Após longa data, atualizando o tópico.... Foi uma coisa atrás da outra, e na correria acabei indo deixando, o que no final até valeu, pois muita coisa mudou em relação ao planejado... Rsrs
1) Embreagem - Não troquei. O kit está guardado, e essa operação foi adiada indefinidamente. Depois de encontrar o mecânico que iria fazer a troca durante alguns torresmos, cachaças e cervejas, ele deu uma olhada no branquito, e sugeriu que por hora não mexesse, que a embreagem ainda estava boa. O que eu estava sentindo de diferença era no atuador, que estava agarrado e "calçado" por um bocado de lama que chegou nele. Deu uma mão de obra colossal pra fazer a limpeza, mas ele estava certo, ficou ótimo. Ano que vem a gente mexe nisso, e junto será feita a revisão da transmissão e da caixa de marchas (a segunda agarra muito de vez em quando, e ele suspeita que tenha um dente quebrado ou amassado).
2) Solenóide da partida à frio - que novela, era pra ser tão simples... Busquei a peça quando chegou, na primeira brecha fui todo feliz e saltitante fazer a troca, mas... peça errada! Apesar do PN na caixa da DS falar o PN certo, não era a mesma. Alguns dias depois levei pra devolver, e pedir a certa, tudo explicado, uma semana depois chegou a correção... Errada de novo! Brincadeira, viu... Ele me devolveu o dinheiro e pediu desculpas, acabei tendo que pagar o dobro na Hyundaik pela correta. A troca seria muito fácil, não fosse pela observação do vendedor que eu precisaria tirar todo o sistema e limpar geral, pq se ela travasse nos primeiros usos seria por sujeira, sem direito à garantia. Então o que pretendia fazer em 15 minutos, levou 3 horas...
Mas desde então, meu tanquinho dura pacaray, e resolveu o problema de ficar oscilando rotação depois de abastecer com majoritariamente etanol, o que eu lidava há uns 2 ou 3 anos...
3) Batida de pino - Também resolvida, mas não sei o que fez o que. Deixei o tanque praticamente vazio, e abasteci 10L apenas com etanol, nada de gasolina, e chegando em casa desmontei a admissão inteira e lavei peça por peça, usei o spray M500 limpador de TBI (tava visivelmente feio, borrado de carbonização), e limpei os bicos no ultrassom com extrema paciência, um por vez, 5 ciclos cada um, com o detergente próprio da Wurth. Enquanto tudo secava, resolvi tirar a bomba de combustível pra ver o estado por baixo dela, e na esperança de conseguir ver o real estado do fundo do tanque. Sim, retirando a bomba, dá pra ver o fundo do tanque, e ainda bem que fiz isso! Tinha de tudo quanto é sujeira por lá, fiquei completamente impressionado com o nível de podridão! Com uma bomba manual fui tirando o combustível e colocando no galão, passando por um filtro de café. Usei uns 10 filtros, e todos continuavam saindo podres, e meu galão é de só 5L. Sem saber o que fazer, joguei fora a maior parte do que tinha sobrado, e usei um aspirador Wap pó e água para tirar a lama que sobrou, morrendo de medo de dar BO. Como foi tudo sem problemas, limpei a bomba tbm, e enxarquei com o etanol do galão antes de recolocar. A peça de plástico do sensor de nível (bóia) estava bem ressecada, e com um pequeno furo, o que explica a imprecisão do meu marcador. Mas como não tinha uma pra trocar, mandei tudo de volta assim mesmo, e trocar esse nível tá na lista das próximas mexidas... (Nunca acaba!!) Joguei o combustível do galão pra dentro de novo, montei tudo, dedos até do pé cruzados para o Carango continuar funcionando, precisou bater chave umas 3 vezes, mas deu tudo certo! Desde então, não teve mais nenhuma batida de pino! Uhuuuu! Só que como mexi em muita coisa de uma vez, não sei exatamente quem era o (maior) culpado. Enfim, resolvido e revisado é o que importa.