Bem-vindo: 27 Abr 2024 10:33

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
Autor Mensagem
 Título: Re: Manutenção Hb20 gamma 1.6 14-15 96mkm
MensagemEnviado: 16 Mar 2023 20:16 
Offline

Registrado em: 14 Fev 2019 14:17
Mensagens: 24
ianisgreek escreveu:
Retornando a esse tópico para uma citação um tanto intrigante :

O nosso atual HB20 1.6 com câmbio manual já completou longos 10 anos de uso regular e ele já está com um pouco mais de 103 mil kms rodados após ser comprado zero KM em novembro de 2012 .

E o que me intriga é o fato das 4 bobinas de ignição ainda serem as originais de fábrica e que apesar de abastecer esse HB20 desde zero KM somente com misturas com bem mais etanol do que gasolinas , mantendo assim as próprias velas sempre mais limpas e descarbonizadas e de ter substituído as suas velas de ignição regularmente nos prazos recomendados até agora !

Nunca foram observadas falhas de ignição nesse motor Gamma 1.6 até esse momento, inclusive jamais acendeu no painel aquela luz amarela sinalizando problemas na injeção eletrônica mas eu me pergunto se não seria o caso dessas bobinas originais já estarem parcialmente cansadas devido a esse longo período de uso e com isso , causando uma leve diminuição no rendimento geral desse motor !!!

E assim, vou visitar brevemente a CCS Hyundai local e tentar sanar essa dúvida com a oficina autorizada daqui e em seguida, retornarei a esse tópico com os esclarecimentos lá obtidos sobre esse assunto !

Vejam esse artigo falando sobre isso :

https://utacar.com.br/dicas/bobina-de-i ... problemas/


Chegou a levar seu carro na css? As minhas bobinas também são as originais, o branquito no momento está com 104mkm, e não percebo nenhuma diminuição de potência, embora esteja achando que o consumo subiu um pouco (mas também tenho passado mais tempo no trânsito). As velas são o terceiro conjunto (considerando as de fábrica), tensão adequada, sem batida de pino (as que tinha mencionado no início deste tópico nunca mais aconteceram depois de limpar todo o sistema e colocar como regra jamais colocar mais do que 20 ou 25% de gasolina).

Adoro meu caranguinho, se não é o mais moderno, faz tudo que eu preciso e é totalmente adaptado ao meu uso (o porta malas, por exemplo, é extensão da minha casa/escritório, totalmente personalizado). Trocar por um mais novo seria abdicar a muito esforço, tempo e dinheiro investido nele, e aumentar muito os custos de propriedade (coloquei tudo na ponta do lápis para fazer a previsão de quanto gastaria se trocasse para o 2018 e para o 2021).


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Manutenção Hb20 gamma 1.6 14-15 96mkm
MensagemEnviado: 17 Mar 2023 00:58 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Sim, há poucos dias atrás , visitei a oficina autorizada da CCS Hyundai local justamente para sanar essa dúvida técnica sobre a durabilidade (vida útil ) das bobinas de ignição originais do motor Gamma 1.6 desse nosso atual HB20 2013 que está completando hoje os 106 mil kms rodados desde que o comprei zero KM lá nessa mesma CCS em novembro de 2012 e que ele ainda mantém as suas 4 bobinas de ignição originais de fábrica intactas e em pleno vigor !

E o gerente dessa oficina apenas me confirmou o que eu já havia aprendido em vários cursos que já frequentei e me graduei sobre mecânica automotiva de que , as bobinas de ignição quando apresentam eventuais problemas e que geralmente são de curto circuito interno e que isso causa um aquecimento excessivo e anormal delas e como consequência desse defeito, cortam o pronto e constante fornecimento da tensão de alta voltagem para as velas de ignição, ocasionando com isso as famosas falhas de funcionamento do motor.

E nenhuma bobina de ignição , uma vez que elas apresentem esse tipo de defeito, não permitem mais serem recuperadas devendo elas assim, serem imediatamente substituídas por outras novas.

