Bem-vindo: 30 Abr 2024 12:11

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 28 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Engasgos no HB20 1.6 quando usa gasolina.
MensagemEnviado: 14 Fev 2013 13:54 
Offline

Registrado em: 11 Fev 2013 17:54
Mensagens: 10
lschlestein escreveu:
Com o ar ligado eu noto alguns tranquinhos, mas me parece que se existe algum problema é relacionado ao A/C. Me parece que o compressor fica ligando e desligando.


Fala Lschlestein!

Esses tranquinhos que percebo, ocorrem somente quando acelero mais do que 1/3-1/4 do acelerador, entre 2000-3500 rpm, a partir da 2a marcha. Ocorre muito raramente com o ar desligado e com muito mais freqüência com o ar ligado. Por isso, acredito que o problema nao tenha correlação com o ar condicionado.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Engasgos no HB20 1.6 quando usa gasolina.
MensagemEnviado: 14 Fev 2013 14:22 
Offline

Registrado em: 11 Fev 2013 17:54
Mensagens: 10
brunotadashi escreveu:
Ahm, amigo, eu acho que tô entendendo sua situação, inclusive acho que já comentei em algum outro tópico por aí sobre ele
Posso não estar entendendo muito o problema, mas os trancos que você fala me levam a crer que possa ser uma dosagem errada de embreagem e aceleração, que no HB20 eu acho notavelmente diferente que em outros carros, ou então, e essa é minha aposta mais alta, uma espécie de turbo que o carro emenda quando atinge esse rpm que você mencionou, no começo isso me incomodou bastante, porque a retomada em baixa rotação me parecia muito lenta, mas pelo que me comentaram, é como um mecanismo de economia do motor com o combustível, então, quando você mantém o pé pressionado e atinge tal rotação, é como se o carro entendesse que você não quer economizar, você tem certeza que quer ele acelerando mesmo.
Fazendo uma analogia bem bruta e grosseira, deve ser como a potência desses carros mais caros que tem um botão "eco" e um botão "sport", um economiza mais e respeita o ambiente, o outro é mais pra potência sem se preocupar com a economia.


Fala Bruno!

Nao tem correlação com a embreagem porque isso ocorre quando o pé nao esta pressionando o pedal (disco de embreagem acoplado ao volante do motor). O problema poderia ter correlação com o comando de válvulas variável (CVVT) do motor 1.6 gamma, mas o problema acontece em toda a faixa de giro entre 2000-3500 rpm. É diferente do "empurrão" que o CVVT costuma ocasionar quando se ultrapassa uma determinada faixa de giro. Lembro bem disso porque tive um Civic flex que nitidamente mudava o comportamento quando se ultrapassava 4500 rpm.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Engasgos no HB20 1.6 quando usa gasolina.
MensagemEnviado: 14 Fev 2013 14:38 
Offline

Registrado em: 11 Fev 2013 17:54
Mensagens: 10
MetalOmega escreveu:

Boa interpretação para o assunto ;)

Ainda não vi nada parecido, mas pelo fato deste motor ser tecnológicamente mais avançado que qualquer motor nacional hoje, entenda-se padrão EURO 5, então ele é voltado para a performance e economia ao mesmo tempo, por isso ele possui variador de fase, apesar de ter somente na admissão e não no escape como no Veloster.

Enfim, se você mantém uma faixa de rotação e posição do acelerador seria lógico do ECU (módulo de controle de motor) manda-se somente combustível suficiente para o motor continuar em sua rotação sem desperdiço de combustível.

Devemos lembrar também que motor Flex é mais para o álcool que para a gasolina devido a sua taxa de compressão. Portanto, se este problema persiste com gasolixo (lembrando que agora possui 25% de álcool) tente fazer o teste com álcool somente, e Pódium somente (apesar de ter álcool ele possui a maior taxa de octanagem)


Fala MetalOmega!

