmbio, oficina, e especialista em lubrificante.
https://www.youtube.com/watch?v=Z7QsPS8VOro&t=1sNo fim das contas os 3 se enrolaram...... e ficou o dito pelo não dito, pensando que custa em torno de 1.000 reais e é uma manutenção bem espaçada acho que vale a pena sim!
Experiencia pessoal: Tenho em casa um hb20 4 marchas 2014 com 74mil km.
Troquei fluido da transmissão com 70mil, estava bem preto, e apesar do câmbio pra mim estar normal, após a substituição as trocas de marchas ficaram muito mais suaves.
Kick down na estrada afundando o pé mesmo a 120..140 sem tranco algum, e antes eu percebia um leve
(muito leve) solavanco o que acreditava ser normal.
Seja bem vindo ao forum a valeu pela sua postagem !
De fato, até os câmbios aut. não importa se for do tipo conversor de torque, CVT ou os modernos e eficientes DSG ou tiptronic, todos eles exigem trocas de oleo que podem variar a cada 30 mil kms para os câmbios DSG até a cada 50 mil ou 60 mil kms para os demais tipos de câmbios aut.
Sempre e o mais importante é nunca negligenciar e nem procurar desculpas infundadas para ir empurrando essa importante manutenção preventiva para frente pq esse tipo de câmbio vai sofrer desgastes precoces ao funcionar com o oleo já contaminado e vencido e assim começam as falhas no funcionamento desses câmbios aut. com os reparos custando a maioria das vezes bem salgado !
E um ultimo detalhe não menos importante a saber é de que nunca existem oleos para câmbios aut. que sejam eternos e que duram a vida toda, pq com certeza, um dia as falhas de funcionamento vão ocorrer e a conta desse conserto será sempre bem salgada e lembrando que não é qq oficina mecânica que tem habilitação suficiente para o devido e correto reparo deles, por isso que sempre foi melhor prevenir do que remediar ...