Já quanto a uma eventual troca desse seu atual HB20 1.6 14/15 com quase 100 mil kms rodados por um outro modelo 1.6 dos anos de 18/19 , acredito que essa seja sim uma decisão interessante, mas desde que se encontre algum exemplar em ótimas condições gerais de conservação e preferencialmente , com o seu manual atestando que todas as revisões dentro da garantia foram devidamente feitas e carimbadas pela rede de CCS da Hyundai e que esse veículo esteja portanto , com a sua garantia de 5 anos de fábrica ainda vigente !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Manutenção Hb20 gamma 1.6 14-15 96mkm
MensagemEnviado: 17 Mar 2023 10:59 
Offline

Registrado em: 14 Fev 2019 14:17
Mensagens: 24
Sobre as bobinas, o que ela é e como é produzida, aí entra na minha área de especialidade.. rsrs Na verdade praticamente qualquer bobina pode ser refeita, é um mero enrolamento de fio de cobre esmaltado, que produzem um campo magnético que aumenta a diferença de potencial. No caso das bobinas automotivas, o objetivo é criar uma tensão AC alta o suficiente para gerar arcos, e assim produzir as "faíscas" da vela. A dificuldade aqui é a blindagem que ela é embalada para não eletrocutar quem nela mexe, mas dependendo do tipo, pode sim ser refeita a um baixo custo, desde que saiba quais os parâmetros ela precisa ter (quantidade de espiras, espessura do fio, tipo de gap entre eles etc). Já refiz bobina de Tipo 1.6 sem problemas, mas não acho que seria capaz de refazer as do HB20, no entanto, se precisar trocar a antiga vira lixo mesmo, posso brincar à vontade... Kkkkk

As bobinas normalmente queimam por calor, que derrete o esmalte e fecha o circuito antes do resultado pretendido, não existe curto, o calor é que destrói, e não ao contrário. se o fio está em contato com outras partes antes do fim, não geram a subida de tensão necessária e diminuem a resistência e resistividade, ficando assim impedidas de cumprir sua função por não atingirem determinado valor. Como a carga continua pedindo seus valores, e a tensão está mais baixa, a corrente aumenta, gerando ainda mais calor e derretendo sua própria estrutura. A única coisa que podemos fazer para evitar que as bobinas queimem é medir todo o sistema elétrico do carro preventivamente, coisa que ninguém faz, mas ela dará sinais que está em alteração. Além disso, manter as próprias velas e bicos de injeção limpos diminuem a carga acima da projetada, extendendo a vida útil.

Sobre a troca do Branquito, sinceramente não é algo que eu queria ou pretendia fazer, mas agora que estou sabendo que os danos foram muito maiores que eu pensava, posso reconsiderar (expliquei na msg anterior). Vou postar minhas contas pra explicar, acho que será dos poucos a entender minha loucura... Kkkkk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Manutenção Hb20 gamma 1.6 14-15 96mkm
MensagemEnviado: 17 Mar 2023 11:05 
Offline

Registrado em: 14 Fev 2019 14:17
Mensagens: 24
O arquivo é muito grande, mando do computador quando voltar, não está subindo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Manutenção Hb20 gamma 1.6 14-15 96mkm
MensagemEnviado: 17 Mar 2023 13:02 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Muito bem explicado e oportuno esse seu texto acima, mas que resumindo é isso aí mesmo , basicamente as bobinas de ignição são pequenos transformadores compostos de um enrolamento primário de algumas centenas de espiras com fio mais grosso e de um enrolamento secundário de alguns milhares de espiras de fio mais fino e isolados por um material apropriado e que convertem os 12 volts da bateria em alta voltagem de uns 15 mil volts até uns 60 mil volts que produzem as faíscas que saltam nas folgas dos eletrôdos das velas de ignição e que vão assim fazer o combustível entrar em combustão.

Foi bem lembrado tbm que quem quiser indiretamente aumentar a vida útil das bobinas de ignição , além das velas e tbm dos injetores de qq motor flex , que basta abastecer sempre com etanol e nunca com nenhuma das gasolinas nacionais e com certeza que qq bobina de ignição e essas demais peças citadas vão sim agradecer muito por essa nobre e inteligente atitude.

O que basicamente faz uma bobina de ignição pifar é o rompimento de algum filamento dessas espiras tanto do sistema primário ou tbm do sistema secundário ou ainda, alguma falha do material isolante o que causa um curto interno na bobina causando assim, além de aquecimento excessivo, tbm as falhas de faíscas nas velas de ignição.

E de acôrdo com o seu texto, vemos tbm que de fato, não vale à pena tentar recuperar qq um desses tipos de bobinas de ignição atuais pq isso seria uma grande gambiarra e o pior, essa tentativa não ofereceria nenhuma garantia de confiabilidade !

Imaginem a situação muito provável e comum de uma viagem à noite em alguma rodovia com pouco movimento e de poucos recursos disponíveis e de repente, o motor começar a falhar pq alguma bobina assim recuperada resolveu pifar !

Por isso que ainda é preferível e sempre mais seguro e confiável a substituição de uma bobina que esteja em estado duvidoso por uma outra nova do que alguma tentativa de recupera-la sem nenhuma garantia além da real possibilidade de se ficar correndo riscos sem necessidade alguma ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Manutenção Hb20 gamma 1.6 14-15 96mkm
MensagemEnviado: 25 Abr 2023 10:29 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Retornando a esse tópico para mais um comentário já que ainda temos o nosso pioneiro HB20 1.6 2013 comprado zero KM no final de 2012 e já com um pouco mais de 107700 kms rodados .

E depois de rodar diariamente por quase 11 anos nesse HB20 , é de fato digno de elogios toda essa mecânica desse motor Gamma 1.6 nessa sua configuração flex mesmo que ainda dotada com essa antiga injeção de combustível multiponto.

Percebi ao longo desse tempo todo que a sua ECU tem sim um elogiável auto-aprendizado muito interessante e bem prático, pq se esse motor for sempre bem mantido na sua manutenção preventiva, essa ECU desse motor lê e percebe essa conservação geral que esse motor está recebendo e reverte isso na prática em um funcionamento sempre e cada vez mais otimizado, oferecendo com isso a obtenção de um melhor rendimento geral .

Isso significa que essa ECU vai ajustando ao máximo o torque desse motor cada vez mais em rotações mais baixas a ponto de se perceber que desde as 1250 rpms , já é possível sentir claramente o inicio desse bom torque com as respostas prontas e afiadas as acelerações por mais leves e sutís que elas sejam.

Melhor ainda é notar que esse auto ajuste constante dessa ECU tbm se reverte em uma melhor economia de combustível apesar de que eu sempre utilizei o etanol levemente temperado com 10% a no máximo 15% de gasolina.

E se por um acaso, o desejo for obter um maior desempenho, basta pisar mais fundo e perceber que esse torque e a potência aparecem logo bem progressivos e com toda a vontade, chegando mesmo a surpreender bastante em muitas situações para um simples motor aspirado flex de apenas 1600 cilindradas.

Mas esse nobre e real fato tbm não deixa de causar uma certa tristeza quando lembramos que esse pioneiro motor Gamma 1.6 já deixou de ser fabricado e instalado nos modelos de HB20 e tbm no Creta Action 1.6 pela Hyundai do Brasil em favor do seu novo motor 1.0 TGDI que é comprovado e declarado ser bem mais eficaz e competente em rendimento geral.

Ficando assim a dona Hyundai devendo ao mercado brasileiro o lançamento da última versão mais evoluída desse seu motor 1.6 Gamma flex aspirado mas dotado com a mais moderna injeção direta de combustível além dessa mesma versão flex desse motor 1.6 com injeção direta e turbo, presente somente nos mais recentes Tucson porém numa versão somente a gasolina.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Manutenção Hb20 gamma 1.6 14-15 96mkm
MensagemEnviado: 15 Set 2023 13:40 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
E retornando a esse tópico para mais um comentário :

O nosso atual HB20 1.6 , com quase 115 mil kms rodados nesses quase 11 anos de uso diário, já está mostrando sinais óbvios de que os seus 4 amortecedores e batentes estão bem desgastados e no final de sua vida útil.

Apesar de que não faz muito tempo que troquei um par de amortecedores e batentes dianteiros , mas comprei na net essas peças de uma marca chinesa nada conhecida e por isso, pouco confiáveis e a verdade é que me arrependi muito pq de fato, essas peças tiveram uma vida útil bem mais curta como percebi na prática !

Como já me dizia meus pais aquele sábio ditado popular de que " carne barata são os cachorros que comem " , então agora vou optar por marcas talvez até melhores e mais bem conceituadas do que as originais .

No nosso mercado , já existem disponíveis para a linha HB20, amortecedores pressurizados a gás que são até bem melhores e mais eficientes do que os originais que são apenas hidráulicos mas sem a pressurização com o gás.

E já vi marcas confiáveis como a Nakata, a Monroe e tbm a Cofap que dispõe inclusive dos kits dos batentes para os 4 amortecedores.

E após me decidir em comprar o melhor desses kit disponíveis e aqui citados, irei instalar e retorno nesse tópico para deixar meu feedback.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 51 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB