cool.guy escreveu:
Complicado isso.
As fábricas são obrigadas a ajustar o motor mais para o Etanol do que para a Gasolina, e realmente o uso no combustível fóssil fica prejudicado. Isso me deixa um pouco triste, pois não gosto muito de utilizar etanol devido à menor durabilidade do motor. Como eu pretendo rodar 200.000 km nesse carro, a durabilidade é algo crucial pra mim.
Realmente, sou contra motores flex por essa razão: para funcionar com ambos os combustíveis, não funcionam bem com nenhum deles.
Eu tambem nao gosto de motor flex. Talvez seja pela péssima experiência que tive com meu carro anterior, um Civic flex AT. Com etanol, ele andava bem (mesmo assim menos do que a versao monocombustivel com gasolina), gastava muito e ficava com um funcionamento aspero. Na cidade, com o ar condicionado ligado, fazia 3-3,5 km/l e na estrada 7-8 km/l. Com gasolina, ele ficava muito xoxo e passava a gastar menos. Fazia 5,5-6 km/l na cidade e 12-13 km/l na estrada. Ou seja, andava menos que o motor monocobustivel (mesmo quando usava etanol) e gastava mais (mesmo quando usava gasolina).
Pela taxa de compressão alta, da a entender que a Hyundai priorizou o uso de etanol. Se nao fosse o preço elevado aqui no sul, seria uma opção. Ao meu ver, o etanol mantém o motor muito mais limpo do que usar gasolina que não seja Podium. O único inconveniente do etanol é que ele costuma formar uma goma no filtro de combustivel apos certa km. Pelo menos na VW, orientam a troca do filtro de combustivel dos motors flex a cada 10 mil km.