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 Título: Re: Qual a taxa de compressão do motor?
MensagemEnviado: 18 Dez 2012 22:13 
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Registrado em: 14 Out 2012 12:52
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mpvo escreveu:
Etanol?

Meu fio experimenta abastecer 1 ano só de etanol para ver como vai ficar o motor do seu carro.

Estou falando de combustível de qualidade, no caso do V-Power tem a mesma octanagem sim, porém ele te entrega um desempenho melhor que uma gasolina aditivada.

Se vocês fizerem uma pesquisa um pouco mais detalhada irá ver que a V-Power tem um diferencial. Segundo relatos de diversas pessoas chega a ser melhor que a Podium.


mpvo escreveu:
brunoalexander escreveu:
Qual o problema em abastecer com etanol em um motor que foi criado para isso?


Problema nenhum, o único problema é você só abastecer com etanol.

Na realidade ele não é motor só de etanol nem motor só de gasolina, ele fica no meio termo, então ele não é excelente em nenhum dos dois aspectos, mas sim aceitável.

O problema do etanol é que resseca muito, e depois de um certo tempo começa aparecer alguns problemas.


mpvo, o etanol é o combustível mais limpo, nem de aditivos precisa.

Leia as 2 páginas desse artigo da revista quatro rodas:
http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 3970.shtml

Destaque para:
Abastecer um carro só com álcool compromete sua vida útil.
MITO - O flex é a evolução do carro a álcool e, por isso, é dotado de todas as proteções necessárias para suportar a agressividade desse combustível. Todos os componentes que tenham contato com o álcool são projetados para resistir por toda sua vida útil. Portanto, não é verdade que o flex tenha manutenção mais cara. Ao contrário. "O álcool, por não gerar gomas e depósitos, não forma carbonização na câmara, o que mantém o motor mais limpo e não compromete o óleo lubrificante, diminuindo desgastes", diz Joseph.

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 Título: Re: Qual a taxa de compressão do motor?
MensagemEnviado: 19 Mai 2013 02:20 
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Registrado em: 29 Mar 2013 17:33
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Olá amigo, meu hb20 ainda não chegou, mas já me preocupa o quesito 'combustivel' para o carro. Isso porque venho acompanhando o forúm e lendo diversas opiniões sobre o assunto, e a tão falada 'mistura mágica' que muitos estão usando, então resolvi estudar um pouco sobre o assunto e formei minha opinião:
Como você mesmo disse, o hb20 tem uma taxa de compressão relativamente alta, isso significa que o motor trabalha melhor com alcool (etanol), o que é característica de carros com alta taxa de compressão. Isso explica as varias reclamações que vemos aqui no forum do tipo: 'abasteci com gasolina e o carro fica morrendo, falhando, pulando, etc...'. Afinal, apesar de ser flex, o motor trabalha realmente melhor com etanol, devido a taxa de compressão elevada.
PORÉM, o que você falou é muito verdade, o etanol não é essas mil maravilhas que todo mundo fala, ele compromete todas as peças que ficam em contato com ele a longo prazo, diminuindo a vida util das mesmas, devido a alta capacidade de oxidação desse combustivel, diferente da gasolina, que não tem tanta capacidade oxidativa (porém nossa gasolina é um lixo e suja, isso é verdade). Os carros flexs são preparados de forma diferente para 'aguentar' essa alta oxidação do etanol, mas a vida util das peças que tem contato com o combustivel é menor comparados a carros que so rodam com gasolina.
Ou seja, tanto a gasolina, quanto o etanol, tem seus prós e contras.
A conclusão que tirei depois de ler muito sobre o assunto, é que quando meu carro chegar, vou abastecer primeiramente com etanol, mesmo na cidade que eu moro o etanol estando quase o mesmo preço da gasolina...depois vou testar a tão falada 'mistura mágica', pra ver se consigo diminuir um pouco o consumo com isso, e aumentar a octanagem com a gasolina podium.
Se ficar inviável abastecer com essa mistura pelo preço, vou abastecer com gasolina mesmo, mas pretendo fazer isso só depois do motor ja estar 'amaciado'.

Lembrando que essa é a opinião que formei a partir do que li sobre o assunto, fica a critério de cada um decidir o que é melhor para o seu carro e seu bolso :D

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 Título: Re: Qual a taxa de compressão do motor?
MensagemEnviado: 04 Jun 2023 23:22 
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Registrado em: 18 Fev 2021 14:22
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Olá caros, alguém percebeu que a taxa de compressão do motor 1.6 gamma foi alterada nos modelos 2020? Sabemos que foi acrescentado o variador no comando de escape, o que elevou a potencia máxima para 130cv no álcool e trouxe o torque para uma faixa de rotação mais baixa.

Acontece que analisando os documentos, percebi que a taxa de compressão baixou dos 12:1 pra 11:1.

Será que foi devido aos problemas do motor "grilar" na gasolina, em alguns casos?
Justamente no ano da resolução 807/2020 que, em tese, melhorou a qualidade da gasolina C.

Fiquei intrigado, quais as razoes técnicas dessa diminuição na taxa de compressão.....


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 Título: Re: Qual a taxa de compressão do motor?
MensagemEnviado: 05 Jun 2023 17:20 
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Localização: Montes Claros - M.G.
FranciscoGT40 escreveu:
Olá caros, alguém percebeu que a taxa de compressão do motor 1.6 gamma foi alterada nos modelos 2020? Sabemos que foi acrescentado o variador no comando de escape, o que elevou a potencia máxima para 130cv no álcool e trouxe o torque para uma faixa de rotação mais baixa.

Acontece que analisando os documentos, percebi que a taxa de compressão baixou dos 12:1 pra 11:1.

Será que foi devido aos problemas do motor "grilar" na gasolina, em alguns casos?
Justamente no ano da resolução 807/2020 que, em tese, melhorou a qualidade da gasolina C.

Fiquei intrigado, quais as razoes técnicas dessa diminuição na taxa de compressão.....



Essa noticia tbm é uma novidade para mim , mas já sabia que na nova linha HB20 2016 , que o motor Gamma 1.6 passou por uma pequena redução na sua taxa de compressão baixando de 12:1 para 11,6:1 além da Hyundai ter feito uma nova recalibração na ECU desses motores .

Sim, tbm acredito certamente que essas duas reduções na taxa de compressão inicial desse motor Gamma 1.6 desde que ele foi lançado aqui no nosso mercado em 2012 com uma taxa de compressão inicial de 12:1 foi justamente devido a sempre péssima qualidade das nossas gasolinas que resultam numa baixa octanagem, motivo esse para haver essas notáveis detonações (grilagens) nesses motores 1.6 Gamma quando abastecidos com essas gasolinas comuns e/ou aditivadas.

E o lado negativo natural de qq redução em taxa de compressão e essa regra é valida para qq tipo de motor é uma óbvia redução no rendimento geral apresentado por eles mas que pode ser contudo parcialmente atenuada com novas recalibrações como foi o caso desse motor Gamma 1.6 dessas linhas HB20 2016 e tbm na linha 2020 !

Até essas novas gasolinas referentes a essa resolução 807/2020 da ANP não resultou em nenhum progresso notável já que a octanagem mínima para a gasolinas comuns e aditivadas nacionais subiu apenas 1 octana indo das 92 octanas RON anteriores para apenas 93 octanas RON atuais e ficando assim ainda bem abaixo do patamar mínimo exigido e aceitável para gasolinas comuns em todos os países de 1º mundo cuja octanagem mínima por lá atualmente é de 95 octanas RON .

Sem contar ainda que lá nesses países de 1º mundo essas citadas gasolinas comuns recebem um máximo de 15% de etanol e não os atuais e exagerados 27% de etanol que recebem essas gasolinas nacionais comuns e aditivadas.

Por isso que eu sempre cito aqui no forum e recomendo para que sempre se dê a preferência em abastecer com etanol qq veículo da linha HB20 e tbm para a linha Creta pq todos os atuais motores flex e turbo flex dessas linhas apresentam uma taxa de compressão mais elevada para eles funcionarem a seu pleno rendimento quando abastecidos com essas gasolinas comuns/aditivadas.

Só lembrando aqui que o etanol hidratado apresenta uma octanagem mínima de pelo menos 117 octanas RON e portanto incomparável até com as nossas melhores gasolinas super premium que são a Podium e a Octapro onde ambas apresentam apenas 103 octanas RON e mesmo assim ostentam essa citada octanagem oficial somente quando estão isentas de qq adulterações.

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Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

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 Título: Re: Qual a taxa de compressão do motor?
MensagemEnviado: 06 Jun 2023 13:17 
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mpvo escreveu:
brunoalexander escreveu:
Qual o problema em abastecer com etanol em um motor que foi criado para isso?


Problema nenhum, o único problema é você só abastecer com etanol.

Na realidade ele não é motor só de etanol nem motor só de gasolina, ele fica no meio termo, então ele não é excelente em nenhum dos dois aspectos, mas sim aceitável.

O problema do etanol é que resseca muito, e depois de um certo tempo começa aparecer alguns problemas.



Só respondendo ao colega MPVO , óbvio que eu discordo com certeza dessa citação aqui dele !

Porque todos os motores flex de qq geração foram desenvolvidos para funcionarem bem com gasolina ou etanol e ainda com qq tipo de mistura entre esses dois combustíveis em qq proporção!

E para isso, tbm já é fato comprovado de que esse tipo de veículo com motor flexfuel foi desenvolvido para estar devidamente protegido contra os efeitos corrosivos do etanol.

Mas que a verdade seja dita aqui e devido a relativamente elevada taxa de compressão desses motores flex , eles sempre vão funcionar melhor apresentando o seu máximo e o melhor rendimento quando eles forem alimentados com combustíveis de maiores octanagens, o que seriam os casos apenas das gasolinas premium podium e octapro , mas sempre caríssimas e mais raras de serem encontradas por todo o Brasil e ainda com o nosso nobre e quase sempre desprezado ETANOL, esse sim é para mim disparado o melhor de todos os nossos combustíveis sem a menor sombra de dúvidas !

E só relembrando aqui que se o etanol fosse de fato prejudicial aos motores flex como dizem e propagam por aí, a essas alturas , o motor 1.6 desse nosso HB20 2013 já estaria sucateado e jogado por aí em algum desmanche há muito tempo atrás.

Mas felizmente que a realidade é bem outra e hoje, após quase 11 anos de uso contínuo e com quase 110600 kms rodados e sempre abastecido propositalmente com etanol , esse motor continua funcionando bem firme e saudável para quem quiser confirmar, esbanjando torque e potência como quando ele era ainda novo !

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