ianisgreek escreveu:
Retornando a esse tópico para uma citação um tanto intrigante :
O nosso atual HB20 1.6 com câmbio manual já completou longos 10 anos de uso regular e ele já está com um pouco mais de 103 mil kms rodados após ser comprado zero KM em novembro de 2012 .
E o que me intriga é o fato das 4 bobinas de ignição ainda serem as originais de fábrica e que apesar de abastecer esse HB20 desde zero KM somente com misturas com bem mais etanol do que gasolinas , mantendo assim as próprias velas sempre mais limpas e descarbonizadas e de ter substituído as suas velas de ignição regularmente nos prazos recomendados até agora !
Nunca foram observadas falhas de ignição nesse motor Gamma 1.6 até esse momento, inclusive jamais acendeu no painel aquela luz amarela sinalizando problemas na injeção eletrônica mas eu me pergunto se não seria o caso dessas bobinas originais já estarem parcialmente cansadas devido a esse longo período de uso e com isso , causando uma leve diminuição no rendimento geral desse motor !!!
E assim, vou visitar brevemente a CCS Hyundai local e tentar sanar essa dúvida com a oficina autorizada daqui e em seguida, retornarei a esse tópico com os esclarecimentos lá obtidos sobre esse assunto !
Vejam esse artigo falando sobre isso :
https://utacar.com.br/dicas/bobina-de-i ... problemas/Chegou a levar seu carro na css? As minhas bobinas também são as originais, o branquito no momento está com 104mkm, e não percebo nenhuma diminuição de potência, embora esteja achando que o consumo subiu um pouco (mas também tenho passado mais tempo no trânsito). As velas são o terceiro conjunto (considerando as de fábrica), tensão adequada, sem batida de pino (as que tinha mencionado no início deste tópico nunca mais aconteceram depois de limpar todo o sistema e colocar como regra jamais colocar mais do que 20 ou 25% de gasolina).
Adoro meu caranguinho, se não é o mais moderno, faz tudo que eu preciso e é totalmente adaptado ao meu uso (o porta malas, por exemplo, é extensão da minha casa/escritório, totalmente personalizado). Trocar por um mais novo seria abdicar a muito esforço, tempo e dinheiro investido nele, e aumentar muito os custos de propriedade (coloquei tudo na ponta do lápis para fazer a previsão de quanto gastaria se trocasse para o 2018 e para o 2021).