Lembro de ja ter visto esse nick em outros fóruns...hehehe

Realmente, perante os motores que equipam seus concorrentes, ele esta bem a frente! Eu nao sabia que o motor do Veloster era diferente! Voce esse comentário em relação ao motor 1.6 GDi de 140 cv ou em relação ao motor 1.6 MPI de 128 cv que euipa o Veloster a venda no Brasil?

Eu continuo achando que o problema que tenho presenciado é devido a taxa de compressão muito alta para a octanagem da gasolina comum/aditivada. Em dias muito quentes isso tende a ser pior, ja que o aumento da temperatura da admissão tende a aumentar a temperatura na câmara de combustão, aumentando o risco de pré detonação. Para evitar a batida de pino nessas condições, ocorre atraso do ponto de ignição. Eu só esperava que a correção não fosse tão perceptível. Falo isso, levando em conta que o problema esteja em usar apenas gasolina. Pode ser que o carro esteja realmente com a algum problema. Manterei todos informados depois de fazer testes com uma maior adição de etanol num primeiro momento.

Abraço


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Engasgos no HB20 1.6 quando usa gasolina.
MensagemEnviado: 14 Fev 2013 14:50 
Offline

Registrado em: 11 Fev 2013 17:54
Mensagens: 10
cool.guy escreveu:
Complicado isso.

As fábricas são obrigadas a ajustar o motor mais para o Etanol do que para a Gasolina, e realmente o uso no combustível fóssil fica prejudicado. Isso me deixa um pouco triste, pois não gosto muito de utilizar etanol devido à menor durabilidade do motor. Como eu pretendo rodar 200.000 km nesse carro, a durabilidade é algo crucial pra mim.
Realmente, sou contra motores flex por essa razão: para funcionar com ambos os combustíveis, não funcionam bem com nenhum deles.


Eu tambem nao gosto de motor flex. Talvez seja pela péssima experiência que tive com meu carro anterior, um Civic flex AT. Com etanol, ele andava bem (mesmo assim menos do que a versao monocombustivel com gasolina), gastava muito e ficava com um funcionamento aspero. Na cidade, com o ar condicionado ligado, fazia 3-3,5 km/l e na estrada 7-8 km/l. Com gasolina, ele ficava muito xoxo e passava a gastar menos. Fazia 5,5-6 km/l na cidade e 12-13 km/l na estrada. Ou seja, andava menos que o motor monocobustivel (mesmo quando usava etanol) e gastava mais (mesmo quando usava gasolina).

Pela taxa de compressão alta, da a entender que a Hyundai priorizou o uso de etanol. Se nao fosse o preço elevado aqui no sul, seria uma opção. Ao meu ver, o etanol mantém o motor muito mais limpo do que usar gasolina que não seja Podium. O único inconveniente do etanol é que ele costuma formar uma goma no filtro de combustivel apos certa km. Pelo menos na VW, orientam a troca do filtro de combustivel dos motors flex a cada 10 mil km.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Engasgos no HB20 1.6 quando usa gasolina.
MensagemEnviado: 14 Fev 2013 17:04 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 13 Fev 2013 13:22
Mensagens: 290
Localização: Atibaia - SP
Luigi escreveu:
Fala Igor!

Obrigado pelo seu relato. Antes de levar na concessionaria, vou fazer um teste adicionando uma certa quantia de etanol, visando aumentar a octanagem média do que esta no tanque para ver se o problema desaparece. Caso nao melhore, dai sim vou levar na concessionaria. Certamente terei que ouvir comentários de que o problema é característico do produto...hehehe

Abraço


Isso mesmo, teste tudo o que é possível, assim eles não terão desculpas para te dar.

Como eu disse, sempre usei e uso gasolina, nunca coloquei 1 gota de alcool no meu ainda, por isso acho estranho ser algo do tipo, MAS nunca se sabe, tecnologia é tudo doida =D

Abraços e boa sorte!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Engasgos no HB20 1.6 quando usa gasolina.
MensagemEnviado: 15 Fev 2013 01:11 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 30 Jan 2013 21:03
Mensagens: 807
Localização: Brasília-DF
esse negócio do ar condicionado parar de gelar é pra parar de roubar potência do motor, tive um Palio 1.0 que fazia isso em ladeiras ou quando eu esticava muita marcha... mas em carro pequeno 1.6 não era pra isso acontecer, no Polo o ar nunca desarmou por falta de força

_________________
meu amigo cogita um HB20, sou fã de carros e participativo em clubes de outras marcas também
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Engasgos no HB20 1.6 quando usa gasolina.
MensagemEnviado: 15 Fev 2013 09:04 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 18 Nov 2012 21:21
Mensagens: 1004
derby.1.6 escreveu:
esse negócio do ar condicionado parar de gelar é pra parar de roubar potência do motor, tive um Palio 1.0 que fazia isso em ladeiras ou quando eu esticava muita marcha... mas em carro pequeno 1.6 não era pra isso acontecer, no Polo o ar nunca desarmou por falta de força

Não cara. Não é bem desarmar, é coisa de 2 a 3 segundos que ele dá uma diminuida, depois do tranquinho volta a gelar normal. Isso acontece no meu, 1.6, mesmo em reta a 80~90 km/h, 5ª marcha, 2000 e poucos rpm

_________________
Comfort Plus 1.6 Preto Onix


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Engasgos no HB20 1.6 quando usa gasolina.
MensagemEnviado: 16 Fev 2013 11:07 
Offline

Registrado em: 11 Fev 2013 17:54
Mensagens: 10
Ontem, antes de seguir viagem, coloquei 15 litros de etanol e completei o restante com gasolina aditivada. Esperei passar uns 10 km para que o ECU se adaptasse com a nova mistura no tanque. Como eu imaginava, os engasgos desapareceram! As retomadas, em qualquer marcha que seja, com o ar ligado ou desligado, ficaram lisinhas.

Agradeço a opinião de todos! O problema é que o motor 1.6 gamma flex tem taxa de compressão elevada demais para usar apenas gasolina comum/aditivada...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Engasgos no HB20 1.6 quando usa gasolina.
MensagemEnviado: 16 Fev 2013 11:40 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 31 Out 2012 06:57
Mensagens: 348
Localização: Belo Horizonte - MG
Luigi escreveu:
Ontem, antes de seguir viagem, coloquei 15 litros de etanol e completei o restante com gasolina aditivada. Esperei passar uns 10 km para que o ECU se adaptasse com a nova mistura no tanque. Como eu imaginava, os engasgos desapareceram! As retomadas, em qualquer marcha que seja, com o ar ligado ou desligado, ficaram lisinhas.

Agradeço a opinião de todos! O problema é que o motor 1.6 gamma flex tem taxa de compressão elevada demais para usar apenas gasolina comum/aditivada...

Isso é péssimo, pois usar apenas álcool é prejudicial para o motor e reduz a sua durabilidade.

Explicação: a queima do etanol acontece numa temperatura maior, e com lubrificação menor. Assim, os retentores e as sedes de valvulas tendem a se desgastar mais rapidamente. E o motor que era pra durar 20 anos, dura 10~8 e pede retífica.

_________________
HB20 Comfort Plus 1.6 - Prata

[X] Insulfilm G20
[ ] Arcos das portas envelopados
[ ] Teto Black Piano
[ ] Calotas grafite
[ ] Escolhendo novas lâmpadas


Garagem do Guerreiro Prateado


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Engasgos no HB20 1.6 quando usa gasolina.
MensagemEnviado: 16 Fev 2013 12:03 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 16 Dez 2012 15:52
Mensagens: 335
Localização: Rio Grande do Sul
Já passei por uma situação semelhante e descobri que era falta de costume na transição de motor 8V para 16V. Acerte o ponto certo (RPM) da troca de marchas que o carro não dá aquele engasgo. É só uma questão de costume. Pode ver que no automático isso não acontece pois o câmbio "sabe" o ponto certo de trocar as marchas.

_________________
Meu 1º AT: Vendido: Era muiiiito bom!
(✓) Insulfilm e tapetes originais: brinde
(✓) Sensor de estacionamento: caro (da css)
(✓) Manopla Premium


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 28 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 42 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB