Bem-vindo: 30 Abr 2024 08:11

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: O Novo Regime Automotivo.... e como vai ficar o IPI
MensagemEnviado: 11 Dez 2012 22:11 
Offline

Registrado em: 14 Nov 2012 19:05
Mensagens: 25
Fala galera,
Tudo certo?

Já vi muita gente aqui no Clube falando que o IPI vai aumentar X%, que o preço de cada carro vai estar Y Reais mais caro, então resolvi como tudo isso vai funcionar em 2013.
A partir de 01/01/2013, entra em vigor o Novo Regime Automotivo, mudando absolutamente todas as regras que conhecemos.

Eu ia apresentar ponto a ponto o Novo Regime, porém o G1 fez uma reportagem bem interessante apresentando e falando o que muda: http://g1.globo.com/economia/noticia/20 ... leiro.html

O artigo é um pouco longo, mas vale a pena ler...

Resumidamente, carros fabricados no país e tendo um projeto com tecnologia agregada, sofreria menos taxações.
Esse é o caso do HB20, carro nacional e com muita tecnologia agregada! Há uma possibilidade do carro não sofrer taxação do imposto, o que eu acho muito difícil, porém acho muito plausível o HB figurar como um dos carros com menos incidência IPI, e assim tendo a alíquota do imposto entre 2% e 4%.


Abraçoc


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O Novo Regime Automotivo.... e como vai ficar o IPI
MensagemEnviado: 12 Dez 2012 02:51 
Offline

Registrado em: 14 Nov 2012 02:50
Mensagens: 113
Mas a Hyundai ainda não foi aceita para participar desse programa.

Por enquanto apenas VW, GM, Peugeot, Renault, Toyota, Mitsubishi e Honda.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O Novo Regime Automotivo.... e como vai ficar o IPI
MensagemEnviado: 16 Dez 2012 17:57 
Offline

Registrado em: 22 Nov 2012 16:44
Mensagens: 6
Na verdade a Hyundai (HMB) já foi homologada pelo InovarAuto. Contudo vale lembrar que há "dois IPI", e isso pode gerar uma certa confusão.

O IPI reduzido impacta em todos os carros vendidos no Brasil, e acaba em 31 de dezembro. Todos os carros faturados após essa data passarão a ser taxados pelo IPI antigo (se não me falha a memória é de 7% pra carros até 1.0, 11% entre 1.0 e 2.0 flex e 13% entre 1.0 e 2.0 a gasolina).

Também a partir dessa data volta o aumento de 30% sobre essas alíquotas acima para todos os carros. Contudo montadoras homologadas pelo InovarAuto estarão isentas desse aumento.

Na prática carros homologados irão subir um pouco de preço, e carros não homologados (todos os importados) irão subir muito de preço.

O interessante vai ser observar se algum carro nacional não foi homologado, seja pela lentidão no processo burocrático, seja por incapacidade em atender as exigências do governo, o que seria o caso de um carro CKD.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O Novo Regime Automotivo.... e como vai ficar o IPI
MensagemEnviado: 18 Dez 2012 02:51 
Offline

Registrado em: 14 Nov 2012 02:50
Mensagens: 113
RRibeiro escreveu:
Na verdade a Hyundai (HMB) já foi homologada pelo InovarAuto. Contudo vale lembrar que há "dois IPI", e isso pode gerar uma certa confusão.

O IPI reduzido impacta em todos os carros vendidos no Brasil, e acaba em 31 de dezembro. Todos os carros faturados após essa data passarão a ser taxados pelo IPI antigo (se não me falha a memória é de 7% pra carros até 1.0, 11% entre 1.0 e 2.0 flex e 13% entre 1.0 e 2.0 a gasolina).

Também a partir dessa data volta o aumento de 30% sobre essas alíquotas acima para todos os carros. Contudo montadoras homologadas pelo InovarAuto estarão isentas desse aumento.

Na prática carros homologados irão subir um pouco de preço, e carros não homologados (todos os importados) irão subir muito de preço.

O interessante vai ser observar se algum carro nacional não foi homologado, seja pela lentidão no processo burocrático, seja por incapacidade em atender as exigências do governo, o que seria o caso de um carro CKD.


Aonde você viu que a Hyundai foi homologada? Até agora não foi publicado no diário oficial da união que eu tenha visto.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O Novo Regime Automotivo.... e como vai ficar o IPI
MensagemEnviado: 18 Dez 2012 23:50 
Offline

Registrado em: 18 Dez 2012 09:45
Mensagens: 9
PHJ escreveu:

Aonde você viu que a Hyundai foi homologada? Até agora não foi publicado no diário oficial da união que eu tenha visto.


http://g1.globo.com/carros/noticia/2012 ... verno.html

Nesta reportagem fala que a Hyundai foi homologada sim. Alias, ela é a primeira da lista das participantes.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 46 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB